Destino ou Ilusão

Destino ou Ilusão Bárbara Conte




Resenhas - Destino ou Ilusão


20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


Luciana 26/07/2013

Resenha publicada em http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/
O livro retrata a história de Cecília, uma jovem de 15 anos que namora Juca, um rapaz muito ciumento. Cecília conhece Pedro Antônio e passa a se comunicar com ele através de longas e corriqueiras conversas virtuais, por Orkut e Msn. Juca passa a sentir ciúmes de Pedro até que os dois começam a trocar ofensas na rede social. Cecilia então, a pedido de Juca, se afasta de Pedro...temporariamente. Após algum tempo, o namoro de Cecília e Juca chega ao fim e ela resolve sair com Pedro e percebe que na realidade o rapaz é mal educado e imbecil. Bom, pelo menos eu percebi isso.

A trama se desenvolve ao redor do sentimento indecifrável que Cecília tem por Pedro Antônio e vice-versa.
Sabe aquela pessoa com quem você fica, mas que não é propriamente um relacionamento sério apesar de seus pais e amigos saberem, dura anos e depois de um tempo você já não sabe se está nessa relação por conveniência ou se aquilo envolve sentimento, se engata ou termina de vez? Se é Destino ou Ilusão? É justamente essa a relação que Cecília tem com Pedro ao longo do livro. Ela conhece outros rapazes e chega a ter outros relacionamentos mas Pedro está sempre em seu caminho.

Particularmente não gostei do Pedro Antônio e fiquei me perguntando se quando a Cecília o conheceu e conversou durante tempos e tempos com ele através do MSN e do Orkut, não deu pra perceber que aquele cara era um chato. No início, dei um desconto para esse fato por conta de ela ter só 15 anos. Mas os anos vão se passando e Cecília acaba sempre descartando rapazes legais, sem nem saber o porquê de sua própria atitude e voltando para Pedro. Em um momento, a própria personagem cita que precisa parar de boicotar seus sentimentos. Concordo plenamente!

Senti falta desse amadurecimento emocional por parte de Cecília e do fato de ela agir exatamente da mesma maneira, dos 15 aos 21 anos, sem nunca aprender com os erros do passado mas não podemos esquecer que existem sim, muitas Cecílias e Pedros por aí. Inclusive, pela precisão de detalhes, tive a impressão de que o livro é baseado em uma história real.

Esse é o tipo de livro que você sente vontade de conversar com a personagem e dizer "Nãoooo, não cai nessa!!!". Por isso, mesmo após a leitura, continuo torcendo para que Cecília pare de boicotar seus sentimentos, amadureça e encontre um homem que realmente valha a pena. Porque esse Pedro aí...é só ilusão. rs
comentários(0)comente



Adriane Rod 20/07/2013

SINOPSE

Após se encontrarem de forma curiosa, Cecília Helena e Pedro Antônio despertavam interesse mútuo. Enquanto o sentimento desconhecido ia crescendo, ela indagava se os diversos acontecimentos eram pistas do destino, ou coincidências da ilusão. A única certeza era de que se tratava de um ódio desejoso ou desejo odioso.


COMENTÁRIOS

A maioria das pessoas já teve a infelicidade de viver romance complicado, daqueles que duram anos em uma história totalmente enrolada, incerta e confusa; que te prende a uma pessoa que não vale a pena e que, ainda por cima, te faz perder caras fantásticos.

Bem, essa é mais ou menos a história de Cecília e Pedro que não chegaram a namorar, mas tiveram um rolo que durou 6 anos, entre muitas idas e vindas. A distância, nessa história, teve um papel importante para o desastre desse possível relacionamento, já que ambos faziam faculdade em estados diferentes, ela em São Paulo e ele em Minas Gerais – embora fossem da mesma cidade natal.


“E os dois ficaram naquele desejo odioso e ódio desejoso por um bom tempo. Num momento, Pedro a provocava com alguma brincadeira, e Cecília caía na dele; no outro, ela é que brincava.”


A história toda é narrada na terceira pessoa e tem uma leitura muito fácil e rápida. Os capítulos são curtíssimos possibilitando à leitura uma fluidez deliciosa, o enredo é fantástico e super divertido. Cecília é divertida.

A construção dos personagens é bem-sucedida e te faz criar a imagem de cada um em sua mente enquanto a leitura flui. Há diversos personagens e alguns entram e saem com tanta rapidez que isso me confundiu um pouco, mas isso é culta da Cecília que vez ou outra estava de papinho com um carinha novo e me deixava atrapalha – eu tenho um sério problema de gravar nomes.


“Em seu Facebook, publicou: ‘Quando os valores não se cruzam, as vidas também acabam se descruzando.’”


Cecília é super animada, feliz, divertidíssima e tem um “dom” interessante: ela adora colocar apelido nos carinhas. Exemplos: careca, barqueiro, muskito, xixalada e tinha o diabo, o professor, “porque com ele o negócio era feio.” É uma garota cheia de vida, de amigos e que adora se divertir. Já Pedro é um cara chato e eu o achei um OGRO em diversas partes da história. O cara não sabe se portar ao lado de uma garota, não sabe ser gentil nem ser sincero e é o tipo de rapaz que merece ficar sozinho para sempre. Odiei o cara e não sei o que a Cecília viu nele. Pronto, falei!

Como falei, há muitos outros personagens e eu quero citar o nome de algumas amigas da Ceci que eu queria que fossem minhas também: Anelise e Júlia. Adorei essas garotas, são animadas que nem a Ceci e sabem se divertir juntas. Em um determinado passeio das três eu fui invadida por um desejo enorme de estar lá com elas.


“Ceci diz: eu sei q nao devia...
Pedro diz: nao sei oq t dizer, se devia ou nao
Pedro diz: Tb to com sdd d vc”


O livro é lindo, mas não curti muita a capa. Só achei que a história merecia uma capa mais marcante porque a capa te faz imaginar um livro meloso, mas ele não te mela tanto assim, pelo contrário, é divertido (e eu não me canso de dizer isso) e tem um final muito surpreendente. Enfim... Nada que uma segunda edição não resolva.

Outra coisa que gostei muito no livro, é que os personagens são ligados nas redes sociais e no decorrer da história você vê a transição Badoo-Orkut-MSN-Facebook acontecer e muitas das conversas tidas por Cecília e Pedro acontecem pela internet. Os diálogos são apresentados e a grafia aparece exatamente como é possível encontrar nessas conversas totalmente informações, as flas sao sem pontuacao ñ obedeci o portg e as vzs vc ñ entendi as kois direit. Uma ideia fantástica apresentar essa interação entre os personagens do jeito que acontecem, afinal, todo mundo que é ligado na internet escreve ou já escreveu assim.


MSN
“Às vezes, colocava um subnick, direcionado a Pedro; algo do tipo: ‘Reminiscências...’, e via que ele mudava o Nick para algo parecido: ‘Aqui tbm...’. Ou ela digitava: ‘Praia amanhã’; e ele, ‘Minas não tem mar.’ (...) E assim, conversavam indiretamente, por subnicks.”


O final da história é totalmente inesperado – foi para mim – e eu fiquei com aquela sensação de que a autora não só escreveu a história, mas vivenciou partes dela. Será????? Adorei a volta por cima que a Cecília deu em sua história e foi um exemplo de superação. Me identifiquei muito com essa garota.

“Ceci diz: td bem, mas as vezes eu fico pensando o q vc realmente quer
Pedro diz: quero oqueeee?
Ceci diz: nada, nada
Pedro diz: Ahhhhhhhhhhhhh Ceciloveeeeeeeeee”


O QUE EU ACHEI?
Ameeei o livro e se você, querido leitor, gosta de história divertidas, diferentes e nada clichês, esse livro PRECISA ir para a sua estante.

Super-recomendo!

Esse poema aparece no livro e tem TUDO a ver com a história:

“Se for agora, não será depois;
Se não for depois, será agora;
Se não for agora, será qualquer hora.
Estar preparado é tudo.
- William Shakespeare”


Resenha publicada originalmente no blog Pseudônimo Literário.

site: http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/2013/07/resenha-destino-ou-ilusao.html
comentários(0)comente



Danny 30/06/2013

Destino ou Ilusão - uma leitura fácil !!!
Essa resenha encontra-se publicada no meu blog:

http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

********************************************************************

Este é um livro de fácil leitura e entendimento. Seus capítulos são curtos, proporcionando ao leitor uma leitura rápida. Em poucas horas consegue-se terminar de ler essa estória.

Muitos se identificarão com esse livro por ser descrito bastante em nossa "linguagem atual", a internet. A estória contada é de Cecília Helena (Ceci) e Pedro Antonio. Dois adolescentes e vários romances!.

Ceci se apaixona por Pedro numa troca de olhares, quando se encontram em uma sala de atendimento médico. Podemos dizer até que foi amor a segunda vista, rsrs. Isto mesmo! Intrigada, Ceci tenta descobrir porque aquele menino lhe é tão familiar e usa a internet para achá-lo, e consegue. Após algumas trocas de mensagens, Ceci e Pedro começam a construir um laço maior que amizade. Ficam interessados um no outro e indiretas on line são feitas a todo instante. Mas Ceci tem namorado e tudo começa a se complicar, pois nem ela consegue saber por quem está mais apaixonada... Ela gosta de ambos.

Muitas coisas acontecem e Ceci tem sua oportunidade com Pedro. Foi aí que seu amor por ele virou ódio, por ter se decepcionado tanto. Anos se passam, e Ceci não consegue esquecer Pedro. Nesse tempo, Ceci teve outros relacionamentos, mudou de cidade, construiu novas amizades mas, tudo acabava levando-a de volta a Pedro Antonio. Um amor de sua adolescência que ela não conseguia deixar no passado. Muitas outras chances entre os dois aparecem e Ceci, mais do que ninguém, tenta aproveitá-las.

Mas será que Pedro Antônio está tão envolvido quanto ela? Será que ele se importa tanto com o passado dos dois, quanto Cecília se importa? Com tantas idas e vindas de ambos, será que o amor é capaz de superar distâncias, crises, ciúmes, comprometimento?

Bem ... Pedro é um incógnita que o leitor só descobrirá lendo o livro! E o desfecho dessa estória? Talvez você não consiga nem imaginar...

Não achei o livro ruim, mas também não está como meus favoritos. A estória peca em detalhes, alguns erros gramaticais (não estou contando os escritos na internet) e sua velocidade no tempo sem muito conteúdo. Acredito que o livro seja mais para o público juvenil do que um romance que prenda a atenção de um adulto.

Mas não tiro o mérito da autora Bárbara Conte. Ela merece grandes elogios. Para um começo de carreira, acho que está no caminho certo. Ela fez um livro onde todos imaginam como será o final (como em todo romance) e nos surpreende fazendo o contrário. Ela queria passar a essência de um drama adolescente e conseguiu! Parabéns a autora.

Se querem um livro pra distrair a cabeça em umas poucas horinhas que você teria livre, aproveitem esta leitura.
comentários(0)comente



RenataSara 09/06/2013

Minha Opinião:
Destino ou Ilusão conta a história de Cecilia Helena e suas aventuras em busca do amor, o livro narra seu cotiano, seus primeiros beijos, primeiros namorados, sua vida na escola e posteriormente na faculdade, ao longo do livro vamos acompanhando as aventuras e o amadurecimento da personagem.

Quando Ceci (como é carinhosamente chamada) vai a uma consulta médica, não imagina que sua vida irá mudar tanto. Na sala de espera, seu olhar cruza com o de Pedro Antonio, um garoto que mexe com seus sentimentos. Ceci não sabe se é destino conhecer Pedro, se apaixonar e sempre se envolver com ele em diversas fases da vida ou se é uma ilusão, o destino dizendo que os dois não devem ficar juntos.

Conheci a autora e o livro através do blog Livros e Marshmallows da minha amiga Kelly, assim que vi a capa e li a sinopse já me interessei e a autora foi super simpática comigo aceitando a parceria. No dia seguinte a nossa conversa, qual foi a minha surpresa? O livro já me aguardava em casa, fiquei muito feliz e já corri para iniciar a leitura. Esse é o primeiro livro que leio da Editora Baraúna, então não sabia o que esperar do livro.

O livro é pequeno, tem apenas 212 páginas que você consegue ler em uma tarde, já que boa parte do livro é escrita em forma de mensagem pelo orkut ou por sms. O livro começa a ser contado em 2006 na cidade de Platira, naquela época o site de relacionamento da moda era o orkut (quem nunca teve um, não é?) e o msn. A personagem principal esta sempre conectada na internet e boa parte dos seus relacionamentos se desenvolvem através dessas ferramentas.

Eu gostei bastante da Ceci, de sua vida e de sua melhor amiga da faculdade, ela é uma garota bem romântica, animada e que vive sua adolescência da melhor forma possível, o que me fez lembrar muito de como eu era no colégio e de quando era mais novinha. O que me incomodou muito na Ceci foi seus relacionamentos, sua dependência dos namorados, achando que sem eles não seria completa, aceitando todos os seus jeitos e maltratos, principalmente por parte de Pedro Antonio, e o fato dela ser volúvel demais, ela se apaixona a toda hora e quando esta com um namorado, pensa no outro, o que me irritou bastante, mas posso dizer que quando eu era adolescente agia da mesma forma, então o que deve ter me irritado é ter percebido como eu era boba e como achava que meu mundo ia acabar por nada. O Pedro, protagonista masculino do livro, não me agradou nem um pouco, e realmente o reconheci do jeitinho que a autora o descreveu, como muitos garotos por ai, que se acham o tal.

A diagramação do livro é mediana, encontrei muito erros de gramatica, relevei as partes que foram trocadas por sms ou conversas no orkut e msn, pois sempre escrevemos errado nesses sites de relacionamentos, porem, achei erros gramaticais em outras partes do livro. A capa do livro é linda, muito bem feita, o livro é feito com um material bem resistente, mas as páginas são brancas o que pode cansar durante a leitura. A escrita da autora é fluente, gostosa, mas esta bem no começo de sua vida como escritora, tem muito o que amadurecer, mas creio que seu próximo livro sera ainda melhor que esse e assim por diante.

Recomendo esse livro para quem quer curtir uma historia leve, engraçada e com um pouco de drama adolescente, que quer relembrar sua época de escola e faculdade ou simplesmente ler uma boa historia que facilmente podia ser confundida com a nossa.

Mais resenhas em:

http://amordelivros.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Cia do Leitor 22/05/2013

Destino ou Ilusão
Foi na espera de atendimento médico que Cecília o viu, não sabia o seu nome, mas o conhecia de algum lugar, ali próximo, as suas mães não se falaram apenas trocaram olhares, mais adiante pelo Facebook procurando pelo desconhecido menino, Cecília o encontrou, era ele mesmo, seu nome era Pedro Antônio. O interesse foi mútuo e logo começaram a se falar constantemente por MSM, deixando furioso seu namorado, pois Cecília dava mais atenção para Pedro que para seu próprio namorado Juca.
Muitas coisas acontecendo, escola, provas, tinha que ter tempo para os amigos, mas seu pensamento era constante no Pedro.
Pedro e Cecília se encontraram, mas o encontro não foi o que a jovem esperava, passou a odiá-lo, seu jeito não a agradou, mas o pensamento sempre estava nele, quando percebeu Cecília o amava, "Quem diria que o menino que ela tanto odiava, um dia, seria aquele que ela mais queria perto dela." Será que Pedro sentia o mesmo por ela?

Uma breve história que mostra o cotidiano da jovem Cecília que tinha vários motivos para odiar o Pedro, o amava tanto que chegava a odiá-lo, seus beijos e carinhos tinham um meio destes dois sentimentos avassaladores, uma mistura de amor e ódio. Cecília tem bons amigos que sempre a acompanham tanto nas suas tristezas quanto em suas diversões. Os convido para conhecer um pouco mais sobre esta história.
A capa é linda e a história é encantadora.

Boa leitura!

Resenha de Simony Rabelo no blog Cia do Leitor
http://ciadoleitor.blogspot.com.br/2013/05/resenha-destino-ou-ilusao-barbara-conte.html
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR