Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Julinha 30/03/2024

Vi esse livro uns anos atrás, mas não comprei. Recentemente comprei na promoção e não sabia o que esperar, sabia que era sobre uma vampira e era isso aí ?
Conforme a leitura se desenrola, nós acompanhamos a protagonista e sua ilustre visitante, Carmilla. Com o passar do tempo a visitante acaba por virar suspeita de ser vampira. O plot é bom, a forma coma retrata a sedução é incrível, mas ao mesmo tempo as descrições longas de literalmente qualquer ambiente, acaba por se tornar pesado. A explicação do ambiente é importante para a ambientação e tudo mais, mas senti que passa um pouco a mão. Além disso, o clímax nunca chega, e quando chega é dois parágrafos e acabou.

O livro acompanha um segundo conto, que ao meu ver, foi mais estruturado, pois ele cumpre o que promete. Em momento algum ele fica rodeando assunto ou acontecimentos, simples e direto no ponto.

É um bom livro para se ler em um dia de chuva friozinho.

Jules 21/08/2020

Incrível
Finalmente li a obra que inspirou clássicos como Drácula e me pergunto por que pouco se invoca sobre Carmilla quando falamos de assuntos vampirescos. É um enorme deleite e sua importância é tanta que até hoje, agora percebo, é usada como referência em tantas obras. Vale muuuito a pena conferir!!

Gabrielle 25/10/2021

RESENHA - Carmilla - Sheridan Le Fanu
Fazia muito tempo que eu queria ler este livro por causa da famosa Carmilla, uma das vampiras mais famosas da literatura e pelo jogo/animação Castlevania tendo este sido quase que totalmente culpados por essa curiosidade, nos quais a vampira é muito cativante, mesmo sendo a vilã.

O livro apresenta uma escrita fácil, infelizmente um pouco arrastada, no meio do livro já fica óbvio todo o desenrolar da trama e todos os mistérios são muito rasos não havendo surpresas e isso me decepcionou um pouco, contudo não tira o crédito da obra ser clássica e apresentar uma variante do mito dos vampiros, o que por si só ja vale a leitura.

Loch 14/08/2021

Uma leitura muito gostosa e fluída para o ano que foi escrito.
Eu fiquei com algumas questões em relação ao livro mas isso passa KKK

Carol 18/12/2021

Mircalla, Carmilla ou Millarca ?
Que livro bom de ler!

Já tinha escutando falar de Carmilla, quem vio Castelvania sabe do que falo ..
E pasmem que a personagem da série é justamente inspirada na vampira do Joseph Thomas.. a história é contada de forma "leve", fiquei até tendo simpatia pela Carmilla. Esse livro foi publicado vinte e cinco anos antes de Drácula que lógico se inspirou em Carmilla, e eu nunca tinha ouvido falar do livro em si, mas amei.

Thalya 19/10/2020

Primeira história escrita de vampiros
Essa é a primeira história, ou melhor, novela literária sobre vampiros (claro que lendas já existiam e se espalhavam oralmente no folclore europeu) e o mais interessante é que temos aqui uma vampira. Sim, pasmem, muito antes do clássico "Drácula" dominar o mundo, Carmilla foi inspiração para outras obras, inclusive para a narrativa do citado vampiro.

Outro fato que chama a atenção: a narradora é mulher. Embora seja um autor irlandês que tenha escrito, ter colocado uma mulher como foco, mesmo que com alguns estereótipos e problemas, foi uma técnica inovadora ou no mínimo diferente para sua época, 1872.

E para além da importância de pioneirismo e "inspiração", Carmilla então escrita vinte e cinco anos antes de Drácula de Bram Stocker (1897) é até hoje adaptada e referência para a Tv e para outros livros de terror com mesma temática.

site: thalyalee.blogspot.com

Justine.Nienow 14/03/2023

!
Merece muito mais reconhecimento do que tem. Por se tratar de um romance entre duas mulheres, a obra é pouco conhecida. Decidi ler quando vi que este título que inspirou "O Drácula", se você se interessa por literatura gótica, recomendo muito. É uma leitura fácil e rápida considerando a época em que foi escrita.

Aninha Schimidt 03/04/2021

Um grande clássico escondido na sombra de seu filho
Gostei bastante de Carmilla. É uma história rápida e a narrativa segue bem fluida, mas gostaria de pontuar os motivos pelos quais não darei pontuação máxima:

1 - Tem várias partes muito corridas, principalmente o começo. Inclusive, o primeiro capítulo, apesar de contextualizar bem o início da história, não foi muito cativante, na minha opinião. O que mais me fez prosseguir nesse comecinho era o meu conhecimento prévio sobre o que a obra iria tratar, e não o suspense que o autor tenta passar. Não que seja ruim, só acho que poderia ter sido muito melhor.

2 - O livro deixa vários mistérios em aberto. Algumas lacunas podem ser preenchidas com o nosso conhecimento popular sobre vampiros e dicas deixadas no decorrer do conto, mas outras são completamente inexplicáveis com as informações a nossa disposição.

3 - Ao contrário do que as sinopses e resumos dizem, não há de fato uma "subversão da heterossexualidade". Digo isso porque o máximo que acontece são alguns atos românticos por parte de Carmilla, mas Laura parece ignorar as juras de amor e até se pergunta se a chegada da moça podia estar relacionada a um homem querendo cortejá-la. Ou seja, Laura nunca deu bola aos avanços de Carmilla, ou sequer os notou.

4 - Também acho que o autor podia ter aproveitado melhor o backstory, pois ele era interessante e dramático demais para só ser contado de maneira tão simples no final. Se fosse um romance inteiro, seria 100% possível haver a tal subversão da heterossexualidade enquanto Laura iria aos poucos descobrindo mais sobre Carmilla e o que aconteceu 200 anos antes. Se algum dia este livro tiver a adaptação cinematográfica que merece, eu surtaria vendo isso acontecer.

Porém, ainda assim acredito que vale bastante a pena dar uma chance a Carmilla, por ser uma história curta, rápida, e tão importante para a consolidação do gênero. Com certeza, é um clássico que deveria ser melhor reconhecido.

Emanuel.Silva 24/04/2020

Muito antes do Crepúsculo
Fiquei impressionado com a qualidade desse livro/conto, publicado em 1872, talvez é o livro mais antigo que já li!

O ritmo de Sheridan é muito preciso, consegue transmitir todo o clima escuro, misterioso e charmoso dos contos góticos, aspectos que seriam potencializados por tantos outros escritores que se sucederam após ele.

Carmilla é uma história rápida, gostei do caráter documental, em que a protagonista com que em uma especie de diário nos conta um episodio de sua vida que a marca (como uma mordida de vampiro) até hoje.

Esta história é a pedra angular de diversas outras histórias de vampiros que conhecemos hoje, vale a leitura!

ana 30/11/2021

De princípio a linguagem é culta, mais antiga de fato, porém é de fácil compreensão, e a cada nova investida nos capítulos, a leitura torna-se mais fluída e gostosa. Não conhecia esse livro, achei interessante saber sobre ele, ainda mais por ser um dos primórdios da era vampiríca. Possui muitos elementos surpreendentes, achei um pouco previsível mas visto à época, é uma boa trama.

Natalia1831 17/03/2022

A sensualidade e o vampirismo
Esse grande clássico do gênero gótico, nos traz a sensualidade por trás do vampirismo.
Claro, salvaguarda as regras da época em que o livro se passa e a época em que foi escrito, vemos uma mulher vampira, usando de sua "compleição feminina frágil" para conseguir ganhar a simpatia e proteção dos lordes de famílias abastadas, para entrar em seus castelos e se embrenhar em meio aos vilarejos para conseguir se alimentar de sangue sem levantar suspeitas.
Claro, nesse conto, temos o principal foco em uma das vítimas da vampira Carmilla. Ele nos mostra a capacidade de sedução e dominância que os vampiros são capazes de ter sobre nosso emocional , e como precisamos do racional para conseguirmos perfura essa névoa de amizade e amor em que eles nos prendem.
Trazendo crenças já conhecidas sobre a mitologia do vampiro e alguns outros costumes de acordo com a região, é fácil perceber as passagens de Carmilla, que influenciaram e inspirarão Bram Stoker a escrever Drácula.
Recomendo muitíssimo!

Mandark 14/03/2021

Uma vampira fascinante.
Carmilla é uma narrativa surpreendentemente fluida e envolvente. Impossível largar antes de conhecer os desdobramentos dessa aterradora história! Facilmente possível perceber as influências que essa obra exerceu sobre Bram Stoker para conceber seu Drácula. Um livro realmente delicioso!! Destaque para a excelente apresentação dessa edição, que infelizmente entrega alguns pontos cruciais do enredo. Sugiro que a leiam depois de ler o conto.