O Enigma De Andrômeda

O Enigma De Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

Isabella Cristina 15/04/2024

Ótima leitura
Michael Crichton é um escritor muito bom, essa é a terceira obra que leio dele e foi uma experiencia muito boa, a história flui muito bem e ele te prende assim que você começa a ler com toda a atmosfera do mistério envolvendo o organismo.

Nessa história iremos acompanhar um grupo de cientistas que estarão investigando esse caso do contato da terra com um organismo extraterreste tentando descobrir como ele funciona, e uma forma de impedir ele de causar mal aos humanos.

Para mim a experiencia foi ainda mais legal por estar fazendo faculdade na área da saúde e ainda conseguir acompanhar e entender o método que eles usam nas análises laboratoriais, então foi muito mais legal, o escritor explica tudo de forma muito simples, com várias alegorias além de discorrer sobre vários conceitos científicos, eu gosto muito desse tipo de leitura.

Eu achei só o final do livro meio anticlimático, pois eu criei muita expectativa, mas a leitura foi muito boa ainda e eu recomendo muito, só tenho a reclamar da edição que eu li, tinham alguns erros de revisão, mas não atrapalhou a leitura apesar de me tirar da história algumas vezes, no mais, quero ler mais livros do autor

Vania.Cristina 30/03/2024

Um vilão microscópico
A história narra cinco dias de investigação para resolver uma crise científica nos Estados Unidos, na década de 1960. É estruturada para parecer uma reportagem real e precisei pesquisar para ter certeza de que realmente tratava-se de ficção.

Quando eu era criança, assisti ao filme da década de 70 que adaptou com sucesso essa história, e me lembro de ter ficado realmente impressionada e assustada.

No livro, os primeiros momentos são de terror, depois, quando entramos de cabeça na ficção científica, a narrativa alterna momentos descritivos, de experiências e teorias científicas, com um suspense tenso.

O narrador misterioso, que têm as iniciais do escritor, diz que seu relato é baseado em documentos e depoimentos coletados por ele. Chega a apresentar, durante a narrativa, gráficos e ilustrações desenhados pelos computadores da época a partir da ciência real.

O jovem Michael Crichton, na época um estudante de medicina, criou essa história, baseando-se em muita pesquisa, e imaginou como seria a primeira grande crise biológica. A humanidade já presenciou (de fato) a crise da energia atômica, pós Segunda Guerra, e a crise da corrida espacial, mas todas eram de ordem física e química. Os grandes conselheiros de governo eram cientistas desse campo. Mas nas últimas décadas, o mundo viu crescer o interesse pela pesquisa biológica: o antibiótico, o controle da natalidade, transplantes, código genético e... as possibilidades do uso de armas biológicas nas guerras.

Na história, um projeto secreto do governo estadunidense, chamado Scoop, está mandando satélites até o espaço próximo, visando trazer para estudo organismos coletáveis. Um desses satélites perde o rumo e cai próximo a uma cidade minúscula chamada Piedmont, com apenas 48 habitantes.

O Projeto Scoop manda dois homens para localizar o satélite. Ao chegar na cidade, eles encontram toda a população morta, com exceção de um velho doente e um bebê recém nascido. Imediatamente após localizar o velho, algo desconhecido contamina os dois homens, que morrem em questão de segundos.

A cidade entra em quarentena secreta e outro projeto automaticamente é acionado. Agora é o Wildfare, criado para investigar, estudar e conter qualquer contaminação que possa vir do espaço.

Algumas descrições dos avanços tecnológicos podem parecer datadas. O excesso de procedimentos e teorias científicas podem não agradar todo mundo. No entanto, nós que vivemos a pandemia de Covid 19 sabemos como as preocupações levantadas no livro são atuais e pertinentes. Conhecemos os interesses da indústria armamentista e sabemos que, mesmo as democracias, escondem segredos.

Não estou dizendo que o covid foi criado em laboratório, não defendo teorias da conspiração para além da ficção, mas é evidente que coisas do tipo podem acontecer, e o livro apresenta essas reflexões.

Aviso que há cenas que descrevem o uso de animais como cobaias da ciência, e sei que alguns podem ficar desconfortáveis com isso.

Para quem gosta de ficção científica, leitura recomendadíssima.

lele 24/03/2024

Não sei explicar, mas adorei a atmosfera do livro. incrível demais. ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Deza 13/02/2024

Muito bom, mas?
Não vou mentir, ser da área de biologia me ajudou muito a não largar esse livro.

O vocabulário às vezes é muito técnico e pode fazer você perder o interesse com as longas descrições, mas não deixa de ser uma boa obra.

Gostei muito do desenvolvimento da história com ganchos intrigantes que me faziam partir de um capítulo para o outro sem piscar.

Murilo.Justino 29/01/2024

A história é boa, tem muitas explicações científicas legais e um enredo que é envolvente, porém do meio do livro em diante achei a história mais "morna", exceto por um trecho mais elétrico quase no final da obra.
Além disso, o final foi meio abrupto, na minha opinião. Acho que daria para ter sido melhor trabalhado.

skuser02844 16/01/2024

Um conselho: Vá ver o filme
Livro com potencial gigantesco mas que virou um livro técnico.
Não há suspense ou emoção alguma, parece que vc está lendo uma bula de remédio.
Que pena, porque o filme é muiiito bom.

Danilo 14/01/2024

História começa de maneira empolgante e é bem desenvolvida, no meio trás a sensação que as coisas não estão dando certo e que um milagre ou ato heróico seja necessário porém o ritmo fica menor, com a história se desenrolando nas últimas 60 páginas como se tudo acontecesse ao mesmo tempo.

vinicius811 25/12/2023

Não chega a ser um dos melhores lidos no ano, mas foi uma ótima leitura. tinha vários capítulos explicando muitas coisas científicas, mas deu pra entender de boa.

Armando.Edra 21/10/2023

Sci-Fi bem hardcore
"O Enigma de Andrômeda" me chamou a atenção de cara por causa de seu autor, o renomado Michael Crichton, que também escreveu a obra que originou o filme Jurassic Park.

Tudo certo para ser mais um livro Sci-Fi de sucesso, certo? A resposta é mais ou menos.

É incontestável o aprofundamento científico que Crichton dá em sua obra, é bem técnico e explicativo em vários momentos, mas é justamente pelo excesso desse motivo que não enxergo a obra como um potencial não alcançado.

Por se focar demais no Sci-Fi, o autor deixa de lado a história em si. Por exemplo, o livro tem 4 protagonistas, mas é um vai e vem pra lá e pra cá, um monte de termos difíceis de se lembrar, que eu não consegui me conectar com nenhum deles.

Dá para dizer que é mais fácil você se interessar pela situação problema onde eles se encontram do que pelos personagens em si. Por isso não indicaria esse livro para qualquer um, só para aqueles que realmente amam ciência, e talvez nem eles gostem tanto assim...

Rodrigo Neves 23/08/2023

Burocracia literária
Em linhas gerais, a ideia do livro é basicamente se mostrar como um relatório de uma pesquisa científica, onde os processos, as pessoas envolvidas, e o que poderia acarretar um problema ou não caso algo como descrito no livro, a descoberta de vírus alienígena, acontecesse. Mas Crichton se prende tanto à área de pesquisa que transforma a narrativa em trabalho científico a ponto de deixar faltar o principal: a pequena dose de ficção.
?O Enigma de andrômeda? é um livro extremamente burocrático. Não há ação ou tensão. O que há é um grande tratado cheio de processos de pesquisa e vários argumentos que tentam explicar os porquês da causa da morte de uma pequena cidade.
Essa objetividade do livro te impede de se relacionar com os personagens ou se importar com eles. Não há conexão, a leitura não te dá isso ou te faz querer criá-la.
Existe uma regra geral no gênero de ficção científica que diz que quanto mais um romance quer ser emocionante e oferecer aos seus leitores uma experiência emocionante, mais o autor precisa se afastar da ciência e se aproximar da ficção. Em ?O Enigma de Andrômeda? Michael Crichton vai no sentido inverso e cria uma obra fria, que falha no seu principal objeto que o de entreter.

Victor 12/08/2023

Problemas Difíceis com Soluções Inovadoras
Enigma de Andrômeda é um livro sobre lidar com o inesperado e o inexplorado. Fazendo o leitor viver na pele de um grupo de cientistas, tentando descobrir a solução pra um problema induzido pela ignorância humana.

O livro trata muito sobre dever, autoridade e reflexão.

allykavi 09/08/2023

Ficção científica rasa
O livro trata-se de uma crise biológica após a entrada de um satélite no planeta, devastando toda uma cidade. O livro é rápido e principalmente raso, você nao consegue ter empatia com os personagens. O livro mais parece um conto do que um romance propriamente dito.

Michele Alberton 06/05/2023

Um livro que segura a atenção e a tensão o tempo todo! Cientistas tentando entender uma bactéria letal que veio junto a uma sonda especial.

É uma leitura acelerada e fiquei pensando no quanto somos vulneráveis a vírus e bactérias, e ainda há a possibilidade de esses seres microscópicos virem de outros lugares que não a terra... Tenso...

Algol_ 14/03/2023

Uma gripe pra lá do espaço
O livro super funcionou para mim, Crichton preenche seu livro com suspense, pitadas de ciência, medicina e uma boa investigação espacial. O leitor vai se ater em grande parte do livro a conhecimentos científicos que dão causa para o acontecimento que introduz a história, oque condiz a não ser um livro para todos, talvez alguns iram torcer o nariz.

A ameaça biológica extraterrestre que pode matar a todos a qualquer momento, ficar sempre esperando o que vai dar errado, quando, onde e por causa de quem é realmente o que nos mantém presos à leitura.
Ao final uma pequena tensão até é criada, apesar da resolução ser "morna" acredito que Crichton o fez proposital para criar um certo tom de desfecho mais realista e subjetivo.

Sara458 24/02/2023

O enigma de andrômeda
O livro é bom, tem muitos termos científicos e da medicina. O livro é fácil de ler, e é uma leitura tranquila.