Mequinho: o xadrez de um grande mestre

Mequinho: o xadrez de um grande mestre Henrique Mecking

Resenhas - Mequinho: o xadrez de um grande mestre

Pattr_ 22/10/2022

Uma ode ao nosso maior enxadrista!
Durante o final dos anos sessenta e início dos anos setenta, Henrique Mecking era, de longe, o melhor jogador de xadrez da américa Latina, e talvez de todas as américas. Num momento conturbado politicamente, com as duas potências da guerra fria disputando o espaço em praticamente todos os âmbitos da sociedade, um jovem gaúcho despontava como talento prodígio, chegando a disputar o torneio que dava a vaga para desafiar o campeão mundial, ficando em 3° lugar no ranking mundial, perdendo somente para dois soviéticos. Infelizmente, uma doença desmoronou o que lhe restava de forças, fazendo com que deixasse a carreira de lado para focar em seu tratamento e recuperação.
"Mequinho: O xadrez de um grande mestre" é uma obra indispensável para todo amante de xadrez, não somente pelo seu valoroso conteúdo histórico (Mequinho expõe diversas histórias e relatos sobre suas viagens pelo mundo) mas também como excelente ferramenta de aprendizado do xadrez, já que dezenas de partidas estão inteiramente dispostas para que desde o iniciante até o mais avançado jogador possa praticá-las e aprender muito com elas.
Eu confesso ser praticante do xadrez; antes de ler essa obra e estudar as partidas, eu possuía 1100 de rating médio em sites online. Após seus estudos, alcancei os 1500, e digo que se bem estudado, esse livro poderá mudar completamente a sua forma de ver uma partida de xadrez!...