O Menino e o Fantasma do Menino

O Menino e o Fantasma do Menino Jorge Miguel Marinho

Resenhas - O Menino e o Fantasma do Menino

@APassional 19/05/2013

O Menino e o Fantasma do Menino * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
O menino é João e o fantasma é Juarez, o cenário é o sonho e a metáfora de que os sonhos podem se transformar em realidade, e como diz o narrador:

Duvida ?

Jorge Miguel nos encanta mais uma vez, agora com uma história para crianças cheia de símbolos e tons de interatividade, delineada pelas belíssimas ilustrações de Rafael Antón, repletas de movimento e nuances hipnóticas, em uma simbiose perfeita.

Vapores, névoas, quente, frio, úmido, olhos e bocas,
macio, seco, sensações, vento, lugares, cheiros,
cores, medo, paixão, deslumbramento.

A jornada em busca da imaginação perdida, da infância, o descortinamento das emoções, os segredos que guardamos nos baús, nos livros, no inconsciente, nos sonhos.

As ilustrações instigam a identificação com as personagens João e Juarez, a narração é cheia de ginga e tiradas irônicas, que interagem o tempo todo com o universo infantil, em um jogo de tira, põe, esconde, aparições e desaparecimentos, que trazem a tona emoções, que revelam por fim sentimentos.

O menino e o fantasma do menino é um daqueles livros feitos para sentar-se com os pequenos em transição, naquela fase dos 8 aos 11 anos, em uma tarde de inverno e brincar de contador de história, junto com eles ir decifrando as imagens, os símbolos, os enigmas, os encontros, e por intermédio de sua temática lúdica, acariciar emoções, sentimentos, semear sensações e olhares.

Essa é uma história de contar, de mostrar,
de encontrar, de brincar e perguntar:

- E você ? Sonha ? O que sonha ?

Através deste precioso livreto infantil, temos a possibilidade de plantar a semente da autoconfiança nos pequenos, ensiná-los que nos sonhamos as coisas que acontecem e que a realidade é antes sonhada ou seja:

É preciso acreditar para tornar real,
somos nós que transformamos a realidade.

Recomendadíssimo para contação de histórias.

Para Lembrar como é o Sonhar.

By Rosem Ferr.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 19/05/2013:

MiCandeloro 12/10/2014

Delicado e imaginativo!
E aí pessoal, para comemorar o dia das crianças, hoje trago para meu público mirim a resenha de um livro infantil, publicado pela Editora Gaivota.

Desde que me tornei parceira deles, fiquei doida para ler este livro, primeiro, porque adoro fantasmas, e segundo, porque já imaginava que as ilustrações fossem de babar. E claro que não me enganei nesse quesito.. hehe.

O livro conta a história de João, um menino com uma imaginação muito fértil, que almeja conhecer a princesa que protagoniza a maioria dos seus sonhos. Juarez, por sua vez, é um fantasma escritor, que começa a perseguir o menino em busca de inspiração para os seus livros.

"Fantasma sonha com gente que existe e gente sonha com fantasma que também existe e, às vezes, tem medo de gente que nem a gente tem medo de fantasma."

Depois de muitos desencontros e confusões, ambos acabam se conhecendo, e essa nova e peculiar amizade fará com que o menino e o fantasma do menino aprendam preciosas lições um com o outro.

O Menino e o Fantasma do Menino é uma excelente obra para ser lida em conjunto com os pequenos, apreciando as ilustrações ali contidas e debatendo as metáforas e questionamentos abordados pelo autor. Como possui poucas páginas, a leitura flui e quando percebemos, já chegamos ao final da obra.

A narrativa é em terceira pessoa, escrita de maneira poética e quase mágica, nos dando a impressão de estarmos mergulhando dentro de alguma fábula. O conteúdo abordado transcende as relações de amizade e confiança, permeando também o universo dos sonhos, a realização dos nossos desejos e a dificuldade do primeiro amor.

Certamente uma belíssima obra para enfeitar as suas estantes e fazer as crianças acreditarem que, para tornar a fantasia real, basta acreditar.

"E sem imaginação que é o que faz a gente inventar, sonhar e até dar uma chegada na Terra do Nunca onde tudo pode acontecer, não tem jeito que não dá jeito nenhum para escrever."

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/10/resenha-o-menino-e-o-fantasma-do-menino.html

Rosem Ferr 26/02/2015

O Menino e o Fantasma do menino

O menino é João e o fantasma é Juarez, o cenário é o sonho e a metáfora de que os sonhos podem se transformar em realidade, e como diz o narrador :

Duvida ?

Vapores, névoas, quente, frio, úmido, olhos e bocas, macio, seco, sensações,
vento, lugares, cheiros, cores, medo, paixão, deslumbramento.

Essa é uma história de contar, de mostrar, de encontrar, de brincar e perguntar :

- E você ? Sonha ? O que sonha ?

Através deste precioso livreto infantil, temos a possibilidade de plantar a semente da autoconfiança nos pequenos, ensina-los que nos sonhamos as coisas que acontecem e que a realidade é antes sonhada ou seja :

É preciso acreditar para tornar real, somos nós que transformamos a realidade.

Recomendadíssimo para contação de histórias.

Para Lembrar como é o Sonhar.

By Rosem Ferr.