A Mandala do Ser

A Mandala do Ser Richard Moss...

Resenhas - A Mandala do Ser

Gi 29/08/2013

Um livro para se ler várias vezes
O livro é divido em duas partes, Os Princípios Fundamentais da Conscientização e Utilizando o Poder da Conscientização.

Esse livro nos ensina a viver livre do medo, a viver no PRESENTE e livres. Sentir-se livre é um anseio que jorra de nossas profundezas, e sabemos que é essencial e verdadeiro. O livro mostra que isso não está determinado no estado de consciência, mas sim em criar atividades que exijam que o corpo e a mente estejam no mesmo lugar – no Agora.

Parte Um
Nessa primeira parte do livro, fala que nossa mente está sempre tentando nos afastar do presente, não estamos habituados a viver no presente, o momento presente torna-se nosso fundamento de ser, porque é nele que vamos encontrar o combustível da vida e a verdade de quem somos e por que estamos aqui.
Ao longo dessa parte, começamos a compreender a relação entre pensamento e emoção e que a nossa forma de pensar e agir vem desde quando estávamos no útero de nossas mães e que as nossas criações e cuidados interferem nas nossas emoções e pensamentos. Aprendemos a reconhecer os pensamentos, como cada historia que ouvimos contrai ou agita nossa sensação corporal de modos específicos. Quando a mente está no futuro, o corpo sente preocupação ou esperança, quando está no passado, o corpo registra culpa, saudade ou arrependimento e quando está no presente aumentamos nossa energia de nossa conscientização, com isso acessamos nosso mais alto potencial emocional – empatia, compaixão e perdão.

Parte Dois
Nessa segunda parte, o livro ensina vários exercícios para viver no Agora.
A Mandala do Ser é um desenho de uma sequencia contínua do tempo (O Futuro, O Objeto, o Passado e O Sujeito), é um círculo grande que representa a totalidade de quem somos. O centro da Mandala é o momento-Agora, onde, por meio da qualidade da nossa atenção, constantemente nos recriamos.
A Mandala do Ser oferece um modelo de auto-investigação para a dinâmica emocional especifica que domina nossas vidas em cada uma das quatro posições externas. O estudo dessa mandala nos possibilita entender por que nossa mente não fica no momento presente.

Quando digo no titulo que esse livro é para se ler várias vezes é porque o livro é muito complexo, e na primeira leitura não é possível compreender tudo que o autor tenta passar. É um livro de estudo que deve ser consultado sempre!.