O Último dia de um condenado

O Último dia de um condenado Victor Hugo

Resenhas - O Último Dia de um Condenado

Zezinholendo 04/04/2024

Muito bom, pessoal. Victor Hugo me prendeu do começo ao fim nesse livro, enquanto estava lendo consegui sentir todo desespero,toda tristeza do homem que estava sendo condenado confesso que tive esperança por ele...

Nath 31/03/2024

Incômodo
"Apesar de a sociedade estar ali, representada pelos carcereiros e pelos curiosos aterrorizados, o crime a provocava cara a cara, e daquele castigo terrível se fazia uma festa de família."

Publicado em 1829, o último dia de um condenado narra o percurso de um criminoso entre julgamento, condenação e execução de sua pena de morte.

O livro é narrado em primeira pessoa, como forma de diário do apenado, que logo nas primeiras páginas recebe sua condenação.

O infrator - de quem não se sabe nada, além de sua sentença - narra seu processo interno e externo de adaptação à ideia da morte na forca.

Apesar de curto, a narrativa é intensa e angustiante, em alguns momentos beirando o desespero. Do ponto de vista do condenado acompanhamos de perto o seu sofrimento, a saudade de sua família, a angústia de saber o que está por vir e a impotência de não poder alterar o seu destino.

O que me chamou atenção nesta história é que em momento algum o crime é nos revelado. Este fato me levou a uma reflexão: será que, a depender do crime cometido, o leitor teria uma diferente reflexão às dores do prisioneiro?

Claramente uma crítica ao sistema, Victor Hugo traz à tona os sentimentos mais dolorosos e agoniantes do personagem, aproximando-o ainda mais do leitor, tornando a leitura ainda mais incômoda.

Duda.Araujo 26/03/2024

Ótimo livro. Deixa a gente muito curioso por não falar qual crime ele cometeu mas é interessante porque você sabe que é algo pesado o suficiente, ou talvez não, de ser condenado a morte, mas lendo a história impossível não achar triste e doloroso, principalmente a parte que a filha não o reconhece mais.

Pedro 21/03/2024

Talvez um dos autores francês mais comentados e influenciador francês do seu tempo, a prossa é rica de sabor, é um livro de primeira classe

Jose372 21/03/2024

Um bom livro, uma crítica a pena de morte. Muito interessante o ponto de vista do autor sobre o assunto e a ideia que ele quer passar com o enredo. Além da história ser trágica

Mateus 16/03/2024

O ultimo dia
Já imaginou ser condenado a morte e ter de aproveitar os últimos momentos mesmo sem saber o que realmente deseja vivenciar?

O livro do Victor Hugo é escrito de forma magistral, apresenta um personagem sem nome, mas cita diversos locais, fatos históricos e até gírias parisienses, a ambientação é parte chave da trama, esse mesmo personagem sem nome foi condenado à guilhotina, narra durante o livro seus momentos e suas memórias da época de liberdade onde aproveitava sua vida, amava o luar e o céu azul.

Fato interessante sobre o livro é a sensação de esperança alimentada pelo autor, onde o personagem parece esperar sua salvação/perdão até o último momento, será que ele escapará de perder a cabeça? Só lendo para saber.

Alek 15/03/2024

Uma forma lírica de ver o corredor da morte
Como esperava, temos um relato repleto de uma visão lírica do mundo. Não sei se é preciso de um ponto de vista mais empírico, mas sendo uma obra de Victor Hugo este livro cumpre a função de ser um manifesto tocante, com o intuito de expor a desumanização e a despersonalização trazidas pela pena de morte.

Vivian.Tamires 13/03/2024

Poucas páginas, muitos sentimentos
Que escrita incrível! Faz com que vc sofra, se alegre, se angustie ou se apaixone na mesma intensidade que os personagens da história.

Nesse livro, parecia que eu também tinha sido condenada e estava esperando o momento de execução da minha sentença. Os afligelos, as dores profundas da alma e o desespero de (quem sabe) conseguir um idulto me fizeram apreciar intensamente o livro.

Becky 06/03/2024

Excelente
?Pois bem, por que não? Os homens ? lembro-me de ter lido isto não sei em que livro, e onde só isto havia de bom ? os homens são todos condenados à morte com prazos indefinidos. Então, o que há de extraordinário na minha situação??
Não consigo descrever o que essa leitura significou pra mim. É um livro excelente que nos trás muuuitas reflexões.

becaesousa 28/02/2024

Um soco no estômago
Que eu gosto de Victor Hugo não é segredo,
mas essa obra foi um soco no estômago do início ao fim. Obra magnífica!

Douglas.Milani 22/02/2024

Gostei
Achei a história bacana. Não é densa ou pesada, mas o conteúdo tem profundidade. Só não entendi como ele narra os últimos instantes (já que o livro consiste em anotações do próprio condenado em 1a pessoa), se nesse momento ele já estava com os braços amarrados e sem papel e pena.

Mitha 19/02/2024

O livro nos apresenta um condenado à morte, cuja o nome não sabemos, nem o motivo de sua condenado.Alguém consciente de sua culpa, sem remorso, ou arrependimentos, feio com a esposa e a mãe, e em alguns momentos muito arrogante.
A grande questão que este livro apresenta é sentença de morte, a desumanização com que se olha para um criminoso e a tortura angustiante de alguem que sabe que estará monto no final do dia, independente de quem ou do que tenha feito.
Paulo Farizele 28/02/2024minha estante
Interessante.

Sena 15/02/2024

A esperança persiste até mesmo nos últimos instantes. Um livro curto mas extremamente denso. Narra o último dia de um condenado a morte onde ele escreve desde sua condenação, suas lembranças do passado, as angústias da espera do dia que enfim será o fim de tudo e o dia enfim da sua execução.

Vinicius.Escorce 13/02/2024

Ele preferiu a morte do que o trabalho forçado?
A narrativa ocorre em primeira pessoa, mostrando a tortura silenciosa de quem se espera a morte. O autor omite o crime, o que eu achei ótimo, para nao causar sentimentos paralelos nao intencionais no leitor.
A historia nos mostra o outro angulo da pena de morte, onde o condenado aguarda sua ?hora?, sofrendo com os pensamentos do seu futuro infeliz. Esse quadro pode ser encaixado nao apenas a crimes, mas também, por exemplo, em pessoas cometidas por alguma doença que tem um a prazo de vida expedido por um médico.