O Saci

Resenhas - O Saci

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Babi 20/07/2022

Mágico ?
Fiz essa leitura com meu filho de 3 anos, um pouquinho por noite, foi maravilhoso!
Ainda que existam termos bastante complicados na forma de tratar os personagens negros - fui mudando a linguagem durante a leitura para meu filho -, a obra traz fundamentais elementos da cultura popular brasileira, propagandas em grande medida pelos negros da época, e resgatadas por Lobato, registrando para sempre no imaginário das crianças (e adultos!) figuras como o boitatá, a mula sem cabeça, a terrível Cuca, Iara e seus encantos, o Curupira (!!!), a onça pintada, o lobisomem e o esperto e sagaz Saci, protagonista do livro, junto com Pedrinho, sabedor dos segredos das matas, duendes, animais e plantas!
Eu pessoalmente gostei demais, e ver a magia tomar conta do dia-a-dia do meu pequeno, foi especial!
Recomendo a experiência!

Janis 26/05/2022

Maravilhoso
É uma leitura que dá pra fazer em um dia, se você tiver tempo. Ótima para se trabalhar na escola, em sala de aula, ou em casa se você gosta de ler para suas crianças. Super envolvente e fantástica. Eu li como estudo para a minha monografia, mas é impossível não mergulhar no universo durante a leitura. É tão gostoso! E é incrível como Lobato descreve os personagens de nosso folclore. Um livro extremamente rico!
E o que falar sobre a edição? Está super caprichada, com todos os luxos a que tem direito. Tem até aquele marca página com fita de cetim que já vem no livro. Muito chique! As ilustrações então, nem se fala.... Diagramação mais que perfeita!

Clara2596 08/05/2022

Não foi um dos melhores livros que já li, porém foi uma experiência agradável e me ajudou a entender melhor sobre o folclore

@juliusverse 28/04/2022

É quase um compilado de várias histórias do folclore brasileiro, contadas pelo Saci ao Pedrinho, sem um enredo muito elaborado. Sempre fui muito fã do sítio no audiovisual, mas ir pros textos originais tem se mostrado mediano.

Duda 21/04/2022

Gostinho de infância
Foi uma leitura nostálgica, com apelo sentimental, me trouxe inúmeras recordações, a primeira a claro, acompanhar sítio do pica pau amarelo na tv, depois a leitura do próprio livro, e assistir cidade invisível, seriado sobre o folclore brasileiro da Netflix, que também recomendo. E como sempre, Monteiro Lobato foi um escritor incrível e revolucionou o formato das histórias infantis com o sítio do pica pau amarelo, que marcou inúmeras de gerações, espero que marque as gerações futuras também!!

Fred 04/01/2022

O saci
História rica em detalhes do folclore Brasileiro, acrescenta mto a nossa cultura e nos ensina a valorizar os livros.
Nadia.Peroto 04/01/2022minha estante
Mto bom

Romulo 04/01/2022minha estante

Afonso 27/12/2021

Eu amei!
Meu Deus, não esperava tanto desse livro, mas com certeza entrou e ficou como um dos meus favoritos.

Laura.Julia 13/11/2021

O Saci
Sempre gostei muito do sítio do picapau amarelo, mas até então eu só havia assistido o seriado na TV. Achei a história em forma de livro ainda mais divertida e interessante. É uma história muito agradável de ler, seus personagens (Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé) são legais e bem desenvolvidos. Além desses, também aparecem na história os personagens que fazem parte do folclore brasileiro. Assim, esse livro contém uma grande riqueza da cultura popular do nosso país.

Mel Rabelo 20/10/2021

Gostei de conhecer mais da escrita de Monteiro Lobato e a história me deu uma sensação gostosa de acolhimento que me fez lembrar da infância. Amo folclore e ele com certeza tem um papel muito importante na veiculação dessa parte de nossa cultura.
Apesar disso, não pude ignorar todos posicionamentos problemáticos do autor (na dúvida pesquisa antes de ler) e, mesmo tentando não ser anacrônica, foi um fator que me distanciou das obras dele.

rglacerdaBR 24/09/2021

Livro de Infância
Hoje matei saudade do povo do Sítio
Monteiro Lobato tem grande participação na minha formação literária e como é gostoso reler este clássico, afundar na nostálgia e retroceder uns 32 anos rsrsrs
Já tentaram cancelar M.L. mas ele é maior que o ideário que persiste hoje!

Tori 17/09/2021

Essa é uma boa leitura para passar o tempo e eu aproveitei bastante quando criança. A história, os personagens e a cultura são bem escritos e consegue segurar a atenção de uma criança por um bom tempo.

taicfer 16/08/2021

Gostei?
Eu sicerameente achei que ia odiar esse livro por ser um livro mais "antigo" eu daria 4 estrelas se nao fosse as diversas coisas racistas que esse livro tem, mais agente tem que normalizar gostar do livro e não do autor. Minhas opiniões sobre a leitura e que no começo e meio chato mais depois vc se apega e em menos de 2 dias termina.

Carolina Del Puppo 15/08/2021

Muito muito especial para mim
Tenho sentimentos conflitantes, ao mesmo tempo que o autor, por si próprio decepciona, eu não consigo parar de gostar da sua escrita. E esse livro não consegui parar de ler, é muito bom. Lembro tanto da minha infância, de quando os antigos contavam histórias de roça na qual eles acreditam de verdade, e eu sempre gostei desse mistério, então posso ter gostado do livro por motivos pessoais.
"Uma coisa existe quando a gente acredita nela e como uns acreditam em monstros e outros não acreditam; os monstros existem e não existem[...] Os medrosos são os maiores criadores das coisas que existem. Não tem conta o que lhes sai da imaginação. As mitologias daqueles velhos povos estão cheias de terríveis criações do medo".

Sophia2009 19/07/2021

Gostei!!!??
Amei!li com preguiça...mas é ótimo!!!!!!!!!!!!n é pq o livro é chato n!é pq eu tenho MT preguiça de ler mesmo....mas recomendo!!! ótimo demais!!!!se lê ele em uma tarde!????

1 | 2 | 3 | 4 | 5