Dom Quixote das Crianças

Dom Quixote das Crianças Monteiro Lobato

Resenhas - Dom Quixote das Crianças

Luan.NietzsChe 04/09/2023minha estante
Talvez você não gostou porque é uma edição que encurtou o livro, sabe, ele foi adaptado. O livro, mesmo, tem mais de 1k de páginas.

Akaitomyssi 12/07/2023

"Pois um dos defeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não parecem o que são. E, se tens temor, retira-te para o lado e deixe-me só, que sozinho serei bastante para dar a vitória a quem eu emprestar ajuda."

Clara 08/03/2023

Irritante mas legal
Gostei. Porém, que velho chatooooooo. Mandão e maltrata o Sancho, tadinho. Mas, é legal, KAKAKAKAKAKA

Shiva.Sanka 15/12/2022

Acho que já deu pra ver que eu amo as histórias de Dom Quixote.
E como sempre o livro e bom ainda que reler Eli donovo pra fazer marcação.
Então leiam o livro de bom e tem pouca página.

Ana Luuuu!! 19/09/2022

Dom quixote!
Eu tive que ler esse livro por causa da escola, mas até que ele nn é ruim!! Teve umas partes que eu fiquei sem entender direito, mas foi por falta de concentração. No final eu gostei um pouco!

Mandy 18/04/2022

Adorei.
Simplesmente Lobato consegue dar um toque especial em todas suas obras, deixando-as vivas!
Com certeza irei ler D.Quixote em sua versão original!

Curvelo0 08/04/2022

D. Quixote das crianças
Eu amei, me deu uma nostalgia assim que li! Eu recomendo muito para quem gosta do sítio do pica pau amarelo. Confesso, em algumas partes que eu achei entediante? e o livro é um pouco confuso, por que são duas histórias ao mesmo tempo!
O vocabulário é um pouco complicado, algumas palavras não são mais usadas no dicionário atual, o que me chamou bastante atenção e além de ter palavras mais complexas que eu tive que pesquisar seus significados e anotar ao lado. Mas, tirando isso, você vai adorar, bom que amplia mais seu vocabulário.
Os personagens são umas fofuras todos que conhecem o desenho devem conhecer a Emília (minha predileta ?), amo essa boneca de pano, assim como narizinho, Pedrinho (que são primos), visconde (um sabugo de milho), rabicó (o porco) ? dona Benta (a vovó) e tia Nastácia (a cozinheira) e tem a cuca (o jacaré) mas não aparece na história.
Como na história eles falam sobre a de Dom Quixote não vou deixar de falar dos personagens também.
D. Quixote: achei ele um pouco doido. E nessa obsessão de se tornar um cavalheiro tava buscando uma aventura? mas, ao longo de sua jornada, você vê que não é bem aquilo que ele tava imaginando.
Sancho: no começo eu achei ele interesseiro, por que ele embarcava nas ?loucuras? de dom , achando que ganharia alguma recompensa.
Ele era mais pé no chão, enquanto dom era mais sonhador, uma característica marcante dos dois.
Monteiro Lobato um escrito brasileiro maravilhoso! ??

Jô88 23/07/2021

Amei está aventura sobre ciências e invenções. O famoso Dom quixote surge no sítio do pica pau amarelo. Mas um dentre vários famosos cientistas, cavaleiros..

Soph 02/05/2020

Gostei muito deste livro porque Dom Quixote tem várias aventuras legais!
Essa versão com o Sítio do Pica-Pau Amarelo é muito boa.

Lucas 20/09/2019

DOM QUIXOTE DAS CRIANÇAS
Eu achei muito legal o livro pois fala de um herói e cavaleiro que lutava contra os seus inimigos e derrotava-os.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2019

mília invade a biblioteca de Dona Benta. Vê um livro na estante e pede a ajuda do Visconde de Sabugosa para tirálo dali, mas sem querer derruba o enorme volume e esmaga seu cúmplice. O livro é um belo exemplar de Dom Quixote de la Mancha. Após o acidente Dona Benta resolve lêlo aos netos e à boneca. No começo, todos estranham aquela linguagem difícil, e então a avó, paciente e carinhosa, resolve recontar tudo “com palavras suas e de Tia Nastácia e minhas também ― e de Narizinho―e de Pedrinho―e de Rabicó” para que todos entendam e aproveitem ao máximo aquela aventura. Dom Quixote é um nobre espanhol que, movido pelos livros que lia e pela força da imaginação, busca levar uma vida heroica. Veste uma armadura, monta em seu velho cavalo e, acompanhado de seu fiel companheiro Sancho Pança, vai enfrentar o mundo, seus moinhos de vento, seus inimigos mortais, em honra de sua donzela Dulcineia. Grande personagem da literatura, o “cavaleiro da triste figura” marcou a vida de seus leitores e influenciou todos os grandes escritores, entre eles Lobato, um grande frequentador dos clássicos. Esta é uma história universal, para todos os leitores de todos os tempos. E especialmente este Dom Quixote que o leitor tem em mãos não é de Miguel de Cervantes nem de Monteiro Lobato, é – simplesmente – das crianças.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525063922

z..... 23/09/2017

Dom Quixote das Crianças (Monteiro Lobato em Quadrinhos - Editora Globo, 2009)
Um dos maiores clássicos da literatura é também um dos melhores títulos na coleção do Sítio. Hoje fui atrás desse quadrinho e, como imaginava, propiciou uma divertida leitura.
A adaptação foi feita por André Simas na estética do Sítio nos anos 2000. Não gostei muito dessa fase, mas quando terminou lamentei profundamente. Essa obra é um dos legados do período, revisitando Lobato (baseado em Cervantes) de maneira pueril, graciosa e interessante para jovens leitores.
Não trata a adaptação de maneira minuciosa, alguns aspectos nem deram as caras, mas tudo que foi mostrado tem fundamento.
O ponto fraco é a qualidade do desenho. Muito simples, sobretudo na exposição dos cenários, não transmitindo aquela visão bucólica ou esplendorosa da roça e natureza. Detalhe sujeito à empatia de cada um.
Leitura ótima para a galera escolar. Ah, quero também os outros títulos dessa coleção (Lobato em Quadrinhos). Para admiradores dessa turma, vale a pena.

z..... 27/08/2017

Dom Quixote das Crianças - 1936 (Edição da Brasiliense publicada em 2005)
O livro é muito legal desde o início, em uma bela apresentação do Quixote para as crianças. Dona Benta conta a história em resumo, apresentando o Cavaleiro da Triste Figura em suas mirabolantes aventuras.

Foram citadas passagens como a recuperação do famoso elmo de Mambrino (a bacia do barbeiro), a poderosa intervenção do herói contra dois exércitos que se enfrentavam no campo de batalha (rebanhos de ovelha), o governo de Sancho Pança (inusitadamente carismático e aclamado por sábias decisões) e o duelo com o Cavaleiro da Lua (artimanha dos parentes e amigos do Quixote para provocar o regresso ao lar). Textos que tem drama e humor peculiar entre razão e emoção.

Minha atenção maior foi para a percepção da turminha. Pedrinho e Narizinho acompanham a história com dó do herói, enquanto Emília vê algo inspirador que a mobiliza na valorização de seus sonhos, ainda que malucos. E ela fica meio doida mesmo, mais que o normal, tendo que ser contida até recuperar o juízo (quando teve um choque de realidade expresso em um pequeno acidente, onde viu sua fragilidade ante os arroubos emotivos). No final das contas, teve uma aprendizagem legal: a inspiração para viver sonhos, mas de maneira prudente.

A valorização dos sonhos fez com que fosse a única a não querer saber do final da história, a morte do Quixote, pois dizia ser imortal. Isso é o que marcou o livro em minha leitura e que guardo em lembrança.

Outras coisas com alguma curiosidade para o universo que tento entender do Sítio, é que o Visconde tem mais uma morte, logo no início, ao ser esmagado pelo livro, que caiu da estante em cima dele. Justamente o Quixote, a quem a Emília queria conhecer e acidentalmente deixou cair no sabugo. Seria uma mensagem do Lobato? No mínimo, ainda que não planejada, é como se fosse a emoção suplantando a razão. Uma quixotada...

Ah, vou atrás desse Monteiro Lobato em quadrinhos. Sei que tem e acredito que continuará me trazendo mais curtição na leitura.

Leticia.Silva 27/02/2017

Não li ainda ele todo

Thalys Caires 09/11/2016

Mais ou menos, ñ gostei muito mais recomendo?