O Saci

Resenhas - O Saci

1 | 2 | 3 | 4 | 5

biel 04/06/2012

O saci: Tio barnabe
Barnabé é um velho de mais de 80 anos que já viveu grandes aventuras,não só com a turminha do Sítio mas com muitas lendas do folclore como a iara e o saci. Com isso ele conta cada história
como a do Saci . Conta a pedrinho que ele é um diabinho de uma perna só que anda por aí solto pelo mundo ,armando reinaçoes de toda sorte.Também conta que sua força se concentra na carapuça e quem a roubar terá um escravo negro para sempre.

Pedrinho curioso de como pegar o Saci cada vez ficava mais fascinado com as histórias de Tio Barnabé.Em um dia ensolarado , Pedrino resolveu ir a floresta para pegar o Saci.Quando chegou a floresta percebeu um redemoinho, e lembrou que Tio Barnabé falava que para pegar o Saci era preciso uma peneira com cruz, uma garrafa, uma rolha com uma cruz e ainda conseguir tirar sua carapuça

Já escurecendo ele conseguiu pegar o Saci mas não sabia como voltar ao Sítio , O Saci disse que se Pedrinho o soltasse ele o ajudaria a voltar são e salvo ao sítio mas com uma condição ; Pedrinho teria que devolver a carapuça ao Saci. Com as condiçoes do Saci ,Pedrinho conceguiu voltar ao sítio antes do anoitecer.

Conclusao: Gostei muito do livro. Aprendi que a muitas coisas sobre o nosso folclore e que é extremamente interessante e nos ajuda a saber mais de nossas lendas
biel 16/09/2012minha estante
legallllllllllllllllllllll

Larissa Pickler 30/11/2011

Aventuras com o menino de uma perna só
Pedrinho certo dia teve a ideia de capturar um saci, pergunta então para tio barnabé como fazer isso, ele espera um dia de redemuinhos e pega um. O Saci leva ele um dia para a floresta, onde Pedrinho conheceu varios "duendes da floresta", que é como eles chamam o Boitatá, Iara, Mula sem cabeça e outras criaturinhas assustadoras. Enquanto estavam escondidos no oco de uma arvore para se defender dos duendes, uma coruja os avisa que Narizinho foi raptada pela cuca. Eles correm de volta para o sitio para se sertificar se aquilo era verdade, quando descobrem que era vão para a caverna da bruxa, lá eles tem grande sorte pois a cuca dorme uma vez a cada 7 anos, e aquela noite era uma dessas, eles a amarram com um cipó muito forte e direcionam uma estalactite pra que gotas caiam na cabeça da cuca, ela acorda no 100º pingo e muito irritada mas sem poder se mexer, tenta enganar os dois mas é vencida pela inteligência de saci e acaba sedendo a forma de quebrar o feitiço que tinha transformado Narizinho em pedra, eles corres fazem o que a cuca tivera falado e narizinho toma sua forma novamente. Saci vai embora sem se despedir de ninguém, mas quando Narizinho vai para sua cama encontra lá uma flor que traduzida significa 'nunca se esquça de mim'.

Marlos 08/11/2011

pedrinho e saci enfrentam varias aventuras na floresta
O livro o Saci de Monteiro Lobato fala sobre um menino que se chama Pedrinho que estava caçando um saci.
Faz parte da editora Globo. O autor cita que depois que ele conseguiu capturar o saci eles enfrentam varias aventuras: foram caçados por uma onça que depois de vários truques do saci ela foi embora, avistaram duas cobras brigando e viram varias criaturas mitológicas.
Eu achei o livro bom e muito interessante e é recomendado para pessoas de todas as idades, principalmente para quem gosta de mitos do folclore.

Regis santos 08/11/2011

Regis : O saci
Pedrinho, naqueles tempos, costumava passar as férias no Picapau Amarelo. Há muito era perseguido por uma idéia: caçar no Capoeirão dos Tucanos, a mata virgem do sítio. Dona Benta arrola mil razões para dissuadi-lo, em vão. Mas quando aventa a possibilidade de ele encontrar um saci, a coisa muda de figura… O que era medo se transforma em curiosidade, e Pedrinho vai à procura desses estranhos seres.

Tito 15/09/2011

Também um livro de seres imaginários (e cuja leitura deveria ser obrigatória).

cfsardinha 25/07/2011

Pedrinho sempre passava suas férias no Sitio do Picapau Amarelo, de sua avó Dona Benta. Toda vez que ia pra lá, ouvia histórias fantásticas e participava de aventuras pra lá de divertidas. Uma das histórias que ele mais gostava era a do Saci e, desde que soube que tinha uma maneira de capturar um, Pedrinho não sossegou. Ele iria caçar no Capoeirão dos Tucanos, a mata virgem do sítio. Dona Benta tenta de todo modo impedir que ele proceda com tal ato, mas é em vão. Mas o que era medo e curiosidade se transforma em amizade. Pedrinho encontra um Saci, e este lhe conta os segredos da floresta, além de várias lendas do folclore brasileiro, como a Mula-sem-cabeça, o Boitatá, o Lobisomem, o Negrinho do Pastoreio e muitas outras coisas. Juntos, eles salvam Narizinho, irmã de Pedrinho, do feitiço da Cuca. Também participam de outra aventura onde Pedrinho quase ficou cego com a Iara e a Cuca morreu de medo dos pingos d'água. Então, Pedrinho desiste de prender o Saci e eles se tornam amigos.

isra 06/05/2011

aventureiro
é um livro que trata de uma aventura do pedrinho com o saci na mata virgem e la eles encontram varios personagens do folclore brasileiro muito legal.

Gláucia 27/02/2011

Folclore.
Aprendi a gostar de folclore através da leitura desse livrinho. Pedrinho quer, a todo custo, capturar o traquinas Saci, mas terá que enfrentar os habitantes da Mata dos Tucanos. Livro de aventura e conhecimento pois a garotada vai aprender muito sobre os lendários personagens de nossa cultura popular como a Cuca, Mula-Sem-Cabeça, o Caipora, Iara, etc.

Gui 22/09/2010

este livro foi muito legal pra mim, só no final que você entende tudo e começa a "esquentar", e eu o recomendo

Luiza Machado 07/08/2009

Como todas as do Sítio do Pica-Pau Amarelo, esta é uma história cativante, bem escrita e divertida. Excelente não só para crianças.
Daniel 16/01/2013minha estante
Este livro é um dos melhores do Sítio do Pica Pau Amarelo. Só há um porém: a Emília, melhor personagem do Lobato, praticamente não participa desta aventura. Mas o Pedrinho e o Saci dão conta do recado.

Camila_Andrade 18/05/2009

Devo muito - MUITO!!! - a este sacizinho...

1 | 2 | 3 | 4 | 5