A Arte de Correr na Chuva

A Arte de Correr na Chuva Garth Stein

Resenhas - A Arte de Correr na Chuva

Suzy 29/06/2014

O melhor
Um dos livros mais lindos e sensiveis que ja li. De longe o meu preferido. Tão delicado, te faz rir e chorar.

Thamires Amorim 14/05/2014

Titulo: A Arte de Correr na Chuva.
Autor: Garth Stein.
Editora: Ediouro.
Ano: 2008. Páginas: 303.
Nota: ♥♥♥♥♥.
Sinopse: Quando Denny resolve adotar um cão para lhe servir de companhia, percebe imediatamente que o destino lhe enviou um amigo especial. O amigo de Denny - Enzo - estará com ele nos melhores e piores momentos de sua vida, pois sabe que seu dono é um vencedor. Enzo é um cão, um cão com uma alma marcada pelo tempo. Denny é um piloto de grande talento, que encontra nas pistas de corrida sua verdadeira vocação. Mas a vida pode apresentar curvas acentuadas e dificuldades a serem superadas no percurso. Um livro que tem muito a nos ensinar sobre amor, tragédia, redenção. Do jeito que só um cão poderia narrar.
Este, com certeza, é um dos livros mais bonitos que já li. Enzo é um cachorro muito inteligente que narra a história de sua vida junto com Denny, seu melhor amigo. Denny, adota Enzo quando ainda era novo e desde então é a alegria do rapaz. O cachorro aprende com Denny a se apaixonar por velocidade e mais ainda, ter Airton Senna como ídolo.

Denny se casa com Eve, o que deixa o cachorro um pouco enciumado e também um pouco de lado. Com o tempo, nasce a pequena Zöe, que se torna uma grande companheira do cão e ele vira seu eterno protetor. Então Denny vai se dedicando cada vez mais as corridas, já que pilota carros de corrida e sua maior paixão são carros de Fórmula 1.

O decorrer das corridas e a correria do seu cotidiano, deixa algumas coisas passarem e Eve, sua esposa começa a adoecer. Um cancêr no cérebro. Mas a doença só é descoberta depois de muito tempo e sem nenhum tratamento antes de chegar a estado avançado, ela acaba morrendo.

Em uma viagem, Denny quase cai nas garras de uma jovem de 15 anos e isso o prejudica, pois semanas antes os pais de Eve o colocam na justiça pedindo a guarda de Zöe. Então as coisas se complicam muito para Denny e até a propria casa ele chega a vender para continuar com sua filha.

Este é um livro encantador, cheio de lições de amor, amizade e confiança. A visão de Enzo faz com que o livro se torne ainda mais bonito e também uma bela homenagem a Airton Senna, já que ele sempre foi e será o melhor a correr na chuva e o autor o vê como ídolo. Enfim, leiam e se emocionem, pois o livro é calmo, leve e muito gostoso de ler!

Esta resenha faz parte do blog Marca Provisória, encontra-se aqui:

site: http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/2014/03/resenha-arte-de-correr-na-chuva-garth.html

Andrezza 10/04/2014

Um narrador inesperado
A estória de uma família narrada pelo ponto de vista do labrador da casa. Não tem como não se apaixonar, e não tem como não ter o coração partido.
Matheus Caixeta 09/07/2014minha estante
É labrador? Faz um tempo que li, mas eu tinha a impressão que era outra raça...

sarah osbourne 16/09/2014minha estante
A mãe do Enzo era labradora, mas o Enzo sempre pensou que o pai dele fosse um terrier que ele havia visto na fazenda em que nasceu, um dos motivos disso é que todos diziam que ele parecia muito com um terrier.

Dany 05/03/2014

Nunca me interessei por livros que contam a história de cachorros. Depois da febre de "Marley e Eu", e depois que assisti o filme, perdi o interesse em ler esse gênero. Como este livro chegou às minhas mãos? Estava terminando um outro livro e queria continuar lendo uma narratória, e encontrei este perdido nas coisas do meu irmão. Foi o melhor achado dos últimos tempos!

Garth Stein... nunca tinha ouvido falar deste escritor. Mas, após ler A arte de correr na chuva, já o acrescentei em minha lista de autores favoritos. A escrita dele me encantou! Conseguiu prender minha atenção do começo ao fim, sempre me surpreendendo a cada capítulo. Nunca encontrei um escrito que mantivesse, com tamanha fidelidade, o nexo entre os acontecimentos da história. Nunca encontrei escritor que esclarecesse onde um capítulo se conecta ao outro.

Sobre a história de Enzo... Bom, ele é um cachorro da raça terrier que pertence a família Swift. De ínicio, são somente Enzo e Denny, seu fiel amigo e dono. Mas, logo Denny encontra um amor, casa-se com Eve e tem um filha chamada Zoe. Enzo é o narrador da história - e que desafio deve ter sido manter a lógica nesta narração, coisa que o autor fez com perfeição. Enzo é onipresente nos acontecimentos da vida da família Swift e é através da percepção dele que a história de desenvolve.

Enzo adora ver televisão e acredita que, numa próxima vida, vai ser um homem. Denny é um piloto de corrida e domina a arte de correr na chuva. Em alguns capítulos, Enzo narra como o piloto deve se comportar em uma corrida quando começa a chover, ensinamentos adquiridos com seu dono. Estes fatos são, na verdade, uma homenagem de Garth Stein à Ayrton Senna.

Denny passa por uns maus bocados em sua vida profissional e pessoal. Sua mulher Eve descobre um doença grave no cérebro. Zoe vai morar com os avós (Gêmeos, como narra Enzo, pois sempre estão com roupas muito parecidas). É acusado de abuso sexual. Perde a guarda da filha para os pais de Eve... Um balde de água fria! Mas, Enzo continua firme em sua missão como amigo fiel de Denny e não o abandona em nenhum minuto.

Tudo, absolutamente tudo, que Enzo narra faz sentido e se encaixa em um tempo cronológico muito coerente. E o final é supreendente, como toda boa história deve ser.

site: http://catarme.blogspot.com.br/

Jennifer 05/03/2014

O melhor!
Melhor livro sobre cachorro que eu já li! Mesmo sendo o Enzo que narra a história, prende e emociona o leitor. Li o livro logo depois de Marley e Eu e achei a história muito emocionante do início ao fim. Indico a todos os amantes de livros sobre cachorro.

Rosiane 26/02/2014

Enzo...
Enzo é um dos personagens mais cativantes que conheci, o fato de eu ter adotado um filhote a dois anos sem duvida me influenciou na história, pois o livro é narrado por um cachorro (Enzo) e me fez pensar sobre o se passa na mente desses adoráveis animais. A história é divertida, emocionante e te faz querer saber se os desejos de Enzo serão realizados. Se você tem um amigo peludo por perto, este livro te fará afagar a cabeça dele diversas vezes durante a leitura.
A arte de correr na chuva é um livro para todas as idades, um livro para você rir, chorar, ficar bravo e amar ainda mais o amigo de 4 patas.

Renata 16/01/2014

Muito emocionante!!
Um cachorro muito sensível, fã de corridas e muito inteligente conta a história de seus donos e sua relação com o mundo...
Me emocionei em várias partes, principalmente quando ele citava o nosso grande piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna...
Um leitura que realmente vale a pena, principalmente para quem gosta de cachorros!! Super recomendo!!

Beatriz 02/01/2014

Perfeito!
Eu simplesmente AMO esse livro. Foi o único livro que eu já li que eu não conseguia parar de ler um instante. E apesar ser um cachorro, todo mundo se identifica e se emociona com o Enzo. Como ele mesmo diz, ele é um humano dentro de um cachorro. Chorei muito. E 5 estrelas é pouco... Irei reler com certeza!!!
Rosiane 27/02/2014minha estante
Reler... impossível mesmo não reler, dá saudade do Enzo quando ele não "por perto", não é mesmo?

Wemerson 26/12/2013

Perfeito
Uma ficção envolvendo diferentes aspectos como a fórmula 1 (nosso eterno campeão Airton Senna) e a relação estreita entre um cachorro e seu dono.

Enzo é uma pessoa num corpo de cachorro e acompanhar suas emoções e enxergar a vida através de seu olhar é maravilhoso.

O final deste livro é surpreendente! Simplesmente perfeito! Serve para enxugar todas as lágrimas derramadas nas páginas anteriores.

Leia! É um livro com enredo perfeito!

Renara 04/07/2013

A arte de correr na chuva
"o que está ao meu redor não afeta o meu humor; meu humor é que afeta o que está ao meu redor." (A ARTE DE CORRER NA CHUVA- GARTH STEIN..... SABIO ENZO)

"Nenhuma corrida jamais foi ganha na primeira curva — ele falou. — Mas muitas corridas foram perdidas aí."

"— Não há desonra em perder a corrida — Don falou. — Desonra é não correr por medo de perder."

Lu Farias 20/04/2013

Chuva e lágrimas.
Ok, precisei de algumas horas pra assimilar a coisa toda, ultimamente tem acontecido muito isso, termino de ler e imediatamente começo a ruminar sobre a coisa toda. Não sei porque, mas alguns livros levam um tempo bastante longo para serem digeridos e esse foi um desses livros "exaustivos" pra se digerir.
Enzo é um cachorrinho encantador, que me arrancou algumas lágrimas minhas já nas primeiras páginas, começar morrendo é sem duvida um jeito muito triste de se começar, mas com o tempo acabei aceitando junto com Enzo que tudo tem um fim, entendendo o desejo dele de voltar no corpo de um homem, mesmo não acreditando em ressurreição. E é esse cachorrinho encantador que conta a história de Denny, Zöe e Eve, uma história com final feliz e sem muitas surpresas, mas que é contada de um jeito muito bonito e de forma bastante sincera, talvez sincera até demais rs.
Uma das coisas que me agradaram no livro foi o fato de que o autor deixou bem claro que Enzo era apenas um cachorro, que ele na maior parte do tempo não participou das conversas, audiências e viagens, deixou bem claro que a maior parte daquilo era a imaginação de Enzo, ou a capacidade de ligar os pontos e isso transmitiu um ar ainda mais sincero ao livro e ao animal, senti que ele era quase real, talvez um pouco humano demais, mas bastante real ao seu modo e fiel aos seus instintos.
O livro tem muitos pontos fortes e inclusive os capítulos onde só eram contados detalhes sobre a Formula 1, ou sobre pilotos, ou sobre conselhos que os pilotos seguem, não foram realmente cansativos e me ensinaram uma porção de coisas realmente interessantes, isso sem contar as inúmeras vezes que Ayrton Senna é citado, trazendo o livro para ainda mais próximo da realidade de uma brasileira que pouco sabe sobre pilotos e sobre suas corridas, mas que não é indiferente a esse nome.
O livro para mim foi 5 estrelas, pois desde HP 7 eu não chorava tanto e me identificava tanto com uma história. Adoraria que fosse realmente verdade que os cachorros que partem prontos e com o desejo de voltar, renasçam realmente como humanos, assim como Enzo assistiu no documentário feito sobre cachorros na Mongólia, adoraria pois assim teríamos homens e mulheres mais tolerantes e fiéis de um jeito que só os cachorros podem ser.

Mayra 30/03/2013

Amor incondicional!
Simplesmente lindo! A história narrada por Enzo, o cachorro, ilustra a história de uma família: o amor, alegrias, sofrimentos, desafios e a perda... Derrete o coração de qualquer um... Emoções mil!

Ray 21/03/2013

A arte de Correr na Chuva - Garth Stein
A arte de correr na chuva conta a história da vida de Enzo, um cachorro muito esperto e companheiro, narrado pelo próprio personagem.

Nas 302 páginas deste livro maravilhoso acompanhamos as experiências e reflexões de Enzo, como transcorre os 10 anos de vida deste animal maravilhoso narrado por seu ponto de vida. É sem dúvida uma leitura obrigatória para quem ama a companhia destes seres tão especiais.

Enzo descreve sua vida deste seus dias de filhotes no canil, onde corria atrás de sua mãe para se alimentar ao momento onde ele conhece Denny, seu dono e amigo, um pai, irmão e companheiro. É muito emocionante "ver o que passa na cabeça de um cachorro".

Denny é um piloto de corrida apaixonado pelo esporte e que por conta de sua paixão consegue fazer com que Enzo se apaixone também. E é através das corridas e do conhecimento adquirido delas que Enzo desenvolve sua filosofia de vida, simples mas surpreendentemente adequada não só para cachorros como também para seres humanos. Como diz Enzo: "O carro vai para onde os olhos vêem". Grande fã do inesquecível Airton Senna, Enzo sabe que o verdadeiro talento aparece nos momentos de dificuldades, afinal é debaixo de chuva que conhecemos o melhor piloto ao invés do melhor carro.

Uma história de superação, alegria e tristeza, vida e morte, mas acima de tudo amor. Um amor forte e leal capaz de superar as maiores dificuldades.

O livro é muito gostoso de ler, afinal é bem escrito e bem traduzido e a diagramação é adequada.