Simplesmente Ana

Simplesmente Ana Marina Carvalho

Resenhas - Simplesmente Ana

Line 27/06/2013

Resenha: Simplesmente Ana por Marina Carvalho
Você começa a ler um livro muito aguardado mas morrendo de medo dele ser ruim. Sensação familiar? Pois é, foi exatamente assim quando eu peguei "Simplesmente Ana" para ler. Afinal, sua história era muito parecida com o grande clássico "O Diário da Princesa" e eu não queria ficar com raiva por isso.
Posso dizer que sua leitura foi uma surpresa boa. A história, a princípio, se parece muito com o sucesso de Meg Cabot, mas não se limita a uma cópia. A protagonista é bem autêntica e um pouco mais velha que a Mia (do Diário da Princesa) o que dá à história um outro ar.

Um ponto positivo do livro: A protagonista (Ana) é mineirinha de Belo Horizonte (sz) e eu adoraaava quando ela comentava alguma coisa daqui além de que ela tinha um jeitinho bem familiar de falar, o que me fez dar algumas gargalhadas.

A história, em si, não tem nada de muito especial, mas é bem bacaninha e eu super indico como uma leitura relaxante.
Ana sempre achou que seu pai tinha abandonado sua mãe quando descobriu a gravidez, mas após receber um recado inusitado no facebook, ela descobre que as coisas não foram bem assim. Seu pai não sabia da sua existência e, quando descobre, quer logo levar a filha para seu país. "Seu" país mesmo, pois o pai de Ana é o rei da Krósvia. Isso mesmo, o REI!

É ai que começa a seção Recalque hahahaha eu, pelo menos, fico me roendo de inveja da sorte que essas protagonistas tem! Como se não bastasse todo o tratamento VIP de princesa, os vestidos maravilhosos, castelos, tardes de compras, lingeries victoria secrets ahahahaha, Ana se envolve com um tremendo gato da Krósvia. Aiai, sorte é pra poucas né!? hahahahaha

O livro é bem leve e bacana de ler e a capa está embelezando minha estante agora! Linda, não?

Espero que gostem!

site: 2bookgirls.blogspot.com.br

Jessi 05/09/2013

Mais um nacional para a noooooooooossa alegria!!!
Adorei o trabalho e criatividade da Marina. Excelente escolha de personagens e cenários.

Ana é uma menina comum, de BH e vive sua vida normalmente, até encontrar seu pai, que supostamente estaria morto, pelo facebook. Qual seria a reação? Normalmente pensamos nessas coisas como sendo assustadoras. Não sabemos se é verdade, ou como a pessoa pode ser, principalmente porque temos outro conhecimento das histórias... Mas no caso de Ana, ela teve a maior sorte do mundo: seu pai é rei da Krósvia, vive num PALÁCIO, e uma vida de 'rei' se é que me entendem hehehe.
Bom, apesar de todo lado positivo, não deve ser fácil se deparar com essa notícia, e é justamente assim que Ana se encontra. Mas depois de tudo esclarecido, resolve dar uma mudada na vida, e ir morar uns tempos na Krósvia.
Com muitos acontecimentos e vai-e-vens, Ana conhece o charmoso Alexander bad boy, filho da falecida mulher de Andrej, que ao ver, crê que Ana não passa de uma vigarista querendo dar o bote no rei. Mas depois de tempos de convivência percebem-se grandes coisas em comum, e um sentimento cresce por ali.
Vamos agora falar sobre o sentimento florescido dos dois: Alexander se torna um rapaz educado e convida Ana para conhecer a Krósvia, mas esquece de falar para ela coisas importantes, como sua vida amorosa. E Ana, (desculpem o modo que vou dizer agora) as vezes irrita DEMAIS ao se achar insuficiente aos olhos de Alex. CADE A CONFIANÇA QUE UMA MULHER BEM RESOLVIDA DEVE TER? Pô, deixa eu desabafar agora... A menina é FILHA DE REI, e as vezes tem uns pensamentos tão "sem sentido" que chega a doer os olhos. Mas claro que Alexander está ali, para a minha alegria, fazendo com que eu não queira matar a Ana mentalmente, hehehhe.

Bom gente, o livro é ótimo. Confesso que é um 'mini clichê' do livro/filme da Meg, O diário da princesa, mas com um toque brasileiro (o que é muito legal) e um toque "europeu" (lugares que não costumamos ver em muitos livros por aí...) Na verdade, eu não sei se esse lugar realmente existe. Pesquisei alguma coisa, mas não achei nada, se alguém souber de alguma coisa me avisa? hehehe.
Marina tem muito talento. E chega a enganar nós, leitores, algumas vezes... Principalmente no final, HAHAHAH SUPER TROLL o que ela faz.
Amigos, aguardo continuação... E se não tiver mais, QUE VENHAM MAIS LIVROS DA MARINA, PFVR.

letresenhas 26/10/2022

Aos 13 foi mais emocionante
Eu li esse livro com 13 anos, sempre fui obcecada por livros então eu tinha uma visão muito linda desse livro, minha memoria afetiva lembrava da escrita dele de maneira diferente.
Infelizmente, lendo com os olhos de hoje, eu percebi falhas (que pra outras pessoas podem ser qualidades) como a ironizaçao exacerbada que tirou o encanto do casal e da personagem principal, a falta de personalidade de alguns personagens, parece que tudo foi criado pra Ana ser feliz e todos vivem e concordam com ela, a rivalidade feminina sem motivo concreto também. A laika nunca teve uma personalidade particularmente ruim, no final ficou forçado ela ser a grande vilã. Ela merecia mais!!
Enfim, nas lentes de pré adolescente esse livro era o que havia de melhor na literatura e realmente foi decepcionante perceber que na verdade nao é o tipo de leitura que eu apreciaria hoje em dia.

Ana Mazei 17/07/2020

Livro super fofo e gostoso. Bom pra distrair e se apaixonar.

deehsilvaf 26/07/2020

Um sonho.
A autora retratou da forma mais detalhada possivel, o sonho de várias meninas depois de assistir "Diário de uma princesa".

Lina DC 31/05/2013

Quando comecei a ler a sinopse de "Simplesmente Ana" foi impossível não compará-la com "O diário da princesa". Apesar da trama principal ser muito semelhante, a autora Marina Carvalho elaborou detalhes que tornou a história de Ana, a princesa brasileira, um personagem delicado e cativante.
Ana é uma jovem que passou a sua vida inteira acreditando que o seu pai (Andrej Markov) havia abandonado sua mãe (Olívia) grávida, na Inglaterra. Mas, talvez a história não tenha acontecido bem assim....
A verdade é que o seu pai é o rei de Krósvia, e assim que descobriu que era pai, entrou em contato com Ana e pediu para que ela conhecesse ele e Krósvia. Indecisa sobre a decisão, mas ao mesmo tempo curiosa, Ana terá muito o que pensar. Estela, sua melhor amiga e um pouco maluca é quem acaba resumindo bem a situação da Ana:
- "Não seja dramática. Você tem que ir porque é a outra metade da sua história. Ser mineira, de BH, estudante de Direito e apaixonada pelo abestalhado do Artur é fácil. Você tira de letra. Só que você não é só isso e precisa descobrir como é ser de outro jeito, mesmo que depois prefira a forma antiga". (p. 17)
A partir do momento em que decide conhecer Krósvia, a vida da protagonista não será mais a mesma. Talvez um certo rapaz também tenha algo a ver com isso. Alexander é o enteado de Andrej e no início do livro mostra-se bem insuportável. Para a infelicidade de Ana, mesmo ele sendo insuportável, continua lindo demais. E é claro a infelicidade tem que vir acompanhada da desgraça, e para a nossa protagonista, a "Nome de cachorro" irá causar muitos problemas para Ana.
Com personagens intrigantes e cenários espetaculares a autora conseguiu montar uma história maravilhosa, que impossibilita o leitor de largar o livro até chegar ao final.
Em relação ao layout, diagramação e revisão a editora está de parabéns. Encontrei alguns errinhos de digitação, mas não atrapalhou em nada a leitura. A capa está fenomenal e me cativou desde o primeiro instante em que a vi.

May Braga 17/06/2013

Ana Carina, ou simplesmente Ana, uma universitária de vinte anos, nunca soube nada a respeito de seu pai biológico, só o que sua mãe, Olívia, sempre disse, que ele a abandonou quando ainda estava grávida. Por isso, Ana leva um tremendo susto quando um homem que diz ser seu pai, Andrej Markov, nada mais nada menos que o Rei da Krósvia, a encontra e diz a verdade, que ele nunca soubera que Olívia estava grávida quando, sem mais nem menos, ela terminou com ele.

Andrej a convida para passar uma temporada na Krósvia, conhecer o "outro lado" da sua própria vida que ela nem sabia que existia. E para assumir, publicamente, o título de Princesa, herdeira legítima do Rei. Ao chegar lá, todas as pessoas do castelo são simpáticas e a recebem de braços abertos, ou melhor, quase todas. Alexander, enteado de seu pai, parece querer tirá-la do sério, em todos os sentidos.

-Trecho do livro-

"Com aquele seu jeito delicado como um trator, ele me mandou sentar logo na garupa e nem se deu o trabalho de me contar aonde íamos. Mas, assim que me encaixei atrás dele e senti a rigidez de seus músculos abdominais, deixei para lá todo o receio de cair. Eu já estava meio abobada pelas insinuações promovidas pela camiseta apertada. Imagine como foi sentir aquele corpo com minhas próprias mãos".

Simplesmente Ana é um livro leve e divertido. Com uma narrativa, em primeira pessoa, bem humorada e personagens cativantes, a autora conseguiu me prender na história de Ana de uma maneira muito boa. Passei noites lendo e rindo das situações loucas e outras, constrangedores, pelas quais ela passou.

Apesar de ser um livro mais voltado para o público adolescente, a história com certeza irá agradar a todas as idades, afinal, a protagonista é mais madura que outras que encontramos em outros livros por aí, por isso, pode esquecer os chiliques ou qualquer outra chatice de uma protagonista adolescente birrenta. Ana não é perfeita, também tem seus momentos ruins, sentimentos conflitantes, e até digo, o amor fez alguns neurônios dela queimarem, mas nada que seja do outro mundo ou que me fez sequer pensar em desistir da leitura, e claro, ela não é uma pessoa oca, tem sentimentos.

O romance é o fator predominante, e o melhor, é o tipo de romance para suspirar. Ana e Alex vão se conhecendo e a ansiedade e curiosidade dela para conhecer mais e mais sobre tudo, principalmente desvendar o misterioso Alex, acabou me deixando ansiosa e curiosa também. E outra coisa legal foi que a autora empregou o uso de e-mails entre os personagens, claro, para se comunicarem, o que poderia ser melhor, depois do telefone, que os e-mails?

Mesmo com o final já esperado, foi uma leitura muito gostosa que recomendo demais.

Outras resenhas e mais no blog: http://glowofthemoonlight.blogspot.com.br/

Karina 20/08/2013

Livro incrível...
Um conto de fadas que realmente torna-se realidade, pois se passa em um lugar conhecido por todos...
O livro só reforça nossas esperanças que o amor sempre vence e que apesar dos obstáculos vale a pena sonhar e ser verdadeiro.

Tribo do Livro 09/07/2013

Impressão de Leitura Gabriela Taranto

Antes de iniciar a leitura do livro lançamento da brasileira Marina Carvalho, vi várias críticas positivas, o que se tratando de um livro com gênero jovem-adulto e nacional, foi uma grande surpresa. Confesso que senti, pela sinopse, um certo medo da história ser repetitiva. Digo isto, porque sou fã de carteirinha da incrível Meg Cabot e tenho todos os livros da série O diário da princesa, e senti uma certa semelhança entre os títulos. Porém a semelhança é somente sobre Mia e Ana serem princesas e descobrirem isso ao longo da vida e não no nascimento.

Bem, vamos falar do livro em si?

Simplesmente Ana é na verdade Ana Carina, uma jovem de 20 anos, moradora de Belo Horizonte e que leva uma vida normal com sua mãe e avós maternos. Tudo muda na vida dela quando seu pai, o Rei da Krósvia a descobre através do Facebook e sua vida muda completamente. Ana, como toda menina nessa idade tem uma paixonite e uma melhor amiga. Ela se vê deixando pessoas queridas no Brasil para poder vivenciar a experiência de uma princesa e conhecer melhor o seu pai e assim recuperar o tempo perdido. Lá ela conhece Alex, um filho adotivo de Andrej, seu pai. No começo ela e o rapaz se desentendem, mas logo depois isso cede lugar a outros sentimentos.

O que vi da personagem que Marina construiu, e nunca vi na personagem da Meg: O equilíbrio. Uma vez que Ana não é nem adolescente, nem adulta ainda. Isso sem contar o fato de que a autora deu um total teor nacional ao livro. Mesmo que a maior parte do tempo o desenrolar da história seja fora do Brasil, Ana em momento algum perde seu sentido de brasileira. A menina precisa lidar com a nova vida e com os medos.

Mesmo que nenhuma de nós sejamos princesas, os sentimentos, aflições e emoções que Ana vivencia são idênticos ao de qualquer menina que está passando por essa transição de adolescente à mulher. Gostei de como a autora conseguiu refletir isso ao longo da história.

Por fim, o livro se mostrou leve, dinâmico e muito divertido, consegui ler em poucos dias. Marina conseguiu nos passar a história de Ana Carina, sem tornar o livro entediante ou clichê. Recomendo para dias em que você só quer distrair a cabeça.

site: tribodolivro.com

Blog PL 11/07/2013

Quem nunca sonhou em ser da família real? Ana Carina cresceu sem o pai, já que, segundo sua mãe, ele as abandonara. Mas em um dia qualquer, uma mensagem misteriosa e impactante foi deixada em seu Facebook: “Desculpe, mas acho que sou seu pai”.
Andrej Markov, rei da Krósvia, diz ser pai de Ana, e o pior de tudo, afirma também que não sabia de sua existência porque sua mãe, ao descobrir que estava grávida, fugira, com medo do tratamento que receberia da família real. Agora, Ana teria que ir para Krósvia, passar uma temporada com o pai e com seu enteado, Alex.
Contudo, Alex parece achar Ana uma impostora e se mostra arrogante. Mas conforme o tempo passa, acabam se tornando próximos e íntimos. Será que Ana havia encontrado seu príncipe encantado?

Simplesmente Ana é um livro envolvente, clichê, de uma profundidade admirável. Não posso dizer que tal obra me conquistou desde o começo, até porque este se demonstrou raso demais, abrupto demais, fora de realidade. Mas conforme eu prosseguia com a leitura, aprendi a gostar da narração informal e do novo mundo de Ana.
A narração é diferente: conversa com o leitor, usa e abusa de expressões populares e palavras chulas, e é bem parecida com as narrações de filmes chick- lit. Exemplos: Garotas Malvadas, O Diário de uma Babá, O Diabo veste Prada. Vivi amando e odiando esse tipo de escrita, mas acabei me acostumando no final.
Os personagens são realmente ótimos e diferentes. Gostei muito mesmo da protagonista. Ana tem uma personalidade forte, mas também demonstra ter bom-senso. Alex é um personagem misterioso e apaixonante, mas não é perfeito como muitos mocinhos de algumas histórias. Todos têm qualidades e defeitos, e eu apreciei muito isso.
Talvez o pior defeito nesse livro foi sua história previsível. Não que isso tenha estragado o enredo, pelo contrário, o livro só teve charme porque seguiu o estilo Chick-lit. Afinal, é uma leitura rápida, gostosa, descontraída, e principalmente, viciosa.
O romance foi muito bem desenvolvido e os acontecimentos também – isso, depois do começo que me desagradou bastante. Simplesmente Ana teve um final satisfatório e feliz. Gostei também da complicação e do clímax.
De uma estética lindíssima, indico o livro para todos que gostam desse tipo de histórias, do tipo que nos fazem fugir do nosso mundo e sonhar bem alto.

3/5
Resenha publicada em palaciodelivros.blogspot.com - Visite!
Por Letícia Lançanova

Tracy Anny 12/07/2013

www.meninadabahia.com.br
" Procurei não dar atenção ao encontro de nossas mãos, unidas pelo único propósito de me guiar até onde Alexander pretendia me levar. Mas que aquele contato inesperado mexer com meus nervos, ah, mexeu. Afinal, sou mulher, sou humana e tenho hormônios. Ninguém em meu lugar ficaria indiferente àquele modelo de testosterona, tão másculo, tão charmoso e lindo. Ele podia ser o cara mais irritante do mundo, mas ainda assim sabia ser gostoso."
Pág. 65

Que delícia de livrooooooo! Eu amei demais. Tudo bem que a história já é meio batida, mas tem como não gostar e sonhar com um conto de fadas desse jeito? Depois que o Willian se casou com a Kate e o próprio pai casar com Lady Di, essas coisas já podem virar realidade!!! Ainda bem que sonhar não paga imposto e é de graça!!! :)

Simplesmente Ana é de uma autora nacional e pra minha alegria e orgulho, mineirinha de Belo Horizonte, como eu ( *_* ). A doce protagonista também.

Ana Carina, ou simplesmente Ana, como ela prefere ser chamada, descobre por meio do Facebook que tem um pai, e que não é qualquer um. Depois de 20 anos, Ana descobre que sua mãe mentiu e que ela é filha do Rei da Krósvia, um pequeno país da Europa. Para não fugir da realidade da coisa e, como hoje em dia todo mundo procura aprender inglês, nossos personagens conseguem se comunicar através dessa língua que não é a nossa materna, mas dá um realismo maior à história. (O que eu apreciei bastante, diga-se de passagem, rs)

" - Não seja dramática. Você tem que ir porque é a outra metade da sua história. Ser mineira, de BH, estudante de Direito e apaixonada pelo abestalhado do Artur é fácil. Você tira de letra. Só que você não é só isso e precisa descobrir como é ser de outro jeito, mesmo que depois prefira a forma antiga."
Pág. 17

Depois de conversar com várias pessoas, Ana resolve aceitar o convite do pai e vai pra Krósvia conhecer o outro lado da sua história. E como só ter um conto de fadas não seria o bastante, ela tem que botar inveja em todas nós, meras mortais.

" Agora bufando de raiva por estar perdida e suando de indignação, parei diante de uma grande porta dupla, feita de madeira trabalhada com o que só podia ser o brasão da família real. Se eu acreditasse em forças ocultas, diria que alguma coisa havia me impulsionado a abrir aquela porta e entrar. Mas, como sou quase cética quando o assunto é misticismo, ponho a culpa na curiosidade imensa que me atingiu.

Sem pensar demais, empurrei a porta e entrei. Como já era noite, não se enxergava nada. Tateei a parede em busca do interruptor e não demorei a encontra-lo. Assim que as lâmpadas se acenderam, senti minha boca se escancarar de choque e surpresa. Minha abelhudice me levara a um lugar incrível, do tipo que eu só havia visto na televisão ou em livros. Eu estava na maior e mais bem recheada biblioteca particular do mundo! Bom, pelo menos do meu mundo. "
Pág. 34

Fala sério, ela não só é princesa, como ainda ama livros tanto quanto nós e ainda tem acesso a um acervo gigante, cheio de obras primas e clássicos em 1ª edição. É muito sonho realizado para uma pessoa só. Ai que inveja! Claro que tinha que ter um Deus grego lindo e maravilhoso pra tentá-la... mesmo que nem tudo sejam só flores, mas afinal, pra quem é?

O livro é bem escrito e a linguagem, como vocês vão poder perceber é muito tranquila e jovem; tem várias expressões mineiras, ela fala de músicas e lugares que tem tudo haver comigo... Gente, a Ana vai em um show do Bom Jovi!!! Ain, como eu queria estar no lugar dela. Mas preciso dizer que a fama tem seu preço e ela sofre um bocado com isso. Ela dá umas mancadas também que vou te contar... Que vontade de dar uns cascudos nela. Porém, na maior parte ela acerta e consegue se redimir de alguns erros bobos cometidos ao longo do caminho.

Eu amei e recomendo a leitura do livro, não só por que é ótimo, mas também por que como sempre digo: precisamos valorizar nossa literatura e autores nacionais! Tem muita gente perdendo ótimos livros por puro preconceito.

Se já leram me contem o que acharam, se não leram, leiam e se apaixonem também! Estou louca pra ler de novo. Ainda bem que estou de férias! :)

site: www.meninadabahia.com.br
Marina516 12/07/2013minha estante
Que honra para mim ser resenhada pelo "Menina da Bahia"! Sou fã de vocês e fiquei muito contente. Obrigada pelo carinho.
Beijos,
Marina Carvalho