50 Fatos Que Mudaram a História do Rock

50 Fatos Que Mudaram a História do Rock Paolo Hewitt

Resenhas - 50 Fatos Que Mudaram a História do Rock

3ddy 16/10/2023

Pra quem curte um bom e velho rock n roll, esse livro é muito bom. Traz consigo novidades sobre a época que esse estilo começou a surgir até o que foi o ápice. Recomendo escolher um bom album de rock,apertar o play e curtir bastante.

Pavani 04/10/2022

50 fatos que mudaram + ou -...
Como já comentado aqui em outras resenhas, o livro não é especificamente sobre o Rock, e os fatos ou já são muitos comentados por quem gosta de música ou são de pouca relevância.

O livro se perde ao misturar gêneros, fala sobre rock, mas também menciona outros gêneros, mas bem superficialmente.

Se fosse pra falar de 50 fatos que mudaram a música, era até melhor reduzir a quantidade das bandas de rock e mencionar outros artistas que foram muito mais importantes.

Enfim, livro é interessante para indicar a um pré adolescente que quer saber um pouco mais sobre a história da música.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 13/07/2021

Uma homenagem ao dia do rock!
Como forma de celebrar o dia mundial do rock - que por sinal só é comemorado no Brasil - decidi levantar algumas ideias sobre este livro que li há 7 anos, mas que lembro muito bem de cada passagem marcante presente nele.

Apesar de cada capítulo contar um pouco sobre a vida de alguns artistas importantes para a música de modo geral, senti que conhecia ainda mais os músicos que sempre admirei. O livro começa nada menos com Elvis Presley, o rei do rock, e sua trajetória para o fenômeno que se tornaria. E falando em primórdios da música boa, não poderia ter ficado de fora como outra sensação atemporal - Os Beatles - surgiram e contando com o lançamento de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. O livro de Paolo Hewitt é um compilado de pesquisas impressionantes, que se destina principalmente a falar sobre músicos do rock n' roll, mas não é só disso que se trata.

Por tratar de artistas de demais gêneros musicais, a presença de alguns grupos e artistas de outras vertentes gerou um pouco de questionamentos. Tendo em vista o fato de Bob Marley, Tupac e Backstreet Boys e outros estarem presentes. Porém, segundo declarações, trata-se de uma modificação realizada no título do livro no momento da tradução do mesmo, já que seria "50 fatos que mudaram a história da música".

Trazendo assuntos polêmicos em meio a tantas curiosidades artísticas, como por exemplo, Paul McCartney ter sido preso no Japão, a morte de Nancy Spungen que não foi bem solucionada até hoje, assim como a de Kurt Cobain e Jim Morrison. Não podendo deixar de fora quando o serial killer, Charles Manson, decidiu que queria ser do ramo da música e fez a cabeça do Beach Boy, Dennis Wilson. Como ainda, o triste e inesperado assassinato de John Lennon.

Relata ainda, importantes e emocionantes momentos para a música como o Festival de Woodstock, o Live Aid, e como ter chamado os Hell Angels para serem seguranças no festival de Altamont Free Concert não poderia ter dado mais errado. Transições como o grunge desde o aparecimento de Nirvana e Pearl Jam - bandas clássicas do gênero.

De modo geral, é um bom livro e recomendo para todos que têm interesse em saber um pouco mais sobre eventos como estes na história da música.

Siga-nos no IG: @pontoparagafo23
E em nosso site: pontoparagrafo.art.br
Wilson 13/07/2021minha estante
Obrigado pela resenha. Coloquei na minha lista de leitura. Abs

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 14/07/2021minha estante
Que ótima notícia, Wilson. Espero que goste da leitura. Abraços

Vanessa704 16/07/2021minha estante
Que legal!! Fiquei curiosa para ler.. Obrigada, Julia!

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 16/07/2021minha estante
Vanessa, obrigada pelo carinho. Espero muito que goste. Boa leitura ?

Paulo2144 03/08/2021minha estante
Massa! Coloquei na lista de leitura. ?

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 03/08/2021minha estante
Paulo, que alegria saber que você se interessou. Espero que goste da leitura tanto quanto gostei! ?? muita luz pra ti

Aninha 03/03/2021

Bom, mas não faz jus ao título
Se você também gosta de música, o livro é divertido e curioso de ler, porém com certeza não apresenta 50 fatos que mudaram a história do rock, bem longe disso na verdade. A maioria dos fatos escolhidos não foram de grande importância, e os que realmente mudaram a história foram ignorados.

Rodrigo 01/08/2020

Fatos bem curiosos
Um dos melhores livros sobre história do rock. Muitos detalhes interessantes.

Paulo 17/07/2020

Curioso
O livro mostra bem ao que veio quando enumera alguns dos fatos mais importantes da música, não só do rock. A música pop também é bem abordada. Uma leitura interessante.

Ana Carolina 30/06/2020

Distrai, mas fraquinho
"50 Fatos Que Mudaram a História do Rock". Mesmo?
O problema, para mim, foi simplesmente a escolha dos 50 fatos. São 50 fatos que são, sim, interessantes, mas muitos não são necessariamente tão relevantes. Adoro rock e adoro ler sobre rock, mas este livro me decepcionou.
Entendo que o autor queira buscar diversidade (não podemos botar 15 fatos dos Beatles - mas poderíamos) e que não queira repetir fatos semelhantes, mas marcantes (as mortes de muitos artistas seriam consideradas mil vezes mais transformadoras do que muitos dos fatos aqui apresentados). O livro me parece, portanto, um tanto superficial em sua premissa e merecia uma revisão contundente.
Contudo, para quem se interessa por rock, é uma leitura razoável, porque entretém. Entretém porque as histórias são fascinantes, embora muitas nem devessem estar ali (e, convenhamos, podia ser um pouco mais bem escrito).

Everton Vidal 16/05/2020

Interessante e descontraído.
Paolo Hewitt é jornalista, colaborador de várias revistas importantes e autor de mais de 20 livros sobre músicos (entre eles Bowie, Oasis ou The Jam). Neste livro ele faz uma coletânea de 50 eventos decisivos da história da música, conta um pouco da biografia de cada personagem central desses acontecimentos e delibera sobre a influência de cada um desses episódios para o futuro da música.
A versão em português preferiu colocar "história do rock" embora apareçam alguns artistas de outros gêneros. Isso se deve a que o rock e estilos derivados ou assimilados ocupam a maior parte do livro.

As fotos são um ponto a parte. Um livro realmente bem legal.

beatlesisland 30/03/2020

Ótimo trabalho de pesquisa

Leo Saud 04/12/2017

Livro incrível
Antes de começar a ler, pensei ser um livro a mais, que reunia histórias clichês envolvendo músicos e suas polêmicas, mas devo admitir que este livro me impressionou muito. Muitas das histórias eu não fazia a menor ideia da existência, o livro é muito bem organizado em questão de cronologia, e aborda fatos relacionados a música no geral, não se limitando apenas ao rock. Valeu muito a pena a leitura!

Carlos Nunes 14/10/2017

Cultura de almanaque
O livro entrega exatamento o que promete: fatos sobre a História do Rock. Na verdade, sobre música pop em geral, pois dificilmente alguém poderá considerar Sly & The Family Stone ou Tupac Shakur como roqueiros, por mais boa vontade que tenha. Mas o livro é bastante interessante, analisa cada fato dentro do clima e do ambiente musical da época, o que deixa a leitura bem interessante. A narrativa é bem fluida, apesar de um livro bem grosso, a leitura é rápida. No final de cada fato, há uma pequena biografia do grupo/artista em questão. O livro está todo em ordem cronológica, começando com Elvis e terminando com a morte do Michael Jackson. Faltou muita coisa interessante, grandes grupos sequer são mencionados, como o Led Zeppelin ou o Yes. Outros, apenas de passagem, como Queen, Black Sabbath ou Janis Joplin. Apesar de incompleto nesse aspecto, vale como uma vista rápida sobre as pessoas e grupos que fizeram esse gênero. Não é uma história do rock, mas fatos isolados dentro da biografia de cada banda. Leitura de lazer, estilo almanaque.

Rodrigo Dulze 23/01/2014

Bom como passatempo!
O livro pode até enganar quem procurar algo sobre o rock, não sei se foi marketing para vender, mas trocar o nome original pode enganar muito.

No original são 50 FATOS QUE MUDARAM A HISTÓRIA DA MÚSICA, por isso você vai encontrar Bob Marley, Tupac, Steve Wonder. Vai encontrar fatos sobre a Motown.

Não estou denegrindo nenhum tipo de música, mas mudar o nome do livro e colocar essas fotos na capa acabam induzindo a pessoa a comprar um livro pensando que é sobre somente o rock.

Voltando a falar sobre o livro em si é uma ótima reunião de fatos da música. Sempre ficamos em alerta quando vamos ler um livro sobre fatos escolhidos por outra pessoa, sempre achamos que faltou algum, mas a lista acaba sendo muito subjetiva.

Nesse livro a reunião que o autor fez é muito legal e abrangente, apresentando de maneira clara e detalhada, apesar de ser em poucas páginas, os fatos.

Então como passatempo é muito bom, além de após a leitura de cada verbete você pode, por conta própria, se aprofundar no seu músico, autor ou fato preferido.

Universo dos Le 20/09/2013

SENSACIONAL!
Estou sentada na frente do meu notebook há cerca de 30 minutos com a página do Word aberta esperando para começar a digitar meu texto. Por que essa demora? Bom porque o livro “50 fatos que mudaram a história do rock” é simplesmente sensacional, estou sem ação, sem saber como dizer isso sem soar clichê. Pois muito bem, como não consigo achar palavras serei clichê.

O autor, Paolo Hewitt, criou uma espécie de índice baseado em décadas, onde o leitor consegue se transportar década por década, história por história. Você inicia sua leitura com Elvis Presley, o Rei do Rock, apresentando aos Estados Unidos um rock caliente sob os olhares de Frank Sinatra e termina com a trágica e prematura morte de Michael Jackson, o maior astro de todos os tempos, o Rei do Pop.

Uma edição extremamente cuidadosa, atraente e linda. A impressão do livro está em folhas especiais para histórias especiais, com uma distribuição de texto leve, que faz com que a leitura não se torna exaustiva, mas sim dinâmica.

Para quem não conhece determinada banda abordada no capitulo, existe um Box contanto uma breve biografia de quem se trata. A edição deste livro soube entregar ao público uma relíquia que todo roqueiro vai desejar ter em suas prateleiras.

Todos que leem meus textos sabem que gosto mesmo é do Rock And Roll puro e pesado, então existem trechos contatos por Paolo que me fazem, praticamente, entrar em transe. Um exemplo é o capitulo que conta a história do festival de Woodstock. Em alguns parágrafos eu lia o texto e sentia um arrepio na espinha dorsal, meus olhos lagrimejaram e eu me vi naquele evento de três dias onde a juventude americana mostrou ser possível se reunir em prol de um bem maior.

E quando se pensa em Woodstcok, paz e amor, logo vem em mente seu oposto absoluto, o Festival de Altamont, que é retratado em seguida ao primeiro. A ideia foi interessante, uma das maiores e mais expressivas bandas de rock, The Rolling Stones, queriam um festival tão grande e tão poderoso quanto toda sua “arrogância” e excelência exigiam. Então porque não um festival gratuito? O detalhe é que sem uma estrutura e, principalmente, sem segurança qualificada, a única certeza que se tem é o desastre. E foi o que aconteceu no final daquele fatídico dia 6 de dezembro de 1969. O resultado foram quatro mortes: um homicídio, dois atropelamentos e um afogamento.

Para mim o momento mais importante, e que sim, mudou a história do rock, foi o Live Aid. O autor conta a história por trás daqueles shows (Estados Unidos e Londres) em prol da África, aquele show onde as maiores e melhores bandas do mundo se reuniram para arrecadar fundos para fome na África. É a amostra mais contundente de que existe amor e bondade no rock. O estilo expressivo de revolta e reivindicação também luta por igualdade, justiça e amor.

“50 fatos que mudaram a história do rock” em alguns aspectos mudou minha forma de sentir o meu rock and roll. Ele retrata tristezas, angustias, alegrias, fúrias de pessoas que da noite para o dia se tornaram super astros, sendo obrigados a ligar com a fama, drogas, família e imprensa.

A cada livro que leio, a cada história que conheço me sinto mais apaixonada e fascinada pelo meu velho e bom rock and roll. Venha maravilhar você também!

PS.:
Fotos e detalhes do livro estão no blog.

site: http://www.universodosleitores.com/2013/09/50-fatos-que-mudaram-historia-do-rock.html

Elís 11/07/2013

É um bom livro por trazer fatos iteressantes, mas o autor, na maiorias desses fatos, simplesmente não faz o que se propõe no título do livro.
Ex.: Sim, os Beatles conheceram o Elvis, e aí? Por que isso mudou a história do rock?

Podem até me dizer: Sim Elís, Você que tem que ter essa percepção. Mas o autor foi bem claro no título do livro né?

Só acho U_U
RenataLR 10/09/2018minha estante
Tive a mesma impressão.

Bia Rodrigues 29/06/2013

Se rock and roll já é bom, imagine 50 fatos escolhidos e contados por um ótimo autor? Perfeição na certa. Paolo Hewitt conseguiu relatar esses momentos da historia do Rock e ainda ensinar algo mesmo aqueles que já são apaixonados por Rock e já sabiam de todos esses fatos.

O autor escreveu bem e a editora fez um belo trabalho na diagramação. Capa e paginas, tudo. Cada detalhe desse livro é perfeito. E não, o meu gosto pelo rock não esta influenciando nessa opinião, na verdade, por gostar e conhecer muito, tinha até receio de não gostar do livro, mas eu amei, devorei na hora.

E tive que escutar novamente cada musica citada no livro, foi como voltar ao tempo.

No inicio do livro o autor cita que escolheu não só os momentos mais importantes, mas os momentos mais marcantes para ele. Isso fez toda a diferença, porque apos ler o livro, se você é fã, fica pensando em quais momentos acrescentaria e se tiraria algum da lista.

O livro é repleto de imagens em preto e branco. As paginas são grossas e a leitra tem um tamanho muito bom, alguns trechos são destacados em letras maiores (como vocês podem ver nas fotos).

Cada fato é relatado em poucas paginas, entre quatro a seis. No final a uma pequena biografia sobre quem fez parte daquele fato (banda ou pessoa). Essas biografias são pequenas, nada irritante de ler, só útil para conhecer bem todos.

É um ótimo livro tanto para todos que tiverem interesse em conhecer um pouco da historia do Rock, e para aqueles que já são apaixonados pelo gênero é conhecem, é um ótimo livro para relembrar.

site: http://www.pepperlipstick.com/2013/06/resenha-50-fatos-que-mudaram-historia.html