Louca Para Casar

Resenhas - Louca Para Casar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lilian Arcanjo 25/08/2023

Esperava mais
O livro é legal. Mas em se tratando da Sophie Kinsella, eu esperava muito mais. Faltou o humor que a a autora sempre coloca em seus livros. Não é ruim, mas é sem graça.

@vaisetratarleitora 12/07/2023

Bem mais ou menos
Esse é o meu primeiro (e último) livro da Sophie Kinsella publicado com o seu nome verdadeiro Madeleine Wickham. Pelo que percebi pela resenha dos outros livros desse tipo dela, eles são mais adultos, com cenas hot e etc, e como eu não curto muito isso, esse, que é mais leve, foi o único que eu coloquei na minha lista. Ele também é o que fecha minha lista de leitura dos livros individuais da Sophie (ainda vou ler os Delírios de Consumo de Becky Bloom) e agora posso dizer que li todos.

Realmente dá pra perceber uma grande diferença entre esse livro e os que ela publica com o pseudônimo de Sophie Kinsella. Esse livro aborda temas mais sérios e é nítido que a vibe dele não é a mesma dos outros.

Tirando isso, temos aqui mais uma das protagonistas ruins da Sophie. Sinceramente, que mulher chata. Diz que ama perdidamente o noivo, mas não mexeu uma palha durante todo o noivado pra cancelar o casamento anterior, não mostra pra ele sua real personalidade e parece que todos os papos dela com a mãe sobre o cara só envolvem o dinheiro dele. Eu passei boa parte do livro achando que ela não gostava dele de verdade e que eles iriam terminar e ela ficaria com outra pessoa. Só depois de muito tempo foi que eu me toquei de que não, ela realmente amava ele, só não parecia mesmo. Basicamente, todos os outros personagens do livro são mais legais e interessantes do que ela.

O noivo dela também passou um pouco mais longe de ser o mocinho adorável que normalmente a Sophie escreve. Ele tinha sérios problemas com o pai (e consigo mesmo) e gostei do desenvolvimento dele ao longo da história, embora, assim como o desenvolvimento da protagonista, tenha sido uma mudança do dia pra noite.

A mãe dela também era bem chata e irritante. O tipo da pessoa pobre que quer parecer rica e sofisticada e só passa vergonha. Mas adorei o desenvolvimento dela e amei o chacoalho que ela levou com toda a situação. Foi mais do que merecido. Mas também, assim como os outros, a mudança dela foi do dia pra noite.

Fora isso, os outros personagens foram bem trabalhados e gostei do desenvolvimento. Queria ler um livro só da irmã da protagonista, ela parece ser uma ótima personagem que renderia um livro mil vezes melhor do que esse.

Gostei também do desenvolvimento do personagem do passado da protagonista, acho que ele finalmente conseguiu se entender e se aceitar e só queria ter visto mais da vida dele no futuro. As partes dele foram as mais emocionantes e me fizeram chorar demais.

Enfim, recomendo a leitura se você quer conhecer esse outro lado da Sophie. De forma geral, foi uma boa leitura, mas eu esperava mais.

Carol.Ramone 15/03/2023

Demorei horrores pra terminar. Achei tudo chato. Só contrário de outros livros da autora esse não conseguiu tirar nem um sorriso meu.

Fernanda631 29/12/2022

Louca Para Casar
Louca Para Casar foi escrito por Madeleine Wickham nome verdadeiro de Sophie Kinsella e foi publicado em 2000.
Tendo sido esse meu primeiro contato com uma obra da autora assinada por seu nome verdadeiro, eu não imaginava em que ela poderia se diferenciar tanto das assinadas pelo pseudônimo que a fez famosa, e agora sei que as diferenças são nítidas.
No livro Louca para Casar, Milly Havill está prestes a ter o seu casamento dos sonhos com o homem da sua vida, mas tudo está por se perder quando o fotógrafo a reconhece de outro casamento que Milly participou: o dela mesma, com um homem gay que queria continuar morando no país para ficar com o seu amado, de quem ela nunca se divorciou.
Em seus 18 anos, Milly se aventurou num curso profissionalizante em outra cidade, e lá conheceu seu futuro marido, Allan, um professor americano. Mas não era um casamento comum ou real. Eles casaram para que Allan pudesse ficar no país e ficar com Rupert, sua grande paixão. Após voltar pra casa, Milly nunca mais os viu.
Milly nunca tinha contado para ninguém sobre isso e também nem pensou que ela poderia cometer o crime de bigamia se ela fosse em frente com o seu casamento sem antes se divorciar. Uma personagem bem bobinha.
Ao passar 10 anos, Milly está para subir o altar com Simon. Aquele casamento da juventude meio que foi esquecido, abandonado e apagado. Era o que Milly achava, sem se ligar dos trâmites legais e que poderia estar cometendo bigamia.
O destino (in)felizmente traz alguém do passado para recobrar a consciência da protagonista e tratar a situação – antes que alguém descubra.
Milly Havill é uma personagem fútil e complicada que vive mentindo para agradar seu noivo, o idealista Simon, filho do milionário empresário Harry Pinnacle. Vivendo um padrão duplo para conquistar o amor e a estabilidade que sempre sonhou, ela acaba varrendo para debaixo do tapete um grande segredo do seu passado.
A trama se inicia com um flashback de dez anos na vida de Milly em Londres, quando então estudava para se tornar uma secretária. É nessa época que ela conhece Allan e Rupert, dois lindos jovens que logo fazem amizade com ela. Anos depois, ela questiona se algum dia eles realmente foram amigos ou apenas queriam se aproveitar da ingenuidade dela.
Olivia, a mãe da noiva, nos causa pena com sua patética agitação, dedicando suas energias a um casamento que nem é seu, ela representa muito bem o embate entre frustração e expectativa que muitas mulheres de meia idade sentem com o rumo de suas vidas. James, seu marido, está cansado da rotina de aparências que mantém com Olivia, mas ela parece não enxergar o mundo além de seu caderninho de tarefas para o grande dia da filha bobinha.
A chegada de Alexander, o fotógrafo que vai registrar o matrimônio – e que, por um acaso, tem um registro do primeiro casamento da nossa protagonista – coloca o mundo de Milly de pernas para o ar. Temendo que ele revele seu passado para Simon, ela pede ajuda para sua madrinha, a excêntrica Esme, e sua irmã, a centrada Isobel, que também vem guardando um segredo que irá abalar as estruturas de sua família.
A premissa toda do livro se baseia no medo da protagonista de contar para a família e amigos que ela se casou com um estranho para que ele pudesse ficar no país. E por causa desse medo ela estaria disposta a cometer o crime de bigamia, não sei exatamente como ela achou que pudesse esconder isso quando o cartório fosse registrar o seu segundo casamento, pois existe pesquisa entre cartórios ou nos Estados Unidos não?
O livro tem seus momentos legais, alguns capítulos são protagonizados pelo homem com quem Milly se casou, que nos dias atuais, decidiu que ser gay era pecado e foi tentar viver uma vida de hétero e tudo desmorona quando Milly aparece pedindo o divórcio.
Esse livro trata de assuntos muito interessantes, é uma pena que a narrativa é um tanto enrolada, tornando o livro meio cansativo de se ler.
Louca para Casar não é exatamente um romance, ele tem seus momentos fofos, mas ele trata mais de superação de medos, traumas e de se aceitar e não se importar com que os outros pensam.
A começar, a narrativa se dá em terceira pessoa, e não em primeira como em seus mais conhecidos chick-lits. Acredito que tenha sido essa a causa para meu estranhamento, porque, por consequência, diversos outros aspectos da história foram afetados. Não me entendam mal: sua escrita continua fluida e gostosa de ser lida, em momento algum se fez monótona ou cansativa. Narrado na terceira pessoa, a trama é sólida e bem desenvolvida, seguindo um ritmo ligeiro e agradável como diferente do costume de seu gênero.
Contudo, foi inegável meu afastamento com a protagonista. Normalmente, são as protagonistas de Kinsella que fazem de seus livros brilhantes aos meus olhos: suas maneiras únicas de pensar e agir fazem do humor da autora perfeito para meu gosto, além de causarem um enorme grau de envolvimento por ser possível compreender as personagens mesmo quando suas decisões são as piores possíveis.
Já em Louca Para Casar, durante a maior parte da história, só o que consegui sentir por Milly, a protagonista, foi irritação por conta da maneira de como ela lida com seu problema. Simon, seu futuro marido, também não contribuiu para que eu me afeiçoasse a ele e ao romance de ambos. Diria, aliás, que as únicas personagens que me agradaram desde o início foram Isobel, irmã de Milly, e Harry, pai de Simon. Além disso, o humor da história é extremamente suave e em momento algum chegou a me causar verdadeiras risadas, principalmente porque somos privados da voz interior de Milly.
Por outro lado, o fato da narrativa ser em terceira pessoa possibilita ao leitor que outros aspectos do enredo, inclusive outras tramas, sejam também acompanhados, tirando o foco de Milly em alguns pontos. Como não foi a trama central a que me conquistou, achei isso positivo, porque foram as paralelas as que, de fato, fizeram com que eu me envolvesse com o enredo, chegando a, inclusive, me sentir emocionada em alguns momentos.
Assim, um livro que começou, sinceramente, me deixando sem entender como poderia ter sido escrito por uma autora querida, já que não estava conseguindo me envolver ou verdadeiramente me divertir, melhorou consideravelmente durante seu decorrer por conta do desenvolvimento de suas tramas paralelas.
Mas o que mais impressiona é como Madeleine (Kinsella) retrata a vulnerabilidade de seus personagens e como se utiliza de uma situação para despertar a todos de suas realidades. Nesse sentido, sua voz narrativa funciona quase como um microscópio emocional que nos conduz perfeitamente às emoções e papeis de cada um na história. E assim se pauta o status, a instituição do casamento, as insatisfações pessoais, problemas familiares, preconceitos, as maneiras para agradar pessoas e as maneiras de ser feliz.
Ainda que “Louca para Casar” tenha seus momentos divertidos, é sempre curioso comparar o humor vertiginoso do pseudônimo Sophie Kinsella com a escrita mais contida da autora Madeleine Wickham, uma ação que revela pleno domínio sobre a sua escrita. Não diria que esta é uma obra dramática, ainda que a trama de Rupert atravesse pontos bastante delicados e emotivos Aos que procuram um bom entretenimento, recomendo a leitura.
Gabizinha21 30/12/2022minha estante
Caramba um tcc

The OC 14/11/2022

Esse livro tem uma história bem interessante e original, eu acredito que ele deveria ter mais páginas e ser mais bem explorado, porém, ele é um livro engraçado, original e bem escrito! Os personagens são bem interessantes! Recomendo, é um livro bom

jbueno2023 04/09/2022

Louca para casar
Uma história bem divertida, leve e fluída vale a pena ler. Gostei bastante e recomendo a leitura para quem é fã da autora.

Karine.Goncalves 19/05/2022

Sessão da tarde
Os livros de Sophie são uma delícia? sempre que leio lembro da famosa sessão da tarde! Leve, divertido? bom para passar o tempo!

Luanna.Maba 11/04/2022

Que bom que insisti
No início do livro eu quis abandonar ele. Milly mostrava algo que não era apenas pra agradar e isso estava me irritando. Demorei um pouco pra engatar nele de vez mas agora digo que é uma história muito legal. Tem algumas reviravoltas muito boas. Terminei ele com uma sensação de que valeu a pena.
Todos os personagens tem algum segredo e este livro mostra que uma hora vamos troque encarar a realidade.
Recomendo.
Vic Wonder 11/04/2022minha estante
????

Livro açucarado 01/01/2022

Leitura concluída ??
Louca pra casar - Madeleine Wickham 4/5?

"Não desista de algo que pode ser maravilhoso só porque está assustado."

????Milly está noiva de Simon e falta somente 3 dias para o grande dia, quando chega um fotógrafo para fazer o ensaio dela e ele a reconhece de 10 anos atrás, é isso trás de volta todo o seu passado,

?Quando Milly tinha 18 anos se casou por impulso com um imigrante ilegal, para que ele pudesse ficar no país junto do seu companheiro, na época ela não pensava que isso iria atrapalhar a vida dela, até agora,

????Milly conseguiu guardar esse segredo por 10 anos, será que vai continuar guardando ou esse segredo vai vir a tona perto do seu casamento dos sonhos?

?Eu particularmente amo a escrita da Sophie Kinsella mas quando ela escreve como Madeleine Wickham é um pouco mais sério, tem mais aquele drama familiar e não tem aquela pitada de humor que estamos acostumados, além de ser um pouco mais arrastado pra ler,

????Mas no geral história é ótima, super indico pra quem ama um drama familiar esse é o livro certo.

"As pessoas felizes não buscam o passado a procura de respostas."

Thali 17/08/2021

Sou suspeita pq amo a escrita da autora, mas a história foi bem interessante e eu torci muito pela irmã da noiva.

Nana 05/04/2021

Como diz o título..
Milly é muito doida. Legal ver as histórias de todos os protagonistas acontecendo em peralelo e não somente a personagem principal. Me diverti muito com esse livro

rayssagurjao 25/02/2021

Loucura
A história do livro gira em torno de Milly que está prestes a se casar, mas que já é casada há 10 anos, porém ninguém sabe, nem sua família e nem seu noivo, assim a trama gira em torno dessa mentira e da descoberta dela, mas também entrelaça outros relacionamentos e sentimentos dos diversos personagens. É bom, mas não muito instigante.

Maria 15/02/2021

Quando você lê a sinopse e o título deste livro, você pensa logo de cara que é uma história engraçada e leve, mas quando o lê, percebe que foi você ?enganado?.

A escrita de Sophia é fluida e cativante, nem mais e nem menos.A autora mostrou os pensamentos de cada personagem principal da história, algo que é difícil ver em um livro.Os personagens são cativantes, tão bem criados que vimos o que irá acontecer com seus defeitos e medos.

Por ser um livro Chick-lit imaginei ser um enredo leve, mas a Sophia propôs um forma de demonstrar assuntos polêmicos e cotidianos em jeito incrivelmente surpreendente.

A história e a sinopse se ligam, fazem sentido!
Não tem aquele ar de mistério,é só mais um enredo muito bom e muito bem executado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5