O Apanhador de Nuvens

O Apanhador de Nuvens Marko Béka

Resenhas - O apanhador de nuvens

z..... 04/03/2015

A HQ faz parte de uma coleção da editora Nemo, idealizada por Béka & Marko. O que essas obras têm em comum são as narrativas onde crianças protagonizam histórias e experiências de saberes locais. Uma valorização do legado cultural a que estão sujeitas, vendo-se um paralelo entre crenças e inserção disso na realidade, que provocam uma reflexão a um observador mais cuidadoso, o leitor, da origem e representatividade disso.
Nessa obra, Amakalá e Iemená são as protagonistas. Meninos do país Dagon que, por temerem uma seca mais prolongada, resolvem por em prática tudo que sabem para contornar isso. E com inovações no tradicionalismo, representado pelo conselho dos anciãos.
Vemos um esforço para se atingir os objetivos com uma crença total e positiva de sucesso através de artifícios de fé; o choque do novo para o tradicionalismo; a insignificância disso para alguns (representada pelo oportunismo do antiquário); a quebra de tabus (com uma sutil visão feminina de escolhas, até então vista de forma estereotipada e ignorada) e o universo em que estão inseridos apresentado como independente de tudo. Parece uma crítica materialista ao conhecimento empírico ou religioso. Eu vi assim...
Os meninos buscam a superação da seca tentando laçar as nuvens com um apanhador específico para isso. Objeto sagrado para uns e artefato valioso de vendas para outros.

O homem, sua cultura e seus valores.

Carolina2729 13/09/2021

Interessantes
Em O Apanhador de Nuvens, vamos conhecer o país de Dogon, numa região de muita seca, que começava a preocupar os moradores, que não arranjam solução para isso. Dois meninos que vivem lá, Amakalá e Iemená vão em busca de uma solução para ajudar seu povo.
É muito legal ver todo o universo criado aqui, de crenças e costumes, o menino Amakalá recebe notícias em sonhos de uma pessoa mascarada que ele chama de "máscara que traz as novidades" o interessante aqui é que a máscara realmente existe e transmite as novidades e informações com o seu povo, outro elemento é o apanhador de nuvens, objeto em que o povo de Amakalá usa para fazer "parar" as nuvens e a chuva descer, este vai ser o estopim da aventura dos dois amigos que o capturam para tentar fazer chover em sua terra

Léa Diógenes 21/06/2022

Vale a pena!
Uma história rápida, mas interessante. Não tenho muito o que analisar. Gosto de ler HQs pelo mergulho que ele proporciona combinando ilustração e texto.

Odivany 14/03/2024

O apanhador de nuvens
Em um país africano fictício, dois meninos tentam resolver o maior problema de sua vila, a falta de chuva.
Com várias alegorias criativas como a máscara que busca novidades, o apanhador de chuvas e a noite onde o roubo não é considerado um crime para a casta de bandidos, o livro se torna divertido e interessante.
Muito bom para quem busca uma leitura sem compromisso.