O Enigma de Andrômeda

O Enigma de Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

Clio0 12/04/2020

Um bom livro de ficção científica hardcore.

Michael Crichton é um dos melhores autores do gênero e prova isso pegando um tema batido - um organismo alienígena hostil - e o desdobra em algo diferente, mas ainda assim típico de gênero.

A história é contada em algo semelhante a um inquérito, então discorrer sobre ela pode estragar a experiência...

Só digo que merece a nota.
Lelouch_ph 25/01/2022minha estante
Um livro estilo o jogo Alien: Isolation e diferente? Hhhhmmm

Ruan131 16/07/2023minha estante
Esse livro foi escrito no dos anos 60, acho q nesse época não era um tema batido

João 22/02/2021

Caramba que livro gostoso de ler!!!!!! Eu simplesmente não conseguia parar a leitura. Tem muitos termos técnicos, muita ciência, química e biologia envolvido. Coisa que eu nunca fui lá muito bom, sou de humanas real, mas nada que comprometa a história.

Abduzindolivros 12/06/2022

Gostei bastante do desenvolvimento, apesar de ter ficado meio estressada com o autor anunciando, a cada final de capítulo, que ia dar merda; só que, no final, não deu muita coisa ?????

Thiago Araujo 04/05/2021

Livrão de biologia...
Um verdadeiro compêndio sobre micro organismos, O Enigma de Andrômeda é muito mais um livro de ciências que de aventura.

Basicamente não há um crescimento dos personagens, mas sim o do objetivo ou do núcleo da narrativa. Talvez por isso o livro fica meio arrastado em algumas partes, deixando as viradas mais para a última parte.

Em resumo, o livro se salva muito pelo clima de suspense de seu início, que provoca a curiosidade para a leitura, mas a medida que o tempo passa e as informações vão sendo reveladas, perde um pouco da vitalidade da narrativa.

Minha expectativa era alta, mas não se concretizou. Mas deixou um boa escrita, mas espero que os outros livros do autor não sejam tão "científicos" assim.

Mateus Braga 05/08/2021

Não funcionou para mim
Ficção científica é um gênero que me agrada bastante, e por isso cheguei a este livro com boas expectativas.
No entanto, a forma como os capítulos são descritos (optando por uma abordagem quase técnica e em alguns casos relatórios "reais" para trazer maior credibilidade) não funcionou para mim.
Não me apeguei a nenhum personagem sequer, e a trama em si acabou sendo mais emocionante apenas durante a sinopse.
Acredito que muito disso tenha acontecido por ser um dos primeiros livros do autor (ainda lhe flatava técnica para a literatura, imagino).
Talvez para os mais acostumados com a biologia e a medicina (e ainda fãs de ficção científica) a obra possa ser melhor aproveitada.
Não foi o meu caso, infelizmente.

Barbara1202 27/05/2021

Impossível não comparar alguns pontos desse livro com a pandemia que estamos enfrentando
Esse foi o primeiro livro escrito pelo Michael Crichton e acho que deve ser o mais próximo de sua formação, que é medicina
Michael Crichton não poderia ser Michael Crichton se não nos desse aula de algo durante a leitura, certo? hahah Apesar de ter achado esse livro um pouco mais denso, não me desanimou, na verdade quando o final foi chegando eu já estava com gostinho de quero mais, o livro poderia ser maior ... Se você quer mais ação e menos estudo de solução do caso, este livro não é pra você, pode soltar um palavrão bem alto, porque nesse livro o M.C não poupou despesas para falar de estudos hahaha
Diego 28/05/2021minha estante
Me amarro nesse título

Barbara1202 28/05/2021minha estante
Muito massa né?

Diego 28/05/2021minha estante
Parece aquelas frases pra descobrir o sentido da vida

Tham 17/01/2021

Conseguiu me prender até o final.
Eu gostei muito, vi muita gente falando que não entendeu os termos técnicos, pra mim não foi muito problema, acho que até me empolguei com eles e não tenho reclamações quanto a isso, eu só esperava mais do final.

Ogaiht 13/07/2022

Divertido Mas Descartável
Michael Crichton, autor dos ótimos Jurassic Park e O Mundo Perdido e também roteirista da excepcional série de E.R (Plantão Médico) tem um talento extraordinário para escrever sobre assuntos científicos e complexos de maneira ágil, fácil e extremamente prazerosa e com este O Enigma de Andrômeda não é diferente.
A trama envolve a queda de pedaço de asteroide que cai numa cidade do interior dos Estados Unidos. Aparentemente, algum tipo de organismo extraterrestre veio junto com esses detritos, afetando a população local. Ao saber disso, o governo americano forma uma equipe de cientistas para investigar esse organismo num avançado laboratório. Mas uma falha na segurança colocará à vida de todos eles e da humanidade em perigo.
É uma boa narrativa e entretém, mas não possui a força de outros trabalhos do autor, mas de qualquer forma vale a pena conferir e se divertir com a leitura.

Arthur 16/01/2022

O Enigma de Andrômeda
Sinceramente eu esperava muito mais, porque eu gostei muito de Jurassic Park e O Mundo Perdido, mas o livro é legal, leitura rápida e fluída, mas o final deixou a desejar.

Gisele @li_trelando 12/04/2020

Uma homenagem ao método científico
Como bióloga fiquei encantada com todas as explicações técnicas e mais ainda com a lista de referência no final. Ainda assim acho que muita coisa poderia ser suprimida para um melhor desenvolvimento da obra, talvez por estar acostumada aos livros modernos onde tudo acontece muito rápido. Aqueles que não possuem familiaridade com o meio científico, talvez encontrem certa dificuldade e até mesmo tenha dificuldade em progredir, pode ser bem chato mesmo. Mas é um livro fantástico.

Jamerson.Alves 12/02/2021

Seria melhor ter ido ver o Pelé
A história é bem descritiva e até tem sim um teor de boa literatura, o frustante é o desenrolar da história, o que na verdade, não acontece. Pensa numa história enrolada com o desenvolver dos conflitos bem lento e tediante ??. Pra mim, não valeu o tempo investido.

Silas 21/01/2021

a questão da humanidade
Muito contente em ter decidido por esse contato com a primeira obra de Crichton antes de enfrentar os mais clássicos. Sua abordagem sobre inúmeras informações técnicas e a intenção de destrinchar o método científico é interessante e curiosa demais, enquanto se discute a humanidade e seus hábitos, sua estrutura, suas funcionalidades e, enfim, o que nos faz humanos.
As questões biológicas me pegaram demais, em especial pela situação atual do planeta, e aprender um pouco mais durante essa gostosa jornada misteriosa foi, de certa forma, especial.
Há bastante tensão no ar, os humanos erram tradicionalmente, a mente é desafiada em momentos extremos, e a experiência em si é o que mais vale a pena.

lasthours 21/05/2021

Variedade Andrômeda
Me sentindo um otaria, pois esperava morte e destruição, recebi biologia em seu tom mais científico possível. Muito bom aprender e entender tudo, mas Andrômeda está de fato, a anos luz.

Saan0 09/06/2021

Uma grande descoberta
Eu jurava que não seria pra mim. Esse livro me surpreendeu do começo ao fim. A leitura é tão rápida e fluída, tão maravilhoso. Sou suspeita a falar por conta da minha paixão por ciência, biologia e afins.
Eu amei esse livro é já quero ler outros livros do autor. Me prendeu demais mesmo. Eu li 80% do livro em um único dia.
Fantástico

Arthur Peixoto 11/05/2021

Um livro para amantes de biologia...
Para quem ama biologia (como o meu caso), a leitura desse livro se torna muito prazerosa, devorando-o praticamente. O livro retrata as ações de uma equipe de cientistas que correm contra o tempo para investigar e aprender sobre uma nova forma de vida. Cheio de referências científicas e baseadas em estudos verídicos, essa aventura é muito interessante. Recomendo.