Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

MarinaFalcao 14/11/2022

?A indiferença não existe em minha natureza apática?
Bem! Não sou muito fã de livros clássicos, mas gostei muito da escrita, da narrativa e dos personagens. Ora é muito envolvente e ora, maçante.

Eu esperava um romance lésbico, mas não recebi nada além de uma vampira com preferência a mulheres para se alimentar. Algumas passagens são boas, causam aflito, as interações trazem um frio na barriga, mas nada inovador? Não sei.

O livro é bom. Se você espera uma leitura lésbica, não é o livro certo, mas se você gosta de vampiro e elementos góticos, é o livro pra você. Não sei se eu que esperei demais ou simplesmente não estava no clima, mas não foi pra mim. Enrolei MUITO! Li outros livros durante, nunca parecia ter fim! Mas me forcei a terminar. Enfim? O final também, foi muito decepcionante, eu não gostei.

Talvez eu der uma chance de novo em outro momento, mas é isso?

Manu 03/11/2022

o que aconteceu?
Gostei bastante da narrativa, mas acho que estava esperando um romance lésbico, mas recebi apenas mais uma história de vampiros.
Nunca tinha lido uma escrita antiga e foi bem ok.

Diin 20/08/2022

Bom, porém depende.
Carmilla foi um das influências pra Bram Stocker escrever Dracula, então espera-se que seja uma leitura no mínimo interessante. E de fato é, com muitos elementos góticos. Mas só o mínimo mesmo.

chübner 06/08/2022

Carmilla é tão fácil de ler embora seja clássico, e tão contemporâneo ao mesmo tempo! Eu amo como a Carmilla foi introduzida e como escalonou o relacionamento dela com a Laura, todo o desenvolvimento delas. Li tão rápido que desacreditei quando li o final.

Zabi 17/07/2022

clássico gótico
qualquer um que goste de literatura gótica e de terror deveria ler Carmilla ao menos uma vez. É bizarro que não seja tão conhecido quanto drácula, já que foi escrito anos antes e vários dos elementos presentes no imaginário popular acerca dos vampiros tiveram origem justamente nesse livro. É uma escrita muito gostosa de se ler e flui com muita tranquilidade.

Lou Black 26/05/2022

Amei
É muito bem escrito,tem uma escrita um tanto poética,o relacionamento da Carmilla e da Laura é algo muito instigante,o suspense que o livro faz é maravilhoso e o quebra cabeça aos poucos se encaixando é muito bom.
Amo como a Carmilla é poética e um pouco tóxica
mas totalmente romântica,me apaixonei por ela...
De livros de vampiros, esse foi o meu preferido quando li Dracula achei arrastado porém esse li super rápido,esse livro se tornou meu queridinho.

Ash 05/04/2022

tem aquela BAITA presença!
Romance gótico sobre vampirismo, não tem como errar! É sempre o tipo de narrativa que me agrada ler.

Apesar de me entreter com as características do goticismo, achei a narrativa superficial, um tanto cansativa e a protagonista burra.

Queria ter mais interações da Carmilla com a Laura, de forma que pudesse apreciar mais o relacionamento das duas sem me irritar constantemente com a mesquinhez e burrice da Laura por ter uma historia idêntica a dela e vários fatores apontando que Carmilla seria uma vampira e, ainda assim, ignorando-os. Sem contar que todos os capítulos que o general contou sua história tornaram a narrativa cansativa.

No entanto, não posso deixar de apontar a perspicácia com que a exploração da sexualidade feminina é retratada como horrenda pra época, então ter umA vampirA que caça apenas mulheres como vítimas é de certa forma inteligente e encantador.

Natália 17/03/2022

A sensualidade e o vampirismo
Esse grande clássico do gênero gótico, nos traz a sensualidade por trás do vampirismo.
Claro, salvaguarda as regras da época em que o livro se passa e a época em que foi escrito, vemos uma mulher vampira, usando de sua "compleição feminina frágil" para conseguir ganhar a simpatia e proteção dos lordes de famílias abastadas, para entrar em seus castelos e se embrenhar em meio aos vilarejos para conseguir se alimentar de sangue sem levantar suspeitas.
Claro, nesse conto, temos o principal foco em uma das vítimas da vampira Carmilla. Ele nos mostra a capacidade de sedução e dominância que os vampiros são capazes de ter sobre nosso emocional , e como precisamos do racional para conseguirmos perfura essa névoa de amizade e amor em que eles nos prendem.
Trazendo crenças já conhecidas sobre a mitologia do vampiro e alguns outros costumes de acordo com a região, é fácil perceber as passagens de Carmilla, que influenciaram e inspirarão Bram Stoker a escrever Drácula.
Recomendo muitíssimo!

Kate 04/03/2022

Eu amoo
Eu literalmente sou suspeita a falar quando se trata de Carmilla e Lauren. Li esse livro digitalmente e tenho outro físico. Ambas histórias iguais, até mesmo na escrita.
O que eu tenho pra falar é que mesmo Carmilla (Millarca) sendo retratada como lésbica para se tornar mais repugnante ela é APAIXONANTE, suas descrições são tentadoras. Deveria se falar mais em Carmilla como se fala do drácula.
Só sinto falta de um pouco mais de descrição sobre o romance das duas????

arthurzito 11/02/2022

A narrativa se constrói a partir de um acidente de carruagem nos arredores da casa de Laura e de seu pai e que de boa vontade aceitam cuidar de uma das ocupantes ferida enquanto sua mãe termina sua viagem. Aos poucos essa nova integrante da casa se mostra uma hóspede muito peculiar e misteriosa, que alterará não só a vida de Laura mas de todos ao seu redor.
A história é construída na perspectiva de Laura, a partir de suas memorias do passado. Gostei da maneira que as descrições dos personagens e da paisagem foram feitas, sem serem maçantes e sem serem desconectada da leitura. Também achei muito fluida a passagem dos acontecimentos, o que tornou para mim o livro mais imersivo. A personagem Carmilla, a hóspede inesperada, é muito interessante e o relacionamento dela com Laura foi muito mais intimo do que eu estava esperando para uma obra tão antiga como essa.
No geral, eu tive uma boa experiência com esse livro, enredo cativante, inglês bem simples e com personagens memoráveis, só o final que eu achei meio arrastado e entediante.

kemi 29/01/2022

ok, we need to talk about Carmilla.
i loved it all. i have to admit that i read a fanfic of the book before actually reading it (yes, there is a Carmilla fanfic. on wattpad anything is possible) and wow, what a well written fanfic, so i started the book with my expectations up there and i wasn't disappointed. holding myself back from buying the book and showing it off.

(if you are a hot vampire send me a sms). xoxo