A Hora do Diabo

A Hora do Diabo Fernando Pessoa

Resenhas - A Hora do Diabo

Beto Trindade 28/10/2021

Uma leitura crítica!
Achei interessante como é sempre colocada a existência e inexistência do diabo, críticas religiosas, culturais e como o dualismos é apresentado, sempre nos induzindo a duvidar ou acreditar no personagem.

CeChollet 17/06/2021

Perfeito
Lindo! Lirico! Surpreende.

Sou suspeita para falar de algum obra de Fernando Pessoa, simplesmente é um dos meus autores prediletos. Mas esse texto, meu deus é de uma delicadeza é de uma poesia.

Sombrio e belo, assim eu defino.

DeboraCatanante 29/05/2021

A hora do diabo
Neste conto, Fernando Pessoa faz críticas sociais e, principalmente, religiosas.

Um mulher ao voltar de uma festa carnavalesca se encontra com o diabo e ele a levará para uma viagem pelo mundo e até mesmo fora dele. Com ela, o diabo desabafará, dizendo o quão difícil é ser quem ele é, como é ter o fardo de carregar a culpa do mundo por conta da hipocrisia humana.

Um conto genial.
Paulo Ricardo 29/07/2021minha estante
Parece ser muito interessante.

DeboraCatanante 29/07/2021minha estante
Paulo, é muito interessante, se tiver a oportunidade, leia!

Paulo Ricardo 29/07/2021minha estante
Com certeza. Obrigado!

Max 14/05/2021

Uma história tenebrosa e curiosa, o que aconteceria se parassemos para ouvir a versão do Diabo dos fatos...será que não seríamos nós mesmo o verdadeiro mal?

DraRaísa 23/02/2021

Muito inteligente
?São símbolos diferentes da mesma coisa?
Início da conversa ocorre após um baile, que a leva para viajar...com formas inteligentes de abordar muitos assuntos. Recomendo. Leitura rápida que te faz refletir

phendragon 21/10/2020

MAIS DO QUE PARECE
Ler A HORA DO DIABO foi realmente uma experiência diferente. Quando você não conhece o escritor, não sabe sua trajetória, formação e um pouco da personalidade, muitas idéias virão a sua mente, como se quisesse, de alguma forma, justificar o que acabou de absorver.

O livro conta a história de Maria, que encontra uma figura mascarada que se apresenta como "O Diabo". A principio ela fica com medo, não entende, mas com a conversa e o passeio que fazem, a criatura ganha sua confiança e por fim a educa.

Vemos, por nossa formação cristã (a maioria das pessoas é educada nesse sistema), o diabo como uma figura maligna, que surge apenas para nos "tirar do caminho de Deus", porém, ao ler a biblia, descobrimos que Lucifer é um anjo, uma criatura do próprio Deus, banida, para um reino inferior. Se é assim, se o diabo é uma criação de Deus, ele não pode nos fazer mal. Mas o que é o diabo? No texto, o diabo se declara como a "imaginação", o desejo que temos por tudo aquilo que não será nosso e o que, portanto, move o ideal humano de busca. O diabo é o sonho, aquele que temos, quando buscamos parceiros ideais, trabalhos ideais, mundo ideal. Tudo isso é o diabo.

Fernando Pessoa foi membro de várias ordens mágicas, e em suas práticas ao longo da vida, desejava revelar as pessoas, as coisas erradas que via no entorno. Essa obra curta e repleta de significados, questiona principalmente a visão limitada oferecida pelas doutrinas como um todo, querendo assim, elevar a visão para algo maior, a real dimensão do que é DEUS!

O livro tem um desfecho impressionante, que faz com que reflitamos ainda mais no que está a nossa volta e nas ligações entre o feminino e o universo como um todo. Fantástico!!!

Pepê 11/03/2020

Entrevista com o Diabo
O que você faria ao se deparar com alguém que se autodenomina como o Diabo? Chega a dá um pouco de medo rsrs. Interessante leitura que ao meu entender abordar muito mais a empatia do que qualquer outra coisa.

Julião 27/01/2020

Leitura interessante. Há alguns trechos que me incomodam bastante (como comparar todos os seres celestiais, ou figuras extra-naturais sendo as mesmas coisas. Falar que Jeová, Júpiter e Jesus são o mesmo ser é uma crença da nova-era e por isso me incomoda), mas de resto, é uma boa narrativa.

Fernando Pessoa realmente sabe prender o leitor pois fica no ar a seguinte dúvida: É de fato o diabo ou a consciência da Maria? Será que ela não bebeu demais e delirou? Enfim. Há muitas críticas sociais envolvendo as páginas e questões que valem a leitura desse rápido conto.