Jardim de inverno

Jardim de inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Lenita.Chiuza 27/09/2020

Melhor livro
Gente do céu, melhor livro que li em 2020! Não conseguia largar o livro! Tristeza se resume! Quantas lágrimas derramei! Super vale a leitura!

Dai 27/09/2020

Extraordinário
Emocionante, as pessoas não escolhem simplesmente serem frias, só nós sabemos quão duro foi nosso inverno.

Tarcila de Oliveira 22/09/2020

Envolvente
Não imaginei o final... Chorei um monte... Não sei o que dizer, foi simplesmente maravilhoso... Uma leitura gostosa e que te prende...

Thaiane Koppe 20/09/2020

Invernos podem ser frios demais
Primeiro eu queria falar que só não dei cinco estrelas para o livro porque existem erros gramaticais e de narrativa que eu acredito que seja falta de revisão/tradução. Indo ao que interessa, o livro me prendeu desde o início pois conta a história de uma família de duas irmãs (Nina e Meredith) aonde sua mãe chamada Anya é muito distante das filhas e isso é perceptível desde o prólogo, o que no desenrolar do livro é o enigma que as filhas tentam entender. O que a mãe sofreu? Qual o seu passado? E é surpresa após surpresa perceber que Anya viveu uma época sombria da antiga Rússia. É um livro muito profundo, confesso que chorei muito no final mas fiquei bem satisfeita com o desfecho.

KakarolinaTM 20/09/2020

Esperava mais
O jardim de inverno é um livro muito tocante e que me arrancou várias lágrimas, mas apesar de ser um história realmente emocionante, tenho algumas ressalvas...
A escrita da autora não funcionou comigo, parecia que quanto mais eu lia, mais arrastado e cansativo ficava, cheguei ao ponto de pular algumas páginas. Além disso, não consegui me conectar com os personagens e isso é algo que prezo muito nas minhas leituras;
?????????
?Apoiar-se nos outros em busca de conforto nunca fora natural para ela. A última coisa que queria era dar a alguém o poder de machucá-la. A autopreservação era a única coisa que aprendera com a mãe.?
?????????
Mas é claro que o livro tem os seus pontos positivos, o mistério que existe em torno da história foi o principal motivo para que eu não abandonasse, a autora soube trabalhar bem nesse sentido. Kristin trabalhou em vários caminhos durante a história, não apenas no problema principal, o que nos permite enxergar todas as vertentes que a história em si causou.
?????????
Apesar de tudo eu recomendo o livro para quem busca uma história comovente que mistura romance, drama e problemas familiares, entre outros ?
Lembrem-se que essa foi a minha experiência de leitura, a sua pode ser completamente diferente!

Suellen vieira 17/09/2020

JARDIM DE INVERNO
Uma historia linda e emocionante que mostras crueldade da guerra e quanto a guerra nunca acaba, ela permanece dentro do coração, através de traumas que não conseguimos esquecer.
Any é casada e tem duas filhas meridith e Nina, no início da história o marido dela morre e duas filhas que não tem uma boa relação com ela e neme entre si.
Meridith casada mãe de uma única filha, nina aventureira, viaja de pais em pais sem nunca fica ponto em nenhum lugar, após a morte do morte essas três pessoa se reencontram e vai connhecer a história de sua mae.
Any uma mulher vencedora, ao mesmo tempo sofredora que atravessou a segunda guerra mundial em sua cidade natal Stanligrado e viveu de perto uma das batalhas mais sangrentas dessa guerra. Claro que como em todas as guerras a história de Any é cruel e triste, cujas escolhas foram difíceis, contudo e mais uma guerreira e vencedora como todos os sobreviventes dessa cruel guerra

Cristiane.Mendonca 14/09/2020

Esperava mais
O livro começa monótono, mas disseram que era somente no início, que eu iria me emocionar. Mas acho que não me conectei com a estória e com as personagens pois continuei achando monótono. No final que vai acontecer alguma coisa eu já estava correndo pra acabar logo. Tinha tudo pra ser uma emocionante, mas não consegui sentir o livro e me conectar para realmente me sentir emocionada.

Déborah Tesser 09/09/2020

Kristin Hannah sabe como mexer com as emoções de seus leitores e, com Jardim de Inverno, não é diferente.
A história acompanha o desenvolvimento e amadurecimento das irmãs Nina e Meredith e sua relação conflituosa com a mãe ao longo dos anos. No entanto, após uma morte inesperada na família, Nina, Meredith e a mãe são obrigadas a enfrentar os fantasmas do passado, por meio de uma história contada todas as noites e que, anos atrás, trouxe muito sofrimento.
É um livro extremamente profundo, uma obra ficcional que traz diversos elementos históricos que resultaram na morte de milhares de pessoas, tais como uma época em que a antiga União Soviética era comandada por Stalin e o período extremamente conturbado da II Guerra Mundial.
É uma obra que nos ensina muito sobre perdão, coragem, amor e principalmente, sobre as relações familiares.
Vale muito a pena ser lido!

Ana 06/09/2020

Jardim de Inverno
A ansiedade vem da história da mãe das meninas. Eu ficava ansiosa para conhecer o restante da história assim como elas. O que de tão terrível ela poderia ter feito para se tornar quem se tornou?
No fim das contas, a grande virada me deixou totalidade arrepiada.
Suh 06/09/2020minha estante
Gostei. Vou por na minha lista.

Iza 05/09/2020

Profundo
Uma história dentro de outra história.
É um drama relacionado com a segunda guerra, ambientado principalmente na Rússia.
No início é um pouco lento, depois fica mais interessante e fluido.
É um bocado triste. Tem muito a dizer sobre perseverança e relações familiares.

Bi Montesano 03/09/2020

A dor é como o frio congelante do inverno
Demorei bastante pra engrenar nessa leitura... até a metade do livro, achei a leitura arrastada e nada fazia muito sentido. Demorei muito pra me conectar a ela.
Da metade pra frente fui entendendo um pouco mais a mensagem do livro, e nas partes finais é que tudo fez sentido.

Uma história muito triste, rodeada pelas dores de um guerra, que por mais que eu tente imaginar, nunca será o suficiente.
Eu sentia muita raiva de Anya, e não conseguia aceitar nenhum motivo pra sua frieza com as filhas, mas quando ela finalmente revela sua verdadeira história, é possível compreender seus motivos, diante de todo seu sofrimento.
Só não compreendi porque ela tinha uma boa relação com o marido e não com as filhas...

Foi meu primeiro livro da autora Kristin Hannah... apesar de não ter amado, foi um livro emocionante.

Jéssica 31/08/2020

0 defeitos
Uma história emocionante que te prende do começo ao fim. Eu chorei rios com as descobertas que no decorrer da obra vão surgindo. Uma ficção que eu jurava que era real, mas certamente é a história de muitas pessoas que tiveram suas histórias parecidas ou iguais as narradas nessa obra, mas não tiveram o oportunidade de compartilhar com o mundo. Bom, Jardim de Inverno é narrado por duas irmãs que crescem se sentindo amadas pelo pai e achando que a mãe não as ama. Isso dói profundamente. Até que em dia elas perdem o pai, mas antes no leito de morte o pai pede para que elas façam a mãe contar o conto de fadas inteiro, ao qual elas desistiram de ouvir quando crianças e a mãe desistiu de contar. Mas agora o pai fez Nina prometer que vai fazer a mãe contar a verdade história. Até que Nina convencesse a mãe a contar muitas coisas aconteceram. Por fim, quando a mãe concorda em contar, mas com as regras delas, elas vão percebendo que aquele conto não é apenas uma história infantil com príncipe e duendes e sim que é uma história real, é a história de vida da mãe. Então elas começam a conhecer a mãe agora com 81 anos como nunca conheciam e começaram a entender os motivos que faziam a mãe agir da maneira que agia com as filhas. E isso muda tudo. Elas então recomeçam a vida com mais leveza, amor e perdão. É uma história totalmente emocionante, a escrita é rica em detalhes. Enfim, tudo pra mim.

Evelyn Soares 25/08/2020

No começo achei um pouco monótono, mas um pouquinho antes do meio do livro, a estória começa a se desenrolar e ficou impossível parar de ler.

É um livro triste e muito bem escrito. Apesar do tom de “conto de fadas” que a mãe tenta dar pra sua história no começo, quanto mais ela avança, mais triste se torna. O fato de relatar acontecimentos da guerra que realmente ocorreram na época, dá um tom mais real e angustiante para o livro como um todo.

Confesso que lacrimejei em alguns momentos, mas acredito que a estória vai ter um impacto muito maior em quem tenha filhos. É uma ótima opção pra quem gosta de dramas familiares com fundo histórico.