Salamina

Salamina Javier Negrete

Resenhas - Salamina

Guilherme Dehon 14/06/2021

Ótimo!
Uma história intensa, vibrante, emocionante, muito bem construída, que mescla muito bem, fatos históricos e fantasia.

Lygia 09/05/2013

Envolvente e cheio de ação!
Nesse novo lançamento da editora Planeta nos encontramos na passagem de um dos eventos mais conhecidos e interessantes da história antiga, as Invasões persas à Grécia. Indo da Batalha de Maradona, para os 300 espartanos de Termópilas, e finalizando na gigantesca batalha naval de Salamina, essa história é narrada de forma ricamente integrada com os costumes e preceitos da época e prende o leitor em suas garras da primeira a última página.

A história começa com Temístocles, um aristocrata e grande estrategista ateniense que tem como a missão de vida a herculana tarefa de vencer o temido rei dos reis Xerxes, que vem destruir a Grécia com os poderosos exércitos unidos dos grandes reinos por ele conquistados. Em uma narrativa cheia de personagens conhecidos como o rei Leônidas (do filme “300”), o Oráculo de Delfos, entre outros, mas também com vários personagens carismáticos e desconhecidos que enchem a trama de romance, ação e aventura do inicio ao fim, Temístocles nos mostra que com muito jogo de cintura, aptidões para estratégia, uma carteira cheia de ouro e uma inteligência fora do normal, 10 mil gregos podem ganhar de 100 mil persas \o/.

Numa análise histórica dos fatos verídicos narrados nesse livro, vemos referências às mitologias persas e gregas muito bem executadas pelo autor espanhol Javier, que na minha opinião, são um dos maiores pontos fortes da narrativa. Essa visão privilegiada das divindades locais e suas constantes influências na vida cotidiana dos humanos dá ao leitor uma boa noção da realidade da época, o que facilita a leitura e o entendimento das características dos diversos personagens, incluindo as deusas gregas Atenas e Ártemis, por exemplo e a deusa Persa Mitra.

Um livro ao melhor estilo Ilíada e Odisséia de ser, Salamina vem acrescentar mais um grande romance histórico aos títulos dos excelentes autores desse gênero, como Conn Iggulden e Bernard Cornwell. Um livro completo, bem escrito, com pitada certa de mistério, romance e ação que todos os eventos históricos merecem para se tornarem grandes épicos da literatura. 4 estrelas para esse livro ^.~

Resenha escrita pelo meu marido, Carlos Barbosa, para o blog Brincando com Livros.

Pedrol 17/08/2021

Um livro espanhol sobre a Grécia antiga?
Um ponto que eu queria ressaltar são as fontes históricas que o autor, Javier Negrete, se utilizou, e são MUITAS!
Muita pesquisa envolvida, e eu não me surpreenderia pois Javier Negrete é autor de outras obras épicas que ? infelizmente ? não foram traduzidas como Señores del Olimpo e Alejandro Magno y las Águilas de Roma, e é claro, também é professor de grego no IES Gabriel y Galán, o que mostra todo seu amor e prestígio pelo que escreve (informações da segunda orelha).

Um romance histórico sobre bravura, amor, traição, guerra, sonhos... Uma reconstrução das maiores batalhas da história grega. A destruição de Erétria, a batalha de Maratona, o ataque suicida das Termópilas liderado pelo Rei espartano Leônidas, até o embate final de Salamina, onde vemos as concepções de Temístocles e do rei persa Xerxes.

Os diálogos são magníficos! Nos sentimos parte deles.
As descrições, fluídas de compreender, não se rendendo à história em nenhum ponto.

Personagens bem construídos. Lemos seus desejos e temores, e chegamos num ponto onde nos sentimos íntimos deles, como amigo ou inimigo.

Javier Negrete nos conduz lindamente numa belíssima obra. Uma longa leitura que não assusta, mas que somente tem a entreter.

Fernando Aug. 11/02/2014

Mais um para os favoritos!!!
Eu gosto de fazer resenhas em casos que não há muita popularidade dos leitores e assim as pessoas possam conhecer novas obras. Essa obra é daquelas muito bem escritas e dinâmicas, não achei nada parado do começo ao fim.
O enredo é na mesma êpoca do filme 300, onde o Império Persa tenta invadir a região grega, o personagem principal e herói na trama é Temístocles, sendo decisivo nas tomadas de decisões da cidade Atenas.
As narrações citadas são de diversos caráter, passando por político, militar, amorosa e psicológicas. Com todas se misturando e formando um emaranhado de causas e efeitos de relevância.
Temístocles pertence a uma família que enriqueceu, mas não da classe mais elevada, o que faz mesmo sendo astuto não ser considerado alguém de valor. Com seus conhecimentos de política e guerra tenta ao máximo ser registrado na história por suas proezas. Nessa tempo enfrentará dificuldades, pessoas no poder que não estão interessadas no bem comum, outras que se aproveitam para ficar com a glória e a disputa pelo poder, ações essas que o próprio personagem irá fazer.
Nesse quesito entramos tanto no mérito de ser um romance histórico e a própria cultura da êpoca de valores, na mitologia grega os personagens não são nada perfeitos. E isso eu acho um ponto plenamente positivo.
Eu poderia ficar falando da história mas eu prefiro não descrever detalhes dela, talvez uma informação aqui já denúncia o resultado de batalhas, mas mesmo sabendo o lado vitorioso existe nuâncias no desenvolver da trama.
Colocando em linhas gerais, a região é povoada por cidades que tem uma administração e identidade própria. Não é nada fácil articular esssas identidades para um bem maior, por uma também estar torcendo pela perda do outro. na parte militar estamos falando de um império inteiro, com uma capacidade de recrutamento maior, sendo uma vantagem enorme, só sendo possível a vitória com estratégias específicas, dependendo do terreno, organização, treinamento, informação, desinformação e crenças em um ideal.
Márcio 23/10/2018minha estante
recomendo A RETIRADA DOS DEZ MIL (tanto a obra clássica do general Xenofonte, como um romance baseado nesse relato com o mesmo nome e disponível em formato ebook na amazon), que narra a expedição de mercenários gregos pelo interior do Império Persa.

Sally.Rosalin 11/08/2014

Livro histórico
Salamina, uma ilha onde ocorreu a terceira Guerra Médica (Maratona, Termópilas e Salamina)entre persas e gregos. A figura principal foi Temístocles e é sobre ele que começa o enredo, demonstrando o tratamento dado nas aulas de gramática para eupátridas (aristocratas) e novos ricos comerciantes, que era seu caso. Após o Prólogo, a fuga de Apolônia da cidade de Erétria devido à invasão dos persas, iniciando os primeiros passos para a guerra de Maratona (490 a.C).

Referências sobre Sólon, considerado um dos sete sábios da Grécia Antiga e que em 594 a.C iniciou um reforma na pólis ateniense. Foi dele a abolição da escravidão por dívida e outros feitos. Diálogo entre o personagem tema do livro (Temístocles) e Clístenes (enfermo): "Kratos tou demou. Demou kratos: Demokratía!"

Batalha de Maratona (1ª guerra entre persas e gregos). Relatos de Heródoto sobre os erétrios e sobre a morte de Milcíades e Dário; relato de Plutarco sobre Temístocles; e inscrição de Xerxes em Persepólis.

Segunda Guerra Médica (1ª Maratona/3ª Salamina) entre gregos e persas na Termópilas onde compareceram 300 espartanos (não apenas eles, né!?). O grande lance foi a posição grega no estreito do desfiladeiro que bloqueou o caminho. Traído por Efialtes morreram de forma heroica. Frases conhecidas, Xerxes: "Rende-te e entrega tuas armas!" Leônidas: "Vem buscá-las!" Oficial de Xerxes: "Lançaremos tantas flechas que cobrirão o sol!" Leônidas: "Melhor, combateremos à sombra".

Desfecho com a última Guerra Médica dos persas versus gregos. O autor no final descreve os autores e fontes que utilizou fazendo uma boa crítica a Heródoto. SUPER INDICO!

fernandaugusta 11/02/2015

Salamina - Uma bela descrição para uma grande batalha
Salamina é um livro que à primeira vista pode assustar pelo tamanho, e pelo assunto. Mas o tamanho, ao longo da leitura, torna-se irrelevante, e o assunto - da maneira como Javier Negrete conduz a narrativa - acaba ficando leve. É um livro rebuscado, com várias introduções de vocabulário referentes à estratégia militar e à rotina da Grécia Antiga.
O autor conseguiu construir e narrar uma história muito bem amarrada em torno de dois personagens: Temístocles e Artemísia. Temístocles, o protagonista, é extremamente carismático e inteligente, e faz de tudo para ter o seu grande momento de glória em Atenas e na Grécia. Cresce ao longo da história sua necessidade de glória por seus feitos, visto que não é um nobre, e sim um comerciante. Pela astúcia, interfere na política ateniense vivamente, tomando decisões militares que culminam nas vitórias de Maratona e Salamina.
Já Artemísia é o fio condutor por onde entramos na temática persa, visto que é grega, aparentada com Temístocles (e envolve-se romanticamente com ele), porém é vassala do império persa. Seu envolvimento com Xerxes é amplamente abordado, e faz contraposição a sua paixão por Temístocles - um quer dominar pela força e pelo terror de seu numeroso exército, outro pela inteligência e argúcia - mas ambos tem o mesmo objetivo: a grandeza. Artemísia também é fascinante: rainha guerreira, uma mulher muito diferente do que imaginamos para a época.
O autor cria uma atmosfera onde é impossível se desapegar dos personagens: logo que saímos de um capítulo sobre Temístocles e entramos na visão de outra pessoa, como Apolônia, Címon ou Mardônio já é possível estabelecer a visão do contexto que todos desempenham. Para mim, tanto o lado persa quanto o grego têm boas histórias: Xerxes, envolto sempre numa aura de autoridade e protocolo, por exemplo, também é muito carismático.
O livro tem muita ação, descrições táticas militares muito vívidas e reviravoltas bastante surpreendentes. Mesmo nas partes táticas, onde deve-se ler com atenção, o aprendizado e a curiosidade sobre o que vai acontecer em seguida tornam a leitura prazerosa.

Enfim, uma combinação perfeita de boa história, personagens fortes e reais, conflitos verossímeis e ação na medida certa. Fiquei até com pena de terminar.

Elga 11/10/2015

Salamina
Apaixonante! Abrange a Batalha das Termopilas, conhecida pelo filme 300.

Gerson 28/10/2019

Excelente
Um romance delicioso de se ler. O autor se baseou bastante em fontes históricos e técnicas a que se teve acesso, mas usou certas lacunas para escrever sua ficção. Acho isso é muito bom, pois alguns abusam demais da fantasia em romances históricos e acabam ficando meio ridículos para aqueles que tem algum conhecimento de história, na minha opinião. A tradução também é muito boa, apesar de usar algumas palavras pouco usuais, mas isso é bom para aumentar nosso vocabulário.

Vou procurar mais livros desse autor.

Marcos.Vinicius 19/02/2022

Um bom livro.
Apesar de algumas partes parecerem sem informações suficientes ou o excesso de timeskips, não é algo que de para reclamar, já que a própria história é baseada em relatos. Adorei já que sempre me interessei sobre mitologia grega, e é algo abordado constantemente nesse livro.

Esgalbo 26/08/2013

Salamina - Javier Negrete
História de Temístocles contada fortes pinceladas de ficção, toques de sangue e sensualidade e erotismo. Situado no século V a.C., visionário astuto e rico, Temístocles busca alcançar a glória e a admiração dos eupátridas atenienses. Enxerga uma oportunidade para isso diante da ameaça da invasão persa, durante a qual tenta convencer os cidadãos atenienses a adotar uma forma de enfrentamento jamais praticada antes por seus compatriotas, com o agravante de se verem obrigados a enfrentar uma um poder e contingente muito maiores que a seus!
Dentro disso, há intrigas políticas, familiares e amorosas para todos os gostos e interesses, como não poderia faltar em um enredo que trata de história grega!
Bom livro, com um enredo interessante, um desenvolvimento fluido e uma narrativa dinâmica. tem uma boa quantidade de notas de rodapé para sanar a curiosidade e em alguns casos colaborar com a boa compreensão da história. Pesquisa histórica respeitosa e competente, oque já era de se esperar considerando que o autor é tradutor de plutarco e grande conhecedor do mundo clássico.
Os personagens não são profundos nem dotados de conflitos complexos. É um livro para diversão e entretenimento,demanda muito bem atendida pelo autor sem o peso das tragédias gregas!

Acredito que o interesse em lançar esse livro agora, tenha relação direta com a previsão de estreia da continuação de "300" de Frank Miller nos cinemas, onde será contada a história da batalha de Salamina/Salamis e de Temístocles!

Mesmo assim, vale pela abundância de referências bibliográficas no fim do livro e como background pra quem está interessado no filme a ser lançado e na história da resistência grega!

Boa leitura e divirta-se!