Andando Nas Nuvens

Andando Nas Nuvens Patrícia Barboza

Resenhas - As MAIS 3

Lygia 04/06/2013

Vez da Aninha!
No terceiro volume de As MAIS, Andando nas Nuvens, a história é protagonizada por Aninha, a nerd entre as garotas. Sempre focada nos estudos, ela vive envolvida com atividades do grêmio estudantil de sua escola, possui um blog literário (!!!) e participa do jornal da escola. Recentemente ela terminou o seu namoro com Guiga, mas eles continuam bons amigos.

Mais unidas do que nunca, as meninas que estudam na CEM agora começam a ver que o Ensino Médio realmente é um desafio. E adorei a Patricia ter abordado isso na história. Vemos que as meninas estão amadurecendo e com isso, vários outros itens são colocados gradativamente na narrativa e no dia-a-dia das MAIS, como futuro, vestibular e, principalmente, descobertas. A protagonista da vez agora caiu nas graças de Igor, um gatinho que é da aula de teatro de Mari. Mais um motivo para a vida de Aninha estar carregada de emoção, deixando ela andando nas nuvens (!!!).

Eu amo a abordagem e a narrativa da Patricia. É jovial e gostosa, fazendo as páginas pularem praticamente. As meninas estão crescendo, amadurecendo e é muito legal acompanhar esse desenvolvimento (momento nostalgia on). Apenas sinto falta de um pouco de conflito na história das MAIS, para ser sincera. Apesar de no livro 2 o tema 'Ciúme' ser abordado e termos bastante movimentação, seria legal abordar conflitos entre as garotas. Afinal, que amigas nunca brigaram na vida, mesmo se gostando muito? E quem sabe não vira tema dos próximos volumes da história da Mari, Aninha, Ingrid e Susana?

Bom, é aguardar para ver! Enquanto isso, continuo recomendando muito essa série juvenil e fofa da Patricia! =)

Nat 01/12/2016

Aninha agora é a nova repórter do jornal da escola. Além disso, outra mudança acontece em sua vida: na festa de aniversário da Susana, ela conhece Eduardo e gosta dele logo de cara. Tendo acabado um namoro recente, Aninha não quer apressar as coisas, mas ela percebe que Eduardo também gostou dela, e com a força das amigas, eles começam a se encontrar e a namorar. Em meio a tanta coisa boa acontecendo, ela precisa aprender a lidar com as críticas que viram com seu novo trabalho de repórter. E aprende que ninguém pode ter o controle de tudo o tempo todo.

Esse livro é, como os outros dois da série, muito legal. Dá para ler em uma tarde, ele é bem fininho. A leitura é fácil, divertida e me fez lembrar dos meus anos de colégio (eu só queria que tivessem sido legais assim rsrsrs) Não tenho muito o que falar, além do fato de que eu gostei bastante, porque das quatro garotas, desde o primeiro livro eu me identifiquei com a Aninha, que sempre foi a nerd do grupo. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/11/as-mais-3-patricia-barboza-rc-2016.html

Thuany 24/01/2019

Reviravoltas da vida
Nesse volume continuamos acompanhando os dias de Mari, Susana, Ingrid e Aninha, sendo esta a que narra o segundo trimestre.

Agora as MAIS já estão no ritmo do ensino médio e de suas atividades extracurriculares. Mari está evoluindo no seu trabalho de artista, Susana está se preparando para o primeiro campeonato em seu novo time, Ingrid cada dia se encontra mais durante seu trabalho voluntário na ONG reaprendendo a viver e Aninha está super empolgada com seu trabalho no jornal da escola e com todas as oportunidades de aprendizado que está tendo.

No meio disso tudo as meninas precisam aprender, cada vez mais, a lidar com as críticas, mesmo as injustas. Estão descobrindo que a fama não é só glamour.

Apesar da correria as meninas conseguiram tirar um tempo para fazer a primeira viagem juntas. E aproveitaram cada minuto.

Eu adoro ler esses livros, me lembra os tempos de colégio, nossa fase sonhadora e desbravadora. As lições de vida incluídas também são fantásticas. Fala sobre amizade, família, amor.

Um fator muito interessante nesse livro foi o que as MAIS chamaram de "fada da troca de personalidade. As meninas se viram em situações que faziam com que parecem umas a outras. A nerd sendo romântica, por exemplo. Isso é legal porque mostra como mudamos ao longo da vida e de acordo com cada situação que estamos vivendo mas sem perder a nossa essência.

Pamela 26/01/2023

Peguei esta leitura em desordem por ter comprado em viagem para Vitória na livraria. As meninas protagonistas meramente interessantes, nada a apelar, cumprem o básico. A maneira descrita cativa e é por isso que vai ler rapidinho. Pode causar melancolia pelas abordagens, os temas fazem nós, mais velhos, nos lembrar dos tempos antigos. As amizades que não voltam, a questão de ter filhos, pensar em ter filhos, o receio com novo emprego. É uma viagem não apenas física que as mocinhas fazem, mas de psicologicamente estarem nos planos futuros.