Herdeiro da Névoa Raquel Pagno

Resenhas - Herdeiro Da Névoa

Lya 16/09/2013

SURPREENDENTE!!
SURPEENDENTE! É a palavra que define “O Herdeiro da Névoa”!
Cheio de mistérios e reviravoltas, é um livro que te prende do início ao fim.
Nada de clichês.
Nada de fórmulas compradas ou copiadas.
Nada daquela velha estórinha que vemos por aí.
O livro conta a estória de Inácio Vaz (narrada em primeira pessoa), que ganha uma bolsa de estudos na Sorbonne, por volta do ano de 1950. Quando chega à universidade para a audição que lhe dará (ou não) uma bolsa para o curso de direito (que além de ser o seu sonho, é também o de seu pai), depara-se com uma ruiva estonteante por quem se apaixona perdidamente a primeira vista, mesmo sem saber nada sobre ela.
A partir daí, Inácio muda completamente o destino que havia programado para si. Matricula-se no curso de artes (pois ouviu a audição da ruiva, e ela vai cursar artes) e fica meio paranóico, tentando a qualquer custo encontrar a mulher pelas ruas de Paris (e, claro, consegue).
A trama se desenrola de uma maneira surpreendente a cada capítulo. Não posso contar muito (me desculpem se isso não está ficando bom, nunca escrevi uma resenha antes...), mas tenho certeza de que vai surpreender até o leitor mais experiente.
A autora é muito boa com as palavras. A estória é contada com palavras simples, apesar da complexidade da trama (esse é um dos pontos que mais admirei e que me fez ter interesse em seus outros livros).
Espero que tenham gostado da resenha! Beijos a todos!
Raquel Pagno 16/09/2013minha estante
Uau Lya... Nem sei o que dizer...
Estou emocionada com a sua resenha! Obrigada! Bjux!

Lya 16/09/2013minha estante
Só a verdade Raquel.

:D :D :D

Daniele Nhasser 16/09/2013

Herdeiro da Névoa
Raquel nos traz um livro extremamente repleto de mistérios , personagens surpreendentes e um enredo enlouquecedor .
Quando eu digo que quanto mais conheço os autores nacionais , mais eu me pego fascinada por esses nomes que vem surgindo , não estou mentindo...
Herdeiro da Névoa tem tudo para agradar o variado público , amor para os românticos , adrenalina , tensão para os aventureiros , mistérios para não deixar nenhum leitor cansado ou com vontade de abandonar a leitura .
Se for para escolher uma palavra pra definir essa obra de Raquel, seria magia ...
Inácio Vaz aparentemente vem de uma família humilde , com muito suor alcança a oportunidade de estudar em Paris e lá se vê apaixonado por uma donzela de cabelos ruivos que aparece,o ama como se fosse a última vez e some sem deixar vestígios , se não bastasse tudo isso começa a ser chamado pelo nome de Françóis um herdeiro que andara desaparecido a muito tempo antes ...
Onde forças ocultas reinam , onde os personagens te deixam chocados com suas personalidades indecisas , enquanto o final do livro não chegar , você não saberá quem são os mocinhos e quem são os vilões , você se flagrará roendo as unhas e soltando gritinhos de incredulidades .

Muito obrigada! Bjux!

Oliveira 09/09/2013

Blog | Literatura: Um Mundo Para Poucos - Laryssa
"Herdeiro da Névoa", de Raquel Pagno, em realidade remete ao nome apenas no contexto de poeta, pois sua história é vem mais profunda, contada de maneira exemplar, porém, infelizmente breve.

A narrativa da Raquel é incrível, permite que entremos no mundo que criou e possamos digerir os detalhes. De maneira opor vezes direta e outras poética, garante que não percamos detalhes do mistério do enredo.

E dito isso, aconselho a todos não lerem a sinopse, caso ainda não o tenham feito. Sinto que a emoção teria sido bem maior se eu já não tivesse ideia dos motivos de confusões acontecidas nos primeiros capítulos.

O mais estranho é que em livros narrados em primeira pessoa, temos a tendência a criar laços e entender a personagem principal. Nem preciso comentar, já pelo tom da frase anterior, que com "Herdeiro da Névoa" não foi assim.

Inácio, ou como ele vem a ser chamado durante o livro, não é cativante e sim dramático. É possível sentir sua angustia e ver quando realmente se esforça a pensar, porém, sua disposição para enganos e acreditar em quem quer, fez dele um ser irritante.

O que remete aos outros. Não sei se fui apenas eu, mas ao fim do livro, senti como se a autora tivesse tido a necessidade de fazer de certas personagens inocentes, quebrando certo encanto da trama. Ou talvez isso seja coisa da minha e eu sim, fui enfeitiçada pelos demais.

O real problema que cercou o livro foi à falta de desenvolvimento, ou melhor, dizendo, a rapidez dele. Com a escrita que a autora te e a quantidade de "pano para manga", o livro poderia ser bem maior, com mais aprofundamento nos sentimentos dos personagens e acima de tudo, poderia ter desenvolvido mais as razões e até mesmo ações conseguintes da trama.

O caso é que o enredo, o qual não vou resumir, é fascinante por um lado e confuso por outro. Voltando ao fato do livro ser narrado por François (quem leu entenderá a contrariedade de minhas afirmações), algumas coisas acontecem e ficam embaralhadas aos nossos olhos após alguns dizeres, porém, misteriosamente, a personagem não parece achar estranho dormir com alguém e depois descobrir que ela morreu.

Claro que como todo bom livro, quebramos a cara no decorrer e fim, pois como muitos outros, ele lança pistas faltas e nos permite ter conclusões precipitadas, para depois ficarmos de queixo caído perante toda a reviravolta.

E é aí que se encontra o ponto forte desta história. Quando acabei de lê-la, peguei-me pensando: "como diabos ela pensou nisso?". Nada é o que parece ser, e apesar e acostumados com gêneros cujas tramas envolvam pistas, ele segue um padrão que estou a chamar de mudança de foco.

Não posso explicar porque, afinal de contas isso seria spoiler do final. Apenas o que digo é que ao contrário de livros que assim se constituem, ele não decepciona e é exatamente no fator sobrenatural que ele encontrará um fim por deveras satisfatório, por mais que simples racional e real.

Recomendo "Herdeiro da Névoa"? Sim, para aqueles que estão cansados de ler livros cujos "bandidos" já se mostram para nossas acostumadas mentes desde o principio e para todos que dispensam clichês e procuram assim, algo em que se apegar.

site: http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/2013/09/resenha-herdeiro-da-nevoa-laryssa.html
Raquel Pagno 09/09/2013minha estante
Laryssa, gostei da sua resenha! Das próximas vezes que escrever, tentarei melhorar os pontos fracos que vc indicou! Bjux!

01/08/2013

Livro muito bom.