Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Santana 20/11/2020

Emocionante
Esse livro toca num ponto sempre frágil que são relações familiares. Achei muito lindo, a Kristin Hannah sabe conduzir o livro com maestria

Ps 22/03/2020

Excelente livro
Amei esse livro, fazia tempo que não lia um livro gostoso. Ele me emocionou me fez chorar

Bea Nunes 03/06/2022

Surreal
Eu amei ler esse livro, de início não dei muita bola pra ele, mas a partir do segundo capítulo não quis largar mais, a escrita da autora é muito boa, você se emociona, rir, tem contos de fadas misturado com a realidade, quem tiver a oportunidade de ler não vai se arrepender.
A história é envolvente e o final é de tirar o fôlego, sabe aquele livro satisfatório? É esse.
Depois de terminar a leitura surge uma reflexão sobre vários aspectos da vida.
Vale muito a pena?.

Martha 24/05/2021

Um livro de emoções fortes
Eu comprei o livro pela capa. Na verdade pela frase da capa e demorei muito para começar a leitura apesar das várias indicações.

Estou impactada com a historia... os relatos de quem já leu me prepararam para o pior, então já fui com a expectativa de ler muito sofrimento. E vamos combinar que uma relação familiar ruim que tem uma guerra como pano de fundo, o sofrimento dos personagens ja é esperado. Mas não esperei por nada que encontrei no livro.

Eu costumo dizer que cada ficção histórica que leio me trás um cenário que eu não imaginava da guerra... e esse fez isso com louvor. Doeu na alma. A fome, o frio, a solidão, o medo.

Ao contrario da maioria, eu não fiquei com ranço da mãe de cara pelo comportamento dela. As filhas estavam tão cagadas por toda aquela frieza que eu me perguntei se teria ?volta? naquela relação e no dia a dia delas.

Que livro bem amarrado.... que livro forte! Eu não imaginava o desfecho. Nenhum deles. (mas eu senti um paragrafo antes do grande final, o que ia acontecer rs)

5 Estrelas, favoritado, quero outros livro da autora. rsrsrs

Ticiane 05/11/2020

Um livro para refletir.
Como as vezes é difícil entender o que o destino reserva para nossas vidas?!
Como entender que aqueles que amamos e que queremos estar juntos para sempre, passam como um breve sopro e se vão?!
Essa foi a mensagem que essa triste e emocionante história me deixou para continuar refletindo....

Aione 29/07/2013

Embora eu tivesse lido apenas dois livros de Kristin Hannah antes de iniciar a leitura de Jardim de Inverno, eu já a tinha como uma de minhas autoras favoritas e, agora, posso fazer essa afirmação com ainda mais certeza.
A primeira coisa que me chamou a atenção em Jardim de Inverno foi a forma de como as personagens me incomodavam. Cada uma a seu modo, tanto Meredith quanto Nina e Anya, ou Mamãe, apresentam barreiras ao redor de seus sentimentos que as impedem de expressá-los em muitos momentos. Assim, eu me sentia angustiada ao vê-las tomarem certas atitudes por conta desse distanciamento que tentam manter.
A narrativa de Kristin Hannah é envolvente desde as primeiras páginas. Mesmo sendo construída em terceira pessoa, o que normalmente causa certo distanciamento entre as personagens e o leitor, é fácil se envolver com a história, principalmente porque o mistério que a rodeia faz com que o leitor se sinta instigado a devorá-la para poder compreendê-la.
Foi o mistério, sem dúvida alguma, que mais me prendeu na trama. Ainda que eu tivesse os meus palpites, eu não estava certa sobre ele e me sentia extremamente curiosa para entender os motivos que levaram Anya a agir com tanta frieza com suas filhas durante toda a vida delas. E, ao mesmo tempo em que vamos compreendendo essa história, Meredith e Nina vão descobrindo mais tanto sobre a mãe quanto sobre elas próprias, e acompanhar esse processo de autodescoberta foi, certamente, mais um ponto positivo da obra.
Ao mesmo tempo em que a história presente é cativante, o aparente conto de fada – a fonte de todo o mistério do enredo - contado por Anya para as filhas é igualmente envolvente. Também, foi o ponto em que, acredito, a autora mais precisou se basear em pesquisas para poder fornecer um relato verossímil e, certamente, ela foi feliz nesse quesito. Algumas passagens me deixavam chocada pelas dificuldades envolvidas, e esse sentimento aumentava ainda mais quando eu pensava que, muito provavelmente, milhares de pessoas enfrentaram situações semelhantes na época em questão.
Foi impossível chegar ao final sem ser acometida pelas lágrimas. E, também, a autora conseguiu me surpreender com uma reviravolta completamente inesperada, o que acarretou em ainda mais lágrimas derrubadas. Se eu já havia achado a história como um todo bem construída e bonita, ao seu final, eu a considerei como extremamente bela e tocante.

"(...) E talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você a viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permitir-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir."

Aos que gostam de tramas que envolvem temáticas familiares, bem como pitadas de romance, drama e, também, de fatos históricos, Jardim de Inverno é um prato cheio, ainda mais por ser construído pela ótima narrativa de Kristin Hannah.

site: http://www.minhavidaliteraria.com.br/2013/07/resenha-jardim-de-inverno-kristin-hannah.html

Lorayne.Stinguel 10/06/2021

Uma mistura de romance, guerra, frio, conflitos familiares? não é um livro fácil para quem tem coração mole, mas é surpreendente e maravilhoso.
MaluSophia 10/06/2021minha estante
maravilhoso
amo essa escritora

Débora.Brito 24/01/2023

Confesso que o início para mim foi bem difícil, pois achei lento, mas depois a história fica interessante, comovente, dolorosa e bonita, é impossível não se emocionar com tamanha semelhança com os fatos reais já conhecidos, vale muita a pena a leitura, eu fiquei destruída!

Ingrid06 29/05/2021

Quantas cicatrizes uma guerra pode deixar no coração de uma mãe?

Busca mostrar um toque de esperança e amor.

Suellen vieira 17/09/2020

JARDIM DE INVERNO
Uma historia linda e emocionante que mostras crueldade da guerra e quanto a guerra nunca acaba, ela permanece dentro do coração, através de traumas que não conseguimos esquecer.
Any é casada e tem duas filhas meridith e Nina, no início da história o marido dela morre e duas filhas que não tem uma boa relação com ela e neme entre si.
Meridith casada mãe de uma única filha, nina aventureira, viaja de pais em pais sem nunca fica ponto em nenhum lugar, após a morte do morte essas três pessoa se reencontram e vai connhecer a história de sua mae.
Any uma mulher vencedora, ao mesmo tempo sofredora que atravessou a segunda guerra mundial em sua cidade natal Stanligrado e viveu de perto uma das batalhas mais sangrentas dessa guerra. Claro que como em todas as guerras a história de Any é cruel e triste, cujas escolhas foram difíceis, contudo e mais uma guerreira e vencedora como todos os sobreviventes dessa cruel guerra

Karol Garnier 27/03/2021

Um livro sobre familia
Uma mãe que sempre rejeitou as filhas e duas filhas que nao atendem essa rejeição, mas que por causa de uma promessa feita ao pai, vão fazer o possivel para se aproximar da mãe.

Ninguém sabe sobre o passado da mãe, exceto que ela é russa... mas através de um conto de fadas contado pela mãe elas vão descobrir mais que a história da mãe.

Esse livro é uma grata surpresa. Fala de reconciliação familiar, fala de perdão, fala de seguir em frente.

Eu chorei tanto com o final que nem sei explicar. Se você está lendo essa resenha com dúvidas sobre o livro, confia. Leia. É mto bom!

Jaque 15/10/2020

O Inverno e seus segredos, por trás de cada história
Contexto interessante e bem construído ao longo da leitura.

Es Sên Cia 26/10/2020

Um livro fantástico que suscita diversas discussões e ao mesmo tempo é de uma ternura incrível

Lorranny 07/02/2020

Mágico...
"Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar."

Um livro com uma história forte que em vários momentos me fez encher os olhos de lágrimas mas, que também traz uma pegada de contos de fada. Vale a pena a leitura. Simplesmente amei ?

Mari Siqueira 08/06/2013

O melhor livro do ano, até agora *-*
Jardim de Inverno é uma das melhores leituras do ano. Entre outras que eu já postei aqui, inclusive recentemente, se assemelha bastante ao Violetas de Março da Sarah Jio. A história não fluiu rapidamente para mim, no começo tive um pouco de vontade de desistir, porque me confundi um pouco com as personagens Meredith e Nina, que foram detalhadamente descritas por quase metade do livro. Mas então, as irmãs descobrem que o pai está prestes a morrer, e aí a história de fato começa. Antes de morrer, Evan, pede às filhas que realizem seu último desejo, conheçam sua mãe, de verdade. A mãe das meninas, Anya é uma criatura fria, que não demonstra nenhum tipo de afeto pelas duas, e que vive as desapontando com sua indiferença perante as filhas. O único tipo de amor que ela parece conhecer é o de seu marido, e quando ele se vai, ela e as filhas ficam perdidas, pois o pai era o único elo entre as três. Anya costumava contar histórias para as filhas quando pequenas, e este era o único momento bom que ela tinha com as filhas, assim que a história acabava, ela voltava a ser a pessoa fria e quieta que sempre fora. Um desses contos de fadas é a história da camponesa e do príncipe, uma história que a mãe nunca terminou de contar. No leito de morte, o pai diz às meninas que elas devem pedir à mãe para contar o final do conto de fadas. As filhas, agora adultas, ambas com problemas em seus relacionamentos, por conta dos problemas que tiveram em casa, com a constante indiferença da mãe, são obrigadas a partir nessa jornada para conhecer a mãe e também à elas mesmas. Lindo demais! Emocionante, me fez chorar em muitos momentos. Daria mais de cinco estrelas, fácil. Merece
Michele 27/06/2013minha estante
este realmente é um livro incrivel... difícil nao chorar eu mesmo me debulhei em lagrimas principalmente na parte do trem..
Ps. Muito boa suas resenhas

Lívia Gomes 21/01/2015minha estante
esse tá na minha meta de leitura de 2015! sou fã incorrigível de dramas. já vou preparar os lencinhos, rs
ótima sua resenha!