Simplesmente Ana Marina Carvalho

Resenhas - Simplesmente Ana

Annalisa 26/09/2021

Simplesmente Ana

É praticamente impossível ler Simplesmente Ana sem fazer associações com O Diário da Princesa, até a própria Ana faz essa analogia dentro da sua história.

Temos aqui novamente a história da até então desconhecida adolescente que cresceu sem pai, e de uma hora para outra ela reencontra esse pai, descobre que ele é rei de um país distante e minúsculo e de quebra ainda ela é a única herdeira. Para completar o enredo temos o enteado do pai que inicialmente possui um personalidade duvidosa, criando um cenário de "disputa" entre eles, porém nada mais é do que o nosso querido enemies to lovers...

Misturando um pouco de comédia e romance, a história é bem simples, calma e linear. Não temos grandes surpresas ou revelações durante a leitura, a grande vilã da história nem faz jus a esse papel, bem desinteressante.

Acompanhamos o dia a dia da rotina da Ana em seu novo país, porém com muito drama adolescente para uma mulher de 21 anos, em boa parte da história suas atitudes e pensamentos são de 12 a 14 anos, deixando a história um pouco "infantilizada". Sinceramente nada realmente acontece, não temos nenhum vislumbre da cultura e costumes do país, Ana não sente dificuldade nenhuma em se socializar, foi bem fácil e simples para ela mudar de país, rotina e família. Magicamente todo mundo fala inglês, já que é a única escapatória da história para conseguirem se comunicar.

É um livro de uma sentada só para curtir um fim de semana, bem levinho e descontraído, recomendo mesmo para passar o tempo em um romance bem docinho e vislumbrar um pouco da escrita nacional.

Tiveram duas coisas que me incomodaram um pouco: primeiro, a insistência da escrita nacional em não escrever histórias que se passem no Brasil, parece que sempre querem "elevar" a cultura estrangeira em prol da nacional. Custava nada a história realmente se passar no Brasil. Estou um pouco cansada de buscar livros nacionais e eles sempre darem um jeito de todo o enredo se passar fora, sempre vangloriando a cultura de outros países.
E segundo, sei que o livro é de 2013 ou até um pouco antes, mas uma mulher de 21 anos anos, estar escrevendo no computador e utilizando gírias como "naum", é uma tristeza só ein haha

Ana Cristina 26/09/2021

Releitura
Eu li esse livro ainda na escola, por influência de colegas e de uma professora. Inicialmente eu peguei ele só porque a protagonista tem o medo nome que eu, e eu amo ler protagonistas de nome igual ao que eu tenho. Depois, li a sinopse e me interessei ainda mais por ser do tipo que eu gosto. No final, fiquei muito feliz por que esse livro é nacional. Relendo ele agora, eu lembrei de momentos e coisas que eu conheci por causa dele: eu fui ouvir Bon Jovi por causa das citações no livro, fui assistir Cartas para Julieta porque foi muito citado e esse filme se tornou meu filme de romance preferido. Agora, tendo lido mais coisas da autora e já sabendo o final dessa trilogia, fico muito feliz, porque ele é bem do jeitinho que eu guardava na memória e vou continuar gravando. Por todas as memórias, influências e enredo, esse livro continua nos meus favoritos especiais do fundo do coração e não sei se algum dia vai sair dessa sua ocupação.

Carol Rezende 14/09/2021

Eu amei!!!
Romance clichê parecido com enemies to lovers e nacional. Não tem como ser ruim!! eu amei muito! o alex?-???

Fernanda 03/08/2021

Resenha
Quando comecei a ler esse livro não tinha altas expectativas, porém quando comecei a ler...fiquei tão apaixonada que não queria parar mais de ler. O primeiro capítulo li no intervalo do almoço do trabalho, o restante li numa "sentada" que me levou até 3 horas da madrugada (começando a ler 8 e pouco da noite).

O livro é de contos de fadas sim mas moderno, nos dias atuais. E sim, eu confesso: adoro um conto de fadas mesmo já ter passado da adolescente há tempos, mas também quem disse que é preciso ter idade para ler esses livros né? Um pouco de romance e histórias doces faz bem para a vida da gente...

Mas vamos ao livro. A história toda se passa no Brasil e no país do pai da Ana, confesso que amei esse toque bem brasileiro na história, estado brasileiro, costumes brasileiros citados numa história encantadora. A personagem Ana é jovem mas não é nenhuma adolescente, ela já esta na faculdade, tem opiniões próprias e sabe muito bem o que quer. Claro que na história ele viverá conflitos e dúvidas mas quem não tem diante de uma situação totalmente nova na vida? Aliás, a vida de Ana muda muito mesmo...um dia ela esta vivendo uma rotina, morando com a mãe, sem saber quem é o pai, fazendo sua faculdade de Direito e de repente: plimmm seu pai aparece, histórias sobre quem mentiu o que e o que aconteceu de verdade no passado são reveladas. Até ai, surpresas de monte, mas agora Ana tem uma decisão a tomar: continuar sua vida na mesma rotina que tinha antes ou procurar conhecer o país onde seu pai mora e que detalhe: ele é o rei...?

Pela sinopse pode-se perceber que ela escolhe dar uma chance a família de seu pai mas para isso foi preciso muitos conselhos das pessoas que ela ama aqui no Brasil. No novo país ela encontra pessoas maravilhosas mas também pessoas que querem que ela suma, ela vai se envolver com algumas pessoas, ter aventuras que para uma princesa não seria aconselhável, será vítima da própria opinião formulada erroneamente (não dando chances para refletir mais sobre ela), ela viverá com o coração partido entre tantas pessoas maravilhosas e no fim, muito mais mudanças mas agora em cima de decisões tomadas com o coração.

A história é simples mas cheia de amor, de carinho, de conflitos, de esperança, de valorização do que é realmente importante nas pessoas. Este livro entrou para minha lista de favoritos! Amei tanto esse livro que minha vontade era entrar na história, era fazer parte da vida da Ana, do reino do Andrej, minha vontade era viver ao lado de pessoas tão queridas. Não quero colocar esse livro na estante não, hehehe, quero deixá-lo ao meu lado para sempre eu ler um pedacinho.

Mais do que recomendado!!!

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/03/resenha-simplesmente-ana.html

Ana 21/07/2021

Faz muito tempo que li, mas lembro que foi uma leitura surpreendente, tirou todo o meu receio sobre livros nacionais e abriu portas pra mais leituras parecidas que também amei.

Bufalari 11/07/2021

Simplesmente Ana
Incrível! Amei a história desde o início, prende o leitor desde a primeira página (tanto que devorei o livro em menos de 24h) não é nada como eu esperava sobre princesas e palácio, é muito interessante e não vejo a hora de ler o segundo livro!

Viik 10/07/2021

Romântico demais
Que livro mais precioso, mas fofo, estava precisando ler um livro nesse estilo de novo. Amo livro românticos clichês.

Ana é uma personagem simplesmente incrível, autêntica e verdadeira. Alex é sexy e muito misterioso além de ser um verdadeiro cavaleiro. O relacionamento entre Alex e Ana me conquistou já no começo do livro.

A história foi muito bem construída e muito bem feita. Tão simples que me marcou para sempre. Já quero ler de novo. E já pretendo dar início ao segundo em breve.

Bia 16/04/2021

Troco
Livro muito bom, ficção brasileira.
Quero me desapegar dele, porque não fez muito meu estilo.

Sofis 23/03/2021

O clássico casal gato e rato que eu particularmente adoro e não me canso. Livro bobinho, otimo para passar o tempo, a escrita é leve e te prende!

Vanessa.Vicent 14/03/2021

Uma pegada de "O diário da Princesa", adorei o livro, achei leve e fofo. Amei o Alex ele me conquistou de cara a Ana achei meio doida. Mas a história vale a pena.

Le Franzin|@le_franzin 22/02/2021

Era uma vez
Acabei agora, então ão sei se vou conseguir escrever um resenha descente, mas vamos lá.
Minha amiga já havia me contado a premissa de livro há alguns anos e, por ser uma premissa muito parecida com o diário da princesa, pensei que já tinha lido. Mas, contastei que não havia feito assim que comecei a ler.
Apesar de eu ter achado a premissa parecida demais com o livro da Meg Cabot, a escrita é bem única, flúida e divertida. A Ana é uma personagem super engraçada e incrível. O Alex nem se fala então, perfeito. A história ainda segue aquela linha de amor e ódio, que é o meu tipo de clichê favorito.
Vale bastante a pena ler!!!!

Cristiane.Rocumback 24/01/2021

Leitura fluída, romance leve e fofo.
A mineira Ana recebe de supetão a mensagem que muda sua vida através do facebook "Desculpe, mas acho que sou seu pai."

Ela viaja então, para o país de seu pai para conhecer suas raízes. Se apaixona pelo lugar, pessoas, amizades maravilhosas surgem em sua vida e o insuportável Alex também.

Alex é o mocinho fofo, educado e conquistador(de modo geral).

Ana e Alex, combinação perfeita, mas até chegar nesse ponto muita água vai correr!

Só digo: leiam!

Embora a personagem Ana seja uma moleca é divertida.

beatrizdubiella 06/01/2021

Esse livro é lindo e engraçadíssimo. Adorei a história! Já li três vezes. Minha adolescência foi melhor com a Ana!