O Ditador

Resenhas - O Ditador

1 | 2 | 3 | 4

mthusf 16/12/2021

que final horrível
tipo, eu li esse livro porque a professora falou para cada aluno escolher um livro da biblioteca, a história é bem interessante no começo, o desenvolvimento dela é legal, a escrita é boa, mas aconteceu de uma forma muito rápida e parece que no final do livro o autor estava com preguiça de escrever, o final acabou de uma forma boa mas foi muito "seco"

Thi Acrisio 16/04/2020

Os DitAtores
Esse livro chegou até mim de forma inusitada, a ex namorado do meu irmão me emprestou, e no termino deles, ela acabou mudando de cidade e consequentemente me deu ele e os outro, faz um tempinho e acabei pegando ele na estante e partindo para a leitura, e bem curtinho e tem uma boa historia, que diverti, mas ao passa acaba decepcionando por ser algo bem fraco, e com soluções bem obvias, nem o final te surpreende.

Davi.Paiva 21/11/2021

Clichezão, mas diverte
Conheço o trabalho do Sidney Sheldon tanto por convívio com amigos e uma vizinha que lê os trabalhos dele como também por ter crescido nos anos 90, época em que era fácil encontrar obras dele espalhadas em lojas sebo (que era o que eu podia frequentar na época). No entanto, só li dois livros dele contando com este. E da mesma forma que "O Juízo Final", este também me foi indicado.

Lembro de já ter lido em um blog de escrita que Sidney Sheldon era um autor bem clichê. E não tiro razão: mesmo tendo lido apenas duas obras, deu para perceber que ele usa estereótipos tão comuns que devem ser os livros de cabeceira dos roteiristas de filmes dos EUA.

Se em "O Juízo Final" temos um militar agente secreto envolvido em uma trama de caçador e caça (só quem leu vai entender porque coloquei os elementos nesta ordem) ao mesmo tempo que flerta com mulheres sensuais, aqui temos o típico militar latino-americano que comanda um país através de uma ditadura e é mau porque é mau no melhor estilo "Os Mercenários" ou "O Esquadrão Suicida". Clichezão.

E outra fórmula que ele repete é a do sósia: nesta obra, o tal ditador precisa fazer uma cirurgia e para não ser descoberto que ele estará em uma situação vulnerável, coloca um ator norteamericano que é a cara dele. No entanto, como não tiveram muito tempo para combinar as coisas, o tal ator vai descobrindo aos poucos tudo de ruim que o chefe de Estado faz e vai desfazendo porque acha que é o certo ou que é realmente o que o ditador faria.

Por mais que o livro seja infantojuvenil e a Ática (editora que imprimiu o exemplar que eu li) tenha colocado ilustrações internas e impresso com uma fonte grande, serifada e com ótimo espaçamento, considero o livro nem um pouco indicado a tal público. A menção de que o ditador abusa sexualmente de mulheres em seu país, os trechos em que as amantes tentam seduzir o sósia e os planos de tortura com o protagonista tiram toda a possibilidade deste livro poder ser indicado a um público com menos de 16 anos, em minha humilde opinião.

E ao mesmo tempo que o livro soa pesado para os jovens, ele também sofre a possibilidade de soar bobo para o público mais velho: o protagonista descobre o que o ditador faz de ruim e corrige com uma declaração escrita em poucos minutos. E qualquer atentado contra sua vida é resolvido de forma inocente (sem ele ter noção que a sua vida estava em perigo) ou de forma exageradamente milagrosa.

Ainda assim, não achei a leitura ruim. Foi tão curto que li em apenas um dia e me senti apenas apreciando uma história boba, porém divertida, tal qual algum crítico renomado de cinema ao assistir algum filme da franquia "Velozes & Furiosos" na TV aberta em uma tarde de domingo.

A literatura também é um instrumento de entretenimento. E a meu ver, Sidney Sheldon fazia isso muito bem e com uma boa técnica (embora exagerasse nos cliffhangers).

Recomendo!

Jack 16/07/2021

Esse livro é super indicado pra jovens começar no mundo da leitura. Foi meu primeiro amor e sempre será eterno

Thi Bunton 03/12/2009

O Ditador.
Já lí algumas obras do Sidney, e gostei muito.

Mas o Ditador é um livro sem nada de interessante.
Uma leitura pobre, os personagens são pobres, as descrições são pobres e as situações são extremamente cômicas.

Afinal, muito fácil você ir se passar por um Ditador tirano e resolver os problemas de um país como em um passe de mágica.

As situações são drásticas e os desfechos ridiculamente rápidos e simples.

A visão sobre a América do Sul é medíocre, qualquer Sul Americano pode comprovar isso.

Acho que o autor poderia ter escolhido um país árabe... mas daí seria penoso ele explicar como o personagem sairia vivo de lá.
Pois em Amador ele não encontrou dificuldade nenhuma.

Eu não sei porquê impliquei com o livro, ele é claramente uma proposta para o Ensino Fundamental e incentivo a leitura em pré adolescentes.
Bibi 17/01/2013minha estante
Concordo demais contigo. Já li 10 livros do Sheldon e esse me decepcionou. É claramente um livro para jovens, um livro fácil de ler.

Brendinea 18/03/2016minha estante
É um livro infantojuvenil. Nós sabemos da capacidade de Sheldon. Amigo, concordo com você no final. Este livro, claramente, visa um público menos rebuscado no quesito literatura. Uma história pouco complexa, verdade, no entanto bem divertida e até sagaz em alguns pontos.

Deda 23/04/2021

Uma obra excelente
É de perfeito modo uma obra que faz você se interessar do começo ao fim, exatamente com tramas diferenciadas e originais.

Moises Celestino 04/08/2015

A Vida costuma pregar peças!
Já li várias este livro escrito pelo fantástico Sidney Sheldon. É uma incrível e bem produzida história que te prende do início ao fim. Simplesmente...DIVERTIDO!

Beca 19/01/2023

eu gostei bastante do livro, eu tava sem nada pra fazer e achei ele em uma pilha de livros antigos do meu pai...
eu achei uma leitura legal, mas é uma leitura parada, não tem um plot, não tem uma grande descoberta, não tem nada, o livro só acontece oq ele indica que vai acontecer.
em geral eu gostei, mas eu acho que é mais uma leitura pra quem tem uns 10/11 anos

Vanea 30/10/2021

Dá para dar umas risadas
Mais um livro infanto juvenil do meu autor favorito.

Eddie Davis é um ator secundário que está sem trabalho e com dificuldades para pagar as contas. Já deve o aluguel e sua esposa Mary está grávida do primeiro filho, prestes a ter o bebê.
Ele é escalado para representar um papel em uma peça e viaja em turnê com a equipe para Amador, um pequeno país fictício situado na América do Sul, para se apresentar.
Ao chegar lá ele é visto como "sósia" de um ditador muito carrasco, Coronel Ramón Bolívar. Aí que sua vida muda drasticamente.
Ramón Bolívar precisará passar por uma cirurgia e não quer deixar o país sem governo, para que não haja uma revolta e não sofra um "golpe".
Devido aos atos do Ditador, isso não seria surpresa.
Ramón vê em Eddie a sua salvação, pois Eddie se parece tanto com o ditador que até eles se surpreendem com tal semelhança. Por isso o contrata para representá-lo por algumas semanas, enquanto ele está no hospital.
Mas nem tudo ocorre como o poderoso planeja.
Eddie, se julgando um ótimo ator, sai do papel que deveria desempenhar e a história acaba ficando um pouco cômica.
Dá mesmo para rir das atitudes de Eddie.

Não vou falar mais para não dar spoiler, pois como é um livro curto, posso acabar faltando demais e contar toda a história kkkk
Mas uma coisa o leitor pode saber: Eddie vai virar a vida do Ditador de cabeça para baixo.

Hellen 13/09/2021

"Traga-me papel e caneta!" ???
O Ditador é um livro de suspense e ação infanto-juvenil, com poucas páginas (cerca de 158), é bem difícil levar mais de umas 4 horinhas para terminar a leitura, pois a história é cativante, nos prende do início ao fim.

O personagem principal Eddie, nos encanta logo de cara. Ele é engraçado, inteligente e bem elaborado.

Eu amei o livro e acredito que todos deveriam ler. Enfim né, pra mim essa leitura é obrigatória para quem é fã de Sidney Sheldon!

Barbs 30/03/2020

Muito bom e engraçado
Aquele tipo de livro que nos faz rir e ao mesmo tempo fica louco para saber o final e ainda nos traz vários questionamentos e reflexões no decorrer da trama. Eu li quando tava de ressaca literária e foi ótimo, bom para descontrair de leituras mais pesadas.

FabianoRubinho 29/03/2021

Comico
Uma sátira divertida, talvez a Fidel, Maduro dentre tantos outros. Como a cegueira e o poder podem corromper. Me surpreendi por ser Sydney Sheldon num momento comédia. Vale a leitura... bem atual por sinal.

Suee 19/10/2021

??????
Gostei da história, bem emocionante e prende o leitor.
Bem diferente dos outros livros do Sidney que costumo ler, curta e direta, gostei dos personagens, infelizmente a tirania é o mal do mundo e isso ainda acontece nos dias de hoje. Esperamos que um dia possamos viver em igualdade e liberdade.

1 | 2 | 3 | 4