Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Thais 24/05/2016

Carmilla
Por que não se fala desse livro tanto quanto se fala de Drácula? Por que eu, que me considero tão versada em literatura vampiresca, só fui encontrá-lo em 2016 em uma lista de livros relevantes para quem assiste à série (magnífica, diga-se de passagem) Penny Dreadful? Eu gostaria muito de dizer que a resposta é simples, que o livro foi esquecido pela história como tantos outros certamente foram. Mas seria uma mentira. Carmilla foi uma das inspirações de Stoker. Carmilla é uma clássica história de vampiros, com todos os sinais que nós, humanos modernos, aprendemos a reconhecer. E isso no século XIX! Ou seja, Carmilla é uma das primeiras histórias de vampiros com esse modelo. E, mesmo assim, não ouvimos falar da Condessa Karnstein como ouvimos falar de Conde Drácula. E qual é a única explicação que nos restou? Carmilla é uma vampira mulher. Carmilla só se interessa por mulheres. Carmilla é tudo o que uma mulher do século XIX não deveria ser: livre dos homens social e sexualmente.
Cacauzinha1 07/09/2021minha estante
Gente que pérola preciosa que achei me indiquem livros vampirescos por favor Carmila já vou procurar pra ver se acho

Dan Hout 24/12/2021minha estante
Explicação sem sentido e com viés de confirmação, mas a tentativa foi válida.

Quanto à leitura, realmente estou tendo uma boa experiência. A história parece ser realmente interessante e acredito que se tornará ainda mais com o decorrer dos capítulos.

Karen202 02/01/2023minha estante
E penny dreadful, era muito bom

jessica 30/05/2023minha estante
Exatamente. E sinceramente? O livro do Drácula é um p0rre... mesmo assim é ele que ficou famoso.

caroldea 05/08/2021

Muito bom!
Antes de Dracula, essa é uma das leituras obrigatórias para quem gosta da temática de vampiros.
A trama é interessante e curta, ou seja, pode ser lida rapidamente.
Eu achei incrível como o autor, em 1872, tratou com tanta naturalidade o interesse de Carmilla por outras mulheres, obviamente não há romance, mas a atração é descrita com uma naturalidade que eu não esperava ver.

isabelle. 14/04/2021

"és minha, serás minha, tu e eu seremos para sempre uma só."

bram stoker bebeu descaradamente daqui e ainda assim carmilla é muito maior que drácula. eu quero ser/ter ela.

Dominic11 17/01/2024

Livros góticos
Esse foi o primeiro livro gótico que eu li, e na verdade é um dos primeiros livros góticos lançados. São dois contos, muito interessantes, mas meu deus, perturbadores.
Eu gostei muito da leitura e diferente de outros livros mais clássicos ou antigos, a leitura é tranquila
joao.borck 17/01/2024minha estante
eu sou fã dessa lesbiana aí

Lia Munster 25/12/2011

Simples, belo, clássico
Entre um longo conto e um curto livro, é de leitura fácil e rápida, mas de modo algum superficial.

Le Fanu descreve sucinta mas elegantemente os belos cenários de modo a instigar mais sensação que imagética. Geralmente você percebe os arredores por como eles afetam as personagens.
Acaba sendo um estilo delicado, apesar do teor da história.

A história em si, nada excepcional para leitores contemporâneos, mas ainda perfeitamente rica e envolvente, é focada no encontro fortuito da jovem ingênua Laura com a misteriosa e exótica jovem Carmilla, cuja chegada coincide com uma série de eventos macabros nas redondezas.

Mesmo quem não leu Drácula e conhece a história do Conde só por filmes ou materiais derivados vai entender como Carmilla pode ter inspirado Stoker. Há algumas evidentes similaridades, tais como um experiente velho caçador, uma linhagem vampiresca nobre, a tentação carnal de uma jovem comedida, etc.

Leitura obrigatória para fãs do bom e velho gótico =)

Pena que nenhum filme com uma qualidade e fidelidade no mínimo equivalente ao da adaptação de Drácula de Coppola tenha sido feito com Carmilla ainda.

Viinix 10/11/2015minha estante
Romance Gótico clássico. Mas, realmente, pros leitores de hoje essa história não impressiona mais. Uma pena. Aliás, gostei da resenha: sucinta, clara, se eu tivesse lido antes de acabar com o livro em mãos seria bem interessante.

Roberta 04/04/2021

Absurdo
Absurdo de bom. A história é tão curta e rápida quanto tem que ser, não sobra e nem falta nada. Triste por nunca ter ouvido sobre antes, mas apaixonada por ter conhecido agora. Muito interessante mesmo, da pra ler em uma hora, vale a pena.

Carolina Del Puppo 22/01/2021

Escrita belíssima
Foi um uma história muito cativante. Porém algumas partes vão permanecer um mistério para mim.
Raquel.Izidoro 05/04/2022minha estante
quais partes?

Lil Angel 03/06/2021

Carmilla ? 4?
Muito bom. Quem me conhece sabe que eu tenho muito problema com clássicos, mais especificamente em fluir com a leitura, e eu não tive esse problema com Carmilla. O livro fluiu super bem e a trama do conto fisgou minha atenção demaais.

Gostaria que tivessem mais páginas, ou pelo menos um conto extra, mas me diverti muito lendo esse livro.
Carmilla e Laura são tudinho. Leiam, leiam.

g4b5 03/10/2021

gostei desse livro mais do que eu esperava. a história é muito boa e muito bem desenvolvida, a narrativa é bem fluida e me fez ler tudo em 2h. gostei de todos os detalhes da história e de como o ser "vampiro" é apresentado e das informações que são dadas sobre essas criaturas. Carmilla é uma personagem extremamente boa e gostei de como o autor tratou a sexualidade (e até mesmo a sensualidade) dela e de Laura dentro do contexto e de uma forma que não soa forçada ou fetichizada demais. enfim, gostaria muito que essa história tivesse tanto reconhecimento igual Drácula tem, vale a pena demais

Isa ð¦ 31/03/2021

Esse livro é maravilhoso!! A leitura é bem fluida e o enredo envolvente.

Luísa Anjos 21/11/2020

essa história foi uma absoluta surpresa pra mim. li de uma só vez, madrugada adentro, sem parar até a última página. infelizmente o desfecho me desanimou um pouco, mas não o suficiente pra desgostar da história. com certeza farei uma releitura em breve. também fiquei muito animada para ler outras obras da literatura vampírica, e acredito que essa seja fundamental, pela importância histórica e também por ser realmente muito interessante de se ler.

20/10/2020

Gostei mais que Drácula.
Mylena 20/10/2020minha estante
Ai eu amo Carmilla

20/10/2020minha estante
Com certeza deveria ser mais conhecido!!!

Heloisa 04/04/2021

Deveriam existir mais livros sobre vampiras.
Gostei, não achei espetacular, mas é bastante envolvente, impossível não simpatizar com a ardilosa Carmilla.

hay anne 26/02/2023

Carmilla, Millarca, Micarlla...
Foi minha primeira leitura sobre vampiros e digo que valeu a pena!

Fique chocada quando descobri que Carmilla serviu de inspiração para tantas obras como, por exemplo, o próprio Drácula, já que foi escrita 25 anos antes desta e é pouco comentada.

A escrita me surpreendeu muito!
Não consegui parar de ler até terminar, me senti envolvida na trama desde o início e minha curiosidade foi incitada a cada capítulo.
Gostei muito do modo como a protagonista "conversa" com o leitor (já que a escrita é em 1? pessoa), me senti ainda mais imersa na história.
As cenas de terror são tão bem descritas que eu realmente senti medo na maioria delas! Consegui visualizá-las muito bem.
Achei o "romance" bem desnecessário, mesmo que fosse "justificável" no final.

O final não foi tão emocionante quanto esperava, mas concluiu bem a trama (por mais que deixasse algumas perguntas sem respostas) e teve um desfecho "satisfatório".

Por fim, recomendo a leitura, mas alerto sobre as cenas assustadoras.

Luísa 02/11/2020

horrorzinho delicia pra ler de uma tacada só numa noite. apesar de não tão lembrado e referenciado pela cultura pop como Drácula e Frankenstein, Carmilla é, sem sombra de dúvidas, um marco da literatura gótica. todos os clichê do gênero aparecem aqui numa escrita sofisticada que foi responsável pela criação do tropo de homossexualidade em vampiros - e até mesmo pela definição do imagético de vampiros num geral.