O Livro da Economia

O Livro da Economia Vários

Resenhas - O Livro da Economia

Luan Sperandio 04/09/2013

Informação, conhecimento, reflexão e integração
É um ótimo livro para quem se interessa em ciências econômicas e deseja ter um panorama geral a respeito.
Logo, as informações são condensadas, de pensadores como Aristóteles, defendendo a propriedade privada, até economistas contemporâneos, como Alesina, Bernanke e Goodheart, que desenvolveram obras sobre o crescimento econômico ou que explicam a crise financeira de 2008. Contudo, as fontes são dadas para quem deseja aprofundar-se.
Não é para ser lido com pressa e sim pensado, buscando outras leituras com a mesma temática como auxílio a fim de absorver melhor esta obra. Portanto, é um livro válido e reflexivo. Caso seja bem lido, pode ajudar a expandir e progredir pensamentos e ideias de outras áreas, como sociológicos e jurídicos. Afinal, a economia integra toda a sociedade.

Surrender_Nih 01/05/2022

Minha Tentativa de Introdução à Economia
Eu comecei a ler esse livro em fevereiro, pouco depois de descobri que passei no vestibular para economia. Apesar dessa minha escolha de curso, percebi que não sabia muito sobre economia, apesar de ter interesse (não é algo que falam tanto sobre no colégio, ainda mais em período de pandemia). Logo, resolvi que ler um livro sobre o assunto me ajudaria a chegar menos leiga no curso.

A leitura foi tranquila na maior parte do tempo, apesar de certos conceitos serem levemente confusos (o que você encontra em qualquer área de estudo). a "formatação" do livro é bem fora do comum, o que torna ainda mais interessante, mas dificulta a leitura online (sofri lendo em pdf, até pensar em ler pelo notebook).

Apesar de ter me introduzido em muitos aspectos, acho que esse livro vai ser mais interessante quando eu já estiver em uma etapa a frente no curso, não sei se foi uma boa ideia como livro introdutório. Eu pretendia terminar ele antes de começar as aulas (e falhei miseravelmente), mas gostei muito de perceber que algumas falas dos professores me fizeram linkar imediatamente com o que li nele.

Espero que, no futuro, eu possa ler esse livro de novo entendendo bem mais sobre economia do que agora (e que eu não tenha abandonado meu curso, amém).

Bia 22/01/2022

Esperava mais...
Criei uma meta para esse ano de ler mais sobre economia e política, já tinha comprado esse livro fazia 2 anos e então decidi começar a ler.
Esperava mais da leitura, pensei que fosse uma forma de me inteirar no assunto, Mas o livro é uma pincelada rápida e mal organizada sobre o assunto.
Ramos 22/01/2022minha estante
Tbm senti isso ao ler..

Indico o: Tudo que você precisa saber sobre economia: um curso intensivo sobre dinheiro e finanças do alfred mill

Bia 22/01/2022minha estante
Ahh que incrível, vou ler sim. Obrigada!!

Raquel 31/07/2015

Simples e conciso
Sou formada em economia e decidi ler esse livro por curiosidade. Posso afirmar que é muito bom, explica de maneira fácil as principais idéias da economia através de uma linha do tempo, mostrando o cenário histórico que é essencial para entender como vieram os pensamentos.

Recomendo!

Bruno.Moraes 11/08/2023

Excelente para iniciantes.
Excelente livro para aqueles que desejam saber um pouco sobre do que a economia estuda. A leitura flui bem e os exemplos são simples, isso ajuda bastante para quem não é familiarizado com o tema.
Outros pontos positivos é a divisão dos assuntos, a maneira como resumiram cada evento histórico e sintetizaram as ideias de cada pensador.

Y a s 14/08/2020

O livro da economia
De uma forma prática e didática o livro passa por toda a trajetória da nossa famosa economia, por estar cursando economia achei muito interessante e fiquei feliz ao reconhecer várias partes hahaha ótimo presente de dia do economista pra mim mesma

Lucas 05/01/2014

O Livro da Economia
Um guia das principais ideias econômicas e dos principais pensadores da história do pensamento econômico. Mas este livro não é como a maioria dos guias de economia, pelo contrário, é de fácil leitura, agradável e qualquer leigo no assunto pode ler tranquilamente.

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 04/07/2020

Muito bom! Eu que não gosto muito de economia, achei o livro bem interessante. Ele da uma visão geral super importante!

Val 17/06/2021

Um bom livro. Vi que pessoas formadas em economia elogiaram a forma como foram apresentados diversos conceitos. Li por curiosidade...economia não é um dos meus maiores campos de interesse.

ruanjsb 22/11/2014

Um ótimo ponto de partida
Para quem quer começar a entender esta ciência tão importante e interessante, este livro é uma ótima opção.
Fácil leitura, boas ilustrações e um enfoque que situa os conceitos da economia nos momentos históricos relevantes.

Rifas 26/04/2020

Interessantíssimo
Como os outros livros da coleção, é uma leitura enriquecedora. Com uma explicação simples, imagens e quadros a acompanhando, economia não parece ser um tema tão chato e complicado como antes parecia, para mim. Embora a leitura seja lenta, a informação e o conhecimento adquiridos são muito valorosos, e a lentidão não é uma característica ruim; como dito em outras resenhas dessa coleção, alguns livros são feitos para ser lidos devagar.
A forma como o livro navega pela a história, trazendo as diferenças doutrinas e pensamentos que dominaram os anos, é muito interessante, dando um ótimo panorama de tudo. Por exemplo, entendemos como a Segunda Guerra Mundial afetou a economia e então temos as teorias econômicas pós-guerra, algumas inclusive que refutam anteriores. A pesquisa, então, além da escolha de profissionais, parece ter sido bem feita, embora eu não tenha como garantir, já que não sou conhecedor do assunto.
É um livro muito bom para qualquer interessado no assunto ou para alguém que talvez ache que se interessaria pelo o assunto, mas não sabe de nada. O projeto gráfico e a organização dos conteúdos também são sempre bons, o que é interessante comentar, por fim.

Isotilia 26/03/2015

Para mais informações
O livro é rico em arte gráfica e conhecimento.
Para mais informações consulte:

site: http://500livros.blogspot.com/2015/03/a-globalizacao-e-inevitavel.html

Paulo Silas 09/04/2015

Seguindo a mesma linha da ideia proposta pela coleção "As Grandes Ideias de Todos os Tempos", "O Livro da Economia" logra êxito em transmitir o essencial da economia de forma sucinta e acessível.

Conceituando a disciplina da economia desde antes ser tratada como ciência autônoma, o livro expõe todo o apanhado histórico desta matéria, dividindo pelos capítulos "Iniciem o Comércio (400 a.c. - 1770 d.c.)", "A Era da Razão (1770 - 1820)", "Revoluções Industrial e Econômica (1820 - 1929)", "Guerra e Depressões (1929-1945)", "Economia no Pós-Guerra (1945-1970)" e "Economia Contemporânea (1970 -presente)".

Não se trata de uma explanação sobre os conceitos pertinentes à disciplina da economia (para tanto, no máximo se tem um pequeno glossário no final da obra). Porém, a exposição das ideias dos principais nomes da economia são evidenciados ao leitor de forma simples e didática. O livro é como fosse em formato de uma enciclopédia, de modo que cada título (que leva uma ideia fraseada de um pensador ou de uma corrente da economia) conta com gráficos, ilustrações exemplificativas e um breve currículo do pensador ou da doutrina abordada.

O livro fornece ao leitor um apanhado geral de toda a complexidade da economia, ou seja, não se trata de um estudo profundo, mas de breves considerações sobre diversas correntes e pensamentos, sendo suficientes para situar o interessado de forma genérica nesta disciplina. O básico e o essencial são apresentados, tornando a leitura leve, compreensível e bastante salutar.
Adam Smith e a "mão invisível" do mercado, Karl Marx e análise histórica dos sistemas econômicos, John Keynes e o intervencionismo estatal e Friedrich Hayek e o liberalismo econômico, estão entre os diversos nomes e propostas da economia que são apresentados no livro.

Recomendo!

Leonardo.Telmann 19/02/2021

Muito util.
O livro da economia aborda todos os assuntos de forma simples e direta, falando de todas as ideias de forma imparcial e pratica, lançando luz sobre o assunto. Para quem quer estudar ou só está curioso, super recomendo?