Destino ou Ilusão

Destino ou Ilusão Bárbara Conte

Resenhas - Destino ou Ilusão

Amanda 21/05/2013

Resenha: Destino ou Ilusão
Mais resenhas no blog: eternamente-crazy.blogspot.com.br

O livro fala sobre Cecília Helena, ou Ceci, como todos chamam. Ela vive na cidade de Platira, onde se passa uma boa parte da estória. Esse livro é mais voltado para os romances de Cecília, principalmente com o romance dela com Pedro Antônio. É muito legal a maneira como eles se conhecem (ou se reconhecem), e logo depois surge uma amizade entre eles.

“A troca de olhares foi instantânea, e Cecília não sabia por que, mas continuava a observar e a ser observada pelo garoto. Ele era loiro, alto, magro, de cabelo enrolado e estufado. Seus olhos eram distantes um do outro, o que proporcionava um aspecto intrigante à sua aparência. Seus braços eram tão finos… Ao mesmo tempo,combinavam com os traços miúdos. Parecia que, se abrisse os braços, ficaria semelhante a um espantalho.” Pág.12

Tenho que admitir que não fui muito com a cara de Pedro Antônio, às vezes ele tratava a Cecília muito mal, eu só conseguia me perguntar o que ela via nele.
Quando Cecília e Pedro se conheceram ela estava namorando com o Juca, de que eu também não gostei muito por ele ser ciumento (fujo de caras ciumentos, rs). O livro mostra ainda, outros relacionamentos que Ceci teve, e um dos garotos que mais gostei foi o Júlio, que parecia ser o mais legal de todos os que ela namorou.

O livro é bem pequeno e dá para ler em algumas horas, é ótimo para ler em uma viajem.
A autora tem potencial, mas gostaria muito que em um próximo livro ela falasse um pouco mais sobre os personagens. Porque mesmo a Cecília sendo a principal, eu não fiquei conhecendo ela direito, como pessoa. Só sabia como ela agia em relação aos seus romances e amizades.
Está escrito na introdução do livro, que a Cecília só queria colocar os fatos importantes de verdade, e deixar algumas coisas que achava desnecessárias de fora. Achei essa introdução bem legal, ainda mais por deixar a entender que foi a Cecilia quem escreveu o livro.
Me diverti lendo, e admito que esse não é um daqueles livros clichês, primeiro porque a autora não monta os personagens perfeitos, a descrição de Pedro Antônio, que a Cecília faz, está longe de ser a de um garoto perfeito, sem falar que ele não muda sua maneira de agir só por causa dela. E segundo, o final é surpreendente, eu pelo menos, não esperava por ele. Posso dizer que o final é bem real, aliás, o livro todo é bem real, Cecília poderia ser qualquer garota, isso que faz o livro interessante.

Ana 13/05/2013

Destino ou ilusão
Vou começar a resenha dizendo que a autora descreveu o comportamento e a realidade dos jovens com maestria. Eu me identifiquei com várias partes do livro que retrata o “Orkut”, o “Facebook”, as mensagens de celular e até lugares de São Paulo que eu particularmente já frequentei. Portanto, visualizei o reflexo espelhado da minha rotina.
A estória é sobre Cecília Helena, uma garota do interior, Platira, que vai estudar em São Paulo. Tudo começa quando aos quinze anos ela tem um encontro inesperado com Pedro Antônio, apesar de se sentir atraída por ele, Cecília namora Juca e acaba deixando a oportunidade de ser relacionar com ele. No entanto, o destino teima em colocar Pedro Antônio em sua vida anos mais tarde e Cecília se vê ao mesmo tempo amando-o e odiando-o. Apesar de passar por alguns outros relacionamentos é ele que definitivamente balança o coração dela, os dois passam a se encontrar durante os feriados e as férias na cidade de Platira, pois ambos fazem faculdade em cidades muito distantes São Paulo e Minas Gerais. Em decorrência trocam constantes mensagens por “Msn” e eu como leitora, torcia muito pelo casal, que ao mesmo tempo que pareciam se desentender por mensagens também se entendiam.
Não posso contar o desfecho, mas eu digo, foi com chave- de- ouro, pois nos livros eu quero ver retratada a realidade, o que a autora fez com excelência, causando-me uma empatia profunda pela personagem. Garanto grandes emoções no livro de alegria a decepções é exatamente ai que somos fisgados, pois nos faz pensar na nossa própria vida e nos nossos próprios sentimentos.

“Ela indagava se os diversos acontecimentos eram pistas do destino, ou coincidências da ilusão. A única certeza era de que se tratava de um ódio desejoso ou desejo odioso.”
“Cecília deu uma passada de olhar rápida pelas palavras. Levantou-se e foi tomar água. Ficou paralisada. Não sabia se teria coragem de ler aquela mensagem inteiramente, pelo que tinha lido, a resposta não tinha sido muito boa. Criou coragem e leu...”

Trecho de uma conversa de “msn” entre Cecília e Pedro:
PEDRO diz: ainda não acredito q tava no cinema, COM VC
PEDRO diz: mas eu gostei
PEDRO diz: ...
PEDRO diz: Ceciliaa... vo sair que tenho aula amanha cedo
PEDRO diz: bjaooo
CECÍLIA diz: eu tb gostei, beijo

Simony 09/05/2013

Destino ou Ilusão - Barbara Conte
Foi na espera de atendimento médico que Cecília o viu, não sabia o seu nome, mas o conhecia de algum lugar, ali próximo, as suas mães não se falaram apenas trocaram olhares, mais adiante pelo Facebook procurando pelo desconhecido menino, Cecília o encontrou, era ele mesmo, seu nome era Pedro Antônio. O interesse foi mútuo e logo começaram a se falar constantemente por MSM, deixando furioso seu namorado, pois Cecília dava mais atenção para Pedro que para seu próprio namorado Juca.
Muitas coisas acontecendo, escola, provas, tinha que ter tempo para os amigos, mas seu pensamento era constante no Pedro.
Pedro e Cecília se encontraram, mas o encontro não foi o que a jovem esperava, passou a odiá-lo, seu jeito não a agradou, mas o pensamento sempre estava nele, quando percebeu Cecília o amava, "Quem diria que o menino que ela tanto odiava, um dia, seria aquele que ela mais queria perto dela." Será que Pedro sentia o mesmo por ela?

Uma breve história que mostra o cotidiano da jovem Cecília que tinha vários motivos para odiar o Pedro, o amava tanto que chegava a odiá-lo, seus beijos e carinhos tinham um meio destes dois sentimentos avassaladores, uma mistura de amor e ódio. Cecília tem bons amigos que sempre a acompanham tanto nas suas tristezas quanto em suas diversões. Os convido para conhecer um pouco mais sobre esta história.
A capa é linda e a história é encantadora.

Beatriz 03/05/2013

Destino ou Ilusão

Destino ou Ilusão foi escrito pela autora Bárbara Conte (falei da autora aqui), foi publicado pela Editora Baraúna e possui 215 páginas.

Destino ou Ilusão contas a história de Cecília, uma garota que já estava de saco cheio de namorar com um garoto extremamente ciumento como o Juca. Ela estava se cansando das brigas e das crises de ciúmes do namorado e acabou encontrando Pedro, um garoto que estudava no mesmo colégio que ela e que parecia estar a fim dela. Cecília e Pedro se adicionaram no orkut e trocaram MSN. Durante as intermináveis conversar nas redes sociais, os dois começaram a sentir algo um pelo outro, e não era só amizade.

Cecília terminou com seu namorado e resolveu dar uma chance a Pedro. Os dois saíram e Ceci pode ver que Pedro não era o menino que aparentava ser. Enquanto ela queria que o primeiro encontro fosse para jogar conversa fora e se conhecerem melhor, ela já queria partir para o beijo e isso deixou Cecília um pouco decepcionada.

Passou um tempo e os dois voltaram a conversar, e durante uma conversa na web cam, Pedro mostrou o dedo do meio para Cecília e fez com que ela o odiasse até a morte. Porém, o caso dois era de amor e ódio, sabe? Passavam um tempo bem e num outro momento já estavam sem se falar.

Durante a história muita coisa acontece (mudanças, viagens, festas, pessoas novas, novos amores e novas ficadas), mas Cecília e Pedro estavam sempre conversando. Depois de um longo tempo, Cecília não resistiu e decidiu que seria a hora dos dois se beijarem. Com esse beijo, Ceci ficou sempre querendo mais de Pedro. Enquanto para ele, ela apenas só mais uma. E é nisso que a história se baseia.

Toda a história do livro se passa muito rápido, então eu li ele em apenas algumas horinhas. Os capítulos são curtos e é um daqueles livros para se ler quando não tem nada para fazer de tarde, sabe? É uma leitura fácil e rápida. Eu me decepcionei um pouquinho com o final porque estava esperando que alguma coisa acontecesse ou que houvesse um momento surpreendente, e esse momento não teve. Porém gostei bastante da escrita e do modo como a autora direcionava a história. Recomendo o livro para você que quer uma história rápida e leve com um toque de romance no ar.

Deseja a autora muito sucesso e espero ter a oportunidade de ler outros livros dela.

Alguém já leu? O que achou? :)