Will & Will

Will & Will David Levithan
John Green

Resenhas - Will & Will

nikkelodeon 27/06/2023

O amor está ligado a verdade
Preciso confessar que já estive na pele dos três personagens principais, tanto do Tiny, quando do Will e do outro Will, por esse exato motivo esse livro me pegou muito.

Eu amei demais todos os assuntos que esse livro aborda, todos eles se encaixam muito bem e são bem desenvolvidos.

Minhas únicas críticas são o fato de que o livro precisa enfatizar o peso do Tiny em absolutamente todos os momentos, o que foi desnecessário (como o próprio Tiny diz) e bem desconfortável, além do final meio aberto, o que pode ser interessante para algumas pessoas, mas eu simplesmente odeio.

Giovanna1552 02/07/2021

demorou mas foi
uma leitura que não me prendeu, gostei do conceito mas me irritou algumas partes, poderia ter utilizado alguma outra forma para distinguir os capítulos, ler capítulo com tudo em letra maiúscula sem travessão, não gostei, além de que precisei de 3 tentativas para conseguir terminar, não entendi muito o que o livro quis dizer, a surpresa do will fiquei um pouco "???" mas teve poucas cenas que gostei como a dos 10 minutos de sinceridade

Joana 22/07/2021

Acho que li esse livro com altas expectativas. Não foi uma leitura ruim, mas eu me perdi um pouco no livro. Ele é bem fácil de ler e acompanhar, porém algumas partes são bem lentas.
Desde o começo eu consegui diferenciar os dois narradores pois eles pensam e agem de formas bem diferentes. No entanto, do meio para o fim a história vai perdendo o sentido e só vão acontecendo coisas e mais coisas sem um objetivo aparente. O livro se torna sobre o Tiny e os protagonistas são deixados de lado.
Eu gostei muito do livro, mas esse final sem nexo me deixou esperando por algo mais.

Alice 22/08/2020

Me senti uma viciada
Achei o começo bem parado, não dava vontade de ler, demorei bastante, mas depois que os Wills se conhecem eu devorei o livro.
Me senti uma viciada, a cada págida terminada eu queria (precisava) de mais uma rs.
Pensei que leria um livro de romance, mas estava errada, a história é muito mais que isso.
O final não foi como eu estava imaginando (esperando), mas nas últimas páginas eu já tinha percebido que não seria e isso me fez não achar o final ruim rs.
Amei o livro, amei a história, amei os persongens.
Sara.Purificacao 29/08/2020minha estante
No início eu também fiquei enrolando pra ler, mas a forma da escrita é boa, e eu queria muito saber como eles iriam se encontrar!

Enny 12/10/2013

FABULOSO!
Ai vocês pensam como eu fiquei ao ver a sinopse desse livro:

“Gente! Romance homossexual! Entre duas pessoas que tem o mesmo nome! Como assim?!” *Virando livro pra ver se acha mais coisa* “Calma ai! Ta faltando parte da sinopse não ta?! Como assim?! Preciso ler, isso vai ser doido e blá blá blá...” *Falando sozinha no meio da rua*

Sim, essas foram as minhas primeiras expectativas. Estou lá eu lendo o livro e o que descubro? PAH! Uma bigorna de decepção cai da minha cabeça. Mas não aquela decepção de “Vou jogar o livro num canto e talvez algum dia eu volte a ler”. É só que minhas expectativas foram todas quebradas, sabe, o livro acaba com você mostrando que não era nada disso que eu estava pensando que seria, acabou que eu li esperando o romance entre Will Grayson e Will Grayson, mas não é isso. Porém o mais incrível foi que isso não me fez parar de ler o livro. Pelo total contrario, a cada pagina que passava eu queria saber mais, o que ia acontecer com o Will e como ia acontecer.

Então voltemos ao inicio de tudo.

A historia conta sobre Will Grayson (Do Green) e Will Grayson (Do Levithan). São dois personagens com nomes iguais, mas quando você os conhece e lê cada capitulo, vê que são totalmente diferentes, claro que tem aquelas coisas em que são parecidos, as coisas em que todos os adolescentes são parecidos, querem encontrar seu lugar no mundo, acham que tudo e todos poderiam morrer e essas coisas (Sim... Muitas vezes eu pensava que as pessoas ao meu redor poderiam morrer hahahah)

“Vivo constantemente dividido entre me matar e matar todos à minha volta”

O primeiro a nos dar o ar de sua graça, no primeiro capitulo é o Will do John Green, por isso eu vou chama-lo de Will Green, só pra não confundir. Ele é um garoto aparentemente solitário, como um jovem tímido. Ele tem uma boa família (os pais deles são médicos, olha só! Rico! hahaha) Ele é filho único e tem poucos amigos, basicamente o único que ele pode considerar amigo é Tiny Cooper (mas falemos dele depois porque ele é muito importante). Ele vivi refletindo que que o melhor é sempre ficar quieto e não chamar atenção, porque sempre que isso acontece algo tende a dar errado, por isso ele criou duas regras para si: Calar a boca e não se importar.

“Eu não entendo muito bem qual é o sentido de chorar. Além disso, acho que chorar é quase – assim, exceto em caso de morte de parentes ou coisa parecida – totalmente evitável, se você seguir duas regras muito simples: 1. Não se importar muito com nada. 2. Calar a boca.”

Mesmo ele dizendo que essa é sua regra de vida e que todos deveriam seguir esse pensamento, dentro da cabeça dele, de seus pensamentos Will Green é um completo falador, chegando a ser bem sarcástico. Ele me fez rir em muitos momentos com pensamentos desse tipo, que ele cortava a pessoa. E sendo a narrativa em primeira pessoa temos uma grande vista de como ele se importa sim como todos a sua volta, mesmo que não admita isso.

“Você gosta de alguém que não pode retribuir o seu amor porque é possível sobreviver ao amor não correspondido de uma forma impossível no caso do amor uma vez correspondido.”

No segundo capitulo nos deparamos com o Will Levithan. Ele é um garoto que sofre de depressão, tendo que até tomar remédio de tarja preta pra ajudar. Vivi sozinho com a mãe, já que os dois foram deixados pelo pai e moram aparentemente numa casa mediana, nada de se jogar fora, mas nada de luxuoso. Ele sim se pode dizer que segue as regras do outro Will, ele não se importa com quase nada e só fala quando é necessário e apenas o necessário. Esse sim tem uma mente afiada e um humor negro que eu gostei e mesmo assim ele pode ser considerado uma pessoa sensível, porque toda regra tem sua exceção. Will Levithan se importa muito com a mãe dele, tentando não dar tanto trabalho para ela e ainda temos Isaac, um amigo de internet que ele conheceu num bate-papo e esta apaixonado, ou seja, ele é um gay não assumido.

“Ele é ao mesmo tempo a fonte da minha felicidade e a pessoa com quem quero partilhá-la.”

Num dia nada convencional, em que Will Green teima que tem que usar sua nova identidade falta e que Will Leviathan marca um encontro com Isaac, é o dia que acontece o encontro dos dois Will Graysons, numa loja de revistas pornô! É desse encontro que... Podemos dizer que a vida deles fica ligada, mesmo que seja por apenas um fato, ou pessoa.

“No que diz respeito à vida, prefiro o silenciosamente desesperado ao radicalmente bipolar.”

A cada capitulo vamos conhecendo mais e mais desses personagens. E claro, sobre as pessoas que interagem com eles:

Jane é uma personagem que aparece nos capítulos de Will Green. Ela é uma garota inteligente e de gênio forte, da bons conselhos e tem uma habilidade incrível de passar objetos grandes pela abertura de um armário. Ela, assim como os outros, tem um gosto musical excêntrico por bandas não muito conhecidas. A medida que a historia passa, ela se tornara o par de Will Green e muita coisa acontecera entre eles que ajudara o garoto a amadurecer e descobrir novos sentimentos.

“É bem. Algumas pessoas têm vida; outras têm música.”

Maura. Ela é inicialmente “amiga” do Will Levithan. Mas do jeito que as coisas são entre os dois não se pode considerar o que eles tem uma amizade legitima, o que eles tem parece ser mais algo de conveniência... Talvez o Will Levithan pensasse “Ah, vou conversar com ela pra não ficar o dia todo sem abrir a boca”, já que ele não contava nada pra ela sobre a vida pessoal ou se importava mesmo, dá pra sentir que ele meio que... Afastava ela. E ela sempre no pé querendo saber mais! Eu não ficaria surpresa se ela colocasse as mãos no pescoço do garoto e começasse a gritar “Me fala logo o que quero saber!”. Com eu passei o livro todo odiando essa menina... Ela é uma daquelas pessoas que você bate o olho e diz “Não fui com a cara dela”, e não deu outra... Se eu estivesse no lugar do Will Levithan eu teria feito algo parecido com ele ou pior, mas na primeira caída fora teria esquecido essa menina. Só mais uma coisa pra terminar (porque chega de falar dela né): Ainda quero que ela morra e ela é uma chata (minha sincera opinião como leitora que se infiltra de mais na historia, relevem).

“Quando as coisas se quebram, não é o ato de quebrar em si que impede que elas se refaçam. É porque um pedacinho se perde – as duas bordas que restam não se encaixam, mesmo que queiram. A forma inteira mudou.”

Gideon. Ele aparece quase no meio/final do livro, nos capítulos do Will Levithan. Cito ele aqui porque eu gostei do personagem. Ele é uma um ótimo amigo, daqueles que te faz rir nos momentos mais tristes, esta sempre disposto a ajudar e é sincero. Considerei ele uma personagem muito importante na vida do Will Levithan e que continuara sendo.

“Portanto, se quer que as coisas mudem, não precisa trocar de vida. Você precisa tirar a bunda da cadeira.”

Tiny Cooper. Que personagem... FABULOSO! (hahaha quem leu entende). Ele definitivamente rouba toda a cena do livro quando aparece, não importa em que capitulo ele apareça. Ele é divo, fabuloso e todos os holofotes são dele quando sua entrada é anunciada seja onde esteja. Ele tem sua primeira aparição nos capítulos do Will Green, como seu melhor e mais próximo amigo desde o fundamental. Ele pesa 130 quilos, esta sempre sorrindo, tem um gênio forte, não se abala facilmente, sempre parece procurar as coisas boas da vida e o melhor das pessoas, é gay assumido completamente sem vergonha de mostrar esse fato ao mundo, tem um ego inflado e muda de namorado tão rápido quanto os mosquitos morrem. É com ele as partes em que mais se lê comedia no livro, com comentários humorados ele arranca risadas de qualquer um. E se não é pela beleza, ou o fato que ele é PODRE de rico, é com certeza o jeito dele de ser que faz com que ele tenha tantos namorados.

“Ele está sempre tentando chegar ao coração das pessoas. E isso significa que ele sempre supõe que haja um coração aonde chegar. Acho isso ridículo e admirável ao mesmo tempo.”

Tiny Cooper, pra mim foi a personagem mais bem elaborada do livro. Ao mesmo tempo que ele é louquinho, ele consegue ser fofo, divertido, melodramático, inteligente, criativo... Nossa uma lista. Ele parece ver através de tudo e de todos, porém ele não deixa ninguém ver através dele. Eu não reparei mudança nenhuma nele no livro, assim, os dois Wills cresceram de poucos em poucos a cada capitulo, Tiny não, ele continuou sendo que ele é sem medo, ele só veio mostrando mais e mais dele para os leitores. Além disso ele é o ponto que une os dois Wills e apenas ele. (Essa foi a bigorna que caiu em mim, uma bigorna de 130 quilos e fabulosa). Apenas no final eu fui me tocar de que a historia do livro não é sobre os Wills (Sim, conta a vida deles e tudo, é sobre como eles crescem e tem experiências que modificam sua visão de mundo MAS NÃO!) e sim é a historia do TINY COOPER! Sim. Tudo que acontece com os Wills depois que eles se encontram acontece por causa de que? TINY COOPER. A historia inteira gira em torno de que acontecimento? O musical de TINY COOPER. Entendem? Se esse livro quisesse se chamar “Meu amigo Tiny Cooper” daria muito certo! Os dois Wills se ligaram muito a Tiny e ficaram meio que dependente dele, mesmo reclamando que Tiny apenas pensava nele, os dois meio que precisavam de uma dose de Tiny todo dia...

“Mas, por muitos anos ainda, às vezes, eu tirava Marvin do armário e ficava com ele um pouco – não por mim, mas por Marvin. Sabia que era loucura, mas ainda assim fazia. E o que eu queria dizer a Tiny é que, às vezes, me sinto como se eu fosse o Marvin dele”

Will e Will é um livro que eu considerei muito bom. Tem uma leitura muito fácil e bem fluida, em nenhum momento ficou cansativo ou tive preguiça de ler os diálogos, todos são muito importantes para um bom entendimento da historia. (Admito aqui que eu me perdi na conversa do Will Green e da Jane sobre a caixa e o gato...). Cada pagina me dava um gostinho de querer mais, não consegui para, eles sempre terminavam naquele “tantantaaan!” do que vai acontecer a seguir, mesmo os capítulos sendo intercalados um sempre dava um jeito de completar o outro. Muito interessante foi o jeito que eles escreveram os capítulos. Os capítulos do Will Green tudo normal, uma escrita normal como se vê em qualquer livro. Mas quando se chega no capitulo do Will Levithan meio que parei pra observar, estranhei e me perguntei se tinha alguma coisa errada, mas não é daquele jeito mesmo: a escrita é toda em minúsculo, mesmo em começo de paragrafo ou nomes a letra maiúscula só parece aparecer quando o personagem grita e as falas também, são tipo um roteiro. Pelo que pude ler nos outros blogs, eles queriam representar o jeito de pensar e de ver o mundo de cada personagem. Gostei.

“Estamos sempre tendo essa conversa. Mas, se você continuar se concentrando no porque de tudo ser tão difícil pra você, nunca vai perceber como poderia ter sido fácil.”

Pela conclusão do livro eu não gostei muito de como eles passaram o subtítulo da historia para o português... “Um nome, um destino” Da à impressão de que será um romance entre os personagens principais e a única coisa que une eles é o Tiny, eles nem se falam muito no decorrer do livro... E claro que eles não têm o mesmo destino né... Então não ficou legal.

Eu curti muito a leitura e fiquei até meio que com dó de ler o ultimo capitulo. Me apeguei ao Tiny e não resisto a dizer FABULOSO por ai pra todo mundo mesmo que eles não entendam. Eu recomendo muito a leitura. De livros sobre amizade e tudo que isso acarreta esse foi um dos melhores que já li (Até agora... hohoho). E também, como podem ver no decorrer da resenha, tirei muitas frases legais dele. Leiam!

Por isso esse livro merece 5 amoras!!

site: http://amoraspower.blogspot.com.br/2013/10/explicacoes-e-resenha.html

ottygodk 02/08/2022

QUE LIVRO BOM, PUTA MERDA, LINDO.

Confesso que demorei pra ler, mas é por uns problemas aí (ressaca literária), só que assim, do meio pro final esse livro me prendeu de um jeito que eu terminei em algumas horas.

LEIAM, POR FAVOR, É LINDO DEMAIS.

Clara 17/07/2021

Estou tremendo
Meu Deus...acabei o livro agora e meu Deus,tá calma eu consigo escrever isso tá ok
Eu estou sentindo tantos fogos de artifício em mim,se expandir em meu corpo,eu nunca tinha experimentado essa experiência em meus 5 anos de leitura,esse livro é incrível é o mais incrível,ele é extraordiario,fascinante, eu já ouvi tanto mal dele,falando q n era para eu ler,e q não valia a pena,e senhor se eu te desse ouvidos hj eu não estaria vivendo esse momento tão,tão...tão único,estava com baixa muito baixa expectativa,e aaaaaaaa sim eu tô surtando e nem consigo escrever mto ,dps faço outro,mas só pra deixar registrado,LEIAM,e mais uma coisa se existe um livro q vcs querem ler e o mundo inteiro fala q é ruim,só LEIAM!!!

Lavínia 28/06/2020

Adorável
Um bom livro, repleto de diálogos e cenas engraçadas. Sentirá vontade de devorar de uma única vez. Os personagens são encantadores e bem construídos. O final pode não ser como esperávamos, mas é lindo.

flora 05/08/2020

vou nem falar mt coisa pq se é do green eu ja sei q vou amar e vou exatamente o q aconteceu com esse livro

Bela dos Livros 12/04/2020

Descobertas, teatro e Tiny Cooper
Dois Will Grayson se encontram lá pro capítulo nove. Antes disse uma apresentação dos personagens e uma maneira de diferenciá-los. Will escrito por John Green tem problemas de se socializar, segue duas regras pra não se meter em encrenca como: não expressar opinião e cala a boca, tem um amigo chamada Tiny Cooper, que se intitula pra todos gay, e está sempre com um novo crush.
Will Grayson de David Levithan está se descobrindo gay e acaba conhecendo um menino assim na internet , e acabam combinando de se encontrar em um sex shop em outra cidade.
Então esse dois Will se encontram nesse sex shop, um enganado pelo namorado da internet, o outro chateado porque não pode entrar no show.
E se conhecem, Will conhece Tiny e eles se envolvem. Mas Tiny quer ser estrela e decide fazer um musical sobre ele.
Esse livro tem muitas mensagens, então não sei qual realmente era a principal.

site: https://www.youtube.com/channel/UC86kuPeam1T2Gi7HRcwFHuA

Aline 13/07/2022

Esperava mais...
Tinha tudo para dar certo, mas não foi pra mim.

Pela capa e pelo título, imaginei que seria um romance entre os dois Wills, ou que pelo menos teria uma interação maior do que foi apresentada.

A história possuia gordofóbicas que não faziam ligação ao Tiny como algo de superação ou coisa do tipo, eram totalmente irrelevantes e desnecessárias.

Inclusive, a história parecia girar em torno do Tiny, que mesmo eu gostando dele no finalzinho, já foi desnecessário com o Will (o amigo) diminuindo os problemas dele de uma forma horrível.

Acredito que o que eu mais gostei foi do final, pois teve interação entre a maioria dos personagens.

Enfim, por isso as duas estrelas, pois a escrita é muito boa e o final foi legal.