O Saci

Resenhas - O Saci

1 | 2 | 3 | 4 | 5

isra 06/05/2011

aventureiro
é um livro que trata de uma aventura do pedrinho com o saci na mata virgem e la eles encontram varios personagens do folclore brasileiro muito legal.

Henrique Fendrich 03/10/2019

Faz duas décadas que li. Era pré-adolescente e confesso que achei difícil a leitura. Sem dúvida o universo criado era maravilhoso, mas não lidei tão bem com a linguagem. Era diferente dos livros que vinha lendo até então. Mas segui adiante, claro, e em determinado momento devo ter me deixado envolver pela história, independente das palavras que deixava de entender.

Clara2596 08/05/2022

Não foi um dos melhores livros que já li, porém foi uma experiência agradável e me ajudou a entender melhor sobre o folclore

TalesVR 22/01/2018

Por quê?
Por quê eu demorei tanto a começar a ler Monteiro Lobato? Não sei, e que erro eu estava cometendo ao neglicenciar essa série de livros ''infantis'' O Sítio do Pica-Pau Amarelo, tão curtinho mas tão gostoso de se ler, é tão bom relembrar os episódios da série que via quando criança e perceber a inspiração que veio do original. Estou encantando e pretendo ler todos, desculpe se é poético demais mas a alma chega a vibrar e eu me transporto justamente para um jardim cheio de sacis, caiporas, sereias e etc hahahaha

Duda 21/04/2022

Gostinho de infância
Foi uma leitura nostálgica, com apelo sentimental, me trouxe inúmeras recordações, a primeira a claro, acompanhar sítio do pica pau amarelo na tv, depois a leitura do próprio livro, e assistir cidade invisível, seriado sobre o folclore brasileiro da Netflix, que também recomendo. E como sempre, Monteiro Lobato foi um escritor incrível e revolucionou o formato das histórias infantis com o sítio do pica pau amarelo, que marcou inúmeras de gerações, espero que marque as gerações futuras também!!

Marlos 08/11/2011

pedrinho e saci enfrentam varias aventuras na floresta
O livro o Saci de Monteiro Lobato fala sobre um menino que se chama Pedrinho que estava caçando um saci.
Faz parte da editora Globo. O autor cita que depois que ele conseguiu capturar o saci eles enfrentam varias aventuras: foram caçados por uma onça que depois de vários truques do saci ela foi embora, avistaram duas cobras brigando e viram varias criaturas mitológicas.
Eu achei o livro bom e muito interessante e é recomendado para pessoas de todas as idades, principalmente para quem gosta de mitos do folclore.

Débora Muniz 11/04/2013

Muito Bom!
Não me lembro muito bem do contexto, mas sei que apresentava o personagem Saci!
Thiago 04/07/2017minha estante
Não diga? Sério mesmo?

Cynthia Lia 23/06/2020

O saci
Perfeita oportunidade pra conhecer as personagens de nosso folclore, de um modo diferente!

Mel Rabelo 20/10/2021

Gostei de conhecer mais da escrita de Monteiro Lobato e a história me deu uma sensação gostosa de acolhimento que me fez lembrar da infância. Amo folclore e ele com certeza tem um papel muito importante na veiculação dessa parte de nossa cultura.
Apesar disso, não pude ignorar todos posicionamentos problemáticos do autor (na dúvida pesquisa antes de ler) e, mesmo tentando não ser anacrônica, foi um fator que me distanciou das obras dele.

Larissa Pickler 30/11/2011

Aventuras com o menino de uma perna só
Pedrinho certo dia teve a ideia de capturar um saci, pergunta então para tio barnabé como fazer isso, ele espera um dia de redemuinhos e pega um. O Saci leva ele um dia para a floresta, onde Pedrinho conheceu varios "duendes da floresta", que é como eles chamam o Boitatá, Iara, Mula sem cabeça e outras criaturinhas assustadoras. Enquanto estavam escondidos no oco de uma arvore para se defender dos duendes, uma coruja os avisa que Narizinho foi raptada pela cuca. Eles correm de volta para o sitio para se sertificar se aquilo era verdade, quando descobrem que era vão para a caverna da bruxa, lá eles tem grande sorte pois a cuca dorme uma vez a cada 7 anos, e aquela noite era uma dessas, eles a amarram com um cipó muito forte e direcionam uma estalactite pra que gotas caiam na cabeça da cuca, ela acorda no 100º pingo e muito irritada mas sem poder se mexer, tenta enganar os dois mas é vencida pela inteligência de saci e acaba sedendo a forma de quebrar o feitiço que tinha transformado Narizinho em pedra, eles corres fazem o que a cuca tivera falado e narizinho toma sua forma novamente. Saci vai embora sem se despedir de ninguém, mas quando Narizinho vai para sua cama encontra lá uma flor que traduzida significa 'nunca se esquça de mim'.

Tori 17/09/2021

Essa é uma boa leitura para passar o tempo e eu aproveitei bastante quando criança. A história, os personagens e a cultura são bem escritos e consegue segurar a atenção de uma criança por um bom tempo.

LeitorAnonimo 08/09/2016

O saci, de Monteiro Lobato
Livro incrível, recomendado para todas as idades. Como o título já diz, o livro conta a história do saci, e de outros personagens do folclore brasileiro, que Pedrinho vai encontrando, junto com o saci, ao longo da história. Uma das partes mais interessantes para mim foi quando os dois começaram a discutir sobre quem é "melhor": o homem ou os animais selvagens. O saci fica do lado dos animais selvagens e Pedrinho fica do lado do homem, sempre pensando em algum argumento para defendê-lo. Esses argumentos são sempre "vencidos" pelos argumentos do saci. Por exemplo, em uma parte, ele diz que não há animal mais lerdo para aprender do que o ser humano, pois todos os animais já nascem com instintos, sem precisar que alguém lhes ensine o que fazer. Ele dá o exemplo do pernilongo, que nasce e já vai recolher o sangue das pessoas, sem que ninguém lhe diga pra fazer isso. Em outro momento do livro os dois começam a discutir sobre a morte. Não é um livro totalmente infantil. Passa diversas mensagens e lições bastante interessantes, tanto para crianças quanto para jovens e adultos.

Hugo 07/07/2013

Marcou a minha infância.

@giovanalves 08/03/2018

O Saci
AMEII

Pedro 19/02/2021

Muito fluido
Uma aventura muito agradável. Com uma leitura rápida e agradável, mostrando um pouco das lendas do folclóricas

1 | 2 | 3 | 4 | 5