O Sequestro da América

O Sequestro da América Charles H. Ferguson

Resenhas - O Sequestro da América

Gustavo.Borba 13/12/2018

Capitalismo autofágico
O sequestro da América: Como as corporações financeiras corromperam os Estados Unidos, de Charles H. Ferguson. Ed. Zahar. O livro é um estudo profundo e extenso sobre todos os motivos e atores que levaram à crise financeira de 2008 que abalou a economia do mundo todo. O autor também é diretor e ganhou um Oscar de melhor documentário pelo filme Trabalho Interno, que produziu para contar essa história. O livro mostra todos os atores, o funcionamento do mercado financeiro antes e depois da desregulamentação ocorrida nos Estados Unidos de Ronald Reagan e continuada por todos os presidentes que o precederam, inclusive os Democratas. Ele escancara as práticas criminosas que corretores de finanças adotaram e que levaram à quebra de seus próprios negócios, mas ocasionaram enormes ganhos pessoais a eles. Seu relato deixa claro que a ideia de um mercado que se autorregula é uma falácia e uma tremenda irresponsabilidade, sendo necessário, mais do que nunca, que se reconstrua a estrutura legal que regula esses mercados a fim de evitar novas crises. Mas até o momento, passados 10 anos desde a crise, nenhum esforço foi realizado nesse sentido, o que indica que novas crises virão, pois elas são consequência direta de como o sistema está organizado. O autor apresenta como os responsáveis saíram incólumes de todo esse processo, contra milhões de pessoas que perderam suas casas e acabaram com dívidas milionárias, enquanto os causadores dessa tragédia ganharam milhões de dólares em bônus, mesmo tendo destruído as próprias empresas. Aborda como funciona o lobby dessa indústria, com corrupção que compra políticos de ambos os principais partidos dos EUA e também como a área acadêmica foi totalmente comprada por essa indústria. Apresenta algumas propostas para evitar que tais crises aconteçam, mas é improvável que venham a se efetivar no curto prazo. Enfim, é um livro essencial para entendermos o funcionamento da sociedade atual, a nossa vulnerabilidade às crises e como é importante desacreditarmos crenças irreais e infantis como a da autonomia do mercado e sua autorregulação. Se não houver uma atuação de governantes e legisladores no sentido de controlar essa besta-fera que é o mercado financeiro, voltaremos a sofrer, com danos maiores aos mais pobres. Leitura concluída em 01/11/2018.

Matheus 24/02/2015

Crise
Livro excelente para entender melhor sobre a crise de 2008 e como os mais diversos envolvidos (professores, auditores, bancos, políticos, executivos, etc) ajudaram e participaram do crescimento e estouro da bolha.

Paulo 08/05/2013

Especulação, crise imobiliária americana, quebra de instituições financeiras, tudo isso são temas mais do que explorados em livros desde que começou a crise em 2008. Para aqueles que gostam de ler sobre o assunto devo dizer que esse nada mais é do que mais um livro do mesmo assunto, o autor não vai fazer nenhuma revelação que já não tenha sido apresentas em outras obras.
Mesmo assim é uma obra que vale a pena ser lida, pois em uma linguagem simples o autor nos remete ao cerne do que seria a crise, passando pela bolha da internet e culminando na bolha especulativa imobiliária.