Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Marci 05/05/2013

Eu sei que agora que eu li esse livro, nunca mais vou ver o inverno da mesma maneira.
E eu amo o inverno.
Kristin Hannah escreveu uma historia comovente, intimidante, extremamente triste e ao mesmo tempo cheia de amor. Eu nunca li nada igual. E não era nada do que eu estava esperando ou antecipando quando comprei o livro.
O inicio é meio lento, embora seja necessário para você entrar na pele das três protagonistas e conseguir entender e sentir como os personagens se sentiram.
A maneira como o conto de fadas se transforma em vida real é lenta, quando imperceptível, e então em um momento você percebe que aquilo é muito mais do que parece ser. Você se apaixona pelos personagens, principalmente pela força com que eles lidam com todos os problemas que se dão devido a segunda guerra. A escritora não diminui a situação em que as pessoas naquela época na Russia se encontravam, o que tornava o livro e as personagens mais reais ainda. E mesmo sabendo que eles eram fictícios, eu pensava o tempo todo "isso realmente pode e deve ter acontecido com alguém".
Embora a primeira impressão do livro esteja com alguns erros, a força com que tudo é contato não deixa você perde a linha da leitura, e essa flui de maneira maravilhosa. Este definitivamente foi um dos melhores livros que eu já li e eu super indico.
Cinai Machado 10/05/2013minha estante
Adorei o que vc disse a respeito desse livrinho!! Já estou com ele aqui, vou pegá-lo rápido, valeu!!
Abç ae

Bruna Brum 27/06/2013minha estante
Adorei sua resenha Marci
E foi exatamente isso que eu pensei o tempo todo: " Isso realmente pode e deve ter acontecido com alguém.".

Incrível!

Bea 09/08/2013minha estante
Terminei de lê-lo a poucos minutos e o que você escreveu é exatamente o que estou sentindo...
Realmente um dos melhores livros que li também!!!

ar7140@gmail.co 13/12/2013minha estante
Marci concordo com voce quando diz que o começo é meio lento, pensei que tinha sido a única a achar isto. Eu estava quase desistindo da leitura, pois estava achando a leitura cansativa sem novidades. Mas o fechamento do livro é maravilhoso, emocionante, marcante e meus invernos nunca mais serão os mesmo também. O tipo de livro que fica na memória para a via toda

Amandaa 21/02/2014minha estante
Fiquei com depressão pós-livro a história é tão boa, tão comovente que fiquei pensando nos personagens ... e olha que na hora de comprar estava na dúvida e uma pessoa me viu com ele na mão e falou olha esse é muito bom, arrisquei o palpite e não me arrependi

Marcia 26/04/2014minha estante
Eu amei este livro, comecei a ler sem muita pretensão, eu queria ler uma história nova de um livro que eu não conhecia e tinha ganhado da minha irmã de Natal, confesso que fiquei muito surpresa, personagens fortes e marcantes, um enredo maravilhoso que te prende, as lembranças de Vera na Guerra , suas dores, todas as suas lutas por várias vezes fiquei tentando me imaginar naquela situação, tão difícil ! e o final foi tão lindo!! Gostei muito mesmo , vale muito a pena ler este livro é lindo!

Julia 22/05/2014minha estante
Esse livro entrou para um dos meus preferidos!!
Como você disse nunca poderia ter antecipado uma história dessa!! Um livro que vale a pena!!!

Ana Laura 11/08/2014minha estante
PER.FEI.TO!

Hellen 22/08/2014minha estante
LINDO

Luh 01/11/2014minha estante
Essa autora consegue me arrebatar com suas histórias comoventes e sempre escritas de forma brilhante! Totalmente amei!

giosg 06/12/2014minha estante
achei esse livro lindissimo!

Carla Cristina 12/02/2015minha estante
Adorei sua resenha. Passou muito do que eu senti.
Eu comecei a ler achando que iria encontrar algo totalmente diferente do que eu li. Não achei o livro paradinho... achei que cada personagem teve sua trama muito bem desenvolvida. Amei este livro e já coloquei ele como um dos meus preferidos!

Aline 18/02/2015minha estante
Este livro simplesmente fez a diferença na minha vida!! ele me fascinou de um jeito, justamente por você acabar pensando, alguém ou muitos passaram por isso naquela época, pesquisei mais a fundo e as chances aumentaram o que só me fez gostar ainda mais desse livro o tão rico em detalhes reais da situação porém com personagens fictícios.
Um dos melhores que já li com certeza!!!

Alle Fay 21/02/2015minha estante
Terminei de ler há pouco e estou completamente sem palavras. As lágrimas respondem por mim.

Olivia 25/09/2015minha estante
Muito boa a resenha! Livros sobre Leningrado me deixam desorientada tamanho o sofrimento que milhares de pessoas sentiram. E estou com uma Ressaca literária enorme e com o coração apertado. Mas valeu cada minuto e cada página!

FabiBraga 28/03/2016minha estante
Concordo totalmente com você! Leitura maravilhosa, forte, fazia tempo que não lia um livro tão lindo!!

FabiBraga 28/03/2016minha estante

Claudia 28/03/2016minha estante
Flor, gostaria de usar seu comentário em um texto que estou escrevendo.
Você conseguiu captar a essência e a transformar em palavras...
Posso fazer isso?

Roseana 29/05/2017minha estante
Esta agora na minha lista de livros preferidos e dos meus livros mais lindos que já li.

Naty 24/07/2017minha estante
Lindo, emocionante, livro perfeito, daqueles que não dá pra largar enquanto não chegamos ao fim.
Uns dos melhores livros que li, e o que eu mais chorei.

Rose_Asano 13/09/2017minha estante
Você consegui descrever exatamente o que eu senti lendo livro... O livro é surpreendente, envolvente.... maravilhoso.

Roberta.DAvila 22/05/2019minha estante
O livro mais lindo/triste que li até hoje.

VERA 21/03/2020minha estante
Estou super afim de ler, mas estou com medo que seja monótono. Pedi uma amostra no Kindle e vou ver.

Carla.Elisandra 20/04/2020minha estante
Esse app é para ler os livros online ou não?

Fernanda.Schatzman 14/07/2020minha estante
Estou no começo do livro, mais está bem lento esse começo
espero não desanimar

Ana Lucia F. Silva 13/08/2021minha estante
Eu gostei do livro como um todo, mas não tem inverno, guerra ou sofrimento que, na minha opinião, justifique o comportamento da mãe com as filhas. E o final gostei bastante.

Eli 23/01/2023minha estante
Que livro sensacional!

V.Benicio 16/03/2023minha estante
Ele é maravilhoso

Amanda 23/05/2021

Nossa, terminei esse livro já tem uns dias mas esqueci de vir aqui marcar.
De início eu achei a leitura bem arrastada, mas gente quando a história começa a se desenvolver é uma emoção atrás da outra. Não consegui parar de chorar até terminar e por mais que a história do livro seja ficção, sabemos que isso aconteceu com milhares de pessoas, o que torna tudo mais deprimente.
Ana Carolina 23/05/2021minha estante
Nossa, esse livro acabou comigo. Chorei horrores de madrugada ?

Fabi | @ps.leitura 16/06/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Jardim de Inverno, foi publicado em 2013 pela Editora Novo Conceito e escrito pela maravilhosa Kristin Hannah, e vai contar uma história incrível entre duas irmãs e como elas se conectaram com a mãe depois de tantos anos.

Meredith e Nina Whiston são bem diferentes.
Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família, e a outra viajou pelo mundo para realizar seus sonhos e tornou-se uma fotojornalista bem conhecida.

Apesar das diferenças, as irmãs também não possuem nenhuma conexão. Porém, com a doença do pai, elas encontram-se novamente e precisarão lidar com toda a dor e a frieza da mãe, Anya.

O que Meredith e Nina não sabem, é que sua mãe tem uma história guardada a mais de 65 anos, desde a época da Segunda Guerra, e como promessa ao pai, elas precisarão conhecer sobre o passado de Anya.

É no meio dessa história que elas irão descobrir sobre os segredos de sua mãe e como isso irá mudar a vida de todas elas.

Mais um livro da Kristin Hannah que mexeu com meu coração!
Para quem me acompanha há mais tempo sabe o quanto estou amando conhecer as obras da autora. Jardim de Inverno foi meu sexto contato com a sua escrita e devo dizer que ela soube como criar uma história com drama familiar impecável.

Não nego que em determinados momentos eu já achei previsível o que Anya iria contar, mas não imaginava como seria contado e que haveria muito mais. E isso tocou fortemente no meu coração, ocasionando diversas emoções ao longo das páginas.

Logo após a morte do pai de Meredith e Nina, é perceptível como as irmãs começam a se distanciar ainda mais. Como elas nunca tiveram uma conexão muito grande, isso abalou bem mais a relação delas e, principalmente, com a mãe.

Algo que me surpreendeu neste livro foi encontrar uma mulher totalmente fria. É difícil conseguir criar uma empatia por Anya logo no começo, ainda mais pela forma como ela trata suas filhas com total frieza. Porém, conforme ela vai contando a sua história, entendemos sobre seu passado, suas dores, seus medos e como isso a mudou completamente.

E o que deixa a história ainda mais envolvente é a forma como os capítulos são intercalados entre as irmãs e, assim, entendemos como cada uma tem uma jornada e uma dor para carregar também.

Jardim de inverno é uma história marcante, bonita e destruidora ao mesmo tempo. É aquele livro que nos faz refletir sobre a vida, sobre como a Guerra afetou e mudou muitas pessoas. Como a união familiar é algo extremamente importante e que o amor, apesar da distância e todo sofrimento, pode sobreviver por anos.

site: https://www.psamoleitura.com/2020/06/resenha-jardim-de-inverno-de-kristin-hannah.html

Stephany66 28/03/2023minha estante
Ok? agora eu quero ler!???

biacrz 28/03/2023minha estante
Esse livro é mto lindo ??

Fafhy 30/03/2022

Jardim de inverno
A história é boa, porém um tanto cansativa. A narrativa em torno dos contos de fadas deixa a trama lenta.

Ana 27/03/2020

Me surpreendeu
No começo do livro achei bem bobo. Aquelas falas melosas, cheias de descrição de cores, sons, cheiros.. não gosto muito disso, mas é algo pessoal. Depois da metade não consegui largar o livro. Foi pesado!
"Cenas" que tão cedo não vou deixar de pensar. E, MEU DEUS, como somos ingratos a tudo que temos!
PaTy_LiKa @patylika.libros 27/03/2020minha estante
Amo

Ana 27/03/2020minha estante

Sah 30/12/2023

Sensível e Forte
Relato de uma mãe com traumas e um história de luta e de muitas escolhas.
Incrível como as vidas vão mudando conforme vamos aprendendo um com o outro.
Amigas Entre Livros 30/12/2023minha estante
Um livro incrível, uma história triste, intensa, mas muito boa!

Sah 01/01/2024minha estante
Lindo né?! Primeiro livro desta autora e já quero conhecer outras obras .

flaviacoelhopena 25/12/2020

Linda história sobre sobreviventes de guerra!
A gente nunca imagina que um livro vai ser um soco no estômago até ele nos nocautear.
Uma história sobre superação, medo, terror, fome, necessidade e tortura.
Tudo pra ver uma família descobrir seu silêncio, rejeição e perda.
Vale cada linha!

Fernanda.Araujo 17/06/2023

Emocionante
Acabei de ler esse livro e ainda estou digerindo toda a história. Ele me gerou vários tipos de sentimentos durante a leitura. A parte histórica, referente a guerra foi descrita tão real e desesperadora. Enfim, mexeu comigo.

Ray 30/12/2021

Chorei feito criança do começo ao fim, tive muitas vezes que parar de ler porque estava soluçando!!! É um dos meus livros favoritos da vida.

Mesmo já imaginando que tinha algo que explicasse o porquê a mãe tratava as meninas daquele jeito, fiquei com TANTA raiva!!! Mas ai terminei esse livro com vontade de ler de novo e poder ver as ações da mãe com outros olhos. Ela é uma mulher tão forte!!!

Ana Claudia 24/08/2022

Meredith e Nina são irmãs e passaram a infância recebendo muito amor de seu pai e desprezo da mãe. Esse comportamento da mãe sempre as incomodou e na medida do possível elas tentavam receber um pouco de carinho e atenção da mãe, mas todos os esforços eram em vão.

Adultas, elas vivem suas vidas. Meredith cuida dos negócios do pai e é casada com Jeff e tem filhas. Nina é uma fotógrafa renomada e vive viajando para regiões de conflitos de guerra com pobreza e muitas dificuldades, sempre registrando esses momentos. Mesmo sendo bem sucedidas, elas são frágeis emocionalmente por nunca terem a atenção de sua mãe e nunca entenderem o porquê desse comportamento.

Mas é quando o pai morre e deixa um último de que elas se esforcem para conhecerem mais a mãe delas é que Meredith e Nina partem para uma jornada de autoconhecimento e, mais uma vez, na tentativa de quererem conhecer a história pregressa da mãe

Rosi C. Caleffi 01/06/2020

Favorito da vida
Jardim de Inverno - Kristin Hannah é um dos livros mais tocantes que já li.

Com a doença de seu amado pai, as irmãs Whiston encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.

A história começa devagar, mas muito envolvente. A autora convence do mistério que envolve a mãe da família de tal forma que cheguei a sentir raiva dela diante de tanta indiferença perante as filhas, mas tanto amor e devoção ao marido. Percebe-se o impacto que essa frieza teve em toda a infância e adolescência das filhas, em especial a filha mais velha.
Como um conto de fadas, a mãe conta uma história como nenhuma outra já ouvida por elas antes ? uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais.

A princípio, achei o conto de fadas sem importância, mas à medida que ia se desenrolando, percebi que era o foco da história....e que história! Sofri muito e chorei com a história de vida da Vera. Me coloquei no lugar dela por muitas vezes, principalmente por eu ser mãe, imagino o quanto deve ter sido doído para ela ver seus filhos pequenos sofrendo daquela forma, assim como o restante de sua família perante a guerra.

A história me comoveu demais. Chorei de soluçar e queria abraçar a Anya/Vera a todo momento.

Amei o reencontro final que linda a forma como a autora amarrou todos os pontos e desenhou tão bem personagens imperfeitos. 5 ?.

Micaela 05/04/2020

? O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de duas irmãs totalmente diferentes e que seguiram rumos afastados em suas vidas, mas o que elas tem em comum é um pai amoroso e uma mãe distante e fria que não as ama. Meredith e Nina se aproximam da mãe quando seu pai adoece e as faz prometer que irão insistir até ouvir sua mãe, Anya, contar a história do príncipe e da camponesa. É assim que elas começam a investigar o passado doloroso da mãe e o motivo por trás de tanta frieza por parte de Anya. .
? Nina é uma fotógrafa renomada e Meredith assumiu os negócios da família. Após a morte de seu pai Meredith se desdobra em duas para conseguir dar conta dos negócios, da mãe que não fala com ela e de sua vida, mas algo fica pelo caminho e acaba levando seu casamento a ruína. Quando não sabe mais o que fazer decide colocar a mãe em uma casa de repouso sem a concordância da irmã, que quando fica sabendo a retira de lá e começa sua caçada pela verdadeira da vida de sua mãe.
? Aos poucos elas vão descobrir o que aconteceu com sua mãe que a fez se afastar tantos das filhas a ponto de as mesmas acharem que não as amam.
? Confesso pra vocês que no início achei que o livro não daria em uma grande história, mas na última página estava completamente pedida em lágrimas! Essa história com certeza vai morar pra sempre no meu coração ???

Cristinaa 08/08/2020

Jardim de Inverno [Resenha literária]
“Cada escolha mudava a estrada pela qual se seguia e era fácil demais terminar indo na direção errada. Ás vezes, se estabelecer podia ser apenas desistir”.

''Jardim de Inverno'' foi escrito pela autora Kristin Hannah, publicado pela Editora Novo Conceito. Esse livro apresenta um linda e emocionante história de força.
De uma maneira envolvente o livro ''Jardim de Inverno'' narra a história de Anya, Meredith e Nina. Anya é uma mulher que trata as filhas Meredith e Nina de maneira totalmente fria, e por causa disso, a frieza da mãe deixou marcas na vida adulta das filhas.

Na idade adulta, as irmãs criam uma barreira entre si, o medo ao expressar-se e demonstrar seus sentimentos, causa barreiras ao ponto de tomarem caminhos diferentes e nunca mais se encontrarem. O pai de Meredith e Nina acaba adoecendo, fazendo com que as duas se reencontrarem depois de muito tempo separadas.

Antes de morrer, o pai faz Nina prometer que irá fazer a mãe contar o conto de fadas, pois sabia que o único momento em que as filhas se sentiam ligados com a mãe era quando a sua mulher contava de maneira fascinante a história do príncipe e da camponesa. Entretanto, mal sabiam elas que aquela história não era apenas um conto de fadas.

“Se havia uma coisa que ela aprendera com tudo isso era que a vida- e o amor- podem acabar em um segundo. Quando você os tem, precisa se agarrar a eles com toda a força e saborear cada segundo”.

No começo da leitura a frieza de Anya me assustou, a forma como ela trata as filhas e a diferença em que tratava o marido, mas conforme os capítulos eram passados é possível entender o motivo pelo qual ela tratava as filhas daquela maneira, descobrimos seus medos e principalmente sua força. Ademais, em alguns capítulos foi triste acompanhar as atitudes das duas irmãs para se manterem afastadas das pessoas que amavam.

“Cada um carrega as próprias dores durante a vida toda. Não há como escapar”.

''Jardim de Inverno'' conta com um enredo bem construído, com personagens interessantes e bem desenvolvidos, realmente uma bela e emocionante história. Me emocionei muito com a história, a escritora conseguiu criar reviravoltas realmente surpreendentes. Esse livro foi meu primeiro contato coma escrita de Kristh Hannah e devo confessar que minhas futuras listas tanto de leituras quanto de compra, os livros dela estarão lá.

site: https://febredelivro.blogspot.com/2020/07/jardim-de-inverno-resenha-literaria.html
Victor Dantas 08/08/2020minha estante
Um livro lindo :)