Tinta

Tinta Fernando Trías de Bes

Resenhas - Tinta

Abeel 23/01/2024

Me senti lendo um poema de cem páginas e com muito floreio dentro da cabeça de alguém que estava passando por uma crise existencial desconexa. E no final só aceitou a vida como um ciclo que roda diferente na mente de cada individuo mas é carregado com a mesma agonia e ânsia de saber.

Minni 20/02/2023

A ideia é boa
O livro vai contar a história de pessoas que buscam a razão de sua angústia e usa a indústria literária como base para contar essa história. É um livro que traz muitas reflexões tanto sobre a verdade de cada um quanto sobre o poder das palavras sobre as pessoas. O que me incomodou na história foi que achei alguns diálogos super rasos dando pra história um tom meio bobo, principalmente já que muitas coisas nesse livro assumem um caráter completamente surreal, esses detalhes juntos não conseguiram me fazer abraçar a história. Contudo, toda a reflexão sobre o conteúdo do livro, o que as pessoas veem e como o mesmo conteúdo possui significados diferentes pra cada um é bem interessante.

Tinta me fez pensar em como necessidade de respostas consume a própria realidade, detalhe que, embora não tenha tornado minha experiência mt prazerosa, está de fato no livro e nas características que o autor colocou. No todo, é uma leitura bem interessante e apesar de eu não ter gostado muito, me deixou um saldo positivo.

MarcusASBarr 21/04/2022

Tinta... nos leva as sensações únicas!!!
Uma obra colossal... e, em toda sua maestria e simplicidade, tocará profundamente quem ama a arte da escrita.
Fernando Trías de Bes deixa uma marca que dificilmente o tempo apagará. Não poderia, após ler esta obra, deixar de ressaltar a editora Autêntica e toda a sua equipe editorial.
O que nos revela a diversidade criativa e as distintas formas de percepção do mundo? Apostar na ousadia e ir além do convencional.
Um agradecimento especial para quem exerce o ofício de traduzir, que nos permite alargar nossos horizontes. A tradução é algo que funde "autorais" fundamentais para a propagação ideias, os de "criação" e de "compreensão" resultando em sua propagação.

Karla Lima 09/03/2017

Um livro tão incrível que resiste até mesmo às dezenas de lamentáveis erros de revisão
Tinta está para a literatura como “It’s only rock’n’roll, but I like it” está para os roqueiros: é o homenageador, a homenagem e o homenageado. Nesta história envolvendo um autor, um revisor, um impressor, um editor e um livreiro, quem mais se envolve é o leitor apaixonado por livros sobre livros.

A história se passa entre maio de 1900 e junho de 1910 em Mainz, a cidade alemã onde, cerca de quinhentos anos antes, Gutenberg havia pela primeira vez produzido um exemplar da bíblia utilizando a revolucionária prensa de tipos móveis. Neste local histórico, conta-nos Tinta, ocorre a cerimônia descrita na abertura do livro: “Todo mês de junho, em Mogúncia [tradução de Mainz para o português], celebra-se a festa de São João. O momento culminante dos festejos acontece no dia 21, com o batismo dos novos impressores. Em plena rua, eles juram lealdade à sua profissão e são batizados, mergulhando completamente numa grande tina de água do Rio Reno”.

Personagens angustiados e sem esperança vagam pela narrativa em busca de explicações para seus problemas existenciais: o livreiro é traído pela mulher que ama, o editor se tornou incapaz de amar, o impressor ama seu irmão, o revisor perdeu a amada e o autor perdeu um grande amor. Um livro os une em um abraço coletivo do qual o leitor é o par de braços fundamental.

Tinta, que coerentemente não saiu em versão digital, tem uma linguagem tão simples que quase chega a ser simplória, tem pouco mais de cem páginas e é idealmente lido de uma vez só. Na minha escala pessoal de avaliação, está categorizado em duas seções: “fofucho-ternurinha, para leitores que amam livros sobre livros” e “erros numerosos e absurdos de revisão”. Qualquer personagem da história teria dedicado à obra mais carinho do que a editora. É lamentável, mas ele é superior até a isso.
@andressamreis 19/06/2018minha estante
Sem querer te encontrei por aqui também! E por este livro tão singelo e despretensioso. Adorei a resenha....

Karla Lima 27/06/2018minha estante
que legal! prazer em te-la entre os amigos tb aqui.
eu ADORO este livro! se vc puder suportar as falhas de revisao, se joga!

izabelaborges 14/08/2016

Surpreendente
Tinta é um livro pequeno, de narrativa simples, mas muito surpreendente.

O autor foi muito criativo ao nos mostrar a importância dos livros, das palavras, das letras na vida das pessoas.

A estória nos prende até o fim e, em muitos momentos, não acreditamos no que estamos lendo. Por vezes parece que todos endoidaram na sua busca sem fim para se encontrar O MOTIVO, as razões para o sofrimento da espécie humana.

A leitura vale a pena! Vai que nesse livro você, leitor, também encontre a resposta para as suas angústias...