Um Sussurro nas Trevas

Um Sussurro nas Trevas H. P. Lovecraft

Resenhas - Um Sussurro Nas Trevas

Ju 17/08/2014

Genial
Um dia, há muitos anos atrás, quando eu tinha tanto tempo disponível que conhecia a biblioteca municipal melhor que os funcionários de lá, descobri um livro pequeno, velho, bem amarelado, com o curioso nome O que sussurrava nas trevas e outros contos. Não hesitei e levei para casa. Todo bom leitor sabe a dificuldade que é explicar a grandeza de um livro para quem não aprecia literatura, para aqueles que acham mil vezes melhor assistir a um filme porque não tem paciência para ler um livro. Sou fascinada pelo gênero horror, e, na literatura, o que me encanta no gênero é que o autor fornece as ideias com as palavras e cabe a cada leitor utilizar a própria imaginação para dar forma ao que ele conta. Por isso Um sussurro nas trevas é tão fantástico: nossa própria imaginação nos leva para um lugar sombrio, escuro, habitado por criaturas que o mais criativo leitor teria dificuldades em dar formas. Ler este conto é como mergulhar em um pesadelo insano, onde só em pesadelos coisas tão tenebrosas e fantáticas podem existir e acontecer. A cor que caiu do céu também tem esse poder. Aos meros mortais impacientes que preferem ver um filme, infelizmente perdem a oportunidade de criar o seu próprio mundo sombrio e assustador,pois nada pode ser tão terrível do as criações de nossa própria imaginação.

Stéfano farias 17/11/2012minha estante
descobri esse livro do mesmo modo que você,na biblioteca municipal de minha cidade,perdido entre tantos

IvaldoRocha 27/05/2014

É bom mas é mais para os fãs de Lovecraft;.
Um ficção científica competente, mas acredito que se destina a um público mais específico e apaixonado por este tipo de ficção até por conter várias citações a outras obras do autor, não que o desconhecimento das mesmas impeça de se ter uma boa idéia da fantástico mundo de Lovecraft

Michel 30/04/2013

Howard Phillips lovecraft é "O MESTRE" de todos os contos de horror...sem mais palavras. leia
Chigurth 05/07/2015minha estante
Um Sussuro nas Trevas é o meu conto favorito do Lovecraft.
Está obra perturbadora possui dois pontos dos quais fazem Lovecraft o grande Mestre do horror.
Primeiro, o Planeta Plutao descorberto.
E segundo a simples ideia de que alguns humanos possam ter alianças com seres extraterrestres.
Não importa o quanto divagamos sobre isso.
A simples menção é assustadora.

Ale Lucchese 23/08/2011

Tá bem bom ein
Legal poder ler essa edição da Hedra, depois de ter passado por "A Tumba e outros contos" em pocket da L&PM.

Ao contrário do livro editado pela L&PM, esse tem uma diagramação menos apertada e apresenta apenas um longo conto. A edição ainda vem premiada com uma intro do tradutor, e mais dois artigos curtos no final.

Não espere tramas e supresas espetaculares: a prosa de Lovecraft não é pirotécnica, seu trunfo está em fazer o leitor mergulhar fundo com ele no sentimento da história. Vá de coração aberto e lerá um grande livro.

Clara 07/05/2011

A Hedra lança sua edição de “Um Sussurro nas Trevas” (The Whisperer in Darkness) o terceiro livro de H.P. Lovecraft pela editora; o primeiro foi “O Chamado Cthulhu e Outros Contos”, o segundo “A Sombra de Innsmouth” .

Escrita em 1930 trata-se de um texto da fase madura de Lovecraft (falecido em 1937) e relativamente longo, se compararmos com os trabalhos anteriores do autor.

A leitura de “Um Sussurro…” traz todas as características fictícias da obra de Lovecraft: as referências aos “Grandes Antigos” (Great Old Ones), a expectativa diante das revelações feitas pelas descobertas dos personagens principais, descobertas essas que seriam suficientes para “transformar em um Dante ou em um Poe qualquer homem capaz de manter o juízo tempo suficiente para relatar o que viu”.

E a história tem ainda o atrativo de um clima de verdadeiro “terror cósmico”, quase de ficção científica, por conta da descoberta de que os seres que atormentam a vida de um dos protagonistas (um velho solitário que vive em uma pequena cidade no estado de Vermont, nos Estados Unidos) vêm de outro planeta e que possuem uma maneira muito peculiar de transportar humanos para seu mundo de origem.

Assim como os dois livros anteriores, “Um Sussurro…” tem tradução de Guilherme da Silva Braga (que traduz o texto principal e também cartas e/ou artigos de Lovecraft presentes no Apêndice) e ainda escreve a Introdução em cada um dos livros.

Introdução e Apêndice funcionam como espécies de “extras” nos moldes dos filmes em DVD (conforme a comparação da Anica em uma resenha) e se transformam em verdadeiros presentes para os fãs de Lovecraft, principalmente para os que não têm acesso aos livros publicados sobre o autor, como aqueles que tratam de sua famosa correspondência (que, dizem, chegou à casa dos milhares em número de cartas trocadas).

Sem exagero afirmo que as introduções, presentes nos três livros editados pela Hedra, mereceriam uma resenha a parte, já que nos coloca a par de alguns detalhes da vida de Lovecraft e de como estes influenciaram sua obra; como saber que ele era oriundo de uma família tradicional de Rhode Island (que acabou por decair economicamente) e Lovecraft, que apesar de ateu era apaixonado pelas tradições e história de sua família e de sua cidade natal, com horror viu essas mesmas tradições e história serem engolidas pelo progresso e pela “nova aristocracia” formada por industriais e banqueiros.

As introduções funcionam não apenas como uma análise do texto mas também como fio condutor nas relações entre as histórias, personagens e os mitos criados por Lovecraft.

“Um Sussurro nas Trevas”, embora H.P.Lovecraft seja um de meus autores favoritos, é uma história que, ao contrário dos outros escritos do moço de Providence, eu sempre evitei reler, sem no entanto nunca parar para pensar nos motivos que me levavam a (não) fazer isso.

É sabido que a maioria das pessoas tem dificuldade em discutir ou mesmo admitir que seu escritor favorito, em algum momento da carreira, escreveu uma história ruim ou não tão boa como as outras; ou ainda uma história que tinha tudo para ser bacana do começo ao fim, mas que foi um pouco prejudicada por um (às vezes mais de um) deslize como uma final meia-boca, acontecimentos incongruentes e personagens mal construídos ou simplesmente irritantes em suas atitudes.

Isso sempre se aplicou a mim no que se refere a um “Um Sussurro…” por conta de um dos personagens principais, Albert Wilmarth, professor universitário de literatura (da Universidade de Miskatonic, é claro!) no início, com sua teimosia em aceitar como verdadeiros os acontecimentos narrados por seu correspondente, o solitário Henry Akeley, e, logo em seguida, assim, sem mais aquela, a parvoíce do personagem em decidir ir até as colinas de Vermont (ao que parece) acreditando em uma mudança (mega radical) no comportamento de seu amigo, que conhecia apenas através das cartas que trocavam.

Mais não posso falar sob o risco de revelar algo importante.

Informo porém que este “deslize” de Lovecraft na composição do personagem não desmerece a história em nada, talvez incomode um pouco os fãs de histórias de terror (chatos assim) como eu, mas a estes recomendo fortemente que leiam, no final do volume, em Apêndice, o ensaio escrito por Fritz Leiber (e publicado em 1964 na revista Haunted) “O Sussurro Reconsiderado” excelente texto sobre a “Um Sussurro nas Trevas” e sobre Lovecraft.

E, agora que peguei o gosto por essas edições bacaninhas, fico aguardando que a Hedra nos dê mais Lovecraft; se possível: “Nas Montanhas da Loucura” e o onírico “A Procura de Kadath”.

(Publicado originalmente no blog "Meia Palavra")

Marselle Urman 22/03/2011

Uma das obras catalogadas como "ficção científica", não deixa de ter seu pezinho no sobrenatural, como sempre.

O enredo não apresenta surpresas, o leitor é "amaciado" pelo narrador e tudo é muito previsível. No entanto, nem a ingenuidade do narrador - que chega a ser irritante - tira os méritos dessa estória assustadora.

Algumas cenas são profundamente perturbadoras. Diversão garantida,. embora na minha opinião não seja uma das obras mais notáveis de Lovecraft.

Ceduardo 19/09/2010

Lovecraft é muito bom!
Amigos leitores, que estão procurando Lovecraft para ler. Façam uma busca no google e vão encontrar alguns sites que disponibilizam a maioria dos seus contos, gratuitamente, pois, já são de domínio público. Mas quem quizer prestigiar editoras,(não o autor) também pode comprar. E pode também pedir a algum amigo! Mas quem ainda não leu Lovecraft, NÃO DEIXE DE LER. Esse cara é o mestre! Digo por que alguém tão bom é IMORTAL. Possivelmente um dos mais antigos góticos da Literatura, uma mente sombria e criativa. Grande parte do que veio depois, se baseou em sua curtas histórias.

Betinho 16/08/2010

.....
CHTULLUUUUUUU!!!!!!!

Ramon 17/02/2010

Em minha opinião a melhor coleção de contos do Lovecraft lançada em língua portuguesa. A tradução, se não é perfeita, pelo menos é superior as da Iluminuras.

De Abreu 02/03/2009

Terror cosmico.
contos como "a cor q caiu do céu" "o chamado de cthulhu" me influenciaram ao escrever.