Van Gogh

Gregory White Smith

Resenhas - Van Gogh

Flávia 08/10/2023

Van Gogh
"Van Gogh: A Vida" é uma biografia cativante e abrangente sobre a vida e obra do icônico pintor Vincent van Gogh, escrita por Gregory White Smith e Steven Naifeh. Esta obra oferece uma exploração profunda e fascinante da tumultuada jornada do artista, desde sua juventude até seu trágico fim.

O livro destaca-se por sua pesquisa minuciosa e pela meticulosidade com que os autores abordam os detalhes da vida de Van Gogh. Eles mergulham nas complexidades de sua personalidade, relacionamentos familiares e suas lutas com a saúde mental. Além disso, o livro oferece insights valiosos sobre a evolução de sua técnica artística e o contexto histórico em que ele viveu e trabalhou.

A narrativa é envolvente, e os autores conseguem humanizar Van Gogh, tornando-o mais acessível aos leitores. No entanto, em alguns momentos, a profundidade dos detalhes pode parecer um pouco excessiva para alguns leitores, tornando o livro mais denso em certos trechos.

No geral, "Van Gogh: A Vida" é uma biografia que proporciona uma compreensão profunda e emocional de um dos artistas mais influentes da história. Com sua pesquisa abrangente e narrativa envolvente, merece quatro estrelas por ser uma obra essencial para os amantes da arte e da história.

Beatriz3345 03/04/2023

Uma obra excelente
Gente, não tenho o que falar sobre esse livro que acaba sendo um estudo com tanta riqueza de detalhes e informações.
Para quem admira e acompanha a história e vida do Van super vale a leitura e também o estudo.

Jedi 26/04/2022

Van Gohg
Sem palavras para descrever este livro. Mas com toda certeza posso afirmar que foi o melhor livro da minha vida que eu pude ler. Do princípio ao fim pura emoção, eu sonhei, chorei durante o desenvolvimento da leitura até o fim onde se deu a morte de Vicente Van Gohg. Uma biografia impecável. Eu pude sentir de verdade tudo que o Vicente Van Gohg passou durante sua vida na terra, suas angústias, frustrações, loucura e medos. Sem dúvidas ele foi um artista brilhante, o melhor pintor de todos os tempos. Meu eterno Van Gohg. Te amo! Leiam por favor está obra prima!

Ane 23/05/2021

Um coração fanático
"Uma mediação entre a realidade hostil e o desejo de ser feliz- na literatura e na arte"

Precisa de fôlego! Essa calhamaço tem uma ótima narrativa, me faltam adjetivos para descrever o que senti ao ler sobre o coração fanático de Vicent!

Edna 21/11/2020

Tremendo
O que dizer de uma baita obra em que você foi do céu ao inferno, das mais doces sensações da sensibilidade da arte ao mais apavorante delírios de tormento, da impotência daquilo que você não consegue mudar até a sua propria luta com seus demônios interiores.

Não consigo registrar em palavras tudo o que vivi com essa maravilhosa Biografia.

Só que leiam.

EduardoCDias 21/04/2020

Precisa de fôlego!
Considerada a biografia definitiva de Van Gogh, esse livro quilométrico nos leva por toda a vida de sofrimento, genialidade e loucura desse grande pintor. Van Gogh era uma pessoa extremamente difícil de se conviver, exigente nos seus relacionamentos e explosivo ao extremo, levando caos à vida de todos os que o cercavam. Muito interessantes as considerações no final do livro sobre sua morte, onde se coloca luz no mistério que persiste até os dias atuais.
Em muitos momentos o livro torna-se pesado, com redundâncias que fazem parte parte do caráter do pintor, mas a história é descrita minuciosamente.
Oseas.Carlos 08/05/2020minha estante
Comecei há poucos dias a leitura e tá sendo agradável, apesar do instinto pesaroso do biografado.

EduardoCDias 08/05/2020minha estante
É excelente! Apesar de em alguns momentos ele parecer redundante, repetitivo. Como morei na França e conheci muitos dos lugares por onde ele passou, foi uma leitura muito importante.

Oseas.Carlos 09/05/2020minha estante
Muito bom, Eduardo. Também tenho vontade de conhecer a Europa.

Pandora 24/05/2020minha estante
Esta é uma entre as enormes biografias que estão aqui na fila. Mas tenho muito interesse.

Isaa 28/06/2021minha estante
Comecei ele a pouco tempo, é uma biografia muito específica do pintor, mais necessária cada informação passada. Tenho certeza que vou adorar ele

Oseas.Carlos 03/07/2021minha estante
Vai, sim. Isaa

Maricy.Ferrazzo 16/04/2024minha estante
Não há como evitar uma profunda empatia por Vincent Van Gogh, na sua busca por inclusão numa sociedade ainda desprovida de compreensão sobre o diferente. Ele queria pregar no púlpito, porém acabou pregando em cores, com um pincel na mão.