Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Biatorisu 26/01/2022

Carmilla
Interessante saber que essa foi a primeira história de vampiros, muito mesmo antes de Drácula (inclusive serviu de inspiração), e mesmo assim não possuiu tamanha fama comparada a este.

A leitura é bastante leve com uma escrita fácil, mas não deixa de arrepiar com sua narração.

O livro é narrado por uma jovem chamada Laura, que vive em um castelo (schloss como mencionado) com seu pai.
Certo dia, os dois são surpreendidos por um acidente de carruagem perto de sua morada. Daí que surge Carmilla, que logo se torna hóspede do lar.

Em diante, começa surgir mistérios cercados pela jovem e terrores noturnos. Além do florescer de uma paixão envolvendo ela e Carmilla.

Porém, Carmilla que se atrai por mulheres, as escolhe como suas vítimas.

bia 19/01/2022

por mais vampiras lindonas e saficas no mundo
pois se uma vampira dessa aparece na minha casa fica me elogiando me chamando de querida com o intuito de me matar eu morro feliz!! só nao entendi o final mas amei mto o livro te amo carmilla vem morder meu pescoço ????
teca 22/01/2022minha estante
Foi exatamente o que eu disse enquanto lia kkkkk

Marian 02/03/2022minha estante
a Carmilla fugiu, e continua indo até o quarto da protagonista toda noite, ela só não percebe mais :)

Dk 04/01/2022

É uma breve, porém boa, história de vampiro. Eu nunca tinha ouvido falar na história de Carmilla e acho que posso colocar ela no ranking de livros clássicos do tema que eu indicaria muito pros que também gostam. É bem curioso e interessante a gente acompanhar o desenvolvimento na relação dos personagens, principalmente entre Laura e Carmilla, mesmo sabendo onde aquilo vai acabar e do que se trata a personalidade e as peculiaridades da segunda. Não é um livro para quem gosta de muitas surpresas ou quer fugir do obvio, mas ainda assim a leitura é bem fluida e em alguns momentos a riqueza de detalhes te teletransporta para a cena em questão.
Gustave Hokage 05/01/2022minha estante
Adorei, nota 3.

Dk 05/01/2022minha estante
3 é "boa" hahaha

Carol 18/12/2021

Mircalla, Carmilla ou Millarca ?
Que livro bom de ler!

Já tinha escutando falar de Carmilla, quem vio Castelvania sabe do que falo ..
E pasmem que a personagem da série é justamente inspirada na vampira do Joseph Thomas.. a história é contada de forma "leve", fiquei até tendo simpatia pela Carmilla. Esse livro foi publicado vinte e cinco anos antes de Drácula que lógico se inspirou em Carmilla, e eu nunca tinha ouvido falar do livro em si, mas amei.

ana 30/11/2021

De princípio a linguagem é culta, mais antiga de fato, porém é de fácil compreensão, e a cada nova investida nos capítulos, a leitura torna-se mais fluída e gostosa. Não conhecia esse livro, achei interessante saber sobre ele, ainda mais por ser um dos primórdios da era vampiríca. Possui muitos elementos surpreendentes, achei um pouco previsível mas visto à época, é uma boa trama.

Joy 23/11/2021

? Sinopse: Laura é uma jovem que mora em um afastado castelo com seu pai, ela anseia por companhia de outras pessoas de sua idade. Até que um dia, um estranho acidente leva uma jovem chamada Carmilla a se hospedar no castelo. Esse suspeito encontro desperta em Laura sentimentos intensos, ao mesmo tempo que um certo terror que começa a assombra-lá.

Um conto clássico da literatura gótica, um livro sobre vampiros, ou melhor, sobre uma vampira.
Carmilla é uma vampira que se interessa apenas por mulheres, tanto em relação a suas presas quanto à suas paixões. E levando em consideração a época que foi escrito(era vitoriana), a sexualidade das personagens é abordada de forma discreta, porém inegável e com uma certa intensidade característica da personalidade de Carmilla.

?"Você deve me amar e juntar-se a mim na morte e além dela. A diferença não existe em minha natureza apática."

É uma leitura muito fluida, ainda mais levando em conta que se trata de um clássico, o tipo de livro para ler em um dia. Escrito antes de Drácula, é um pioneiro da literatura do gênero, e serviu de influência para os autores seguintes que exploraram o universo vampiresco.
Carmilla apesar de suas poucas páginas é um livro cativante, o que me deixou querendo um final diferente para as personagens.

Nicole_Books_ 21/11/2021

Romance
Me prometeram um romance sáfico, fiquei muito decepcionada por esperar algo com um final feliz mas é ótimo para a época em que foi escrito e te prende muito, demorei para terminar por medo do final e tinha razão por ter medo, muito triste para quem se apega a Carmilla.

Moana Souza 28/10/2021

(Sobre)natural
Antes tarde do que nunca, é assim que descrevo a leitura de Carmilla. Essa história que foi uma inspiração para a escrita do Drácula de Bram Stoker e, mesmo assim, é tão pouco conhecida. Aqui o sobrenatural é tratado de uma forma interessante: sem descrições ou explicações excessivas, a atmosfera é construída ao redor da dúvida e da especulação, o horror está em não saber e em ir descobrindo aos poucos, o alerta constante de esperar a aproximação do mal. Adicional ao suspense bem escrito, o autor trata da atração entre as duas mulheres de forma muito natural e que nunca chega a ser algo sexual, permanece um quê de inocência aliado à sedução tão característica das histórias de vampiro, associando perfeitamente a atração e a repulsa que esses seres causam no imaginário humano. Achei interessante também que, mesmo tendo sido escrito no século XIX, o autor deixa brechas para que o leitor acredite ou não no sobrenatural, o que permite imergir ainda mais profundamente na história e questionarmos nós mesmos se Carmilla seria totalmente um fruto da imaginação.

Gabrielle 25/10/2021

RESENHA - Carmilla - Sheridan Le Fanu
Fazia muito tempo que eu queria ler este livro por causa da famosa Carmilla, uma das vampiras mais famosas da literatura e pelo jogo/animação Castlevania tendo este sido quase que totalmente culpados por essa curiosidade, nos quais a vampira é muito cativante, mesmo sendo a vilã.

O livro apresenta uma escrita fácil, infelizmente um pouco arrastada, no meio do livro já fica óbvio todo o desenrolar da trama e todos os mistérios são muito rasos não havendo surpresas e isso me decepcionou um pouco, contudo não tira o crédito da obra ser clássica e apresentar uma variante do mito dos vampiros, o que por si só ja vale a leitura.