Jack London: Uma Vida

Jack London: Uma Vida Alex Kershaw

Resenhas - Jack London: Uma Vida

jota 08/11/2015

A melhor história...
Sobre Jack London, que morreu com apenas quarenta anos em 1916, alguém escreveu que sua melhor história era a história de sua própria vida. De fato, contada aqui por Alex Kershaw, lê-se esta biografia como um grande livro de aventuras.

Apesar de curta a vida de JL foi toda aventureira, ou atribulada, desde cedo até seu final. Por isso é que alguns de seus melhores livros parecem tão verdadeiros; aquilo que ele sentiu na pele, os infortúnios por que passou, tudo isso ele consegue transmitir integralmente ao leitor.

Não apenas escreveu muitas obras (também comia e bebia compulsivamente); igualmente foi um grande leitor. Leu e foi influenciado por Karl Marx (foi filiado ao Partido Socialista Trabalhista por vários anos), Freud e Jung. Baseou sua errônea crença na superioridade do homem anglo-saxônico nas leituras que fez de Herbert Spencer, Charles Darwin e Friedrich Nietzsche (deste, Kershaw diz que London entendeu tudo errado).

Amava os livros de Robert Louis Stevenson (A ilha do tesouro), Herman Melville (Moby Dick e Taipi), Joseph Conrad (O coração das trevas), Gustave Flaubert (Madame Bovary), Rudyard Kipling (A luz que se apagou) etc. Quando saía de viagem em seu barco sempre levava muitos livros consigo. Constantemente relia os autores citados.

O autor de Martin Eden - que em grande parte é sua própria história disfarçada de ficção - deu ao mundo alguns espetaculares livros de aventuras, sua especialidade. Destacam-se Caninos brancos, O lobo do mar e, claro, uma das mais empolgantes obras do gênero, O chamado selvagem (também conhecida como O chamado da floresta), que teve mais de oitenta traduções mundo afora.

Escreveu ainda reportagens e muitas histórias curtas e contos. O volume organizado por Vinicius de Moraes e reeditado pela Ediouro em 2004, Contos Norte-Americanos: Os clássicos, traz um de seus melhores contos, talvez o mais emocionante do volume: Acender um fogo - um dos preferidos do nosso grande Moacyr Scliar (vide Leituras de escritor).

Bem, a biografia de JL escrita por Alex Kershaw é interessante, envolvente, excelente. London, se estivesse vivo, certamente a aprovaria.

Lido entre 30/10 e 08/11/2015.
Camila A. Meireles 02/01/2016minha estante
Dá vontade de ler tudo que você resenha.

jota 09/08/2018minha estante
É mesmo? Que bom! Mas de vez em quando em algumas resenhas eu penso que pisei na jaca...

Rodrigo Leão 23/03/2024

Recomendo demais entender a vida e a história desse gênio da escrita. Para quem gosta de suas obras é imperdível essa leitura.