Um Sussurro nas Trevas

Um Sussurro nas Trevas H. P. Lovecraft

Resenhas - Um Sussurro Nas Trevas

tomazzzt 13/02/2024

Atmosfera insana
Achei uma leitura mais confortável comparada a de O Chamado de Chtulhu, é o meu segundo conto do Lovecraft e eu tô percebendo que a escrita dele tem muitos floreios linguísticos pro meu gosto, o que deixa a leitura bem maçante pra mim em alguns momentos, mas acho que é o preço a se pagar pela atmosfera do universo que ele criou. Atmosfera tão bem escrita que até me arrancou uns calafrios lendo isso sozinho às onze da noite.

_Du_ 20/01/2024

Uma história muito boa, muito bem narrada. Lovecraft mantém a qualidade do estilo. Mas, o narrador não enxergar a obviedade do ato final, foi apenas por que autor tentou manter o mistério final com um senso de perigo. Ignorar os fatos e a armadilha tão claramente denunciada foi apenas capricho do autor. Isso fez para mim, a história perder um pouco do seu brilho.

Luiz Miranda 18/12/2023

Original e sinistro
Escrita em 1930 e publicada em 1931 na pulp magazine Weird Tales, Um Sussurro nas Trevas se situa entre o melhor da produção Lovecraftiana. Maior que um conto, menor que um romance, Sussurro é o que chamam de novela, onde novamente o mestre exercita sua especialidade exclusiva: horror cósmico.

O narrador é um tipo bem comum na obra do escritor, um cético (Wilmarth) que se vê frente a frente com o sobrenatural ao estabelecer uma estranha amizade com um fazendeiro de Vermont (Akeley), epicentro das aparições sobrenaturais. Temos aqui citações a mitologia de Cthulhu e a estreia dos extraterrestres Mi-Go. O voo de imaginação é muito fora da curva, muito original e inusitado. Se Lovecraft fosse tecnicamente ruim, já valeria a pena só pela estranheza, mas nem é o caso, é tudo escrito com precisão. O que impede uma nota maior é um problema que nem todo mundo vai dar bola: é impossível na vida real alguém agir de forma tão tola quanto o protagonista.

Se você não conhece Lovecraft, vá direto na trinca O Chamado de Cthulhu, A Cor que Caiu do Espaço e neste Um Sussurro nas Trevas, afinal, é INADMISSÍVEL que qualquer interessado em horror e ficção não conheça pelo menos um pouco do trabalho do mestre americano.

4 estrelas

Eloi 28/01/2023

Lovercraft
Contos que realmente te fazem ficar preso na leitura. Cada conto te deixa com um pensando de "?" pq as histórias são de uma incrível imaginação. Meu conto favorito deste livro fica entre "Sombras perdidas no Tempo" e "Um sussurro nas trevas".

lasato 13/01/2023

Interessante
Não amei o livro, mas achei legal. Talvez seja o mistério não resolvido que torna o livro chato e legal ao mesmo tempo. Fiquei irritada com o suspense e a adição de informação sem necessidades. É um livro escrito de forma diferente, bem descritiva, minha 1° impressão sobre Lovecraft. Adorei a ficção científica pioneira, o autor é extremamente perspicaz para criar um universo legal em um livro curto. Não amei, mas daria outras chances para outros livros e contos do autor.

Anisans 23/04/2022

3/5
Eu li esse conto dentro da coletânea "Os Sonhos na Casa da Bruxa e outros contos" e ele equivale à 4/9 do livro.

O mais maçante da coletânea até então, a duração e o desenrolar do conto contribuíram tremendamente para que a leitura se fizesse exaustiva, o autor escreve muito bem, o nível de detalhismo é bem feito (e parece ser um dos traços da escrita dele) mas não serviu muito como benefício para essa história na minha opinião, mesmo assim, a premissa é bacana, incluindo os últimos relatos do personagem principal.

NANA 26/11/2020

Sombrio e interessante. Foi o primeiro livro que li do autor e creio que seja um dos mais fantásticos! O mistério é muito mais profundo e desolador do que a realidade.

Horroshow 20/07/2016

Resenha por Renato Fonseca (Blog Horrorshow)
Este livro foi uma cortesia da editora Hedra

Não poderíamos começar a parceria com a editora Hedra de forma mais empolgante. O grande autor Lovecraft, conhecido por suas obras de terror psicológico (alguns preferem chamar de “horror”) foi editado numa publicação que faz jus a sua genialidade.

Um sussurro nas trevas conta os eventos que se desenrolam depois das enchentes de 1927 em Vermont, nos EUA. O mistério é iniciado quando alguns habitantes da região começam relatos sobre a visão de corpos de criaturas estranhas e até então desconhecidas boiando nas águas do que restou da enchente. É muito curioso notar como Lovecraft consegue dar a tônica do texto em poucas linhas, e ainda assim não ser óbvio na narração que se seguirá.

(...) Leia mais no link abaixo

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2016/07/um-sussurro-nas-trevas-hp-lovecraft.html

Leandro 03/04/2016

Detalhes é o forte do livro
à uma leitura que te faz ler cada vez mais rápido mas o seu ápice é frustante!
Lovecraft é um ótimo escritor e nesse livro não é diferente, a riqueza dos detalhes é o seu maior forte!

Coruja 31/01/2016

E lá vamos nós com a fixação de Lovecraft por criaturas subterrâneas aparentemente aquáticas. Não que eu tenha algo a reclamar, considerando que já comentei sobre Um Sussurro nas Trevas antes e, à época, já tinha impressão de ser um dos melhores contos do autor.

Albert Wilmarth começa como um cientista cético, um especialista em folclore. É então convidado pelo também erudito Henry Akeley a Vermont – onde enchentes levaram ao aparecimento de estranhas criaturas com corpos crustáceos, com grandes pares de barbatanas ou asas membranosas. E tentáculos, claro. Muitos tentáculos, sempre.

Nosso narrador conhece algo das lendas dessas criaturas – os Antigos, vindos das estrelas, diretamente da Grande Ursa. Mas aquilo que ele considera inicialmente meros mitos, logo se provará bastante real. Afinal, Akeley não apenas é testemunha ocular dos fatos, como possui provas que ele não consegue explicar nem refutar.

Há coisas, contudo, com que você não deve mexer. E conseguir provas concretas de estranhas criaturas que o narrador conclui estarem vindo de Plutão (‘aquele estranho planeta descoberto logo após Netuno’) não são condutivas a uma vida longa e tranquila.

Esse conto é um excelente exemplo da forma como Lovecraft interlaça terror e ficção científica. Engraçado que não tinha parado para pensar nesse assunto antes, mas é meio óbvio, considerando que a maioria dos protagonistas de seus contos são intelectuais ligados ao ramo das ciências.

Ernani.Tatsuno 25/06/2015

"Wilmarth é um professor de literatura e folclorista amador que começa a trocar cartas com Akeley sobre coisas estranhas que acontecem depois do início de sua pesquisa sobre lendas que rondam a cidade de Vermont.
Estas lendas ganharam força quando moradores avistaram algumas formas humanoides, porém completamente diferentes de seres humanos, flutuando no rios da cidade após uma enchente.
Falta certo drama em algumas partes do enredo, que poderiam ser melhor trabalhadas. O assunto trabalhado: alienígenas entre nós. É algo que me instiga e o que deixa tudo melhor é a dúvida. Acredito que a ferramenta mais eficaz para o horror é a dúvida, tememos o desconhecido, e é exatamente assim que nos sentimos na pele de Wilmarth, que descarta toda sua paixão cientista em prol do medo que o corrói quando criaturas inimagináveis sussurram seus planos nas trevas."

Matheus 19/05/2015

Um sussurro nas trevas
Lovecraft mostra porque é o mestre do horror universal

Rusbis 28/11/2014

Venha conferir a vídeo-resenha de "Um Sussurro nas Trevas" no canal literário Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=WSdc04X4Rmg