A Comissão Chapeleira

A Comissão Chapeleira Renata Ventura

Resenhas - A Comissão Chapeleira

Karolina 25/04/2024

Livro favorito da vida
A Renata transita de forma fantástica, da fantasia para a realidade. Tudo nesse livro é cru, delicado, político,sensível, imparável.

manu.g 16/03/2024minha estante
MDS SIM!!
eu quero o Capí devolta pra ontem (prepara o coração pro próximo ksks)

manu.g 29/02/2024

Eu amei tudo que envolveu esse livro, desde o enredo até a minha experiência lendo ele, que foi basicamente ficar tensa e ansiosa (além de raiva, claro, já que o Hugo faz MUITA merda) durante ele inteiro.

Apesar de ser um livro grande, a leitura flui muito bem e você nem percebe que ta lendo e o enredo simplesmente te envolve completamente.
Juan199 01/03/2024minha estante
É tipo um Fantastic Beasts nacional?

Juan199 01/03/2024minha estante
É tipo um Fantastic Beasts nacional?

manu.g 01/03/2024minha estante
É tipo um hp brasileiro, so que muda literalmente tudo (já que se passa no Brasil, mas tem bastante referências)

Já botei na lista ksks

manu.g 01/03/2024minha estante
so lembra que esse nn é o primeiro kakakakaaka

Mdss kkkkk

Rabelo 18/02/2024

ÊXTASE COMPLETA PUT QUE PARIU QUE LIVRO BOM EU SURTEI TANTO TANTO TANTO TUDO É TÃO BEM AMARRADO E BEM FEITO SABE EU ENGOLI O LIVRO E ELE TEM QUASE 700 PÁGINAS RENATA VENTURAAAAAAAAAAAAAAAAA

Danessy 17/01/2024

Bom, mas...
Não é tão bom quanto o primeiro, mas continua ótimo. Gostei especialmente da mensagem vegetariana do Capí.

Matheus 12/12/2023

Tensão
Passei o livro extremamente tenso, amei conhecer mais sobre o universo, sobre as novas escolas que apareceram, e que leitura incrível!!!

Kaah_mgo 18/11/2023

Melhor que A arma escarlate
Como continuação do livro a Arma Escarlate, nesta obra continuamos acompanhando as aventuras de Idá num mundo bruxo recém descoberto. Achei o livro melhor desenvolvido que o anterior, falando mais diretamente sobre problemáticas sociais e políticas que trazem claro paralelo à ditadura brasileira sem perder o tom afrofuturista. Estou ansiosa para saber como essa história terminará!

Jose.Irinel 02/08/2023

Magnífico!!
Simplesmente um dos melhores livros que li!
É devastador e é belo! A autora não foi sutil em trabalhar no psicológico dos personagens, nem muito menos no psicológico dos leitores.

"Somos livres nas nossas propósitos, mas escravos das consequências"

É esse a frase que o livro pode ser resumido. Definitivamente todos eles e, principalmente, Hugo - assim como nós - teremos de enfrentar as consequências de nossos atos. E Hugo precisou de uma boa dose de resiliência e coragem.

(Só precisou se acertar com sua Janaína, né)

Carlos 13/07/2023

Emoções a flor da pele
Se você leu minha resenha do livro anterior já pode colocar ela toda aqui, se não ler vai lá porque o início vai ser o mesmo.

Livros precisam nos tirar da estática, mexer com nossas bases e estruturas e a Comissão Chapeleira faz isso muitooooo bem.

A autora conseguiu mostrar o outro lado da nossa violência, a estatal, aquele feita pelas pessoas que fazem parte da estrutura.

Ao mesmo tempo vamos discutir sobre educação, cultura, comportamento, lealdade, crescimento e violência.

E no meio disso tudo uma história que prende ainda mais que no primeiro livro, você não consegue parar de ler, precisa virar a próxima página.

Se eu tirei uma lição daqui é que o Brasil é lindo e não podemos nós permitir virar uma cópia dos outros e que a amizade fala mais sobre compreensão.

Vão lá e leiam.

Amizade 14/04/2023

Não farei uma resenha, mas justificarei o 4.5;

O livro é incrível, tanto a escrita quanto as construção de personagens e cenas, referências. Um deleite mesmo. Me conecto cada vez mais com a saga a cada página e parágrafo.
Só reduzi 0,5 porque em algum momento eu me sentia extremamente enclausurado bem como os alunos da Korkovado em meio a situação em que se encontravam e me era necessário fazer pausas na leitura. Umas longas, outras mais rápidas.
Terminou aguçando minha curiosidade, com pontas de felicidade e receio. Um alívio temporário, porque sigo intrigado com o tal Mefisto Bofronte. Qual é a dele? Que serenidade é essa filho de Cristo? REAGE. EXPLODE.
Enfim é isso.

Sas 26/01/2023

BÃO
Tão bom quanto o primeiro, é bem tenso, precisa de estômago pra ler vários partes desse! Esse além das críticas sociais, fala bastante de política, faz um retrato de coisas que se passam na historia dentro da ficção e nos faz refletir. Mesmo assim, não perde a emoção que uma história sobre um mundo mágico sempre faz e as ligações com o universo de Harry Potter, pra quem é fã.