As Aventuras de Tom Bombadil

As Aventuras de Tom Bombadil J. R. R. Tolkien




Resenhas - As anventuras de Tom Bombadil


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"As Aventuras de Tom Bombadil" é uma coletânea de poemas escritos por J.R.R. Tolkien, o renomado autor de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit". Publicado originalmente em 1962, o livro foi lançado no Brasil em 2008 pela editora Martins Fontes. Essa obra encantadora apresenta aos leitores um lado menos conhecido do universo fantástico criado por Tolkien, através da figura do misterioso Tom Bombadil.

Composto por uma série de poemas e canções, "As Aventuras de Tom Bombadil" transporta os leitores para o mundo de fantasia de Tolkien, mas em uma perspectiva mais lúdica e poética. Tom Bombadil, um personagem enigmático que aparece na trilogia "O Senhor dos Anéis", ganha um espaço próprio nesse livro, permitindo aos leitores mergulharem em suas histórias e mistérios.

Os poemas apresentados nesta coletânea são acompanhados por breves introduções e notas do autor, que fornecem contexto e enriquecem a compreensão das histórias. Tolkien demonstra sua habilidade única de criar versos cativantes e melodiosos, que fluem suavemente e capturam a essência do mundo de Tolkien, cheio de encanto, magia e mitologia.

Cada poema é uma pequena joia literária, destacando a mestria de Tolkien na construção de linguagens e universos. Os temas variam desde as aventuras de Tom Bombadil, suas interações com os seres da natureza e sua relação com a floresta, até lendas e contos folclóricos. Essas histórias têm um tom mais leve e descontraído em comparação com as epopeias mais grandiosas de "O Senhor dos Anéis", proporcionando um vislumbre do lado mais brincalhão e poético do autor.

A escrita de Tolkien é impecável, repleta de riqueza descritiva e detalhes vívidos, que transportam o leitor para um mundo de maravilhas e imaginação. Os poemas são ricos em ritmo e métrica, proporcionando uma experiência sonora e sensorial única. Além disso, as ilustrações presentes na edição da Martins Fontes adicionam um toque visual encantador à obra, complementando perfeitamente o texto de Tolkien.

Embora "As Aventuras de Tom Bombadil" seja um livro relativamente curto, com apenas 208 páginas, é uma leitura que cativa e encanta do começo ao fim. Para os fãs de Tolkien, essa obra é uma oportunidade de explorar uma parte menos conhecida de seu universo literário. Para os novos leitores, é uma introdução envolvente ao talento único de Tolkien como escritor de fantasia e poesia.

"As Aventuras de Tom Bombadil" é uma adição valiosa à coleção de qualquer admirador de Tolkien, uma vez que expande e aprofunda o mundo que ele criou. Com sua prosa lírica e atmosfera encantadora, esse livro é uma prova do poder duradouro da imaginação e criatividade de J.R.R. Tolkien, um autor cujo legado continua a cativar leitores em todo o mundo, mesmo décadas após sua morte.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Hudson.Suecco 19/04/2019

Leve e divertido
Libro bastante fácil de ler, em forma de vários poemas.
Leitura rápida e leve.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR