Posso Crer na Bíblia?

Posso Crer na Bíblia? R. C. Sproul

Resenhas - Posso Crer na Bíblia?

@biblioteca.da.ju 26/09/2023

Bom, mas uma leitura complexa
Esse livro faz parte de uma coleção do R. C. Sproul, são pequenos livrinhos sobre questionamentos comuns, porém a profundidade e a escrita são bem densos. O Sproul escreve com grande sabedoria e entendimento, tenho gostado muito dessa coleção.

Nesse nós temos um documento, uma declaração sobre a inerrância bíblica, que responde às diversas declarações que foram feitas sobre a veracidade da bíblia.

Esses livros são bem acessíveis em questão de valores, e são ótimos para estudo bíblico. Não julgue ele por seu tamanho (eu fiz isso kkk).

Por ser uma literatura cristã mais densa pode ser que não agrade a todos.

Romulo Vieira 19/06/2023

Posso Crer na Bíblia?
Este é o tipo de livro que vai ter dar uma direção sobre a inerência da Palavra de Deus, vai traçar em um breve resumo da história da bíblia.
R. C. Sproul expõe, de forma clara, a doutrina da inerrância das Escrituras, ao tecer comentários sobre os artigos presentes na Declaração de Chicago, emitida em 1978 pelo Conselho Internacional sobre Inerrância Bíblica, cujo propósito era defender a doutrina de que a Palavra de Deus é inerrante, e sua aplicação como um elemento essencial à autoridade da igreja.
Em resposta ao afastamento deste importante fundamento doutrinário por segmentos significativos do evangelicalismo, R. C. Sproul, que participou da elaboração da Declaração de Chicago juntamente com outros defensores da sã doutrina, encoraja o leitor, através desta agradável leitura, a crer na Bíblia.
“A autoridade das Escrituras é um assunto crucial para a igreja nesta e em toda época”.
“Visto que a Bíblia é a Palavra de Deus e que o Deus da Bíblia é a verdade e fala a verdade, a autoridade da Bíblia está ligada à inerrância”.

site: https://www.instagram.com/p/BqkL98PALFO/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Raul.Gustavo 02/09/2022

Importante introdução à Inerrância e Infalibilidade Bíblica
A Declaração de Chigago reuniu vários teólogos da época para declarar um parecer sobre a Inerrância e Infalibilidade Bíblica, isso se tornou necessário devido ao crescimento do relativismo dentro da igreja. Essa obra se trata da declaração junto com comentários de R.C. Sproul, um dos seus autores.
A Bíblia possui as respostas? Seu conteúdo é verdadeiro? As traduções são confiáveis?
Aqui você encontrará respostas simples e objetivas sobre grandes questões.
Considero esclarecedor e uma introdução sobre o assunto, que merece total estudo e especialização da parte dos teólogos cristãos.

Parmenas.Hudson 30/03/2022

Aautoridade das Escrituras é um assunto crucial para a igreja nesta e em toda época. Aqueles que professam fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador são chamados a mostrar a realidade de seu discipulado pela obediência humilde e fiel à Palavra de Deus escrita.

Tayllon 11/03/2022

LIVRO NECESSÁRIO
Não é a toa que é uma série de questões cruciais. Esse livro fala sobre a declaração de Chicago com comentários do RC. Gostei de como foi abordado e recomendo. Esse livro é sucinto, mas aborda bem. Te prepara para leitura de assuntos mais densos sobre o assunto e te dá muita base sobre a inspiração

Ruth Diniz 01/03/2022

Contém de forma resumida a explicação sobre inspiração, inerrância, infalibilidade , revelação biblica.

Daniel-Ef2:8 15/01/2021

Bom, porém contraditório!
O livro se trata de um comentário de RC Sproul sobre a Declaração de Chicago sobre a inerrância, inspiração e infalibilidade da bíblia. Seis capítulos são dedicados ao comentário dessa declaração e o último é a declaração em si.

Achei meio contraditório pelo fato de muitas das opiniões de teólogos atuais sobre a inspiração da bíblia e sua inerrância. Muitos hoje usam a crítica textual para afirmar se determinado texto é inspirado ou não ou se foi incluído posteriormente ou não. Por exemplo, o autor fala que devemos confiar no que a bíblia nos revela e que os manuscritos são confiáveis, porém, em seu livro sobre Oração ele comenta a chamada "oração do pai nosso" e a parte final que afirma: "Porque teu é o reino, o poder e a glória para todo o sempre, Amém!." (Mt 6:13b), o autor afirma que isso não se encontra nos manuscritos originais e isso é uma contradição do próprio autor.

Se ele está afirmando que devemos confiar nas cópias da bíblia e que elas são inspiradas e preservadas por Deus, porque nesse outro livro ele afirmou que este trecho da bíblia não se encontrava? Isso parece sim uma contradição a própria declaração de Chicago pois ela trata da inerrância e infalibilidade bíblica, porém esse tipo de comentário feito pelo próprio autor em outro livro contradiz a declaração.

Outro ponto comentado é que a declaração fala que devemos analisar o contexto bíblico pelo que foi dito na época e não tentar trazer um novo entendimento ou trazer uma nova interpretação para os dias atuais, porém, isso não corresponde com a realidade. Temas como casamento, divórcio, autoridade pastoral, dízimos, ofertas, trabalhos sociais, salário pastoral, batismo, entre outros temas, não são vistos ou observados pelo contexto bíblico e sim pela nossa época atual.

O livro em si é excelente, muito bom, porém dou uma avaliação baixa só pelo fato de que o que foi escrito na teoria está certo, porém na prática e pelo que já li do autor ele se contradiz e muito em vários pontos, não só ele mais vários autores e teólogos atuais não seguem o que a própria declaração de Chicago afirma, muitos rejeitam a inspiração de fragmentos ou de textos inteiros na bíblia tratando eles como acréscimo, o que é contraditório pois não é somente o RC Sproul que escreveu um livro para defender a inspiração da bíblia com base na declaração de Chicago vários outros fizeram o mesmo.
Raul.Gustavo 02/09/2022minha estante
Meu amigo Daniel, olá. Gostei do seu comentário, porém gostaria de tentar ajudar a esclarecer que o que é considerado 100% inerrante e infalível é o manuscrito original que os apóstolos escreveram/ditaram, agora os manuscritos que foram copiados entre eles na época, e os que temos hoje, que são cópias das cópias, não são 100% inerrantes e infalíveis, porém nenhum grande valor teológico foi perdido, e por isso é dito que são confiáveis.

rocharthur 24/05/2020

Livro traz uma contra argumentação a pontos que se opõem à doutrina da infalibilidade e inerrância da Bíblia. Uma boa introdução ao assunto.

Maju.simões 02/04/2020

Muito bom! Respondeu muitas dúvidas que eu tinha sobre o assunto. Só achei um pouco maçante, mas recomendo, é tão fininho, a leitura acaba durando poucos dias.

Vanderley Batista 13/03/2020

Bom livro
Esse livro trata basicamente sobre a doutrina da infabilidade e inerrância da Bíblia. Recomendo!

Ana 20/02/2020

Ótima introdução sobre os atributos da Escritura.

DIÓGENES ARAÚJO 14/09/2018

Bom, mas óbvio
O livro é bem interessante no sentido de te dar argumentos na defesa da leitura bíblica, mas não traz nada fora do senso comum.
O livro também não se aprofunda na defesa geral da Bíblia, foca basicamente na defesa da inerrância e infalibilidade da Bíblia de forma geral.