Uma Temporada no Inferno

Paulo Hecker Filho

Resenhas - Uma Temporada no Inferno

Biltbooks 04/09/2021

Sobre a agonia humana
Definir ?Uma temporada no Inferno? de qualquer modo é uma tarefa impossível, porém um ponto que percorre toda a obra é esse sentimento de agonia. A voz do texto início falando que um dia sua vida foi de festa, depois passa por esse período de horror e ao fim se ?acostuma com o inferno? e deixa a reflexão de crescimento. De maneira nenhuma eu acho esse livro positivo, mas sim reflexivo, ele é muito curto porém tão denso que levei algumas semanas para concluir, talvez um outro leitor, quem sabe com mais tempo e foco, leve menos tempo e o acabe em 1 hora. O que importa é ler e percorrer a trajetória interior mais odiada por muitos humanos
, a do inferno.

Maumau 11/03/2022

Profundo, poético, reflexivo
É um texto sobretudo poético ? isso significa que talvez não seja muito bom para pessoas que não gostem muito de metáforas líricas e prefiram textos realistas, como eu. Contudo, descartando os problemas pessoais, é um texto sensacional, MUITO bem escrito, bem-feito, digno de reflexão sobre o inferno mitológico, a religião cristã, a ciência, a ética, etc.
Realmente recomendo para os leitores que gostam de uma boa poesia ? aos que não são fãs, acho bom que leiam de uma vez só ou, se forem fragmentar a leitura, que intercalem com uma outra mais de seu gosto.
De qualquer forma, vale a pena ler, acompanhado de uma leitura superficial na biografia do autor ? um gênio mirim com uma história de vida muito interessante.

André 18/12/2014

Edição Ruim
Para as pessoas que pensam em comprar e/ou ler esse livro, fiquem atentos à edição. A edição cuja capa está no perfil do livro, que é a da LP&M Pocket, e que tem a tradução do Paulo Hecker Filho, tem alguns problemas:

1. Os poemas com estrutura mais tradicional (versos, rimas) são traduzidos sem rima. Isso só não se apresenta como problema àqueles que tem interesse na fidelidade do texto, e não nas rimas.

2. Encontrei duas frases inteiras no original não traduzidas para o português.

3. Há incoerências entre o original e a tradução em aspectos ortográficos - prováveis erros de digitação - tanto no francês como no português. Por vezes fica-se em dúvida se o texto original no livro é realmente original.

A impressão do meu exemplar data de 2008. Talvez já tenham reeditado. Talvez...

jonesygirl 31/08/2022

talvez para outro momento
acho que comecei a ler esse livro na esperança de sair da apatia que sinto, procurando me encontrar em um jovem francês de 16 anos.. mas não rolou. não sei se esse não foi o momento ideal pra essa leitura (provavelmente vou ler rimbaud novamente no futuro) mas, agora, foi apenas uma simples leitura... claro que ele é um poeta incrível, uma forte sensibilidade que é linda.
e provavelmente deve ser melhor ler no idioma original - me motivando a aprender francês rsrssrsrrs

igor 16/11/2023

Me senti completamente hipnotizado por cada silaba que esse menino escreveu nesse livro, impressionante como tao novo conseguiu atingir uma sublimidade tao tremenda nas palavras. transcendeu todos os niveis nessa passagem pelo inferno astral e fisico

frsco 29/08/2023

Li num sopro
é definitivamente um livro pra ler num dia só, mas demorar pra digerir e ter que ler de novo. Tudo que eu leio parece que tem que ler de novo. Esse especificamente é bem surreal e transitório, parece um livro de sonhos, e ele em si é um sonho de rimbaud. Por curiosidade, gostei, recomendaria e vou recomendar pras pessoas ao meu redor, maneirin

Alrosa 25/04/2024

Uma rebelde com muitas causas!
Adorei a versão bilingue, consegui entender algumas coisas em Francês.
Amei!

isabelle. 25/12/2021

vejo às vezes no céu praias infinitas cobertas de brancas nações em festa. criei todas as festas, todos os triunfos, todos os dramas. tentei inventar novas flores, novos astros, novas carnes, novas línguas. acreditei adquirir poderes sobrenaturais. devo agora sepultar minha imaginação e minhas lembranças. uma linda glória de artista e de narrador perdida!

jungesartur 12/09/2023

"Aguardo Deus com gula"
É meu xará (tirando o H), era um rebelde (idem), tem firmeza limitada (eu também), vestia-se com roupas estranhas (eu um pouco menos, mas também), e inaugurou o trajeto da poesia livre, moderna (agradeço, pois eu sigo essa clareira, essa porta aberta, esse trilho), também se interessou pelo oculto e o não oculto, a alma e o corpo, tem suas queixas contra a ciência, o paradigma dos dados, das provas (tudo isso fui extraindo na leitura que fiz hoje cedo do livro), teve um relacionamento homossexual com Verlaine, e morreu aos 37 (estou ainda nos 28 e espero que minha perna não gangrene), de tantas coincidências e semelhanças, cheguei a pensar agora a pouco que eu devo ser uma reencarnação do Arthur Rimbaud! Hahaha piada/só que não, porque ele foi precoce, aos 12 13 anos já manjava do latim, escrevia, nascido na França moderna e eu no Brasil do século XXI (tanta coisa errada/vidinha de merda).
Me encantou a leitura, apesar de lendo também ter pensado que é um pouco datado (somos todos datados, a data de hoje por exemplo é 12 se setembro).
Não saquei ainda qual é a do Rimbaud, talvez porque ele é um poeta, e não estava preocupado em defender um ideal, um tema, mas a abarcar uma profusão deles, em gerar seu idioma, a partir das suas experiência (de Deus, de mundo, de natureza), e deixou-nos belos fantasmas de cortesia.
Dei 4,5 porque não sei, é curto, talvez eu já não entenda tudo por uma diferença de época, mas é um trabalho louvável, grifei muitas coisas.
Salve Rimbaud.

Muel 07/10/2023

Decidido ler Arthur Rimbaud por causa da citação de um dos poemas em A História Secreta de Donna Tartt. Como não tenho o hábito de ler poesia, não senti todas as emoções da forma ideal que temos que ter ao ler poesia mas gostei da experiência e espero ler mais de Rimbaud e de sua história de vida.

Shirlei.Stachin 07/03/2016

Uma Temporada no Inferno
É o relato em prosa poética do homem perscrutando as suas profundezas e origens.

arthur966 28/02/2021

conheço ainda a natureza? conheço a mim mesmo? - chega de palavras. sepulto os mortos no meu ventre.

Miguel.Angelo 01/01/2021

Rimbaud é um dos grandes escritores da frança - e da história. Esse livro é entendido como um grande poema simbolista. Tendo sido escrito pelo autor aos 19 anos, demonstra os motivos de ser considerado um autor central da modernidade: a riqueza da escrita.