A árvore envenenada

A árvore envenenada Erin Kelly

Resenhas - A Árvore Envenenada

morganuoos 12/04/2022

MANO QUE LIVRO INCRIVEL, sério o livro te prende do início ao fim mano, o plot é de explodir a cabeça, tô até agora tentando entender ele, juro absurdamente bom!!!

José Carlos 21/07/2020

Apenas bom!
Na capa: ?Um livro que gostaria de ter escrito - Stephen King?! Sério SK??? Karen, a garota certinha, que se perde pelas más influências dos irmãos Biba e Rex, e a história enrola 300 páginas, para ter um pouco de ação nos momentos finais! Quase abandonei! Não é um livro ruim! Talvez a frase do Stephen King na capa tenha gerado uma expectativa muito grande da minha parte!
Solange 24/07/2020minha estante
Estou quase abandonando.....

Brenda 25/12/2013

Incrível e eletrizante
Resenha originalmente publicada em: http://cataventodeideias.com/

É o ano de 1997. A talentosa aluna de línguas, Karen, tem uma vida que soa confortável aos ouvidos de qualquer um. Um apartamento dividido entre três amigas, um namorado satisfatório, e chances concretas de obter mestrado em importantes universidades. Tudo era mais do que suficiente para ela também. Até o breve fim do seu relacionamento, e ela conhecer os Capel.

O encontro com Biba Capel foi casual, mas num instante fugaz a aspirante a atriz órfã encantou nossa jovem protagonista com sua vida regada ao exótico e personalidade fascinante. Frequentando a mansão dos Capel, Karen conhece Rex, o irmão de Biba que aparece como ponto de equilíbrio na zona formada no local. Daqui para frente, muitas festas, excessos, bebedeira e drogas permearão a estação de Karen. Todo mundo tem um grande verão, mas para dois frequentadores daquela mansão, aquele seria o último.

Há uma estrutura de enredo que tem inclinação a me agradar. Ela se dá quando a história segue em dois fluxos diferentes. A Árvore Envenenada acontece exatamente nesse padrão. Enquanto somos apresentados aos funestos acontecimentos na vida de Karen em 1997, simultaneamente 10 anos mais tarde observamos sua (complicada) vida ao lado da filha Alice, partindo do momento em que Rex consegue sua condicional e vai morar com elas. É assim que mais uma vez posso utilizar-me da palavra extasiante para descrever uma história.

Inevitavelmente atraente, o thriller psicológico de Erin vai seduzindo o leitor capítulo a capítulo. Os artifícios são múltiplos: a atmosfera duvidosa, as frases de sentido ambíguo, a transferência de décadas ocorrendo no auge das circunstâncias, ou ainda as pequenas antecipações em frases sobre momentos que ainda não são de conhecimento do leitor. Tão logo o discreto se transforma em eletrizante e as pausas tornam-se inviáveis.

Os Capel, sobretudo Biba, são motivo de encantamento e magnetismo sobre Karen. Foi aberto um mundo de possibilidades variadas a ela, experiências que nada tem a ver com a monotonia de sua antiga vida. Biba transmite sensações novas, vividez, incuti-lhe deslumbre. Karen sente-se maravilhada e especial com a amizade rapidamente formada entre elas.

O trunfo da história, porém, não se encontra no clímax, e sim nos momentos e descobertas subsequentes a ele. Eu havia depositado expectativas altas sobre o fim do verão e qual não foi meu espanto ao ser surpreendida na verdade pelas consequências que ele originou. Logo quando imaginei ter me enganado com a qualidade da história, a autora bolou um fechamento exímio para seu livro. As cenas finais são literalmente perturbadoras.

Uma trama perfeitamente calibrada, um livro de estreia estarrecedor. Erin Kelly demonstra talento indiscutível de condução de enredo. Ela mescla personagens sedutores com uma atmosfera igualmente envolvente. E o resultado foi um suspense de repercussões muito maiores que o simples fechar do livro. Terminei a leitura em estado de euforia.

Mais resenhas? http://cataventodeideias.com/
Anônimo 17/11/2013minha estante
Resenha boa é aquela que nos dá vontade de ler o livro. Encontrei-o ontem na Nobel e a sinopse me deixou interessado. Mas sua resenha me decidiu a comprá-lo.

Lara Beatriz 20/12/2013minha estante
exatamente, fiquei muito interessada em ler esse livro após ler sua resenha.

Walter.Campos 21/09/2018minha estante
Ainda estou nas páginas 80, Brenda, mas já sinto que vc foi extremamente indulgente com o livro. Seu jeito de ser, provavelmente, mas prefiro comentários mais pés no chão. Os livros estão caros não dá para ficar gastando sem selecionar. Pelos comentários, vi que fizeram entender que o livro seria um suspense.....mas é um romance. Nada contra romances, aliás. Mas é preciso saber aquilo que vc está escolhendo....abraços e obrigado.....

Cintia (@jeitolivrodeser) 19/04/2019

Esperava mais...
A Árvore Envenenada tem uma chamada bem interessante que promete um grande suspense. Mas confesso que, pra mim, a leitura foi decepcionante.

O livro tem um desenvolvimento lento e trechos arrastados com muitas descrições de cenários. A protagonista não me cativou, pelo contrário, é uma personagem sem personalidade, totalmente influenciável e tão deslumbrada com aquele novo mundo rebelde que, para agradar a nova "amiga", não demonstra ter qualquer entendimento da real situação que a cerca.

Sobre o crime... A expectativa de saber quem são as duas pessoas mortas anunciada na capa do livro é frustrante, pois todo o enredo leva a esse momento, mas, em pouquíssimas páginas e sem emoção nenhuma, temos uma resolução totalmente sem graça.

Por fim, tudo fica interessante depois do suposto clímax da história, já no final, com os momentos e revelações subsequentes a ele. E sim, alguns pontos no desfecho me surpreenderam e eu gostaria muito que a autora tivesse feito no livro todo o que fez nos últimos 20% dele.

Enfim, quem espera um thriller eletrizante, não vai encontrar neste livro, apesar da propaganda do Stephen King na capa. E para quem quer um suspense bem leve com um toque de romance e drama, mas sem muitas surpresas, é uma boa indicação.

Ogro 30/10/2015

Ignorem a frase do Stephen KIng na capa...
Quando li a frase do Stephen King na capa e, ainda, os elogios na capa traseira, comprei o livro imaginando alguma coisa de grande suspense, terror, aquele enredo de fazer até um ogro roer as unhas...qual o quê.

A estória é contada do ponto de vista de Karen e é desenrolada retroativamente ,começando com ela buscando Rex ao sair da cadeia com a filha, Alice, que falam a respeito de uma certa Biba, com a protagonista. mencionando um segredo hor-rí-vel que a atormenta.

[nota do resenhista]
Não, não é um triangulo gay. Apesar de que ,pelos nomes, daria para pensar que é a dramatização de algum desenho animado : Carol e Alice no reino de Rex e Biba. Biba é o apelido da irmã do Rex, aliás.
[/nota]

Parece um enredo típico de livros de suspense , o que fez-me investir a leitura nele. Grande engano: o livro é o típico romance (aparece a palavra bem minuscula abaixo do nome da autora na capa, ) , embalado em papel de suspense , de descoberta adolescente de paixão - aquele típico livro que uma garota, sentindo-se desajustada, envolve-se com pessoas e situações que a farão sentir-se "viva". Um dos trechos , na página 80, dá bem o tom do livro:

"Apenas anos depois percebi que não se tratava de sexo. Era afeto e confusão, a emoção da aceitação mútua por fim. Era um desejo de comunicar algo que eu não podia expressar em nenhuma língua. Mas como eu poderia saber? Não sabia nada sobre desejo"

Detalhe, o trecho é narrado por Karen, referindo-se à Biba, a super-incrível-tchap-tchura-nova amiga dela. Imaginei, quando li isso, que ela ia seguir o estilo Clive Barker da coisa (lembrem-se Stephen King disse que queria ter escrito o livro) e ia rolar alguma coisa do tipo perversões com galhos (daí explicaria o título Arvore Envenenada ).

Mas não...de 330 páginas , 320 são um desenrolar lento como uma Asâna , explicitando toda a situação que levou à cena um, com todos os ingredientes de um romance de adolescente: o belo e fraco amado, a manipuladora, a ruptura, os personagens exóticos, a mudança de foco nas amizades, o abandono de uma vida estável pela fascinação da vida louca, um bebê que precisa de muito amor e fraldas trocadas......cara....eu caí num texto da série Arlequim fantasiado de livro de suspense.

A conclusão é medianamente cartática e incrivelmente pudica - 300 e poucas páginas de expectativa para , em 4 páginas , "resolver tudo" - foi como ler dezenas de resenhas a respeito de um bolo e quando você finalmente tem o tal quitute à sua frente, ele é do tamanho de 4 garfadas (gordos entenderão o real drama disso, já magros pensarão que gordos só pensam em comida, o que não deixa de ser verdade)

Enfim, se seu estilo de leitura preferencia enredos sobre traição, amores perdidos angústia por amores mal correspondidos esse livro é para você: Karen é o arquétipo daquela amiga que todos tivemos , e algumas são, que vai de encontro a todo tipo de problemas com relacionamentos, mesmo quando avisamos - quando ela finalmente demonstrou ter alguma espinha, bem tardiamente, até surpreendi-me.

Pro futuro lerei as letras minúsculas e não os depoimentos destacados...
Marianna 13/07/2017minha estante
Mas King é um autor que segue (sempre seguiu, acho eu), um thriller-ficção, mas sem muito suspense e drama. A parada dele é mais Thriller ficção e não Thriller suspense. Além dele ter dado uma opinião sobre o livro *é o que os autores fazem: darem opiniões nos livros dos seus colegas*

Por exemplo, ele fez uma pequena frase sobre o livro da Lisa Jackson (uma ótima autora, tô indicando de cara, tá?) e simplesmente não segui esse pensamento:''Deve ser parecido com o Stephen ou igual...'' Não, não pensei! Até porque não sou fã dos livros dele (se eu for ler, algum dia, vou ler o IT. Só!) O que eu segui foi simplesmente a sinopse, pense em duas vezes antes de levar e paguei. Acredite, eu li quase em uma semana. :)

Tente ler a sinopse e ver se realmente quer levar. ^^

marta.toyoda 09/01/2018minha estante
undefined

Isabel.Vilela 29/03/2018minha estante
Horrível esse livro

Walter.Campos 21/09/2018minha estante
Estou nas páginas 80 e concordo como que disse. Pode se revelar um bom livro, no final, mas se fosse eletrizante, mesmo, eu teria terminado no segundo dia....

Cintia (@jeitolivrodeser) 19/04/2019minha estante
Descreveu tudo que sentir ao ler esse livro. Foi pura decepção!

Jaíne 09/06/2020

Não foi bem o que eu esperava...
O misto da capa (com uma casa sinistra caindo aos pedaços), mais o título "A Árvore Envenenada", mais o comentário do próprio mestre do terror, Stephen King, dizendo que este era um livro que ele gostaria de ter escrito, me enganaram direitinho.
Com essa mistura de elementos, imaginei que se tratasse de um belo terror, digno de noites em claro, mas me deparei com um suspense comum, sem nada de sobrenatural, nada de aterrorizante, nada de memorável.
Ah, e é um suspense BEM romantizado, diga-se de passagem.

A personagem principal, Karen, é bem sem sal, nem pimenta e com zero personalidade. Chega a ser forçado as atitudes dela ao longo do livro, bem como as situações que acontecem ao longo da história.
Só para citar um exemplo: nenhum pouco plausível o arrebatamento insano dela por Biba.

E ah, a história toda gira em torno de duas mortes, como a capa já avisa. Nisso a autora realmente surpreende, pois as pessoas que são mortas (bem como o motivo pelo qual elas acabam mortas), são bem inesperados, ah, e não é um inesperado bom. É um inesperado decepcionante também.
Você lê e fica "ué, então são essas as pessoas que morreriam ao final desse fatídico verão? E dessa forma? É sério isso?"

Para quem gosta de suspense repleto de romance, provavelmente será uma boa leitura.
Para quem vai ler achando que será um terror de arrepiar os cabelos, vai se decepcionar.

Eu criei muitas expectativas em relação a leitura e acabei decepcionada. Não é 100% ruim, afinal, ainda conseguiu ganhar 3 estrelas, mas não chega nem perto do que eu imaginava que seria.

E você, já leu?

Michele Nunes 18/07/2020

Sensação que perdi meu tempo
Um livro com muitas delongas, uma história que não flui, cheguei até a página 215 com a sensação de que nada estava acontecendo, não consegui me conectar com nenhuma das personagens. O plot twist é ótimoo, realmente surpreende mas isso é só lá pela página 305 (faltando umas 30 páginas pro livro acabar). Apesar de um ótimo plot twist não achei que valeu a leitura do livro não.

Linesable 02/09/2023

Confesso q comprei esse livro pela capa e porque estava barato... mas fui surpreendida positivamente pela historia envolvente... pqp q livro bom!

rschl 27/05/2023

Se Stephen King disse q gostaria de ter escrito, é pq é bom
"Tenho a força de uma mulher que tem tudo a perder".

No auge do verão de 1996, Karen, uma das melhores alunas da Universidade de Queen Charlotte, conhece Biba, uma garota excêntrica, jovem, aspirante a atriz, que leva a vida como uma grande festa.
Karen prova um pouco do jeito descompromissado de Biba e vai deixando seu estilo de vida para trás. Nesse mundo novo, vivo, impulsiv0, com dr0gas e amigos nada convencionais, Karen se envolve cada vez mais com Biba e sua família. Até que essa viagem tem um fim trágico.

Um thriller psicológico muito bem escrito e construído, "A Árvore Envenenada" foi um livro de grata surpresa. Uma obra densa, repleta de personagens ambíguos, que você começa amando, depois od1ando, depois amando de novo e assim vai.

A escrita é feita entre passado e presente pela ótica da personagem Karen e a história se monta em uma curiosidade sem fim. Quando você acha que desvendou todo o mistério do que ocorreu naquele verão, você vê que foi enganada na leitura.

Em alguns momentos eu achei a história levemente repetitiva, mas passei pano para a autora, pois foi o primeiro romance publicado por ela.

Fiquei sem fôlego com o final, porque você vê transformações dos personagens e percebe como o livro foi se aprofundando com o passar das páginas. Precisei reler o último capítulo, porque o queixo ficou lá no chão.

Maiara.Nannini 31/10/2023

Só o final salva
Achei muito chato de ler, me irritou muito, fez muito mistério pra eu ficar com mais raiva ainda.
Demorei demais pra terminar o livro, fui pegando outros
Resumindo sem spoilers:
A Biba é uma narcisista mimada
Não tive empatia pela Karen
Mas o final eu gostei muito , por isso dei 3 estrelas e não menos

Dejair.Campos 25/02/2021

Um ótimo suspense, um livro que prende a atenção do início ao fim, com uma leitura agradável rápida mas muito fascinante a uma grande reviravolta com a personagem principal que deixa de queixo caído!!!

Eduardo.Alves 16/12/2022

Blé
O começo eh ruim, o meio eh mais ou menos, o ?pré final? fica muito bom te dando uma expectativa de ?agora vai? e aí o final decepciona por ser óbvio demais (:

mafe 08/06/2023

Frustrante
A leitura foi para mim exatamente como a avaliei, razoável. Não irei dizer que é ruim, poderia ser bem pior.
Na verdade, gostei bastante do livro com o desenrolar dos acontecimentos, lá para a metade do mesmo estava completamente imersa na história, mas quanto mais perto do final chegava, mais frustrante a leitura se tornava, eu sentia dor de tanta raiva. Raiva de TODOS os personagens e TODAS as suas decisões a partir de certo ponto.