A Arte de Correr na Chuva

A Arte de Correr na Chuva Garth Stein

Resenhas - A Arte de Correr na Chuva

Daniella 02/09/2020

Emocionante do começo ao fim!
Não foi suficiente para o autor escrever uma história emocionante, não. Ele colocou como narrador o Enzo, o cachorro mais leal e incrível (depois dos meus).
Foi uma leitura marcante por ter sido justamente na perspectiva de um cachorro.
Aqui temos ele contando sua história (e a do Denny, seu dono) na véspera de seu falecimento, então o prólogo já é pra acabar com seu psicológico mesmo.
A história do Denny gira em torno de luto, batalha de custódia, falsa acusação de um crime sexual, carreira e sobre o que afinal o universo quer de nós. Nós vamos ser recompensados? Sobre a narração de Enzo é no que ele acredita. Ele acredita, segundo um documentário da Mongólia, que em sua próxima vida ele irá ressurgir como um ser humano e ele vai encontrar o Denny e vai lhe dizer "Ei, o Enzo mandou um oi".
Nosso autor é fã de ninguém mais ninguém menos que Ayrton Senna, conhecido por ser o rei quando se tratava de correr na chuva, creio que por isso o livro tenha esse nome. E Denny é um piloto profissional, então Enzo cresceu nesse ambiente de carros e pistas. Gostei muito da homenagem ao Ayrton Senna, foi realmente lindo.
Certo, Denny passa por muita coisa e Enzo está sempre com ele, tentando de todas as formas lhe dizer que está ali para o que der e vier. É sério, esse livro mudou meu jeito de ver muitas coisas, eu achei linda a narração do Enzo e só quero que todo mundo conheça esse cachorro e a história de superação do Denny. E, claramente não vou dá um spoiler violento sobre o final, mas o final... Ah! Leiam!
Sávio 24/09/2020minha estante
Bacana! Valeu pela dica!

Daniella 24/09/2020minha estante
Espero que goste! ?

Nanda 26/09/2020minha estante
Ainda não li o livro ... mas o filme é emocionante, chorei

Daniella 28/09/2020minha estante
Eita que eu não sabia que tinha filme ? vou pesquisar pra assistir!

Alana Homrich 09/08/2010

Existem pessoas, que como eu, queriam ler este livro após Marley e Eu, porque Marley e Eu é um livro muito bom também, e que pensaram, assim como eu, que este iria ser parecido. Ou um pouco diferente, talvez. Mas não, tão bom quanto ele realmente é, que pelo amor de Deus, não existe forma de comparar este livro com Marley e Eu. Ele é simplesmente... Perfeito.

Quem consegue não chorar neste livro? Quem consegue não se apaixonar pela vida de Enzo? Pelo seu estilo, pela fórmula um? Quem consegue não ficar intrigado com as comparações que Enzo faz entre a fórmula um e a vida? “Seu carro vai para onde vão seus olhos.”

Enzo nos conquista de uma maneira impressionante, desde o segundo capítulo conseguimos perceber que este é um livro para ser lido em uma tarde calma, sem pessoas lhe estressando, e sem incomodações, pois os problemas de Enzo e seu dono já são numerosos o suficiente para deixar qualquer um com vontade de desistir. Mas a perseverança é assim como a esperança, a última que morre.

Enzo esta prestes a morrer, ele já cumpriu seu papel neste mundo, ele já é livre para partir, mas minutos antes de sua morte, ele recapitula toda a sua vida. É isto o que este livro nos apresenta, todos os momentos de felicidade e de tristeza de Enzo e sua família.

Enzo está certo: na sua próxima reencarnação ele vai vir como um homem e vai passar por seu dono e dizer: “Enzo mandou um oi.” É incrível, eu estou chorando neste momento, este livro é lindo, conta uma história muito bonita, uma vida cheia de dificuldades, mas que nos mostra que sempre há uma saída, mesmo que ela não esteja à mostra, ela sempre existe. Não devemos nos entregar para o destino, temos que lutar até o final, somente assim poderemos sentir-nos realizados.

E o que é impressionante, eu nunca gostei de fórmula um, afinal quase todas as garotas não gostam, não acham muita graça em um monte de carros correndo em alta velocidade, mas este livro é capaz de mudar todos. Eu tive a curiosidade de procurar mais sobre Ayrton Senna e não somente sobre ele, mas sobre toda a história da fórmula um. E vejo que, obviamente em um livro literário tudo é mais bonito, tudo é feito do jeito que o autor quer a pessoa enxergue tal ação ou objeto, mas mesmo sem este livro ao lado, podemos ver toda a magia e que realmente tudo o que Enzo diz comparando uma corrida com uma vida, é realmente verdade.

Este livro nos traz muitas emoções, e o modo como o autor consegue colocar suas opiniões sobre diversos assuntos em somente um único livro é muito interessante, este livro mistura amor, ódio, fidelidade, tristeza, e acima de tudo... Amizade.

Enzo é aquele melhor amigo que todos queríamos ter. Agora vou colocar meus cachorros para assistirem televisão, quem sabe eles não se tornem espertos o suficiente para agirem da forma correta? É... É só um livro Alana, eu sei que te abalou, mas é só uma história.

Que por sinal, merece cinco estrelas, recomendo para toooodos, independente da idade dos mesmos.
Ellen Diniz 16/08/2010minha estante
Nossa... Depois de ler sua resenha tão "emocionada", fiquei com uma imensa vontade de ler esse livro... Parabéns... Simplesmente linda!

Fran RW 08/05/2011minha estante
Oi, Alana, escreva mais resenhas, por favor! Quando terminei de ler as suas fiquei querendo mais. E querendo também ler todos os livros sobre os quais você escreveu. Parabéns, você "pode"!

Jake 20/09/2012minha estante
Realmente esse livro é fan, assim como sua fantástico, assim como sua resenha. Parabéns

Arnaud 25/08/2013minha estante
hoje meu filho completa 30 dias. Quando soube que era menino não tinha dúvidas que o nome seria #Enzo e seria por esta história, pelo personagem.

Arnaud 25/08/2013minha estante
Mais: no dia 12 de julho de 2012, meu cão sebastian, morreu aos 14 anos. Bem, eu era e sou louco por ele. No dia 26 de outubro deste mesmo ano, soube a notícia de #enzo e no dia 26 de julho de 2013, enfim ele nasceu. Foi ou não um nome adequado? Para quem leu o livro, entende do que falo...

Paloma 05/11/2013minha estante
Este livro foi um dos melhores que eu já li. Pensando bem, foi o melhor. Como você disse Alana é impossível não chorar com esse livro. Enzo é um sábio. O livro nos coloca diante dos aspectos mais importantes de nossa vida: a verdadeira amizade e o acreditar em si mesmo e nos outros com sinceridade.
É um livro que sem dúvida recomendo para todo mundo ler, porque depois dele ninguem será o mesmo.
"O que você deseja, já está na sua frente"

Thayná 05/08/2014minha estante
Eu nunca nem tive cachorro e este livro é um dos primeiros da minha lista de favoritos

Evelyn Marinho 11/09/2015minha estante
Esse livro é maravilhoso. Tento encontrar outros parecidos, mas simplesmente não consigo. Um dos melhores que já li!

Diuovandra 22/07/2016minha estante
Nossa Alana parabéns pela sua maneira de escrever, fiquei morrendo de vontade de ler o livro!

Daniel 22/03/2022

A arte de correr na chuva
A história toda é narrada pelo cachorro, o que eu achei super interessante, e já não bastava isso, o livro fala sobre F1.
A história apesar de ser bem emocionante e triste ao mesmo tempo, ela é bem envolvente e flui muito bem, até bem demais.
Se você é uma daquelas pessoas que gosta de F1 (ou não kk) e gosta de animais e de uma bela história, vai amar.

Queria Estar Lendo 24/08/2012

Só mais um capítulo: A Arte de Correr na Chuva
Link oficial da resenha: http://tinyurl.com/d86bl2c

__________________________________________

Já faz algum tempo que eu li o livro, mas ele sempre me surpreende quando penso sobre. Não figurou na lista dos mais vendidos de revistas importantes e nem recebeu o titulo de Best-seller. Na verdade, é difícil encontrar muita coisa sobre ele na internet e isso, para mim, é uma pena.

A arte de correr na chuva conta a história de um cãozinho chamado Enzo que, ainda pequeno, é adotado pelo piloto de stock car, Denny Swift, o melhor corredor em pista molhada (daí o nome do livro). A partir daí, acompanhamos toda a vida de Enzo desde seus últimos segundos até os primeiros, em uma retrospectiva de tudo que ele passou e tudo que viu, que o fizeram crescer como alma e se preparar para voltar ao mundo como um humano.

O que mais me interessa no livro é que ele é contado pelo ponto de vista do Enzo enquanto ele descreve sua vida de cachorro e, com uma simplicidade e inocência tamanha, uma lealdade descabida, percebemos o quanto ele está pronto para evoluir em um plano astral.

Confesso que quando terminei de ler não dei a devida atenção, mas tenho o costume de pensar muito a respeito do que li depois, e então comecei a perceber os toques de espiritualidade e filosofia de um cão que foi criado assistindo ao canal National Geographic, o tom de lealdade e ingenuidade do livro. E no fim, acabei me pegando pensando se aquilo era o que os cães realmente sentiam e pensavam, se era daquela maneira que uma alma evoluía. Uma boa reflexão e uma leitura muito fácil.

Não gosto muito de criticar a escrita de um autor, porque pra mim isso é marca. Quem escreve sabe que depois de um tempo acabamos nos apegando a uma maneira de escrever, um tipo especifico, uma zona onde nos sentimos mais confortáveis; e é por isso que evito criticar a escrita. Mas até hoje só existiu um autor que me decepcionou nesse quesito, e não foi Garth Stein. Ele escreve de maneira leve e solta, com desenvoltura e você não se sente engolido por palavras e expressões que não entende. É gostoso ler A arte de correr na chuva.

E, para quem ficou com um pé atrás achando que o livro é daqueles que focam em espiritualidade e reencarnação, está enganado. O livro foca na vida de um cão, em sua lealdade e fiel amizade ao dono e é interessante poder imaginar como eles se sentem em relação a nós uma visão diferente da de Marley e Eu.

É um livro lindo e que merece atenção.

Seu carro vai para onde vão seus olhos. É apenas uma outra maneira de dizer que o que você deseja já está a sua frente.

Mais do que super recomendado!

PS: Sem contar essa capa super linda e fofa que me fazia abraçar ela sempre que o Enzo era fofo demais ou a história triste demais. Gente, eu sou apaixonada por ele!

____________________________________

Esta resenha foi feita por Bianca da Silva, membro do blog 'Só mais um', e a repredução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um...

Matheus656 12/02/2022

Mais um livro para amantes de cachorros
Já tinha uns 3 anos que esse livro estava na minha lista de desejos. Enfim, achei esse ano, por 5 reais apenas em um sebo de São Paulo. Sou fissurado em livros com cachorros, e esse então era diferente, pois, ao contrário dos livros do gênero, nesse temos o próprio cão narrando a história.
O autor parece conseguir captar bem o que se passa na mente de nossos companheiros caninos, e isso foi um ponto alto do livro.
Enzo é um cachorro que gosta de corridas, tem o Ayrton Senna como seu maior ídolo, e em algumas partes do livro, vemos o autor fazendo metáforas de corridas narrados pelo ponto de vista do cachorro.
Acredito que o livro poderia ter sido levado para outro lado, a narrativa, acabou que pendendo para um lado tão clichê, onde o cachorro que narra o livro, de certa forma, fica como segundo plano. Vemos então ele narrar os dias turbulentos de seu dono para conseguir a guarda de sua filha, após os seus sogros armarem para cima dele para a guarda da neta não ir para o pai. Essa parte da armação, poderia facilmente ser parte de algum outro livro de thriller ou policial, que o autor perdeu a originalidade da história.
Ainda sim, é um livro no qual eu recomendaria.

amanda 18/03/2021

A arte de correr na chuva
Meo Deus, eu amei esse livro de paixão, é lindo, o amor, a derrota, a luta, as mentiras, TUDO

Mariii 28/02/2024

A Arte de Correr na Chuva é um livro narrado através dos olhos de Enzo, um cachorro. Quando ainda era filhote, Enzo foi adotado por Denny, um piloto profissional de corridas automobilísticas. Desde filhote, Enzo aprendeu muito sobre corridas com o seu tutor e seu sonho era voltar como humano na próxima vida e ser corredor. Aos olhos de Enzo, acompanhamos as suas descobertas, acompanhamos as alegrias e dramas familiares e toda a dedicação e amor que um cão dá a sua família.

Foi um livro bem gostoso de ler. Você se diverte, se emociona e se apaixona pelo Enzo. Por ter a narração baseada na visão de Enzo, o livro nos faz imaginar o que nossos amiguinhos peludos realmente sentem nas situações que acontecem nos cotidianos familiares. E além disso, ainda temos várias menções ao nosso querido Ayrton Senna, de quem Enzo é fã, para nos dar aquele orgulho de ser brasileiro.

Adê 27/03/2021

Livro lindo
Livro narrado pelos olhos de um cachorro que queria ser humano, ele passa por diversos momentos com seu dono, desde que é adotado até que seu dono se case, tenha filhos e depois perca sua esposa para um câncer. Passa por todas as dificuldades com ele. Vale muito a leitura, principalmente para quem ama cachorros. Eu adoro, li e recomendo o livro.

Niv 08/09/2020

Amor dos meus 15 anos.
O livro predileto dos meus 15 anos.
Não sei o que me fez amar mais: cachorro ou referências ao Ayrton Senna?
Com certeza os dois.
O livro é de uma sensibilidade tremenda, daqueles que você quer ler em várias idades diferentes pra ter várias interpretações.
Recomendo muito!!!!

Larissa 31/12/2021

esse é um livro que me pegou de uma forma que eu não sei explicar. amei do começo ao fim ? estou doida para assistir a adaptação.

Adriana1037 03/08/2021

Aquele quentinho no coração...
É um livro dobre o luto e sobre esperança. Sobre a persistência e a busca da felicidade. O narrador (cachorro) dá todo um toque lúdico e as vezes divertido ao livro. Algumas partes um pouco chatas falando sobre corridas de carro (porque eu não gosto), mas nada que comprometa o brilho da história. Gostei.

Vane 26/07/2020

Que bom que lhe dei mais uma chance
Mais que uma resenha, prefiro descrever hoje uma experiência muito pessoal sobre a leitura de “A Arte de Correr na Chuva”. Acredito que um livro tem que mexer com a gente de alguma forma, se isso não acontece é porque não era o momento de seguir em frente com ele.
Esse livro está nas minhas metas de “quero ler um dia” a muitos anos, o ganhei de um amigo muito querido, mas por algum motivo ele ficou parado na estante por muito tempo antes de eu dar uma chance a ele realmente.
Enfim, iniciei a leitura a mais ou menos um ano atrás, mas apesar de ser fluída e gostosa, minhas intenções literárias estavam indo para outro lado, portanto parei no meio acreditando que não era o momento ainda. Depois de uma ressaca literária de mais de 6 meses, sem conseguir terminar nada que começava a ler, voltei com uma saga de fantasia, que diga-se de passagem é o meu estilo queridinho da vida, essa puxou outras leituras e por fim consegui terminar “A Arte de Correr na Chuva” no momento mais perfeito para ele e para mim. A leitura certa no momento certo.
Envolvente, emocionante e revoltante em vários momentos, tudo se mistura nessa aventura de um cachorro que pensa como gente, age como gente e nos leva para o mundo dele. Complicado e perfeitinho é a definição correta para minha relação com essa história.
Por fim, gosto da forma como ele é narrado, do jeito que é singelo e ao mesmo tempo emocionante. No momento em que finalmente o finalizei a sensação foi de: “Que bom que lhe dei mais uma chance”.

peyserrt0 18/09/2022

me fez chorar.
é um livro incrível, e eu chorei do início ao fim. mas sou suspeita pra dizer porquê qualquer coisa com cachorro me faz ficar emotiva. mas é um ótimo livro, e tem uma leitura muito fácil, porém, tem certos gatilhos no decorrer.

Maciel 15/04/2022

A arte de correr na chuva
É um livro emocionante, não é o meu gosto de livro, mas achei bom. É triste e complicado e o final foi muito comovente, é reconfortante imaginar que almas conectadas se encontrarão.

Nana 06/10/2009

Enzo é muito fofo!
Este livro foi uma ótima surpresa! Vi algumas vezes na livraria, mas não me chamou muito a atenção , até que um dia ele estava em promoção e acabei comprando. Que bom, pois ameiii!!
É uma história diferente, contada pelo cachorrinho Enzo que é meigo, divertido, sensível , companheiro e fiel.
Ele narra a sua vida de uma forma muito verdadeira que tive a impressão de estar ouvinho o cãozinho falar.
O livro é delicioso e emocionante não só pra quem gosta de cachorros, para qualquer leitor .
Enzo além de tudo ainda gosta de fómula 1 e é fã de Ayrton Senna (assim como o autor do livro)
O final é emocionate!! Adorei e recomendo!!!!!

PS: A parte do livro em que Enzo está com medo da Zebra de pelúcia é hilária..rsrsrs

Márcia 26/10/2009minha estante
Cachorros são sempre lidos! Acho que livros assim não são mais surpresas pra mim.

Amandha 20/01/2010minha estante
Adorei acho que vou amar esse livro ;)