O Grande Livro dos Mitos Gregos

O Grande Livro dos Mitos Gregos Robert Graves

Resenhas - O Grande Livro dos Mitos Gregos

Gabriel 22/12/2023

É um livro bastante extenso, mas uma boa porta de entrada para o estudo da mitologia grega.
Entendo muito pouco de mitologia e história antiga, ao menos por enquanto. Nesse sentido, esse livro é bastante esclarecedor. O autor não se limita a apenas contar os mitos um por um, mas explicar sua origem provável. A interpretação dada aos mitos nesse livro não é filosófica ou alegórica, mas de fato condizente com a formação histórica dos mitos. O autor explica que os mitos são histórias que surgem e são recontadas a partir dos costumes, da política e da visão subjetiva de quem está dominado a narrativa.

É defendido nesse livro que a Grécia arcaica era composta de povos matriarcais, nos quais as líderes espirituais eram as mulheres, as deusas mais importantes também eram femininas, e para ser rei era preciso se casar com a herdeira do trono. A mulher era mais importante, pois só ela podia dar vida, sendo a importância do pai secundária, principalmente em sociedades que não possuíam o conceito de monogamia.

Os reis eram casados com a herdeira do trono, uma suma-sacerdotisa, representante da deusa. Esse rei reinava por cerca de 8 anos, depois era sacrificado em rituais. Esses rituais, tal como o nome que era dado aos reis sagrados e às deusas, deram origem aos deuses e heróis da mitologia, tal como suas histórias. Com o tempo, devido as invasões dos helenos na Grécia, houve a transição para o patriarcado. A violência do patriarcado contra o matriarcado, da monogamia contra a sexualidade feminina livre, é representada nos mitos, os quais são responsáveis por ocultar o passado, substituir ideias e estabelecer paradigmas de comportamento.

Um mito não é necessariamente misterioso, nem é mágico, mas sim político, reflete os costumes do povo e as ideias vigentes no momento em que está sendo contado, mas pode também deixar permanecer, mesmo sendo distorcido pelos novos costumes, rastros do que aquele povo foi em eras remotas.

Mesmo os mitos sendo usados para estabelecer ideias do patriarcado, ainda é possível ver neles vestígios do matriarcado. Menelau só era rei de Esparta porque casou-se com Helena, e, quando Odisseu estava fora de Ìtaca, uma multidão de pretendentes surgiu para tentar se casar com sua esposa, Penélope, na intenção de ganhar o direito de ser rei.

Rodrigo 13/08/2023

Os mitos gregos
O livro é baseado em uma ampla variedade de fontes, incluindo obras de Homero, Hesíodo, Platão e Virgílio. Graves também inclui informações de fontes mais obscuras, como inscrições gregas e egípcias. Ele fornece uma interpretação abrangente dos mitos gregos, e seu livro é uma valiosa fonte de informações para quem deseja aprender mais sobre essa fascinante cultura.
Os Mitos Gregos de Robert Graves é um livro clássico que tem sido traduzido para mais de 20 idiomas. Ele é um livro popular entre os leitores de todas as idades, e continua a ser um recurso valioso para os estudiosos da mitologia grega.
Aqui estão alguns dos principais temas dos mitos gregos:
A luta entre o bem e o mal.
A importância da família e dos amigos.
A força dos deuses e dos heróis.
A beleza da natureza.
O mistério da morte.
Os mitos gregos são uma fonte de inspiração e aprendizado para pessoas de todo o mundo. Eles nos ensinam sobre a natureza humana, os valores morais e a beleza da vida. Eles também nos ajudam a entender nossa própria história e cultura.
Recomendo.

Jacque 04/05/2023

Os Mitos Gregos
Um dos melhores livros para quem quer iniciar a leitura, e conhecer mais sobre os mitos gregos. Embora seja extenso, a leitura é bem agradável.

Thay'OSF 20/02/2022

Para quem é amante da Mitologia Grega, é um poço de conhecimento. É muito bom porque explica os mitos atraves dos fatos históricos da epoca, o que é bem importante para conhecer a cultura dos povos que reverenciava os deuses do Olimpo

Ana 16/02/2022

Interessante, mas....
De acordo com o dicionário Oxford mitos São: " Relatos fantásticos de tradição oral, protagonizado por seres que encarnam as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana." Dessa forma mitologia grega é o estudo das narrativas lendárias da Grécia antiga.
Esse box composto por 2 livros aborda este tema. Publicado originalmente em 1955 pelo romancista e poeta Robert Graves, esses livros nos contam as aventuras e histórias mais famosas de heróis e guerreiros gregos.
Devo confessar que não gostei muito pois achei algumas histórias resumidas demais já outras tem tantas versões diferentes para o mesmo personagem que fica confuso. Muitas histórias são apresentadas aqui diferente de como está na Ilíada, na Odisseia, na Teogonia e em peças gregas escritas pelos dramaturgos gregos. Inclusive o autor chega a chamar Eurípedes de mal informado. A estrutura dos livros tbm me incomodou. Existe no final de cada mito um comentário explicativo do autor onde ele tenta contextualizar socialmente e historicamente os mitos, mas não elucida nada. Ao contrário, só torna o texto intrincado e confuso. Por exemplo: Quando ele fala que Atenas teve um preceptor quando criança significa a vitória do patriarcado, pois a cultura grega não conseguia conceber uma mulher sem a instrução de um homem, nem que ela fosse uma Deusa. Estamos falando em 7 séculos antes de Cristo. Na Grécia antiga. Achei sem nexo falar em patriarcado nessa época. Até anacrônico.
E isso acontece o tempo todo nos dois livros. Ele interpreta os mitos e as lendas com esse viés que me pareceu muito mais particular do que histórico.

Tania 06/11/2021

Um livro bem interessante. Gosto muito de mitologia grega. Gostei mas achei bem didático, algumas vezes um pouco cansativo, mas vale a pena ler para quem gosta de história, lendas e mitos.

Thabi.Almeida 27/02/2021

Boa viagem
Sinta-se acolhido nessa viagem ao reinos dos Deuses Gregos. Quem já possui afinidade será excelente para se aprofundar no tema. Quem não conhecia, aproveite o tempo para conhecer um pouco mais dessas histórias fascinantes que falam muito sobre o ser humano