A Hora do Diabo

A Hora do Diabo Fernando Pessoa

Resenhas - A Hora do Diabo

Alexandra 14/04/2024

Grande pena do Diabo
Conto de Fernando Pessoa que narra um interessante diálogo entre o Diabo e uma mulher. Muitas as referências que dão o tom dessa leitura é que instiga outras leituras, desde Shakespeare, passando por John Milton e Goethe. Maravilhoso!

Jorge Luiz da Silva 24/10/2023

O diabo na visão de Fernando Pessoa
O diabo na visão do aclamado escritor Fernando Pessoa é completamente diferente do que nos fala o catolicismo.

Jacque 23/10/2023

A Hora do Diabo é um episódio misterioso e intrigante, escrito por Fernando Pessoa. Vale a pena a leitura.

Lucas 15/09/2023

Cada um com seu papel
Esse conto de Fernando pessoa traz uma perspectiva diferente sobre a figura do Diabo desvinculado ao estereótipo cristão de ser vil que nega a Deus. Nessa narrativa, o Diabo é o irmão mais novo do Deus e se encontra cumprindo sua função que é a de proporcionar experiências de sonhos pras pessoas. Hora com sonhos, hora com lascívia (se é que a lascívia não faz parte do imaginário) ele explica quão difícil é cumprir suas funções e como as pessoas o entendem errado.

A narrativa é um pouco arrastada em algumas partes e não me prendeu tanto quanto esperava então dei uma nota ainda boa porém não tão alta.

Esle 28/06/2023

Uma outra forma de imaginar o mundo
Oh, humanidade cruel, que glorifica o patrão e toma como criminoso aquele que tão somente obedeceu a ele em tudo o que fez, tentou quem lhe foi mandado tentar e puniu quem lhe foi mandado que punir, mas a ele é atribuída a culpa de tudo e não a seu chefe.

Oh, humanidade cruel, que incrimina aquele que nos permite sonhar com um universo diferente, onde temos mais do que realmente temos e somos mais do que realmente somos.

Recomendo a leitura.

Isabela1215 30/05/2023

Finalmente li uma obra de Fernando Pessoa. Agora entendo o porquê de ser tão aclamado. Conto lindo lindo lindo. Mas pra absorver tudo o que ele pode me oferecer, acho que vou ter que ler mais algumas vezes.

liz 16/05/2023

Uma singela conversa com o diabo
Singela porque, afinal, o diabo é um cavalheiro. na conversa há diversas comparações com deus e suas contradições, convivência e interpretações perante o mundo e quem nele habita. filosofias, crenças, desmitificações e relacionamentos é posto em prova com um humor ácido e refinado.

Mara Rubia 18/02/2023

Fernando Pessoa traz a luz e os mistérios do existir. Um conto genial sobre uma noite de carnaval e uma rua, o início e o fim, a virtude e o pecado.

Liana 19/01/2023

Interessante
A Hora do Diabo é um texto bastante intrigante. A narrativa traz referências a diversos tópicos associados ao esoterismo ocidental e perspectivas do cristianismo/judaísmo. Não é bem o meu estilo, mas por ser tão curtinho e de leitura fluida, vale a pena.

Jose Ricardo 10/09/2022

Que conto Magnífico
A hora do diabo é um conto magnífico do Fernando pessoa, que fala sobre um diálogo entre uma mulher e o próprio Satã, entre questionamentos e relatos você acaba se encontrando em conflito com muito do que é pregado sobre ele e o quanto nós somos o verdadeiro algoz da vida ( Foi assim que enxerguei esse conto ) sabemos que o Fernando pessoa tinha envolvimento com o oculto e pra quem gosta do assunto, fica claro algumas referências, lembro que minha vó dizia que precisávamos parar de acusar satanás como culpado de toda merda que fazemos, esse conto me fez passar o dia bem intrigado, e o lerei novamente, pois é como se nós mesmos estivéssemos ali com a personagem Maria, a grávida de 3 meses que tem esse diálogo ou essa alucinação maravilhosa no qual eu tbm gostaria de experimentar, se é que já não o fiz e faço quando converso com seres que não dizem o
que é mas amam me chamar em sonhos para falar sobre o que não costumo compreender quando estou acordado ( 10/10 )

mpettrus 30/08/2022

A Boca Filosófica do Diabo
O conto ?A Hora do Diabo? é um dos textos mais intrigantes de Fernando Pessoa por usar referências do esoterismo ocidental dentro da narrativa, o que nos convida a cada parágrafo a decifrar seus significados mesmo valendo-se de elementos tão herméticos, embora, não tão impossíveis de serem compreendidos.

?O conto narra o encontro, em uma dimensão além do tempo e do espaço, entre uma mulher chamada Maria, grávida de três meses, e Satã, figura consideravelmente presente nos escritos juvenis de Pessoa e que, no conto, atua como uma espécie de hierofante do filho que sua interlocutora carrega no ventre. Nesse ponto aqui, evidenciamos o componente fantástico da trama mergulhada no princípio de que a incerteza e a ambiguidade do leitor representam o ponto fulcral de uma narrativa fantástica. No solo regado pelas brumas dessa incerteza germina o fantástico.

?Essa impressão se acentua, ainda, pela total ausência de referências feitas por Maria, quando recepcionada pelo marido com um vago questionamento, a qualquer um dos insólitos eventos por ela testemunhados em seu retorno. Com efeito, a mulher simplesmente presta contas de como regressou ao lar graças a uma carona oferecida e faz um comentário sucinto sobre um baile onde supostamente estivera. No leitor, todavia, o cotejo de tais informações com o relato do narrador planta a dúvida sobre o caráter sobrenatural dos acontecimentos descritos no início da narrativa.

Teria Maria deliberadamente urdido as omissões e inverdades ditas na conversa com o marido, talvez a fim de preservar-se da desconfiança de um companheiro que não veria em sua experiência sobrenatural nada além de sinais de adultério ou insanidade? Ou o misterioso companheiro e as visões da estação fantasma não passaram de imagens sonhadas pela mulher no banco do automóvel que lhe deixou em casa após um baile?

? Outro ponto que quero destacar é a apresentação que Pessoa faz de sua personagem, o diabo. Ele nos apresenta para além dessa figura fantástica mostrando um diabo-poeta, uma estrela da manhã, um ser lunar e saturnino, podendo assim ter essa liberdade criativa de tecer diálogos extremamente filosóficos, quase metafísicos, com a outra personagem, Maria, a grávida. E pairou-me uma dúvida pertinente: o poeta é um melancólico diabólico ou um diabo melancólico? Perceba que o meu questionamento dar-se sobre a figura de Pessoa, e não da personagem. Por conhecer um pouco mais a literatura pessoana, acabei mergulhado dentro dessa confusão de autor e obra.

? Um dos melhores parágrafos do conto é quando o diabo, em um diálogo que é quase um monólogo, desabafa com Maria, as incoerências que tem recebido, com o passar dos anos, em toda a literatura ocidental. O diabo só deseja ser compreendido. E o mais interessante aqui, é que a interlocutora sequer desconfia que esteja diante do diabo, no qual ele, ao que eu entendi, discorre sobre a sua dor de existir para o filho de Maria. Ele não conversa somente com a grávida, mas também com o filho dela.

?O diabo pessoano é particularmente triste carregando um humor melancólico com uma representação demonológica, segundo o ponto de vista cristã derivado das ideias aristotélicas, e o ponto de vista renascentista, que radicalizou a doutrina do gênio, o temor a Saturno. Da doutrina dos temperamentos de escola de Salerno que toma o melancólico como invejoso, triste, avaro, ganancioso, infiel, medroso e de cor terrosa soma-se o poder iluminador da imaginação, da criação e da ironia.

?O conto carrega marcas de torpor, de um vazio entre ócio e lazer e as contradições oriundas da modernidade. A personagem está relacionada ao desejo ser e estar incompleto, um sentimento muito forte do século XX. Aqui nos deparamos com a face obscura de Pessoa, o sentimento trágico da vida. Não à toa, a metáfora do diabo em um diálogo filosófico com uma grávida, o desenho perfeito entre a morte e a vida, o fim e o começo. Muito interessante não é?!

?Também se encontra reproduzida ao final da narrativa, a conversa em que Maria, ao informar como chegara a casa, omite do marido aquelas situações extraordinárias que a desconcertaram na volta de seu encontro com Satã. Na reta final do conto, não se ouve o narrador, testemunha única no conto da satânica aventura de Maria. Agora, ao término da narrativa, sobressaem-se as falas da mulher e de seu filho, vozes contrastantes que, de resto, exacerbam e corroboram as irresoluções até aqui incutidas. E para coroar com chave de ouro seu conto, Pessoa então nos mostra um diálogo entre Maria e seu filho, sim, aquele que estava em sua barriga, quando do encontro da grávida com o diabo.

? O filho de Maria revela ter tido sonhos que remetem a todo o percurso a que a mulher fora conduzida por Satã há tantos anos. Entretanto, reconduzida àquele estranho dia pelas palavras de seu filho, Maria não dá sinais de se recordar daquela ?conversa interessantíssima que mantivera com Satã e tampouco dos cenários onde se deu o colóquio, apegando-se, antes, em sua explicação, aos mesmos fatos que relatara ao esposo quando de seu retorno naquela noite.

?O triste diabo pessoano, criador do luar e da ironia, marcado pela ascendência de Saturno talvez nos respondesse que ?A Hora do Diabo? seria, assim, a do interlúdio, do interstício, entremeio, intermédio, àquela hora em que as ?chamam lançam, não luz, mas sim treva visível?, como o próprio poeta nos diz pela boca filosófica do diabo.
Yanne0 30/08/2022minha estante
Adorei a resenha, amg! Vou colocar esse conto na minha lista de leitura ?

mpettrus 31/08/2022minha estante
Yanne, coloque e leia numa tarde tranquila de domingo. De preferência, num cantinho silencioso para você refletir sobre cada palavra dita pelo diabo a Maria, ou ao filho dela. É um conto curto, feito pra ser lido duma vez só, mas sem afobação. Divirta-se!!!

DANILÃO1505 31/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Luis 21/08/2023minha estante
Ótima resenha ??

Regyana.Alice 15/05/2022

Poesia sombria
A versão do diabo de forma surpreendente poética e interessante de se ler.
É um personagem naturalmente estigmatizado que através desse conto mostra suas verdadeiras facetas e nuances.

Ellen 11/05/2022

Uau
Você pode pensar que vai ser uma leitura difícil de se ler, porque geralmente a temática é pesada, mas não. Este livro é bem poético e carrega uma reflexão interessante sobre como as pessoas vêem o diabo e como ele "realmente é", porque não sabemos de todo modo. O livro trás pontos interessantes sobre o funcionamento das religiões, por exemplo, como vemos a imagem de Deus e dos anjos. Pontos que são realísticos e que fazem sentido. Além de ser bem pequeno, eu também achei nem fluído.

Emy 12/01/2022

Maravilhosooo
O Fernando pessoa escreve tão lindamente bem, mesmo os 2 contos que não gostei eram extremamente bem escritos. Quero conhecer bem mais desse autor maravilhoso no futuro

Gabrielle.Oliveira 12/12/2021

Um conto bem legal.
Achei bem diferente, meu primeiro contato com obras desse autor.
Recomendo a leitura.