Cidade dos Espíritos

Cidade dos Espíritos Robson Pinheiro

Resenhas - Cidade dos Espíritos

Gabriel 10/09/2013

Cidade dos Espíritos
Cidade dos Espíritos nos mostra os primeiros passos de Ângelo Inácio após o desencarne. A Cidade dos Espíritos apresentada no livro é Aruanda, já abordada em outros livros de Robson Pinheiro.
Muito interessante o amadurecimento de Ângelo no decorrer do livro, os aprendizados sobre suas novas funções e maneiras de lidar com o desconhecido.
Vemos diversos personagens já conhecidos de outras leituras, como Pai João de Aruanda, Joseph Gleber, Jamar entre outros.
Em nosso mundo tão preconceituoso, é gratificante ver comunidades que lidam com as diferenças como forma de aprendizado, onde encontramos diversas culturas, religiões, sexualidades, trabalhos, amadurecimentos em graus diferentes de evolução, e ao mesmo tempo unidos por um único propósito.
Este primeiro livro da trilogia já nos dá uma expectativa sobre os trabalhos que serão efetuados por Ângelo nos próximos livros, e nos faz pensar que tudo tem o seu tempo certo. Para podermos exercer um trabalho aqui na Terra, em pouco tempo já achamos que estamos aptos a fazê-lo. Lá encontramos mais de 10 anos de aprendizado e acompanhamento para o exercício das funções, e treinamentos contínuos.
Livro muito bom.

#Caju 01/12/2021

Surpreendente
Gostei muito desse livro, porém meio que me perdi nos dois últimos capítulos de tantos detalhes contados pelo autor, em certo momento não era especificado de onde é nem de quem vinha o teor das informações. Porém, foi bem entendível que está obra fez parte da missão no mundo espiritual, do recém desencarnado Ângelo Inácio, o qual sua trajetória foi iniciada por indicação dos guardiões, por ser jornalista e ter boa escrita. O mesmo, descrevera o plano astral desde seu cotidiano e suas demasiadas experiências adquiridas. Para nós encarnados, que não possuímos muito conhecimento espírita, em alguns momentos finais se torna bem difícil a compreensão da leitura pois são minúcias incompreensíveis ao nosso mundo físico.

Rita 13/10/2022

Particularmente, achei a leitura um pouco cansativa, esperava mais por conhecer outras obras do autor.

Por outro lado, conhecimento nunca é demais, e saber um pouco mais das esferas superiores é sempre gratificante.

Moitta 05/11/2013

Livro que nos conta sobre Aruanda. Uma cidade espiritual, pátria de muitos pretos velhos, espíritos de indígenas, guardiões, de diversos lugares como Africa e oriente. A diversidade é uma marca do local.
Um pouco como "Nosso Lar", aqui uma cidade diferente nos é mostrada. Aruanda e suas tecnologias, sua beleza, sua vida.
Ângelo narra como se viu no próprio funeral, sendo de lá levado para Aruanda, aonde foi recebido e colocado em um hotel. A cidade espiritual, conforme relata o autor, é aproximadamente do tamanho da grande SP, uns 10 milhões de habitantes e "voa" a 500 Km da crosta. Não há grande número de internados nos hospitais.

Para evitar os excessos, o que é a mais se desfaz. Se estiver comendo em Aruanda, e se servir em exagero, ou se pegar uma roupa a mais do que o necessário, ela irá se desfazer. Há um comércio, apesar de não haver dinheiro. As 3 regras para se morar lá é o convívio pacífico, estar estudando e trabalhar, ou como dizem estagiar.
Há predios, casas, choupanas.. cada um fica aonde se sente bem. Diversos animais e elementais por lá; toda a cidade funciona 24h por dia.

Ângelo fica na companhia do Pai João Cobu, Jamar, Watab e outros guardiões, e é introduzido tanto ao novo mundo quanto ao trabalho que lhe é esperado. Conhece os Imortais, simplesmente espíritos humanos, bem humanos, só que mais adiantados, que não mais precisam reencarnar. Percebe que todos podem errar, não há santos nem figuras de branco esvoaçantes dando lições de moral. Não há grande religiosidade aparente na cidade, apesar de não haver ateus. Cada um adora Deus da maneira que lhe convier.
Há um momento em que encontra com espíritos de mesma energia sexual trocando carinhos, mostrando a aceitação do homosexualismo nessa esfera. Há diversas faculdades, museus, vida noturna (sem álcool), mas há comidas.

Durante uma visita ao posto dos guardiões na terra, acompanhamos um evento marcante. A guerra do golfo, em 1993, e a operação espiritual que ocorre em conjunto (antes e depois também) da operação tempestade no deserto. Como há diversos tipos de guardiões, com suas especialidades, e como atacam magos negros, entre outras entidades.

É dito no livro a importância de se aceitar o diferente, que mesmo dentro do espiritismo percebe-se resistência para alguns temas, vontade de um controle maior por partes de alguns centros ou alguns dirigentes. Fala-se da cultura religiosa forte, com seu lado de culpa e hábito de santificar seres, o que pode acarretar em desilusões posteriormente.

O trabalho dos guardiões não é o da misericórdia, mas o da Justiça Divina.

Sathy 21/06/2018

Razoável
Superficial. A história tem desvios e momentos de ação mal construídos. É uma jornada bastante contemplativa, mas para quem já estuda espiritismo não servirá como uma fonte tão relevante.

Andre 12/01/2021

Infelizmente...
este livro é um amontoado de informação sem propósito edificante, o que considero lamentável no que concerne à produção mediúnica. Na verdade, se houve de fato orientação espiritual, não foi, decerto, de fonte que buscava o desenvolvimento moral daqueles que teriam a oportunidade de folhear suas páginas. Muito menos, que visasse inspirar os leitores a promover esforços em si e ao redor pela paz, harmonia e tudo o que se aprende com o Evangelho. Efetivamente, soa como produto para justificar uma linha de pensamento dissonante, que se afasta das orientações de Kardec. Isso fica claro pela construção fantasiosa da trama, sem pontos de conexão claros entre si, e com ares de ficção científica, o que não condiz com o trabalho que, verdadeiramente, a espiritualidade promove pelo equilíbrio de nosso orbe. Àqueles que desejarem conhecer seu conteúdo, recomendo que o façam com o devido embasamento doutrinário.

Ely Varella - terapias que iluminam 06/03/2014

O Robson Pinheiro é maravilhoso.... sua equipe do astral traz para nós atualização do que ocorre no plano astral.... um trabalho investigativo muito interessante.Desse gênero de livro é o melhor da atualidade. Vale a pena ler toda a obra dele.

Jéssica 04/05/2020

Esse livro seria o equivalente ao livro Nosso Lar que descreve a colônia de mesmo nome. Em Aruanda entendemos que há diversos tipos de colonias e cidades espirituais e que cada uma tem suas particularidades. Excelente livro

Biblioteca Álvaro Guerra 25/04/2023

A obra mostra um pouco do mundo espiritual sem o romantismo dos livros espíritas/ espiritualistas que estamos habituados a ler. O autor mostra que a luz e a sombra tem grande poder de influência sobre nossas vidas e a sociedade, e que nossas ações e autoconhecimento são capazes de determinar de qual lado estamos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788599818251

Patricia.Orlandi 09/02/2016

Cidade dos espiritos
nesse romance mediunico, Robson pinheiro nos conta sobre o seu mentor Angelo Inacio que desencarna e se depara com um mundo novo.... Como é o lado de la? seria igual ao daqui ? ele é levado ao mundo astral e la ele narra as suas experiencias...........Demais

Yuri 31/08/2016

Olhar apurado.
Ao entrar em contato com conteúdo deste livro, você se depara com um olhar diferente diferente, e que traz um grande conhecimento de um tema muitas vezes tão debatido. Quem nunca se pergunto o que acontece, ao passa para o outro lado, se existe outro lado da vida, é muito interessante a experiencia que é colocada neste livro sobre o processo aceitação e o caminho de continuação da vida, sobre um novo sentido e rumo.

crpaiva 17/08/2017

Surpreendente
Uma visão do mundo extrafísico muito agradável de se ler e conhecer.
É reconfortante saber de todo esforço que é desenvolvido em nosso benefício e do todo, sejam humanos, animais, natureza e nosso planeta.
Recomendo na todos sua leitura.

Bete 30/03/2020

Outro livro do universo espírita, muito bem escrita por Robson Pinheiro pelo espírito Ângelo.

Vanessa.Lima 03/07/2020

Se você não é espírita, leia também.
A obra é riquíssima em detalhes dos locais e personagens, cheia de diversidades étnicas, desconstruções de doutrinas religiosas arcaicas e revelações fantásticas sobre o mundo espiritual. Parece a mais perfeita obra de ficção científica, mas se trata de uma psicografia.

Lilica 28/12/2021

Interessante
A leitura deste livro deve ser feita sem pré-conceitos e com uma mente aberta. Gostei muito da abordagem mais "humana" em todos os sentidos, uma vez que não somos perfeitos e estamos bem longe de conquistar a perfeição.... Sigamos nosso caminho no amor, na luz e na fraternidade.