Will & Will

John Green

Resenhas - Will & Will

Bia 10/04/2021

o final grrr
o livro é muito bom, mas por ser um livro com a temática lgbt, eu esperava que falassem bem mais sobre.
também tem aquilo do john green NUNCA DAR UM FINAL DECENTE PRAS HISTÓRIAS. os últimos capítulos foram super corridos e eu realmente acho que faltou um desenrolar da história no final.

Sara.Purificacao 29/08/2020minha estante
É realmente uma livro fofo!

Yasmin 11/08/2013

Consegue surpreender, dois personagens diferentes e torno do verdadeiro protagonista.
Aceitação, música e conflitos internos em busca de algum tipo de aceitação.

Desde que os livros de John Green começaram a sair aqui no Brasil que estou na balança com as histórias dele. Não são perfeitas, mas conseguem ser ótimas, com seus temas e curiosidades atuais. Por isso quando vi que a Galera lançaria o livro do autor em parceria com David Levithan fiquei muito curiosa. Levithan é conhecido por seus temas e linguagem forte, por isso mesmo fiquei curiosa para ver o resultado dessa união. Will & Will é uma história diferente, construída de uma forma peculiar e dissonante.

A história começa nos apresentando o Will Grayson do John Green. Um garoto reservado, meio nerd que vive da forma mais quieta e sem confusões possíveis. O que excluí novas amizades e namoros. Sua única exceção tem sido Tiny Cooper. Um garoto muito alto, enorme, meio gordo e espalhafatoso que Will define como o gay mais gay do país. A vida de Will se resumia a estudar, acompanhar os dramas amorosos que Tiny que vivia apaixonado e de coração partido e mais recentemente acompanhar Tiny nas reuniões que iriam trazer para o palco do colégio a peça Tiny Dance, sobre a vida e as dores de Tiny Cooper. Além de observar Jane tentando descobrir se ela era lésbica. Logo em seguida conhecemos o Will Grayson de David Levithan. Um garoto depressivo, que cujo pai foi embora há muito tempo, que mantém menos amizades possíveis e acha a vida uma droga não assumindo para ninguém que é gay. Atualmente divide sua atenção as semi conversas com sua colega de colégio Maura e longos bate-papos com Isaac. A amizade virtual com Isaac é a única coisa boa em sua vida segundo suas definições. Quando em uma noite o Will Grayson de Levithan descobre a verdade sobre Isaac e o Will Grayson fica de fora de um show por erro na sua identidade falsa os dois se encontram no lugar mais improvável da cidade de Chicago. Por causa do nome em comum acabam conversando e enquanto o Will de Levithan sofre e xinga o Will de Green tem a ideia estranha de apresentar o outro Will Grayson a Tiny, afinal ninguém levanta mais o humor do que Tiny. E a partir daí apesar do improvável os acontecimentos daquela noite mudam tudo.

Essa é a premissa da história estranhamente construída por dois dos maiores escritores do público jovem adulto. Unindo a familiaridade realista dos personagens de John Green com o retrato nu e cru de David Levithan a história é uma narrativa de ritmo alternado, que forma um conjunto que funciona na maior parte do tempo, mas soa estranho, como o encontro de duas histórias a parte com um pequeno denominador comum e não é o nome dos personagens. Na verdade os autores usaram o nome dos Wills para contar uma história de aceitação e foi através da peculiar personalidade de Tiny Cooper que tudo aconteceu.

A história de se desenrola de uma jeito muito diferente, com ambos os Wills em torno de Tiny e em um certo ponto a história se desconstrói. O Will de John Green chateado com as mudanças de Tiny, e com a forma que ele se torna o centro de tudo diminuindo a amizade dos dois e o complicado interesse por Jane, a garota das músicas e o Will de David Levithan não aceitando tudo o que Tiny imaginou para os dois. Imaginando que não seria real se ele apenas fosse algo idealizado e não o que ele realmente é, um cara quebrado de várias formas e que não se aceita. No meio disso tudo tem Tiny, um personagem interessante e rico, que com seu estereótipo grandalhão e bom humor rendeu ótimas conversas e um desfecho não só bem amarrado que consegue passar a mensagem do livro.

Leitura rápida, que instiga a curiosidade e surpreende pelo foco diferente do sugerido pela sinopse. Uma história que respira música e que numa espécie de trilha sonora apresenta a história de três jovens e a forma como mudaram a vida um do outro. A história de um cara grandalhão, de bom coração, que só de olhar todos considerariam o homem que mais parece hétero, incompreendido e julgado erroneamente, mas que de um jeito ou de outro leva a vida da melhor forma possível e ainda consegue mudar a vida dos dois Wills. Tiny já tinha se aceitado, ele só precisava saber que todos os valorizavam.

A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/08/resenha-will-will.html

Ally 06/10/2020

Will & Will
Um livro que tinha tudo pra ser perfeito por inúmeros motivos, mas que infelizmente não foi. A escrita é perfeita, o tema é interessante, mas a história em si não me agradou. Achei que abordaram muitos assuntos mas não houve profundidade neles, ficou tudo meio por cima, e alguns pontos realmente mereciam mais atenção (como a depressão de um dos Wills, por exemplo). Porém eu entendo que talvez esse não seja o foco do livro, a ideia foi trazer algo mais leve, mas sem perder a personalidade dos autores, que amam escrever histórias dramáticas e emocionantes.

Enfim, no geral, um livro ok.

Joine Farias 10/07/2021

Uma lição de vida
Como todo drama adolescente, esse livro nos faz passar muita raiva em determinados momentos, principalmente o comportamento de ambos "Will". Como todo adolescente, ambos são confusos, impacientes e se voltam para dentro de si como se nada mais importasse. Mas admito que entendo muito bem o que o Will (o que tem depressão) sente, pois por muito tempo me senti assim e ainda me sinto, como se sempre estivesse fazendo tudo errado e evitando coisas novas porque sabe que vai se autossabotar, como se não fosse merecedor de nada de bom que a vida tem a oferecer. O livro começou com um pouco de comédia e de forma lenta, mas com o passar da história vemos diálogos que nos fazem parar e pensar sobre. É uma lição de vida, realmente, principalmente quando Tiny Cooper se abre e mostra o que há por trás de todo aquele otimismo. O livro é emocionante, de todas as formas. Vale muito a pena ler.

gioferreirx 20/03/2021

Superou minhas expectativas
Um livro bom do começo ao fim, onde você sente um amontoado de emoções de uma vez por cada personagem. Simplesmente incrível, queria apagar da minha memória para poder lee novamente e sentir tudo de novo.

Letras.Libras 23/11/2020

Não foi como eu esperava mas a história prende você a cada vez mais que você chega perto do final.

Tiago @literaverso 16/05/2020

Will & Will: um nome, um destino
Will & Will: um nome, um destino
John Green e David Levithan

Dois protagonistas compartilham um mesmo nome, porém não se pode dizer que este seja o único traço comum da vida dos dois garotos: muito drama sentimental típico de adolescentes, incertezas quanto ao reconhecimento de um novo amor e toda uma rotina escolar capaz de deixar qualquer um louco!
Nesta obra, os autores trabalham na alternação entre personagens a cada capítulo. Nesse aspecto, são muitos os indicativos que nos remetem diretamente a um ou outro personagem: a escrita é totalmente diferente e nos acostumamos com isso durante a leitura. Ora temos uma linguagem polida, escrita visualmente regular e diálogos bem divididos; ora temos o inverso, numa escrita irregular e totalmente despreocupada com padrões da norma culta. É possível que os autores tenham abordado as diferenças sociais ou até mesmo comportamentais entre os personagens nesta divisão, mas a dinâmica que alterna a escrita e a visão dos protagonistas a cada capítulo deixa a transição muito cômoda e é um ponto satisfatório para quem acompanha o livro.
Voltando à trama, a abordagem principal do livro trata da celebração ao amor. Essa visão sobre o amor, de forma genérica, é assentida ao longo do texto por personagens bem marcantes na história. Como exemplo, temos a figura de Tiny Cooper, melhor amigo de um dos Will e que ao longo da narrativa pretende realizar um musical sobre sua vida, mas acaba percebendo que tudo que pretendia, afinal, era falar de amor, seja com relação ao seu melhor amigo, seja nas relações frustradas com seus ex-namorados. A abordagem do amor nas suas mais diversas formas é característica marcante dos autores, notadamente do querido David Levithan, mas se engana quem pensa que o livro se atém exclusivamente à temática LGBTQI+. Nesse ponto, alguns leitores podem se frustrar com o rumo que tomam alguns personagens ao longo da história (mas se um livro não está aí para frustrar ou surpreender, qual a graça então?).
Seja como for, frustrando alguns, surpreendendo outros, Will & Will é de leitura leve, rápida e sem dúvida prazerosa. Muitos dos dramas narrados são facilmente assimilados pelo leitor pela relativa banalidade e, assim, é fácil se reconhecer e entender os personagens em suas relações que a todo o tempo valoram a amizade, a família e/ou os dramas amorosos.

Mari 01/07/2020

não me causou muita coisa
A leitura de "Will & Will" simplesmente não funcionou pra mim. Eu entendi que o foco é pra ser no amor, mas ao mesmo tempo não entendi. Em alguns momentos senti que certos capítulos só estavam ali pra ocupar páginas. Pra quem acha que foca na questão do descobrimento da sexualidade, não, o que o tornou muito bom por sinal. Mas também não focou muito na amizade. Os personagens não me cativaram. Não me causou muitas emoções, a trama em si é boazinha e tem alguns momentos de diálogos engraçados, mas nada uau. O final também deixou a desejar.

Arthur 08/06/2020

talvez se os autores tivessem se esforçado pra fazer os personagens principais menos EXTREMAMENTE CHATOS E DESAGRADÁVEIS... a coisa que os dois will mais tem em comum é o fato de serem péssimos. leiam "vermelho, branco e sangue azul" e pulem este gays

lucolla 29/05/2021

6/10
Faz bastante tempo que li o livro, mas não posso deixar de comentar da confusão que meu cérebro fazia quando os pontos de vista eram trocados. Gostei do fato deles não virarem algum tipo de namorados no final mas não tenho como dar mais opiniões sobre um livro que li a mais de um ano

BetinhaSilvaa 26/08/2022

Oq eu achei!
O livro é extremamente chato!!!um dos piores livros lgbts q já li em toda a minha vida! Não curti a trama e nem curti os personagens,achei muito chato e parado.
Indjeans 26/08/2022minha estante
Comprei pra ler há alguns anos porque muitos disseram que era bom, mas nunca li. Nem sei onde está klklkkk

BetinhaSilvaa 26/08/2022minha estante
KKKKKK

Bibi Felix 14/01/2023

meu único elogio pra esse livro é que a escrita é muito boa, apenas. eu não acredito que fiquei anos querendo ler esse livro pra ser... isso.
até agora eu não entendi qual o ponto da história. pessoas chatas no seu dia-a-dia? gays? héteros? musicais? sinceramente não sei dizer.
eu só consegui ficar curiosa no momento em que os dois will se conheceram. até agora não entendi porque a sinopse gira em torno desse momento se os dois nem amigos viraram.
acho que a única coisa que esse livro trouxe de mensagem é como ser um babaca com outras pessoas, como ser gordofóbico e como ser chato.
nem vou perder meu tempo fazendo resenha grande porque na real ainda tô tentando entender a história desse livro.

swaturno 07/02/2020

Sobre amigos tóxicos...
o foda é que o Will e o Tiny se mereciam, o casal de Chernobyl, meu pai amado. O final me decepcionou, não acho que o Will (amigo do Tiny) deveria ter perdoado ele, O Tiny Cooper era tão tóxico, meu deus. A radiação em pessoa. O outro Will diminuía os problemas dos outros como se só ele fosse fodido na vida, meu deus. Gostei tanto do Will ( amigo do Tiny) e fiquei feliz por ele e Jane ficarem juntos, izi!!!!!!