O Tartufo * A Escola de Mulheres * O Burguês Fidalgo

O Tartufo * A Escola de Mulheres * O Burguês Fidalgo Molière

Resenhas - O Tartufo • A Escola de Mulheres • O Burguês Fidalgo

Antonio Luiz 14/03/2010

Na minha opinião, hoje estas comédias têm interesse mais histórico do que dramático. Foram escritas de acordo com preconceitos e pontos de vista com os quais não dá mais para se identificar. É a visão de um cortesão de Luís XIV, segundo a qual a vida quotidiana gira em torno da disputa de honrarias e do medo da desonra (principalmente dos "chifres", do ridículo e da violação das regras da etiqueta), da articulação de bons casamentos e da adulação ao rei.

A maioria dos personagens principais são burgueses, vistos com muita condescendência e quantidades variáveis de desprezo - são tanto mais desprezados e ridicularizados quanto menos se conformam com sua condição e mais tentam se destacar acima da mediocridade - principalmente quando querem se tornar nobres. Os nobres são sempre educados, elegantes e simpáticos, mesmo quando não passam de parasitas da burguesia. Os servidores não passam de acessórios, pouco mais do que mobília.