Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Claylson 14/02/2021

Condessa vampira
Carmilla é uma jovem lésbica, isso não era bem visto no século XIX, então ela é retratada como um vampiro, um ser que faz alusão ao demônio.
Sinceramente, como a Laura não percebeu algo de errado, uma pessoa que já apareceu em um "sonho" onde você é atacada, na sua casa tem uma pintura de uns cem anos igualzinha a ela com o nome Mircalla, já sei vamos ser amigas. Afinal, quem era a mulher que estava cuidando da Carmilla? Ao que tudo indica ela estava ajudando a vampira a muito tempo, por quê?
Finalmente uma explicação sobre a origem dos vampiros. Quando pessoa mais ou menos perversa, comete suicídio em determinadas situações (não é falado quais são), ela vira um vampiro.

10/02/2021

Se inspirou Bram Stoker quem sou eu pra não ler neh
Carmilla é um livro pouco conhecido dos leitores em geral, inclusive me incluía na lista até pouco tempo atrás. Precursor das histórias de vampiros, esta pequena pérola de pouco mais de 90 páginas foi a inspiração para a escrita de Drácula. E apesar de haverem poucas semelhanças entre as histórias o livro merece sim ser lido por você amante de presas e pele pálida, rsrsrs. Particularmente Drácula é infinitamente melhor, mas Carmilla tem seus méritos e por ser uma leitura super fluida merece um pouquinho do seu tempo e atenção. Leiam!

Carolina Del Puppo 22/01/2021

Escrita belíssima
Foi um uma história muito cativante. Porém algumas partes vão permanecer um mistério para mim.

Victor 17/01/2021

Grata surpresa
Apesar da época de lançamento, a leitura é rápida e sem enrolação.

Tem aquele tom de época antiga (pessoas enclausuradas por dias em suas mansões, onde passear pelo jardim era um evento), o que deixa os acontecimentos sobrenaturais mais relevantes.

Muito bom e direto ao que interessa!

antiyousocial 08/01/2021

Leitura leve e rápida, narração precisa, mas não tem a atmosfera de suspense que eu esperava de uma obra desse gênero. Reconheço sua importância como um clássico predecessor de outras grandes obras, entretanto não foi uma leitura marcante.

clara 22/12/2020

gostei, não fazia ideia que essa foi a primeira história sobre vampiros, e apesar de ser bem antiga é legal

Adriel.Macedo 22/12/2020

Drácula, mas nem tanto.
Carmila é uma história antiga, dizem que foi essa a história que inspirou a criação do famoso Drácula.
O fato é que as semelhanças são pequenas.
Depois de se ler Drácula, Carmila é uma história de vampiro bem "meia boca". Não digo que o conto seja ruim, pode ser que na sua época ele tenha sido inovador, mas não creio que tenha envelhecido bem.

Acabou de tornando aquele irmão mais velho que perde seu brilho pelo sucesso do irmão mãos novo.

Em seu favor conta o fato do vilão ser uma mulher, uma vampira lésbica; e embora esses temas sejam atuais, a atmosfera de suspense e terror que o livro deveria proporcionar é bem fraquinhas.

Vale a pena conhecer o livro pelo seu valor literário em ter inspirado Drácula.

Erika Toretto 08/12/2020

Precursor das Fanfics
Achei um bem gostoso de ler, são só 90 páginas. Termina bem amarradinho e desenhadinho. Legal ver que essa história de vampira vem antes de Dracula, e Stoker fingia que não conhecia rs

atumalaca 03/12/2020

atencao
gente que delicia esta vampira com os dentoes cravados no meu peito

Vasya - A Corsária 01/12/2020

Um Livro Pouco Conhecido
“Comecei a ter vagos pensamentos sobre a morte, e a sensação de que eu estava afundando, não de todo indesejável, tomou posse lentamente de mim. Se era triste, o estado de espírito que ela introduzia era também doce.”

#100 - Minha história com esse livro é tão longa que eu poderia passar horas falando sobre ele mas vou só vou falar que no ano de 2014 eu peguei aquela edição que tinha Drácula e outros contos de vampiros com duzentas e poucas páginas, então dá pra imaginar que o tudo estava bem picotado, mas mesmo assim eu gostei muito de Carmilla, depois em 2018 finalmente li o texto integral e gostei muito mais do que na primeira leitura, esse ano finalmente achei que já estava na hora de reler.

Como uma grande fã de literatura gótica eu sou mega suspeita pra falar, porque eles já começam com cinco estrelas e Deus como é difícil pra eles saírem deste pedestal.

Gosto muitos deste conto mesmo que ache o final meio apressado (poderia ter mais páginas sinceramente) mas o aspecto melancólico e sombrio na maior parte do tempo consegue apagar essa pequena falha.

Recomendo muito!

Luísa Anjos 21/11/2020

essa história foi uma absoluta surpresa pra mim. li de uma só vez, madrugada adentro, sem parar até a última página. infelizmente o desfecho me desanimou um pouco, mas não o suficiente pra desgostar da história. com certeza farei uma releitura em breve. também fiquei muito animada para ler outras obras da literatura vampírica, e acredito que essa seja fundamental, pela importância histórica e também por ser realmente muito interessante de se ler.

Luísa 02/11/2020

horrorzinho delicia pra ler de uma tacada só numa noite. apesar de não tão lembrado e referenciado pela cultura pop como Drácula e Frankenstein, Carmilla é, sem sombra de dúvidas, um marco da literatura gótica. todos os clichê do gênero aparecem aqui numa escrita sofisticada que foi responsável pela criação do tropo de homossexualidade em vampiros - e até mesmo pela definição do imagético de vampiros num geral.

Marcelo 29/10/2020

Um clássico não tão importante
Carmilla trata sobre uma menina que, após receber uma visita desconhecida em casa, passa a sofrer de uma doença que lhe deixa fraca e com pesadelos.
É incrível o quanto Drácula pegou emprestado desse livro, não das regras do vampiro em si, mas da própria história. É sempre bom ler os clássicos e esse estabelece muitos dos traços desse tipo de conto.
Mas o mais importante é que esse livro justificou Stephenie Meyer. Temos aqui um vampiro clássico que pode sair no sol.

20/10/2020

Bom
Gostei mais que Drácula.
Mylena 20/10/2020minha estante
Ai eu amo Carmilla

20/10/2020minha estante
Com certeza deveria ser mais conhecido!!!

Thalya 19/10/2020

Primeira história escrita de vampiros
Essa é a primeira história, ou melhor, novela literária sobre vampiros (claro que lendas já existiam e se espalhavam oralmente no folclore europeu) e o mais interessante é que temos aqui uma vampira. Sim, pasmem, muito antes do clássico "Drácula" dominar o mundo, Carmilla foi inspiração para outras obras, inclusive para a narrativa do citado vampiro.

Outro fato que chama a atenção: a narradora é mulher. Embora seja um autor irlandês que tenha escrito, ter colocado uma mulher como foco, mesmo que com alguns estereótipos e problemas, foi uma técnica inovadora ou no mínimo diferente para sua época, 1872.

E para além da importância de pioneirismo e "inspiração", Carmilla então escrita vinte e cinco anos antes de Drácula de Bram Stocker (1897) é até hoje adaptada e referência para a Tv e para outros livros de terror com mesma temática.

site: thalyalee.blogspot.com